Sonhando em plantar lindas flores? Tudo sobre como cultivar ciclâmen em casa e cuidar dele

O cíclame é uma flor interna brilhante, agradável com uma aparência agradável e aroma leve.

A principal característica desta planta é a floração no inverno, quando a maioria das flores de interior está em repouso.

Outra vantagem do ciclâmen é considerada como vários métodos de melhoramento, dentre os quais existem adequados para iniciantes e jardineiros experientes. Aprendemos em nosso artigo as sutilezas do ciclâmen em casa.

Descrição do produto

O cíclame é uma planta herbácea perene pertencente ao tubérculo. As folhas são em forma de coração, têm uma cor verde escura com uma variedade de padrões de cinza ou prata. As flores estão localizadas em pedúnculos que se elevam acima da folhagem, a cor das flores é brilhante, todos os tipos de tons, começando com branco e terminando com roxo brilhante.

Após a conclusão da floração, o ciclâmen pode despejar não apenas flores murchas, mas também folhas, mergulhando em um estado adormecido (para obter detalhes sobre quanto tempo o ciclâmen floresce e como cuidar de uma flor antes e depois da floração, leia aqui) . As raízes são tubérculos achatados com um diâmetro de cerca de 5 cm; no entanto, as raízes de representantes individuais podem atingir até 15 cm.

Ajuda! O ciclâmen também é chamado de "violeta alpina", pertence à família Primrose. Representantes selvagens desta planta são encontrados na Europa Central, no Mediterrâneo, na Turquia e no Irã.

Como crescer?

Para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos do ciclâmen, é importante conhecer as características de como cultivá-lo. Para fazer isso, crie as condições mais confortáveis ​​que estão mais próximas do habitat natural desta planta. As condições necessárias para o florescimento bem sucedido são as seguintes:

  • o ciclâmen é uma planta que ama o frio. Esta flor não tolera calor, a temperatura ideal é um indicador de +14 a +16 graus. Uma estadia prolongada no calor acima de +25 graus pode levar à morte da planta;
  • a flor precisa de luz difusa, a luz solar direta e quente é perigosa para as folhas;
  • a sala com ciclâmen deve ser ventilada regularmente, evitando o aparecimento de correntes de ar;
  • durante a estação de aquecimento, não é recomendável colocar vasos com plantas perto da bateria ou aquecedores;
  • regar o ciclâmen deve ser oportuno, não deve ser permitido o acúmulo de umidade no solo;
  • não é necessário pulverizar o ciclâmen;
  • o excesso de minerais no solo também prejudica a planta, por isso é importante observar rigorosamente a dosagem dos fertilizantes.

Como se reproduzir?

Para reproduzir o ciclâmen em casa, são utilizados vários métodos. A planta pode ser cultivada a partir de sementes, bem como através de tubérculos-filha, crianças ou rosetas de ciclâmen.

Sementes

Muitos jardineiros estão interessados ​​na questão de como plantar adequadamente uma flor com sementes. Portanto, esse método precisa ser considerado em detalhes.

Na maioria das vezes, as sementes são compradas em lojas de flores. Antes de comprar, verifique se a data de validade não expirou. As sementes de ciclâmen podem ser armazenadas por um período não superior a 2 anos a partir da data de produção. Verifique a integridade da embalagem.

Atenção! Também é importante saber que as sementes que possuem uma estrutura holística são consideradas de qualidade. A violação de uma ou mais condições leva ao fato de que as sementes provavelmente não germinarão.

Para obter sementes em casa, a planta mãe requer polinização artificial. Para fazer isso, durante o florescimento do ciclâmen, usando um pincel, o pólen é transferido de uma flor para outra. A polinização é recomendada em dias ensolarados, antes do almoço. Para melhores resultados, a polinização é repetida 2-3 vezes. Quando a floração estiver concluída, será possível coletar sementes.

Antes de começar a semear, as sementes devem ser preparadas. Para isso, são embebidos por 3 dias em água fria ou mantidos em uma solução fraca de manganês. Em vez de permanganato de potássio, você pode usar preparações especiais, por exemplo, Epin ou Zircon.

O desembarque é realizado em recipientes de plástico com orifícios de drenagem no fundo. Uma camada de drenagem de seixos finos ou argila expandida é colocada no interior, a espessura da drenagem não deve exceder 2 cm.

De cima, o tanque é preenchido com solo especial preparado a partir de uma mistura de solo de folha e turfa em proporções iguais. A espessura do solo é de 5 a 7 cm. Depois disso, o solo é umedecido e plantado de uma das seguintes maneiras:

  • sulcos de até 1 cm de profundidade são feitos no solo em que as sementes são semeadas;
  • as sementes são dispostas na superfície do solo em um recipiente, após o qual são polvilhadas com uma camada de terra cuja espessura não excede 2 cm.

Ao plantar, a distância entre as sementes deve ser de pelo menos 3-5 cm.

Após a semeadura, os recipientes são cobertos com um filme e mantidos a uma temperatura de 20 graus. Após cerca de um mês, as sementes começam a germinar.

Divisão de tubérculos

Este método é usado para plantas que desbotaram e entraram em um período inativo. Geralmente são usados ​​tubérculos grandes de flores adultas:

  1. O tubérculo é removido do solo e completamente seco da umidade residual.
  2. Com uma faca afiada, a raiz é cortada para que em cada parte haja poucas raízes e brotos, e a superfície de corte seja a menor possível. Para uma divisão, é permitido cortar o tubérculo em não mais do que duas partes.
  3. Após a divisão, os locais dos cortes são tratados com carvão e deixados em um local escuro por um dia.
  4. Após um dia, os tubérculos são plantados no solo a partir de folhas e solo encharcado, turfa e areia na proporção de 2: 2: 2: 1. Depois disso, as plantas são cultivadas em cores e temperaturas difusas de 13 a 16 graus.
Atenção! Para a divisão, apenas tubérculos com rins integrais e sem danos são usados.

Crianças

Para esse método, primeiro, é necessário separar cuidadosamente os tubérculos filhos da mãe. Geralmente esse processo é bastante simples.

Depois disso, o bebê é plantado em uma mistura de húmus, solo frondoso e turfa. Ao plantar, o tubérculo deve ser submerso apenas na metade. A outra metade deve permanecer na superfície.

Depois disso, deve-se observar rega moderada. Após cerca de uma semana, o tubérculo dá as primeiras folhas.

Rosetas

Rosetas são chamadas brotos em tubérculos de ciclâmen. Para plantar, escolha os brotos maiores e mais fortes. Depois que a saída é cuidadosamente separada da planta, ela é plantada em solo úmido e macio, semelhante à mistura de sementes e colocada sob o filme. O recipiente com a parte aérea é colocado em um local sombreado, a uma temperatura não superior a 18 graus, e regado moderadamente. Depois de 15 a 20 dias, a roseta cria raízes, após o que a parte aérea é tratada como uma planta adulta normal.

Remover todos os brotos de uma só vez pode levar a uma deterioração da flor até a morte. Os especialistas recomendam apenas uma sessão de cada vez.

Doenças, Pragas e Problemas

Devido a condições inadequadas ou falta de cuidados ao cultivar ciclâmen, pode provocar várias doenças ou pragas. Rega excessiva e excesso de fertilizantes são especialmente prejudiciais a esta planta.

Os principais problemas com a manutenção do ciclâmen interno são os seguintes:

  1. Folhas amareladas. Na maioria das vezes, esse problema ocorre quando há excesso de umidade no solo. Recomenda-se reduzir a rega. Outro motivo pode ser condições de temperatura inadequadas. Se a flor estiver perto de aparelhos de aquecimento, mova-a para um local mais fresco. Se as folhas começarem a ficar amarelas após o ciclâmen, isso sugere que a flor entra em estado inativo.
  2. Falta de floração. Isso geralmente acontece devido à falta de umidade ou temperatura ambiente muito alta. Quando as condições necessárias são restauradas, a floração geralmente é retomada.
  3. Podridão da raiz. Um dos problemas mais comuns do ciclâmen interno quando não se observa as regras de rega. Quando as raízes apodrecem, a flor é removida da panela e a parte afetada do tubérculo é cortada. Depois disso, os tubérculos são lavados em uma solução fraca de manganês e plantados em solo novo.
  4. Deformação de folhas, pedúnculos e flores, floração fraca. Todos estes são sinais de um carrapato ciclâmen. É necessário tomar medidas imediatamente após detectar os primeiros sinais, porque esse inseto se espalha muito rapidamente. Antes de tudo, é necessário remover imediatamente todas as partes afetadas da flor e tratá-la cuidadosamente com Fitoverm ou Agravertin. O processamento é repetido 2-3 vezes em intervalos semanais.
  5. Secagem das folhas ao longo das bordas e aparecimento de pontos brancos nas folhas. Isso indica a aparência de uma praga como tripes. A planta afetada deve ser isolada de outras flores, a fim de evitar a propagação da praga, após a qual elas são tratadas com um inseticida (Decis, Inta-virus), seguindo as recomendações da embalagem do medicamento.
  6. Placa cinza nas folhas. Este é um sintoma de podridão cinza. Pode ser causada por excesso de umidade no solo ou cobertura superficial muito frequente (sobre o que e quando alimentar o ciclâmen, leia aqui). Para preservar a flor, é necessário transplante em solo fresco e tratamento com um fungicida - Fundanazol, Rovral - (como transplantar o ciclâmen corretamente pode ser encontrado aqui).Ajuda! Para evitar o retorno da doença, a rega e a alimentação devem ser reduzidas.

Como cuidar?

O ciclâmen é considerado uma planta bastante caprichosa - para um crescimento bem-sucedido, é necessário um número de condições que devem ser observadas.

Solo

Uma planta adulta precisa de solo leve, o que permitirá que as raízes obtenham oxigênio suficiente e não retenham o excesso de água. O solo para ciclâmen pode ser preparado de forma independente ou adquirido pronto na loja. Em casa, o substrato é feito de solo de folha, areia, húmus e turfa na proporção de 3: 1: 1: 1.

Rega e umidade

Produtores experientes recomendam regar o ciclâmen através de um palete ou ao longo da borda da panela. Não permita que a umidade entre nas flores ou folhas da planta. A água para irrigação deve ser regularizada, à temperatura ambiente. É possível usar água fervida resfriada. Se houver água na panela após uma hora, ela deve ser drenada. Se a sala estiver com ar muito seco, em nenhum caso você deve borrifar a flor. Para aumentar a umidade, coloque bandejas com musgo ou seixos molhados perto da panela de ciclâmen.

Cuidado em repouso

Após a floração, o ciclâmen descarta as folhas e expõe o tubérculo. Neste momento, a banheira com o tubérculo é colocada em um local fresco e escuro, a rega é reduzida, mantendo o solo úmido. Esse período dura cerca de três meses, após o qual o estágio de crescimento ativo começa.

Leia mais sobre como cuidar do ciclâmen durante o período de descanso, leia em nosso material.

Vídeo relacionado:

Cuidar do ciclâmen em casa.

Conclusão

O cíclame requer alguma habilidade e experiência no cultivo de plantas de interior. No entanto, mesmo um cultivador iniciante pode cultivá-lo em virtude de apenas observar todas as condições necessárias. Em troca, o ciclâmen ficará encantado com uma aparência brilhante e se tornará uma verdadeira decoração da casa.

Deixe O Seu Comentário