Farinha de cardo de leite - benefícios e malefícios, instruções e uso

O cardo de leite é uma planta selvagem da família aster, com grandes flores lilás e folhas com manchas brancas. O cardo de leite foi avaliado como uma planta útil por nossos ancestrais. Eles conheciam as indicações e contra-indicações para o uso da farinha de cardo de leite. Nos tempos antigos, lhe eram atribuídas propriedades mágicas, que recebiam muitos nomes e lendas.

O cardo de leite é conhecido pelos jardineiros como uma erva difícil de danificar, com manchas esbranquiçadas nas folhas. Na Rússia, a planta é chamada de "variegada afiada", que reflete o padrão mosqueado nas folhas e os espinhos duros ao redor das inflorescências e folhas basais. O cardo também é chamado Maryin Tatarnik, sapo, cardo variado, cardo de leite, um presente da Virgem Maria.

Documentos históricos registram que mais de dois mil anos atrás, na Grécia antiga e no Egito, as raízes, sementes e folhas do cardo de leite eram usadas pelos curandeiros para doenças do fígado e outras doenças. Cientistas da antiguidade em trabalhos médicos recomendam tomar infusões como antídoto para as picadas de cobras venenosas.

A planta foi cultivada nos mosteiros da Alemanha medieval e usada para fins médicos. Já naquela época eles sabiam que as tinturas e decocções das sementes de cardo de leite ajudam com doenças do fígado e do baço, e com a ajuda de raízes e folhas é possível curar tumores e úlceras.

Indicações de uso

Considere a lista de indicações para o uso de uma planta única como o cardo de leite.

  • Doença hepática. A propriedade útil mais famosa da farinha de cardo de leite é o tratamento de distúrbios no fígado, pois a planta atua como um poderoso hepatoprotetor. Ao ativar o trabalho do corpo e acelerar sua recuperação, o cardo de leite é frequentemente usado em terapia complexa no tratamento de cirrose e hepatite. A farinha de cardo de leite é usada como um agente biliar e biliar.
  • Partidas. O elemento mais importante que faz parte do cardo de leite é a silimarina, que pode decompor os compostos de venenos antes que eles afetem negativamente o corpo. Portanto, as preparações de cardo de leite na forma de injeções são amplamente utilizadas no tratamento de envenenamento por cogumelos. Eles são capazes de neutralizar até os venenos mais perigosos para os seres humanos.
  • Remoção de pedras e areia dos rins e da vesícula biliar. A refeição com cardo de leite é indicada no tratamento de doenças do baço, inflamação dos ductos biliares, colecistopatia.
  • Depósitos de sal. Os fitoterapeutas sugerem o uso da planta no tratamento de depósitos de sal, distúrbios no trato gastrointestinal e radiculite.
  • Lesões na pele e ossos. As substâncias ativas que contém o cardo de leite ajudam o corpo a resistir a infecções e envenenamentos. O efeito benéfico da planta é utilizado no tratamento de danos à pele e ossos, acelerando a cicatrização de fraturas.
  • Doenças ginecológicas. As propriedades terapêuticas também são usadas na ginecologia: em combinação com outras drogas, tratam doenças inflamatórias, erosão e vaginite.
  • Perda de peso. A refeição com cardo de leite está ganhando popularidade crescente como forma de perder peso. Os medicamentos à base de plantas têm um efeito benéfico na digestão, normalizam o metabolismo no corpo e removem substâncias nocivas.

Vídeo sobre as propriedades benéficas da planta

Contra-indicações

Apesar das muitas vantagens, existem contra-indicações para o uso de preparações de cardo de leite.

  • Os frutos da planta são ricos em cálcio e fósforo, cujo excesso no corpo pode afetar negativamente o funcionamento do sistema respiratório e provocar falta de ar. O excesso de cálcio pode atrapalhar o sistema cardiovascular e a calcificação da válvula cardíaca.
  • O cardo é estritamente contra-indicado na asma crônica, doença mental, epilepsia e depressão.
  • Na colecistite e colangite agudas, acompanhadas de bloqueio dos ductos biliares e insuficiência hepática com cirrose hepática desenvolvida, a refeição com cardo de leite não deve ser usada.
  • É necessário cuidado para usar decocções de cardo de leite para fins coleréticos. Se as pedras na vesícula biliar forem muito grandes, elas podem entupir os ductos biliares.
  • O tratamento da urolitíase com cardo de leite deve ser iniciado com pequenas doses e aumentado gradualmente.
  • Não é recomendado o uso de medicamentos para crianças menores de quatro anos e mulheres grávidas.

Para evitar consequências indesejáveis ​​antes de iniciar o tratamento com cardo de leite, é necessário consultar um médico, identificar possíveis riscos e determinar a dose ideal permitida.

Danos refeição cardo de leite para o corpo

Se você consultar um médico antes de usar o cardo de leite, considere todos os casos em que o uso da droga é indesejável, é quase impossível prejudicar o corpo. Efeitos colaterais raros podem estar associados à intolerância individual e podem ser expressos como desconforto no abdômen e diarréia.

Como aplicar a farinha de cardo de leite - instruções

Para fins terapêuticos, a farinha de cardo de leite é usada da seguinte maneira. Uma colher de chá é lavada com uma quantidade suficiente de água três vezes ao dia por meia hora antes de comer. O curso máximo do tratamento dura aproximadamente 40 dias, após os quais é necessário um intervalo de duas semanas. Dependendo do diagnóstico, o número de cursos pode variar. Mas é recomendável que não haja mais que quatro.

A refeição com cardo de leite também é eficaz na prevenção de doenças do fígado. A aplicação é simples: 1 colher de chá da droga é consumida pela manhã com o estômago vazio e com bastante água. A duração média do curso é de cerca de um mês, mas qualquer tratamento deve ser prescrito individualmente por um médico, com base nas características do paciente e no curso da doença.

Farinha de cardo de leite

Com um efeito benéfico nos sistemas do corpo, o cardo de leite é uma maneira eficaz de se livrar de quilogramas indesejados:

  1. Cardo de leite remove substâncias nocivas do corpo.
  2. Graças à silubina, o fígado é limpo, o que ajuda a processar gorduras e não se acumula no corpo.
  3. A propriedade laxante das folhas ajuda na luta contra quilos extras.
  4. A composição das sementes inclui silimarina, que é um poderoso antioxidante. Isso ajudará a manter a pele em boa forma, pois a perda acentuada de peso muitas vezes provoca flacidez e flacidez.
  5. A principal condição para a perda de peso bem sucedida é o metabolismo adequado. E aqui simplesmente não há ajudante melhor do que o cardo de leite.
  6. A refeição com cardo de leite ajudará a normalizar os níveis hormonais. Problemas nesta área também são frequentemente a causa do excesso de peso.

Para que a perda de peso passe rapidamente e não cause danos ao corpo, você precisa seguir algumas regras de admissão:

  • Para acelerar o processo de livrar-se de quilos extras, além da refeição, você pode tomar uma decocção de dente de leão. Isso irá acelerar o metabolismo.
  • As sementes de cardo de leite são consumidas em 1 colher de chá com um copo de água morna antes das refeições, quatro vezes ao dia.
  • Chá aceito de sementes.
  • O tratamento do cardo de leite não deve exceder três semanas, após as quais deve ocorrer um intervalo de duas semanas.
  • Para que o tratamento traga o efeito adequado, você precisa abandonar alimentos gordurosos, enlatados e fast food.

Cardo de leite para o tratamento e limpeza do fígado

Muito se tem falado sobre os benefícios da refeição de cardo de leite para o fígado. O efeito terapêutico no órgão é devido à silimarina, que faz parte das sementes.

A silimarina é um complexo antioxidante que melhora o metabolismo e também ajuda o fígado a combater infecções bacterianas e virais e a resistir aos efeitos negativos do álcool e toxinas.

O uso da farinha de cardo de leite ativa a recuperação dos hepatócitos. Ao usar o cardo de leite para fins medicinais, é importante saber que a silimarina se decompõe a temperaturas acima de +60 ° C. Portanto, chá, decocção ou óleo de semente para fins médicos não faz sentido.

Gráfico de vídeo

Cardo de leite

A medicina herbal é adequada para o tratamento de crianças, mas a resposta do corpo às ervas pode diferir da de um adulto. A regra principal é não prejudicar.

  • Ao tratar uma criança com ervas, apenas as preparações de farmácia que passaram na limpeza e processamento necessários são usadas.
  • Antes de iniciar o tratamento, não se esqueça de coordenar os detalhes com o pediatra.
  • Com extrema cautela, você deve tratar o uso de preparações à base de plantas se a criança estiver propensa a reações alérgicas.
  • É preferível usar métodos de fitoterapia como inalação e enxágue.
  • Existem poucas contra-indicações para tomar refeições, mas você não deve usá-lo para tratar crianças menores de três anos de idade. Alguns médicos acreditam que o uso de cardo de leite é permitido apenas para crianças depois de doze anos.

Em qualquer caso, o medicamento deve ser acordado com o médico assistente.

Não é por acaso que o cardo de leite é chamado de milagre da natureza, seu presente. O uso da planta ajudará no tratamento de muitas doenças e sua prevenção, se você consultar um médico e escolher o conjunto ideal de medidas.

Deixe O Seu Comentário