Gota - sinais, sintomas, medicamentos e tratamentos alternativos

As pessoas sofrem de gota desde tempos imemoriais. Essa doença articular é chamada "a doença dos reis". Nos tempos antigos, os ricos abusavam de peixe, carne gordurosa e álcool, por causa das quais se desenvolveram patologias. Vamos entender o que é a gota e como tratá-la em casa com medicamentos e medicamentos.

Gota - o que é isso?

A gota é uma doença sistêmica quando sais de ácido úrico são depositados nos tecidos, o que leva à inflamação das articulações. Um exemplo impressionante de gota é uma protuberância no dedão do pé, as consequências do primeiro ataque. No futuro, um ataque de gota pode se espalhar para as articulações dos braços, pernas e até joelhos.

A gota não se limita a problemas com o uso de sapatos e a feiura estética do pé. Dor intensa que não pode ser eliminada com analgésicos convencionais, disseminação do processo inflamatório para outras articulações e tecidos circundantes, recaídas constantes que levam à deformidade articular são algumas das consequências desta doença.

A gota é uma doença relacionada à idade. Em crianças e adolescentes raramente diagnosticados. Geralmente, os primeiros ataques nos homens ocorrem aos 40 anos, nas mulheres após os cinquenta. Em pessoas com mais de 60 anos, a doença ocorre em 97% dos casos. No sexo forte, a doença é mais comum, uma vez que o sangue apresenta um nível inicialmente mais alto de ácido úrico.

As pessoas há muito dominam a técnica de tratamento da gota. Os métodos tradicionais foram usados ​​inicialmente, agora recorrendo a métodos progressivos de terapia criados graças aos modernos avanços médicos.

Sinais e sintomas de gota

Fale sobre os sinais e sintomas da gota. O primeiro estágio da doença não apresenta sintomas. No corpo, a quantidade de sais de ácido úrico aumenta, o que leva ao aparecimento da doença. A duração de uma etapa pode ser calculada em décadas.

Na segunda fase, a artrite gotosa aparece. Nesta fase, a doença se manifesta por edema e dor na área da articulação afetada, em alta temperatura. O quadro clínico é caracterizado por sinais pronunciados.

  • A exacerbação ocorre de manhã ou tarde da noite. A dor aparece na articulação afetada por sais.
  • Um inchaço ocorre no epicentro e nos tecidos adjacentes. A pele neste momento fica vermelha e brilhante.
  • A temperatura aumenta e tocar a articulação torna-se doloroso.
  • O paciente experimenta fraqueza geral e mal-estar grave.

O estágio crônico é acompanhado pela formação de nódulos e selos sob a pele, que amolecem durante as exacerbações. A princípio, os ataques raramente ocorrem e são acompanhados por dor aguda. No futuro, eles se tornam mais frequentes e continuam por horas. A transição da gota para uma forma crônica é acompanhada por danos a outras articulações e pelo desenvolvimento de artrite crônica.

Causas da doença

A causa raiz da gota é chamada de excesso de ácido úrico, que circula no sangue por um período prolongado e se acumula. Com o tempo, inicia-se o processo de cristalização, como resultado dos quais se formam depósitos nos tecidos. Isso causa focos de inflamação. Que outras causas de gota existem?

  1. Muitas vezes, a gota atua como efeito colateral das drogas ou como resultado de seu uso indevido. São medicamentos que interferem no funcionamento normal dos rins - aspirina, diuréticos.
  2. O desenvolvimento da patologia é promovido pela obesidade, diabetes, psoríase, envenenamento por chumbo, insuficiência renal. A causa da exacerbação são lesões ou cirurgia.
  3. A gota geralmente aparece naqueles que consomem regularmente alimentos ricos em purina. Carnes gordurosas, frutos do mar, refrigerantes e álcool contribuem para o acúmulo dessas substâncias.
  4. De grande importância é a hereditariedade. Com o estilo de vida certo e uma dieta saudável, a doença prossegue em um estado latente e progride após um impacto negativo.

A gota é afetada principalmente por homens de 30 a 50 anos. No entanto, o problema começa a aparecer com mais frequência nas mulheres, especialmente durante a menopausa. Especialistas distinguem entre duas formas da doença. A aparência da forma primária é devida ao acúmulo de purinas, e a segunda é o desenvolvimento de patologias e o uso indevido de medicamentos.

Tratamento de gota em casa

Como regra, pessoas com bom trabalho, que não se recusam a gostar de comer e que amam grandes festas, tornam-se vítimas de gota. Períodos de exacerbação desta doença crônica se alternam com remissões. Sem tratamento, os ataques de gota tornam-se mais frequentes e mais intensos. Como resultado, isso leva a danos nas articulações grandes, função renal prejudicada e incapacidade.

Saber como tratar a gota ajudará a evitar esse destino. Os métodos modernos de controle são baseados em remédios populares e medicamentos de farmácia.

Medicamentos

A principal abordagem terapêutica usada no tratamento da gota envolve o uso de medicamentos. Alguns são usados ​​para tratar convulsões, outros são usados ​​durante a remissão.

A terapia da gota visa reduzir a intensidade da dor e abafar a resposta inflamatória. Para esse fim, são utilizados medicamentos de vários grupos farmacológicos. Vamos olhar para eles.

  • Anti-inflamatórios não esteróides. Reduza a severidade da dor e a quantidade de inflamação. Na lista de drogas Diclofenac e Indometacina.
  • Anti-inflamatórios hormonais. Os medicamentos são baseados em hormônios adrenais. Pelo mecanismo de exposição, eles se assemelham a medicamentos não esteróides, mas proporcionam um efeito melhor. Com exacerbações, hidrocortisona, dexametasona são usadas.
  • Colchicina. Alcalóide de origem vegetal com efeito anti-inflamatório. O medicamento é usado para medidas terapêuticas para a gota.

Depois de eliminar os sintomas de um ataque de gota, começa um período de calmaria. Neste ponto, são utilizados medicamentos que se concentram na redução dos produtos do metabolismo da purina.

  1. Alopurinol. Bloqueia a função da xantioxioxidase. A ausência dessa enzima retarda a formação de produtos do metabolismo da purina, o que reduz os depósitos nas articulações.
  2. Benzobromarona. Acelera a excreção dos produtos do metabolismo da purina com a urina. Isso ocorre devido ao bloqueio da absorção de água da urina primária na corrente sanguínea e das substâncias contidas nela.

Para melhorar os resultados do tratamento com medicamentos e comprimidos, remédios populares e uma dieta que prevê a rejeição do uso de produtos saturados com bases de purina ajudam.

Remédios populares

Ao longo dos séculos, os curandeiros acumularam muitas receitas para tratar a gota em casa. Alguns deles estão perdidos na história, outros são usados ​​em todos os lugares. Vou apresentar-lhe 15 remédios populares comprovados. Espero que você encontre uma opção que ajude a curar as articulações e facilite o curso da doença.

Compressas

  • Mel e sal. Misture em quantidades iguais. Uma camada uniforme é feita a partir da mistura resultante no tecido de compressão, após o que é aplicada na articulação dolorida durante a noite.
  • Kefir e pão integral. Um copo de kefir é derramado em uma jarra de meio litro, o espaço restante é preenchido com migalhas de pão de centeio e uma colher de refrigerante é adicionada. Cinco horas depois, a infusão é filtrada e faz loções diurnas e compressas noturnas.
  • Peixe fresco. Um peixe pesando dois quilos é cortado em filetes, cada camada é cortada em dez pedaços, dispostos em saquetas e enviados ao freezer. Antes de ir para a cama, um pedaço de peixe descongelado é aplicado à junta, coberto com um filme, embrulhado em pano e deixado até a manhã.
  • Carvão ativado e linhaça. Meio copo de pó é feito de comprimidos de carvão ativado, que são combinados com uma colher de sementes de linho trituradas. Utilizando água da mistura, é feita uma pasta, que é aplicada à junta, coberta com um pano impermeável e fixada com um curativo.

Aplicação interna

  • Caldo de cebola. Três cabeças de cebola são servidas com um litro de água, colocadas em gás e cozidas até que o vegetal ferva completamente. O caldo, após a filtração, é consumido três vezes ao dia antes das refeições em um copo.
  • Compota de maçã. As maçãs são ricas em sais de potássio, que impedem a formação de ácido úrico. Três maçãs frescas são picadas, derramadas com um litro de água, levadas ao fogo até ferver e cozidas por um quarto de hora. Caldo de maçã pronto é bebido como chá. A dose diária mínima é de 4 xícaras.
  • Tintura de limão e alho. Quatro limões e três cabeças de alho descascado são passados ​​por um moedor de carne. A mistura é vertida com dois copos de água fervente e deixada em local quente por três dias. Após a filtragem, tome uma vez ao dia por meia pilha.

Tratamento Berry

  • Sabugueiro. Uma decocção feita a partir de sabugueiro tem um efeito desinfetante e diurético no corpo. Uma colher de frutas é derramada com um copo de água fervente, insistida por meia hora, resfriada e bêbada em uma colher antes de comer.
  • Cerejas. Cerejas frescas reduzem os níveis de ácido úrico no organismo. Para uma rápida recuperação, eles passam por um tratamento semanal, durante o qual comem meio quilo de frutas frescas diariamente.
  • Morango silvestre. Coma 5 copos de morangos durante o dia. Coma morangos sistematicamente - 2 copos no café da manhã, um no almoço e dois antes de dormir. Um mês de tratamento com morango forçará a gota a retroceder se estiver no estágio inicial de desenvolvimento.

Fitoterapia

  • Lilás. Uma garrafa de meio litro é preenchida com flores lilás individuais, mas não é densificada. Despeje um copo de vodka, agitando periodicamente, insista uma semana. Depois tome cinquenta gotas antes das refeições. Se o álcool é usado, a dose é reduzida em 2,5 vezes.
  • Sucessão. Fabricada e bebida como chá. Não há restrições para a bebida. Você pode beber o quanto quiser. O principal é que não deve haver intolerância à série.

Essas receitas ajudarão a superar a gota. Lembre-se de que a doença afeta facilmente pessoas sedentárias. Portanto, para acelerar a recuperação, você precisa caminhar diariamente e prestar atenção à educação física.

Dieta da gota

A gota não é completamente curada. É lamentável, mas não é necessário ficar chateado, existe uma maneira de reduzir a duração e a frequência dos períodos de exacerbação. Este efeito é alcançado por uma dieta adequada.

  1. A dieta inclui sopas de legumes, massas, cereais, laticínios com pouca gordura, peixe com pouca gordura. Nos alimentos, você pode adicionar endro com segurança, confeccionando pratos com pão. É permitido comer um ovo por dia. Recomenda-se cozinhar em vegetais ou manteiga. Gorduras refratárias são proibidas.
  2. O cardápio é variado com maçãs verdes, frutas favoritas (exceto framboesas), frutas cítricas. Frutas secas (exceto passas), sementes, nozes e mel natural são consideradas incrivelmente úteis. De doces, geléia, marmelada e marshmallow são permitidos.
  3. De bebidas, é melhor dar preferência ao chá verde, suco natural ou decocção de ervas. É útil beber compotas de frutas e bagas, bebidas de frutas, suco de pepino fresco e água mineral especializada.
  4. Dieta para a gota congratula-se com os dias de jejum. Durante todo o processo, um vegetal é permitido, por exemplo, batatas. A dieta pode ser coalhada, kefir ou leite. Se comer um produto é difícil, ele é combinado com outras frutas ou vegetais. De qualquer forma, a dieta aliviará os processos metabólicos.
  5. Para um dia de jejum, uma dieta à base de arroz e maçãs é ideal. Durante o dia, recomenda-se satisfazer a fome com cereal de arroz cozido e fazer lanches a partir de maçãs. Essa dieta é favorável ao uso de compota de maçã, mas sem açúcar.
Os nutricionistas aconselham as pessoas com gota a passarem dias de jejum contrastantes. A fome completa é proibida, porque aumenta o conteúdo de ácido úrico.

Exemplo de menu para o dia

  1. Comece o dia com uma salada de legumes, ovos cozidos, pudim de cenoura e chá verde.
  2. Para o segundo café da manhã, a compota de rosa mosqueta sem açúcar é adequada.
  3. Eles jantam com sopa de leite, panquecas perfumadas e geléia.
  4. Para o jantar, são servidos cheesecakes, pãezinhos macios de repolho e chá fraco.
  5. Antes de dormir, eles bebem uma decocção à base de farelo de trigo.

O que pode e o que não pode ser com gota?

A nutrição adequada é um elemento importante no tratamento da gota. Os medicamentos supernova não mostrarão o efeito desejado se o paciente não aderir a uma dieta rigorosa.

É impossível

  • Carne e miudezas. Distúrbios na absorção de proteínas contribuem para o desenvolvimento da gota.
  • Peixe frito, carnes defumadas, caldos de carne e cogumelos, conservas, legumes e especiarias.
  • Bebidas alcoólicas e cerveja. Café não desejável, chá forte, queijos salgados, produtos de chocolate e quase todos os doces.

Pode

  • Legumes fritos e cozidos, com uma pequena reserva. Você não pode apenas rabanete, aipo, pimenta e couve-flor.
  • Frutas. Nozes, frutas, maçãs, damascos, peras podem ser consumidos sem medo.
  • Dos doces à lista branca, incluem marshmallows, conservas e doces sem chocolate.
  • Produtos de leite azedo. Queijo cottage com baixo teor de gordura, queijo e kefir trazem muitos benefícios para a gota.
  • Mingau e macarrão cozido em leite diluído.

Seguindo a nutrição adequada, você pode impedir um ataque de gota ou sua reincidência. A severidade da dieta é determinada pelo estágio da doença. Em remissão, carne magra é permitida - coelho, frango ou peru.

Dicas de vídeo

Exacerbação

Os problemas de saúde são mais fáceis de prevenir do que tratar. A gota é chamada de distúrbio alimentar. Por esse motivo, a prevenção de exacerbações envolve uma mudança nos hábitos de vida e no paladar.

  1. Monitore a nutrição, não abuse dos alimentos ricos em purinas.
  2. Vá para esportes. Não exponha o corpo a cargas pesadas. Há uma abundância de caminhada, corrida matinal e exercícios leves. O principal é que as juntas não recebem uma grande carga.
  3. Beba bastante líquido, o que contribui para a remoção oportuna e completa do excesso de ácido úrico do corpo.
  4. No trabalho sedentário, tente compensar a falta de atividade com treinamento regular. Além disso, isso ajudará a se livrar de quilos extras que carregam as articulações.
  5. Recuse-se a sapatos e roupas estreitas e desconfortáveis. Esses itens são prejudiciais às articulações.

Previsão

As estatísticas mostram que o prognóstico da doença em questão é favorável. Os sintomas de patologias concomitantes trazem às pessoas mais sofrimento do que a gota. Portanto, a adoção oportuna de medidas adequadas facilita muito a transferência do ataque.

Espero que, depois de ler o artigo, você tire as conclusões corretas e perceba que a exacerbação da gota pode ser evitada. Seguindo as recomendações dos médicos, comendo direito e em constante movimento, você pode evitar problemas.

Assista ao vídeo: GOTA - Sintomas, Dieta e Tratamento (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário