A estrutura, cor e número de folhas de orquídea, bem como cuidados e possíveis problemas
As orquídeas são muito diferentes de outras flores de interior. A diferença está na estrutura biológica, nas condições de vida. Portanto, cuidar deles também precisa de um indivíduo. A orquídea pertence à classe dos epífitos, portanto, atenção especial deve ser dada às folhas que estão ativamente envolvidas na vida da planta. Em seguida, mostraremos quais mudanças na massa verde você precisa prestar atenção ao cuidar de uma flor exótica.
A importância da folhagem
A maioria dos representantes do gênero Orchid, cultivados em peitoris de janelas, pertence à classe dos epífitos. São plantas que vivem em árvores ou outras plantas, usando-as como suporte. No entanto, eles não são parasitas.
A folhagem para epífitas é de grande importância. Não apenas rizomas, mas também lâminas de folhas, orquídeas mantêm o equilíbrio da águareceba nutrientes, evapore a umidade (para saber como uma orquídea, com a ajuda das raízes aéreas, recebe e armazena umidade e luz solar, clique aqui). Além disso, as folhas têm um papel ativo no processo de respiração da fotossíntese.
Muitas mudanças na estrutura da flor estão associadas à adaptação aos fatores negativos da natureza. Além disso, o tecido denso e carnudo do tegumento decíduo serve como uma espécie de reservatório para o acúmulo de umidade e micronutrientes que dão vida.
Para uma nota. A flor absorve a quantidade necessária de substâncias, portanto, durante o período de dormência, pode sobreviver em condições difíceis de um estilo de vida epifítico.Cor
Uma folha saudável é forte, densa, segura firmemente no caule, em sua vantagem tem uma cor verde. Apesar disso, uma parte bastante grande dos representantes das Orquídeas notou uma cor manchada. Certas espécies são cultivadas apenas por causa das características decorativas da folhagem., ao mesmo tempo, inflorescências são discretas. Esses representantes incluem: anectochylus, hemaria, makodes. Eles também são chamados de "orquídeas preciosas".
Entre phalaenopsis e papiopedilums, distinguidos pela beleza das flores, observam-se espécimes que também podem ser atribuídos a subespécies de folhas decorativas.
Desvios de cor
Obviamente, todos os desvios da tonalidade verde não são a norma para as orquídeas.
- Cor amarela pode indicar secura, secagem das folhas, bem como cuidados inadequados, uma overdose de fertilizantes minerais.
- Cor roxa - as folhas são danificadas pelo sol. O superaquecimento sob luz intensa ou queimaduras térmicas pode causar um efeito semelhante.
- Marrom avermelhado pode resultar do excesso de iluminação.
- E aqui preto, marrom escuro sugere que a orquídea é suscetível a doenças infecciosas, principalmente podridão.
Prédio
As folhas das orquídeas são simples ou complexas e qual é o seu arranjo foliar? As folhas da planta são na sua maioria inteiras e completamente extremas, precisamente nas laterais, geralmente com nervos paralelos e sem pecíolo perceptível. O prato de folha de orquídeas é simples, com venação de arco.
Ajuda Em um número predominante de parentes epifíticos, as folhas são articuladas e podem ser descartadas. Em outras subespécies da família das orquídeas, elas não possuem articulação, pelo que não caem e, juntamente com o caule, secam ou apodrecem.Basicamente, as orquídeas têm um arranjo regular de duas fileiras.
Foto
Em seguida, você pode ver a foto das folhas:
Quantidade
Uma planta saudável e com flores deve ter folhas suculentas, brilhantes e carnudas. Como resultado de processos fisiológicos, as folhas inferiores envelhecem, ficam amarelas e secas. E, em vez disso, um broto jovem aparece da tomada. Quantos folhetos devem haver? Seu número depende da variedade de orquídeas. Por exemplo, a phalaenopsis, em média, por ano, deve crescer de 2 a 3 folhas.
Cuidado
As orquídeas abrigam florestas tropicais com clima quente e úmido. Em nossas latitudes, as orquídeas precisam de cuidados adicionais, caso contrário, problemas com a beleza da beleza surgirão imediatamente.
- Limpe as folhas regularmente com um pano úmido, removendo a poeira.
- É aconselhável pulverizar a flor 5 vezes ao dia. Excluir o procedimento durante o período de floração.
- Use água limpa e filtrada a uma temperatura de 35-40ºС.
- Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
- A planta adora um banho quente, mas a água não deve estagnar nas axilas das folhas, caso contrário, há risco de doenças.
- Não coloque a panela em uma janela com luz solar intensa, pois os raios podem deixar queimaduras térmicas nas folhas.
- A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas.
- Para o crescimento ativo, cor suculenta das folhas, recomenda-se o uso de fertilizantes à base de nitrogênio.
- Realize uma inspeção visual da folhagem semanalmente quanto a danos causados por insetos.
Os problemas
Com base na aparência da planta, podemos dizer com confiança como ela se sente.
Importante! As folhas são um tipo de indicador de status. Os principais sintomas: amarelecimento da placa foliar, bem como murcha, secagem, escurecimento, queda de folhas.Não é lamentável, mas As causas de tais doenças são consideradas cuidados analfabetos, infecção por insetos nocivos ou parâmetros de conteúdo incorretos e, como resultado, o desenvolvimento de doenças bacterianas e por fungos.
O que fazer se as chapas caírem
Quando a massa verde cair da planta, você não deve entrar em pânico. Primeiro você precisa descobrir, talvez, o envelhecimento da flor. Caso contrário, examine cuidadosamente a beleza, que partes também parecem prejudiciais. Após prosseguir com as seguintes ações:
- Revise os recursos de atendimento.
- Mova a flor para penumbra.
- Excluir a irrigação com água da torneira.
- Retire a flor se houver cactos, cordilina, mandioca, peperomia ou araucária no bairro.
- Durante as primeiras duas semanas, não fertilize e, em seguida, preparações fracamente concentradas à base de nitrogênio, para a taxa de crescimento de brotos jovens.
- Se necessário, troque a panela e renove o solo.
Aparece escuridão
Infelizmente, mais provável manchas escuras são uma conseqüência da infecção de uma orquídea com uma infecção bacteriana, viral ou fúngica. Possível doença: filosticose ou manchas pretas. Esta é uma doença infecciosa que se espalha em um ambiente de temperatura e umidade elevadas. Ou antracnose, ocorre quando a água estagna nos seios da planta e uma umidade suficientemente alta na sala.
Ação tomada:
- isolar uma planta doente;
- remover áreas afetadas;
- desinfetar as seções com um anti-séptico;
- processar a planta com uma solução fungicida ("Skor", "Topsin-M").
Assista a um vídeo sobre uma das causas do escurecimento das folhas da orquídea e como superar o problema:
Amarelecimento
A falta de líquido pode ocorrer quando não há rega. Uma planta precisa de uma quantidade mínima de água, que dissolve os minerais encontrados no solo e nutre o sistema radicular.
Ação tomada:
- extraímos uma orquídea de um vaso de flores;
- imerso em uma bacia com água até que o coma de argila seja desoxidado;
- note que a água não deve cair nas folhas;
- se necessário, coloque em uma panela nova.
Assista ao vídeo sobre por que as folhas da orquídea ficam amarelas:
Murchando
Folhagem e flores da orquídea murcha. A umidade excessiva é um problema sério para as plantas.
Preste atenção! Uma flor danificada pela podridão começa a perder folhagem.As folhas ficam macias, menos elásticas. Eles caem do caule, a planta se desenvolve como um construtor.
Ação tomada:
- extrair a flor da panela;
- enxaguar as raízes em água corrente;
- remover áreas danificadas, tratar seções com um anti-séptico;
- deixe secar durante a noite;
- transplantar a orquídea em um novo solo e uma boa camada de drenagem;
- água somente depois que o solo secar.
Assista ao vídeo por que a orquídea sai murcha:
Todos os representantes da folhagem das orquídeas são diferentes entre si. Varia em forma, estrutura, textura, tudo depende do local de crescimento, clima. No entanto, o papel das folhas na vida de uma planta é inegável.