Os tipos mais populares de lithops: descrição e foto

Lithops são suculentas perenes com um sistema radicular desenvolvido, cujo volume é muitas vezes maior que a parte do solo. As raízes tenazes dos lithops são perfeitamente fixas tanto em rochas sólidas quanto crescem firmemente em uma dispersão de pedras.

Eles são muito diversos em sua aparência, tanto no habitat natural quanto na floricultura de interior. Ao criar em casa, essas plantas são cultivadas em grupos.

No habitat natural, existem mais de 40 espécies de litops. Os floristas que não plantaram lithops anteriormente encontrarão em lojas especializadas mais de 100 variedades (variedades) desses cactos.

Variedades de descrição e foto

Aucampiae

As folhas desta planta suculenta têm apenas 2 a 3 cm de largura e o lithops Aucamp tem a parte superior de placas de folhas arredondadas.

A fenda entre os lobos desta espécie vegetal é muito profunda. A cor das folhas pode ser verde, cinza-azul ou marrom. Um padrão na forma de manchas de cor mais escura está espalhado ao longo da parte superior das chapas. A flor dos lithops tem cerca de 4-5 cm de diâmetro em amarelo brilhante.

Lithops são suculentas, capazes de acumular água nas folhas e tolerar perfeitamente a alta temperatura e o ar seco. Em dias especialmente quentes e abafados, o ar ao redor das plantas pode ser pulverizado a partir de um frasco de spray. No verão, eles podem ser retirados ao ar livre.

Prostituta (Hookeri)

É uma planta de tamanho médio com folhas ovais ou redondas assimétricas no topo. A cor das placas é marrom ou cinza-marrom.

As folhas têm dobras semelhantes ao giro do cérebro. O aprofundamento entre as folhas cor de vinho forma um belo padrão em mosaico. A planta floresce em amarelo com pontas vermelhas de flores de pétalas.

Truncado falso (Pseudotruncatella)

As folhas de suculentas lithops pseudotruncatella de diâmetro atingem 3 cm, a altura da planta é de 4 cm e as folhas são pintadas em rosa, cinza ou marrom. Na superfície da chapa, padrões graciosos de linhas e pontos finos. O espaço entre os lobos é profundo. Dela cresce uma grande flor com cerca de 4 cm de diâmetro, de cor amarela dourada.

Lithops são muito exigentes em iluminação, precisam de luz solar durante todo o ano. Portanto, eles devem ser colocados adequadamente nas janelas do sul. E no outono e inverno, organize iluminação adicional com lâmpadas ultravioletas.

Karasan (Karasmontana)

Lithops karasmontana cresce em numerosos grupos. Suas folhas são elípticas, ligeiramente convexas acima e ligeiramente côncavas nas laterais.

O esquema de cores - do branco, azul ao bronzeado ou tijolo. No topo das chapas existem pequenos tubérculos e depressões. A flor deste tipo de lithops é grande, branca ou ocasionalmente rosa. Flores suculentas no final do outono.

Lithops deve ser regado com muito cuidado, porque devido ao excesso de umidade, suas raízes começam a apodrecer. É ideal para regar as plantas da primavera ao outono - não mais do que 1 vez em 2 semanas. No inverno, a rega deve ser excluída antes da formação de novas folhas.

Bromfield (Bromfieldii)

É uma planta perene muito compacta e de aparência estranha, quase sem haste. Suas folhas, separadas por uma rachadura pronunciada, distinguem-se por uma forma cônica invertida.

As chapas de folha plana podem ser marrom esverdeado, verde, marrom vermelho ou esbranquiçado. Na sua superfície, existem pequenos pontos e manchas. Floresce com uma bela flor amarela brilhante.

Soleros (Salicola)

Suculenta baixa de 2,5 centímetros com folhas arredondadas muito carnudas. O espaço entre as placas é raso. As chapas de folhas na parte superior são de cor lisa e verde-oliva. Manchas verdes escuras estão espalhadas na superfície. A flor é bastante grande, com cerca de 4 cm de largura, branca.

Os lithops dos transplantes não devem exceder 1 vez em 3 anos e somente se as raízes da planta preencherem o vaso inteiro. A planta precisa de um vaso raso e largo para crescer com uma alta camada de drenagem. O substrato pode ser adquirido na loja - qualquer mistura para suculentas do deserto é adequada. Ou você pode preparar a mistura do solo:

  • 1/3 parte do húmus decíduo;
  • 1/3 parte de argila;
  • 1/3 da areia do rio.

Dividido (Divergens)

Esta espécie recebeu esse nome devido à sua aparência incomum. Suas chapas não aderem umas às outras, como outros tipos de lithops, mas crescem em direções diferentes, entre as quais se forma uma fenda profunda.

Esta planta é pequena em tamanho - em diâmetro não excede 2,5 cm, em crescimento - não mais que 3 cm. As lâminas das folhas são verdes com pequenas manchas cinza. A superfície das folhas é ligeiramente inclinada. Floresce no outono com uma flor amarela.

Linda (Lithops Bella)

Esta suculenta cresce até 5 cm de largura e até 3 cm de altura. As folhas são muito carnudas e convexas no topo. A diferença entre os lobos não é profunda. A cor das folhas é amarelada ou acastanhada. Floresce no início do outono com uma flor branca e muito perfumada. Lithops não precisa ser alimentado. Todos os oligoelementos necessários que eles recebem do substrato.

Conclusão

Além das espécies descritas neste artigo, Existem muitas outras variedades de lithops, cada uma bonita e única à sua maneira. Não é muito difícil cuidar dessas plantas, e mesmo um cultivador iniciante pode criar as condições certas.

Deixe O Seu Comentário