Estacas ou sementes: a reprodução do bálsamo e as nuances do seu transplante

O bálsamo é nativo da África tropical. No total, hoje existem 600 espécies desta bela flor. O bálsamo como planta de casa é conhecido há muito tempo e é sempre popular. Esta é provavelmente a planta mais popular do mundo.

No entanto, apenas alguns deles podem ser propagados em casa. Neste artigo, consideraremos os principais pontos e sutilezas da reprodução do bálsamo isoladamente. Também será útil assistir ao vídeo.

Conhecimento

O bálsamo é uma planta pequena e despretensiosa na forma de um arbusto. Suas hastes e folhas são muito frágeis. Existem variedades anuais e perenes. Vindo do bálsamo e das latitudes tropicais da África.

Um dos nomes do bálsamo é Vanka wet, que caracteriza totalmente o seu comportamento: o bálsamo adora água. Se um nível de umidade suficiente não for observado, as folhas de bálsamo murcharão. No sol brilhante na superfície do lençol, gotas brilhantes de umidade se projetam, popularmente chamadas de "lágrimas de Vanka".

ATENÇÃO: Você também pode encontrar o nome "light", que o bálsamo recebeu por sua cor extraordinariamente brilhante.

Quais são as maneiras de propagar uma flor em casa?

Existem 2 métodos principais de propagação de bálsamo - vegetativo e semente. Mais detalhes sobre cada um deles.

Estacas

Este é o método mais comum e mais fácil de implementar. Este método é aplicável apenas a variedades perenes de bálsamo, por exemplo, híbridos Waller e Nova Guiné.

A principal vantagem das mudas é que a planta subsidiária mantém todas as características da amostra materna. A preparação do material de plantio na forma de estacas pode ser realizada tanto na primavera, depois de acordar a planta da hibernação quanto no outono, durante o período de poda planejada do bálsamo.

Preparação

A primeira ação é cortar as estacas. O procedimento é realizado com uma ferramenta desinfetada afiada: uma faca ou um bisturi, tesouras não são recomendadas. É necessário cortar a parte apical da parte aérea com 5-7 cm de comprimento, necessariamente com 2-3 entrenós. Todas as folhas da parte inferior das estacas resultantes são removidas.

Enraizamento

O estágio necessário para o caule criar raízes. 2 métodos são usados ​​aqui:

  1. As estacas são deixadas secar um pouco, depois são tratadas com uma solução do estimulador de crescimento radicular e colocadas em um recipiente com água. Com o advento das primeiras raízes, o material de plantio é plantado no solo em um local permanente.
  2. Você pode obter a aparência das raízes colocando as mudas imediatamente no solo. No recipiente de enraizamento, coloque perlita, compacte-o e faça um pedaço de pau com uma pequena depressão de 1,5 a 2 cm e fixe a alça nele. Coloque em um local quente e brilhante até o enraizamento.

Plantio no solo

Quando as primeiras raízes apareceram no cabo, ele está pronto para o plantio no solo. Atenção especial deve ser dada à escolha do solo. Balzamin prefere misturas moderadamente férteis com boa drenagem. Quanto à acidez do solo, aqui o bálsamo não é extravagante e o nível ideal de pH varia de 6,0 a 6,5 ​​pontos. A mistura de solo mais adequada contém:

  • 1 parte da terra do relvado;
  • 1 parte da terra de folha;
  • 1 parte de húmus;
  • 1 parte de turfa desoxidada;
  • 1 parte de areia.

Antes de plantar o caule, é necessário descontaminar a mistura, tratando-a com uma solução fraca de permanganato de potássio ou qualquer fungicida, ou calcinando-a a altas temperaturas em uma frigideira ou no forno, e também é possível derramar bastante água fervente sobre ela.

Agora que o solo está preparado e coberto em um recipiente pequeno, mas profundo o suficiente, fazemos uma pequena depressão e colocamos cuidadosamente o caule com raízes lá. Umedeça o substrato levemente antes de plantar.. Bálsamo começará a crescer, ganhar força. Com o tempo, ele pode ser transplantado para o local pretendido. Leia sobre os meandros do plantio e os cuidados subseqüentes com o bálsamo aqui.

Assista a um vídeo sobre a propagação do bálsamo por estacas:

Sementes

Esta planta é caracterizada por uma estação de crescimento reduzida, de modo que as colheitas podem ser realizadas entre abril e maio, que é bastante tarde. Para aumentar o período de floração do bálsamo, as colheitas são realizadas em “ondas”.

DICA: As mudas de bálsamo podem ser cultivadas em casa, em um apartamento na cidade e em uma cabana de verão, diretamente no chão, sob um abrigo quente de um geotêxtil ou em uma estufa.

Considerar detalhadamente a técnica de semear sementes para mudas:

  1. Coloque o substrato em recipientes. A composição ideal é descrita acima. Tamp, umedeça completamente a partir de um frasco de spray.
  2. Coloque as sementes na superfície do solo a uma distância de 2 a 3 centímetros uma da outra.
  3. Polvilhe fortemente as sementes com o solo não é necessário. As sementes são sensíveis à luz.
  4. Sem corroer o solo, umedeça a partir de um frasco de spray.
  5. Crie um abrigo com filme ou vidro.
  6. O abrigo deve ser removido após o aparecimento dos primeiros brotos.

Para a germinação, as sementes de bálsamo precisam de luz e calor. A temperatura ideal é de cerca de 23 a 25 graus Celsius. Abaixo de 20 graus, a temperatura do ar não deve cair. Os recipientes com sementes são expostos de maneira mais leve, mas protegidos da luz solar direta.

Assista a um vídeo sobre o cultivo de bálsamo a partir de sementes:

Possíveis problemas

  • Perda das propriedades de germinação das sementes.
  • Danos às raízes das mudas durante o plantio.
  • Aterragem "inundação".
  • Não conformidade geral com o conteúdo de bálsamo.

Diretrizes de atendimento pós-transplante

Assim que os primeiros brotos verdes aparecem, a umidade, o solo e o ar precisam ser reduzidos, aumentando a frequência e a duração da ventilação. É absolutamente impossível remover completamente o vidro ou o filme.. As plantas precisam ser treinadas, primeiro deixando pequenos orifícios de ventilação ou abrindo a tampa cada vez mais, até que depois de alguns dias não possam mais ser removidos.

Após a remoção do vidro ou filme, é aconselhável abaixar a temperatura do ar na sala para 15 a 18 graus ou mover a planta para um local mais fresco e igual. Use spray para manter a umidade leve do solo. Leia sobre como cuidar adequadamente do bálsamo em casa aqui, e todos os detalhes de cultivo e criação em casa podem ser encontrados aqui.

Saia das bordas da sala para a rua

Desde o início de maio, os jovens bálsamos começam a endurecer. Eles precisam ser retirados para um dia fora, sob o céu aberto, e retornados às suas condições habituais à noite. O endurecimento dos bálsamos deve durar pelo menos 2 semanas. As mudas podem ser transferidas para um local permanente apenas no final de maio, quando as geadas tardias não serão mais assustadoras.

IMPORTANTE: Impatiens não pode tolerar temperaturas mais baixas até 5 graus Celsius, o que impõe restrições significativas à possibilidade de decoração precoce do jardim com bálsamos com flores.

A distância ideal ao plantar é de cerca de 25 cm entre os arbustos (quanto maior o bálsamo, maior a distância). Os bálsamos são fotófilos, sentindo-se melhor em iluminação difusa e sombra parcial, além de áreas de crescimento protegidas, quentes e confortáveis.

Balsaminas atingem maior efeito decorativo em solo fértil.. Após o plantio, a planta precisará de rega e cobertura de cobertura para compensar a seca. Esta cultura está agradecendo a pulverização.

Conclusão

Assim, os bálsamos perenes podem ser propagados de duas maneiras: sementes e mudas. As variedades anuais propagam-se apenas por sementes. Atenção especial deve ser dada no momento da formação das raízes nas estacas. Também importante é a escolha do solo. Observando as regras simples fornecidas neste artigo, você pode criar sua própria coleção doméstica de bálsamos com flores.

Deixe O Seu Comentário