Como aumentar a imunidade de um adulto e uma criança em casa
Continuando uma série de publicações sobre saúde, vou lhe dizer o que é imunidade humana e como aumentar a imunidade para um adulto e uma criança em casa. Todo mundo sabe que o corpo tem um sistema imunológico, mas nem todo mundo conhece as funções e os princípios desse sistema.
O que é imunidade humana
A imunidade é um sistema que protege o corpo de substâncias estranhas e controla a destruição de suas próprias células desatualizadas ou desordenadas. Não há dúvida de que a imunidade é importante para a saúde humana, pois é responsável por manter a integridade do corpo.
O corpo é constantemente atacado por microorganismos que vivem dentro do corpo ou que provêm do ambiente externo. Estamos falando de bactérias, vermes, fungos e vírus. Substâncias estranhas vazam para o corpo: conservantes, poluentes tecnogênicos, sais e corantes metálicos.
A imunidade pode ser congênita ou adquirida. No primeiro caso, estamos falando da imunidade de um organismo de natureza congênita, devido às características que são herdadas. As pessoas não sofrem de doenças que ocorrem em animais. Adquirida devido ao desenvolvimento de imunidade a doenças e é temporária ou ao longo da vida.
A imunidade pode ser natural, artificial, ativa ou passiva. No caso do tipo ativo de imunidade após o início da doença, o corpo produz anticorpos por si só e, passivamente, são administrados com vacinação.
Vídeo sobre o fortalecimento da imunidade em casa
À primeira vista, parece que o princípio do sistema imunológico é simples, mas não é. Se uma pessoa for a uma farmácia para remédios para tosse, ela não prestará atenção nas farmácias porque está interessada em comprar um xarope ou comprimido específico.
Também com imunidade. As células protetoras destroem organismos estranhos, deixando suas células sem vigilância. O organismo estuda o efeito de corpos estranhos e, com base nas informações coletadas, desenvolve proteção.
Muitas vezes, existem falhas no sistema imunológico, devido a uma diminuição da imunidade. Tais dificuldades são encontradas por pessoas submetidas a cirurgia, estresse severo ou esforço físico. Existem problemas em crianças pequenas e idosos que não seguem os padrões de dieta e sono.
O corpo pode suportar doenças e fatores negativos, desde que a pessoa tenha um forte sistema imunológico. Portanto, uma discussão mais aprofundada se concentrará nos meandros do fortalecimento da imunidade.
Como aumentar a imunidade a um adulto
As pessoas estão interessadas na questão do fortalecimento do sistema imunológico, pelo qual é habitual entender a totalidade dos tecidos, órgãos e células que protegem o corpo de influências externas e internas de natureza agressiva. Nesta parte do artigo, mostrarei como aumentar a imunidade em casa.
O fato de a imunidade precisar ser fortalecida é sinalizado por manifestações externas - fadiga, insônia, reações alérgicas, fadiga, doenças crônicas, dores musculares e articulações. Um sinal regular de imunidade enfraquecida são resfriados regulares, incluindo bronquite.
- Durante a restauração da saúde, livre-se dos maus hábitos, como fumar, ficar deitado de costas no sofá, dormir pouco, comer demais, beber álcool. Por uma questão de aumentar a imunidade, não custa nada praticar esportes e fazer exercícios físicos.
- As pessoas, diante do problema da imunidade enfraquecida, vão à farmácia buscar estimulantes ou recorrem à medicina tradicional. Essa abordagem não é muito eficaz em termos de solução do problema e geralmente é acompanhada de complicações. As receitas populares são seguras e eficazes, mas recomenda-se que sejam usadas após consulta com um imunologista.
- A vida ativa é a chave para a saúde. Vá para a piscina, academia ou simplesmente vá, especialmente se o trabalho for sedentário. Caminhar meia hora trará muitos benefícios para o corpo.
- É possível aumentar a imunidade a um adulto normalizando o sono. Os sistemas e órgãos do corpo funcionam normalmente se a duração do sono for de 7-8 horas.
- A mistura de cebola ou tintura de nozes, todos os tipos de misturas de produtos naturais, compotas de vitaminas à base de ervas, tinturas e decocções fortalecem o sistema imunológico.
- Caldo de vitamina. Passe dois limões com casca por um moedor de carne, transfira para uma garrafa térmica, despeje cinco colheres de sopa de folhas de framboesa picadas e cinco colheres de mel. Em seguida, 100 gramas de roseira brava, despeje um litro de água fervente e deixe ferver por vinte minutos. O caldo filtrado enche o conteúdo da garrafa térmica e aguarde três horas. Beba uma bebida vitamínica preparada por seis décadas e meio copo de manhã e à noite.
O procedimento para fortalecer o sistema imunológico é simples, mas eficaz. Não garanto que, com a ajuda das etapas acima, você se protegerá de várias doenças, mas reduzirá a probabilidade de sua ocorrência completamente.
Como aumentar a imunidade de uma criança
As crianças não têm um sistema imunológico totalmente formado. E para se tornar saudável e forte, você precisa de ajuda dos pais e de conhecimentos relevantes.
Remédios populares
- Nutrição. A dieta da criança deve incluir frutas e legumes. Eles são ricos em oligoelementos úteis, vitaminas, fibras.
- Produtos de leite azedo. Kefir, leite, queijo cottage e iogurte caseiro. Eles têm muitos lactobacilos e bifidobactérias, e esses microorganismos suportam o sistema imunológico.
- Ingestão mínima de açúcar. Reduz a capacidade do organismo de suportar germes em 40%.
- Maior duração do sono. Segundo os médicos, recém-nascidos precisam dormir 18 horas por dia, bebês 12 horas e pré-escolares 10 horas. Se a criança não dormir durante o dia, coloque-a mais cedo.
- Rotina diária. Às vezes, observar a rotina diária ajuda a aumentar a imunidade do corpo da criança em 85%. A criança deve acordar, comer e ir para a cama ao mesmo tempo, independentemente do dia da semana. Também jogos ao ar livre e caminhadas não interferem.
- Regras de higiene. Estamos falando sobre lavar as mãos regularmente antes de comer ou ao voltar da rua, sobre escovar duas vezes e tomar banho constante.
- Exclusão do fumo passivo. Está cientificamente comprovado que o fumo passivo aumenta a probabilidade de uma criança ter asma, infecções de ouvido, bronquite. As toxinas contidas na fumaça do cigarro afetam negativamente o desenvolvimento do sistema nervoso e o nível de inteligência. Portanto, a criança é aconselhada a evitar o fumo passivo, e os pais, se são viciados em dependência de nicotina, deixam de fumar.
- Se o bebê estiver doente, não negligencie a ajuda de um médico e não se trate de si próprio. Muitas vezes, com resfriados, as mães infundem crianças com antibióticos. Eles não aconselham fazer isso, porque o resfriado comum em crianças geralmente não tem uma origem bacteriana, mas viral. Antibióticos destroem a microflora intestinal, o que reduz a imunidade.
- Se não foi possível resolver o problema sem antibióticos, restaure a microflora com kefir.
Dicas em vídeo de Dr. Komarovsky
Você entenderá facilmente as recomendações para fortalecer a imunidade das crianças. E não se esqueça de amar as crianças. Muitas vezes, na rua, você pode ver como as mães gritam com as crianças, puxam e empurram. A criança deve sentir o amor dos pais.
Fatos interessantes sobre imunidade
É hora de considerar alguns fatos interessantes sobre imunidade e, em seguida, resumir o acima. Apesar da abundância de informações sobre o sistema imunológico humano para os médicos, ele ainda permanece um mistério. A cada ano, os médicos revelam o próximo lote de fatos novos e interessantes. E, embora estejam constantemente estudando o segredo da imunidade, na ciência ainda existem muitas manchas brancas.
As pessoas de todas as formas possíveis protegem o corpo e relaxam regularmente na costa do mar, mas o estilo de vida que leva há muitos anos determina a saúde física e o bem-estar em 50%. A lista de inimigos do sistema imunológico é ampla. Ele contém estresse, falta de sono, falta de exercício, exercício inadequado e má nutrição. O que dizer sobre maus hábitos.
Graças aos esforços dos médicos, a imunidade pode ser controlada através de medicamentos que estimulam a atividade das células protetoras. Parece que ele tomou uma pílula e a força da imunidade dobrou, mas não é assim. O equilíbrio da saúde é baseado em um delicado equilíbrio entre os leucócitos e as bactérias que habitam o corpo. A ativação da divisão das células protetoras geralmente leva a um desequilíbrio. Envolva-se em tomar esses medicamentos não vale a pena.
Para o século XXI, os cientistas profetizam o surgimento de uma era de alergias. A razão para isso é a radioatividade, a qualidade do produto e a poluição do ar. A cada década, o número de pessoas alérgicas no planeta está aumentando. Os distúrbios alérgicos afetam um quinto da população mundial. Não é de surpreender, porque o sistema imunológico dos residentes urbanos geralmente falha.
O chá, a bebida mais popular do mundo, proporciona alívio de dores de garganta, resfriados ou febres e é considerada uma arma formidável contra infecções. Os médicos americanos afirmam que o chá contém uma substância que aumenta cinco vezes o nível de resistência das células protetoras.