Como cuidar da azálea quando esta desapareceu: o que fazer a seguir?

Azáleas floridas é um processo maravilhoso, mas não por muito tempo. Por via de regra, a azálea floresce no inverno e na primeira metade da primavera, após o que entra em um período inativo. É muito importante cuidar adequadamente da planta florida, a fim de ver lindas flores repetidas vezes; pelo fato de não haver mais flores, a azálea não se tornará mais despretensiosa, pelo contrário. Ela tem mais e mais necessidades, não satisfazendo o que a planta pode morrer completamente. Como cuidar da azálea após a floração? O que fazer se estiver desbotado, cair folhas ou secar? Que erros os cultivadores de flores cometem e como corrigi-los? Continue lendo ...

Ciclo de vida da planta

O ciclo de vida das azáleas está fortemente ligado às estações do ano. As variedades precoces florescem de dezembro a abril, com atraso médio - de janeiro a março e final - de fevereiro a abril. Você pode descobrir mais sobre quantas vezes por ano e quando a azálea floresce aqui. E após o florescimento, surge a pergunta: o que fazer em casa? Primeiro você precisa decidir o que pode ser considerado a conclusão da floração? Um sinal do fim da floração é a secagem e o despejo das flores. Algumas variedades também deixam cair as folhas.

Importante! Se a variedade não prevê o despejo de folhas, mas isso ainda acontece, isso é motivo de preocupação. Talvez seu animal de estimação esteja doente.

Instruções passo a passo: o que fazer a seguir quando o rododendro desaparecer?

Corte, remoção de flores secas

No final da floração, a azálea deve ser cortada. Isso é necessário para garantir sua subsequente floração. Ao podar, brotos jovens devem ser removidos, os galhos crescidos devem ser cortados para que três ou quatro folhas permaneçam nele. Se a azálea cresceu e pode ser afinada. Se desejar, você pode formar uma coroa de qualquer forma.

O que fazer com flores desbotadas? Se as flores secas permanecerem na planta, elas também deverão ser cortadas com pedúnculos. E corte os galhos alongados. A poda é feita com cuidado para não ferir a planta. Este procedimento é realizado com tesouras de podar estéreis aproximadamente em março ou abril, após o término da floração.

O corte é necessário para:

  • A formação do mato.
  • Floração futura.
  • Aparência bonita.
  • A formação de uma coroa exuberante no futuro.

Após a poda da azálea, você deve colocar um local escuro e fresco por cerca de 2 meses. Assim, você fornece a ela um período de descanso. A planta durante esse período poderá descansar e restaurar a força.

Além disso, após a floração, beliscar é muito importante, ou seja, remover o ponto de crescimento de uma parte jovem. Apertar é melhor feito 3 vezes por ano. Graças a ela, a coroa da planta ficará bonita e magnífica, e também contribuirá para o florescimento. A poda e o beliscão são muito importantes para o florescimento futuro, sua intensidade depende disso.

Atenção! Antes da poda, as tesouras de poda devem ser higienizadas para evitar infecções na planta. As áreas de fatiar devem ser adquiridas com uma pasta especial.

Assista ao vídeo sobre o tópico "Vale a pena cortar a azálea após a floração?":

Temperatura, umidade, iluminação

A azálea é muito temperamental em relação à temperatura do ar. Após a floração, e isso geralmente ocorre na primavera, ela precisa fornecer uma temperatura fria. A temperatura ideal é de 12 a 16 graus. Ao mesmo tempo, é imperativo manter alta umidade. Idealmente, a umidade deve chegar a 70%. Para fazer isso, você pode usar um umidificador de ar e borrifar regularmente a planta. Após a floração, é melhor colocar a azálea em um local escuro. Uma sala sombreada ou outro local com iluminação mínima é bastante adequada para ela.

Rega e alimentação

Molhe a azálea com água fria. É melhor usar água derretida. Tambem é desejável pulverizar uma flor. Para a irrigação, também é possível usar chuva ou água corrente da torneira (em casos extremos). É aconselhável acidificar a água para irrigação para manter o nível de acidez desejado. Para fazer isso, adicione vários cristais de ácido cítrico à água.

A água deve estar fria, mas não gelada.A temperatura ideal é de 16 a 17 graus. Fertilizar a azálea após a floração (na primavera) deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Para isso, são utilizados fertilizantes projetados especificamente para azáleas:

  1. Sulfato de amônio.
  2. Superfosfato
  3. Sulfureto de potássio.

Após a floração, use fertilizante contendo nitrogênio.por exemplo, "Uniflor - micro". Este fertilizante contribui para:

  • Vegetação.
  • Crescimento ativo.
  • Recuperação
Importante! É altamente indesejável usar fertilizantes que contenham cloro!

Assista ao vídeo sobre o tópico “Rega correta de azáleas para que as folhas não caiam”:

Transplante

O período após a floração é mais favorável ao transplante. Como nesse caso, a carga na planta será mínima. Ele terá tempo e oportunidade para restaurar a força. Primeiro você precisa escolher o solo. Você pode cozinhar sozinho, mas é melhor comprá-lo em uma loja.

Se você decidir preparar o solo para isso, precisará de:

  1. Um pedaço de terra arborizada.
  2. Duas partes de terras coníferas.
  3. Um pedaço de terra de urze.
  4. Um pedaço de turfa.

Tudo isso deve ser misturado em um recipiente, em seguida, adicione a areia do rio como um fermento em pó. Você precisa colocar a drenagem na panela. Após o preparo do solo e da panela, a planta deve ser removida da panela velha e colocada em um recipiente com água por cerca de 30 minutos.

Cerca de 1/3 da terra deve ser lavada das raízes. Então você precisa inspecionar as raízes. Se você encontrar raízes podres, doentes e escuras, elas devem ser removidas com uma ferramenta estéril. Em seguida, a planta é baixada para a panela preparada e preenchida com solo fresco. Em nenhum caso você deve preencher a raiz do pescoço.

Após o transplante, a flor deve ser regada com uma solução para o crescimento radicular. Após um transplante por dois meses, a azálea não é alimentada para não queimar as raízes e não aumentar a carga no sistema radicular.

Assista ao vídeo sobre o tópico "Como transplantar a azálea corretamente":

Possíveis erros e suas conseqüências

Ao cuidar da azálea, os erros não podem ser evitados.

Pode ser:

  • Solo inadequado. A planta não receberá as substâncias necessárias.
  • Não é um instrumento estéril. Pode levar à infecção por azaléia pela flora patogênica.
  • Danos às raízes. Mortal e deve ser evitado o máximo possível.
  • Falta de poda e beliscão. Afeta a aparência de azáleas, mas não é perigoso.
  • Umidade do ar insuficiente. Pode causar secagem e causar algumas doenças.
  • Cobertura e estimulação imediatamente após a floração. Pode causar danos às raízes e resultar em morte.
  • Molhar com água inadequada. É cheio de infecções.
  • Superalimentação ou completa falta de alimentação. Ambos podem arruinar a azálea.

Cada um desses erros pode levar a doenças graves nas plantas ou até a morte.
Além disso, cuidados inadequados, pragas e outras razões podem contribuir para o fato de a planta não florescer. Mais informações sobre por que a azálea não floresce podem ser encontradas aqui.

Como cuidar de um rododendro em uma panela em caso de problemas?

Como salvar uma planta se seca?

As razões para a secagem da planta podem ser:

  1. Falta de umidade.
  2. Temperatura do ar muito alta.
  3. Raios solares diretos.
  4. Danos causados ​​por pragas.
  5. Danos ao sistema radicular.
  6. Falta de nutrição.
  7. Falta de luz.
  8. Estresse
  9. Transplante durante a floração.
  10. Rega errada.
Ajuda. Para salvar a planta, é necessário cortar galhos secos e tratar a azálea com compostos especiais (dependendo da causa da lesão). Você pode precisar fazer um transplante de emergência.

Por que deixa cair as folhas e como ajudar?

  • O despejo de folhas ocorre com mais frequência devido à umidade inadequada. Para evitar isso, a planta deve ser pulverizada. De tempos em tempos, você pode colocar a azálea em uma bacia com água por vários minutos, para que as raízes possam absorver a umidade. Esta é uma boa prevenção de secagem.
  • Outra razão para deixar cair as folhas é acidez insuficiente do solo, bem como um aumento do conteúdo de cálcio nele.
  • Também pragas podem afetar a azálea. Isso pode levar a amarelecimento, deformação e queda de folhas. Se as folhas estiverem cobertas com manchas ou revestimento pegajoso, a planta poderá ser afetada por uma escama. Deve ser isolado com urgência de outras cores e tratado com medicamentos inseticidas.
  • Rega errada pode causar queda de folhas. Se a azálea recebe rega excessiva e a umidade é retida no solo, isso pode causar danos e deterioração das raízes. O que significa que certamente afetará a coroa. Às vezes, a água da torneira causa problemas. Para evitar isso, use água protegida contra derretimento.

Ao cuidar da azálea - o principal é não exagerar. Deve-se lembrar que a floração é um fardo. Portanto, você precisa fornecer à planta o máximo de paz e a capacidade de se recuperar. Em nenhum caso você deve alimentar e estimular o crescimento imediatamente após a floração! Escuridão, frescor, umidade - estes são os principais amigos da azálea após a floração.

Deixe O Seu Comentário