Salve a planta da murcha: o que fazer se o ciclâmen murchar?

Às vezes, os amantes de plantas domésticas encontram uma situação em que o ciclâmen murcha. Esse fenômeno introduz um estupor nos cultivadores de flores, especialmente iniciantes.

A principal questão que os atormenta é como restaurar a vida da planta e o que fazer se secar.

Portanto, vamos considerar as principais causas deste fenômeno, dar conselhos sobre como lidar com isso, como reviver uma flor.

Descrição do produto

O cíclame (violeta alpina, escória) é uma flor bastante comum entre os amantes da flora doméstica. Suas inflorescências se distinguem pela ternura e originalidade, podendo decorar qualquer casa sem exceção. Uma vantagem adicional é que o ciclâmen floresce no outono-inverno, quando outras plantas "descansam". No entanto, cuidar desta flor perene é muito difícil.

Ajuda! A violeta alpina está entre as plantas arbustivas. Possui folhas verde-escuras redondas ou em forma de coração. Eles se distinguem por uma sombra suculenta e saturada (laranja, rosa, roxo) e estão localizados em pecíolos vermelhos.

Por que a murcha ocorre?

É muito importante aprender a escolher a flor certa ao comprar, para evitar problemas no futuro. Antes de tudo, é necessário prestar atenção às condições dos tubérculos. É melhor recusar a compra se eles estiverem danificados. No entanto, a presença de podridão nas raízes é inaceitável. Os tubérculos devem ter uma forma lisa e as folhas da planta não apresentam uma aparência doente.

Quando se trata de doenças de plantas de interior, é convencionalmente dividido em doenças parasitárias e não parasitárias. No primeiro caso, trata-se do dano dos parasitas, no segundo - sobre o cuidado inadequado da flor.

Fatores para o desenvolvimento de doenças não-parasitárias são:

  • excesso de umidade no solo (como salvar o ciclâmen inundado, aprenda aqui);
  • falta de umidificação na sala onde a planta está localizada;
  • escolha errada do solo;
  • tamanho inadequado do vaso;
  • escolha errada do local para a planta.

Quanto às doenças parasitárias, é necessário mencionar pragas como pulgões, ácaros do ciclâmen e tripes:

  1. Pulgões um dos parasitas mais comuns. Leva à completa deformação das folhas e plantas, contribui para o seu esgotamento, levando todos os sucos. Os sintomas da presença de pulgões são placas branca, cinza, preta, verde ou laranja nas folhas da flor. Para eliminar os pulgões, o ciclâmen deve ser pulverizado com um inseticida e depois enxaguar com água de jato.
  2. Tripes são altamente ativos. Eles são muito brilhantes e fáceis de identificar. Eles deixam vestígios de sua estada, com um tom prateado, o que inibe o crescimento adicional das folhas da flor, como resultado das quais elas podem simplesmente cair. Para eliminar tripes, você pode usar fitas adesivas ou inseticidas.
  3. Carrapato do cíclame difere em dimensões microscópicas, por isso é muito difícil notar em uma flor. Ele parasita no interior da folha. Do lado de fora, parece que as folhas estão cobertas de poeira. A principal diferença é que é muito difícil sacudir esse pó, enquanto as bordas das folhas começam a se enrolar. Você pode se livrar do parasita através de anti-sépticos químicos.

O que fazer neste caso?

Primeiro você precisa beliscar as folhas amareladas e secas, bem como as flores secas, na base. Ao mesmo tempo, você não pode usar uma faca ou tesoura, isso pode levar a uma progressão adicional da doença do ciclâmen.

Conselhos! Para preservar a planta, é necessário criar as condições mais favoráveis ​​para ela.

Se forem utilizados dispositivos de aquecimento na sala, é recomendável afastar a instalação deles. A exposição direta ao sol escaldante também deve ser evitada.. Em dias quentes, você pode cobrir os tubérculos da flor com gelo. Na estação quente, o violeta alpino se sentirá muito melhor em um canto sombrio. Se aconteceu que o ciclâmen ficou exposto ao sol por um longo tempo, você pode colocar a panela em uma bacia com água fria de uma torneira por 1-1,5 horas. Assim, a flor será capaz de reviver.

Às vezes, o ciclâmen começa a ficar amarelo e seco devido a infecção (para as causas e tratamento do ciclâmen com folhas amareladas, leia aqui). Para se livrar do fungo Fuzarium, é recomendável molhar o solo com uma solução a 0,1% de baseazol ou pulverizar a planta com uma solução a 0,1% de um medicamento como o Topsin M

Podridão úmida também pode levar a murcha, enquanto a planta cheira mal. Bactérias entram através de rachaduras nos tubérculos. Muitas vezes, a infecção ocorre através da separação dos folhetos. Às vezes, a infecção pode ocorrer através da água ou do solo contaminado. Uma flor podre pode ser tratada com um anti-séptico, por exemplo, carvão moído. Além disso, a planta deve ser regada com água limpa. Em uma situação em que a infecção foi transmitida de outra planta doente, o ciclâmen não poderá salvar. Resta apenas destruir a flor.

Causas naturais

Às vezes acontece que o ciclâmen murcha por razões completamente naturais, ou seja, inicia um período de descanso, que começa com o fato de que a flor simplesmente deixa de florescer. Gradualmente, as folhas da violeta alpina ficam amarelas e, depois disso, toda a parte da superfície da planta murcha e seca. Durante este período, recomenda-se reduzir gradualmente a intensidade de regar a flor.

Depois que seca completamente, a flor deve ser transferida para um local fresco e sombreado. Nesse estado, a planta permanecerá por vários meses. Depois que a escória começa a dar folhas jovens, ela precisa ser reorganizada em um local claro e regada regularmente.

Acontece que a planta já parece seca e morta, neste caso, você pode tentar revivê-la. Você deve obter um rizoma do chão e observar sua condição. Mesmo que as raízes pequenas estejam mortas, você precisa sentir o tubérculo - deve ser resistente, caso contrário, a planta não poderá mais ajudar. O rizoma deve ser lavado do solo e tratado com um fungicida, por exemplo, Topázio. Em seguida, seque (não por muito tempo) e plante novamente em solo esterilizado.

Importante! O principal é não se atrasar e, talvez, sua flor ganhe uma segunda vida.

Mais informações sobre como salvar o ciclâmen durante sua morte podem ser encontradas aqui.

Regras de cuidados

Muitos amantes de flores acreditam erroneamente que cuidar de ciclâmen é muito difícil. Na prática, isso está longe de ser o caso, se você seguir todas as recomendações de cuidados.

Durante a floração, a flor ficará mais confortável a uma temperatura de 12 a 15º, mas não inferior a 10º. O ciclâmen requer o máximo de luz possível. No entanto, é necessário proteger a planta da luz solar direta.

A rega também desempenha um papel importante, enquanto a água não deve cair sobre folhas e flores. Portanto, é recomendável regar a planta em uma panela ou ao longo da borda da panela. Umidade excessiva pode causar coisas podres. Seguindo essas recomendações simples e acompanhando a condição da flor, você pode desfrutar da presença dele em casa por muitos anos.

Deixe O Seu Comentário