Convidado tropical em nossas casas Hoya compacta - foto, descrição, as nuances de atendimento
Hoya é uma das poucas plantas de escalada que floresce em casa. Suas flores são estrelas elegantes, brancas, rosa, amareladas, coletadas em inflorescências em forma de guarda-chuva.
Hoya tem um nimbus compacto de cor branca com um centro vermelho e há cerca de 24 flores em inflorescência. Hoya é uma verdadeira videira tropical que penetrou na floricultura interna.
A planta começou a ser cultivada em casa há pouco tempo, mas muitos amantes de flores e jardineiros já gostavam dela. Afinal, uma beleza exótica tem uma aparência incomum e forma de crescimento, e também cheira bem.
Aparência
Compact Hoya é uma videira sempre-verde. As flores em forma de estrelas são rosa brilhante, medindo 1,5 cm de diâmetro, coletadas em uma inflorescência de 15 a 20 peças. A folhagem verde-escura é fantasticamente torcida na forma de cachos que ficam firmes o suficiente no processo descendente. A chapa de chapa é brilhante, como se estivesse coberta de cera. Para essa característica, o hoya é chamado de hera de cera. Além disso, a planta tem uma fragrância agradável e suave.
Foto
Na foto você pode ver como é o compacto Hoya:
Home Care
Apesar de Hoya residir em países quentes, ela não se sente menos confortável em um clima temperado.
A flor não é exigente em cuidados e é resistente o suficiente, isso está associado à sua popularidade.Seleção de localização e iluminação
Para um quarto exot, é importante determinar imediatamente um local de residência permanente, pois os rearranjos o afetam negativamente. Portanto, se a planta estiver se desenvolvendo com segurança, é melhor não se mover. Tirar o hoyu no tempo quente no terraço ou na varanda não vale a pena.
Hoya tolera perfeitamente a sombra, mas se você deseja conseguir a floração, não pode ficar sem iluminação. De preferência para a flor de interior é a presença de luz solar difusa. É melhor escolher peitoris da janela do lado oeste. No verão, é importante proteger do sol, caso contrário, a secagem das folhas não poderá ser evitada.
No período de outono-inverno, a iluminação natural não é suficiente, porque o horário de verão deve durar de 12 a 15 horas. Nesse caso, é necessária iluminação adicional, possivelmente uma lâmpada fluorescente.
Temperatura
Durante o período de vegetação ativa, o regime de temperatura está na faixa de + 17-22 ° C no verão. Ela é capaz de tolerar temperaturas ainda mais altas, apenas rega abundante e alta umidade são necessárias. Mas no inverno, a temperatura deve ser reduzida para + 12-15 ° C; nesse momento, a flor interna não dorme, mas não cresce. A temperatura pode cair para + 10 ° C, mas não menos.
Umidade
Como já mencionado, a planta é universal, você não precisa criar parâmetros especiais na sala. Mesmo com baixa umidade, cresce bem. Os procedimentos de água também serão úteis: pulverização, chuveiro quente.
É importante que a água não caia sobre as flores, ou você precisa limpar imediatamente as gotas de água, caso contrário permanecerão manchas escuras. Recomenda-se ventilação diária da sala.
Khoya é uma planta despretensiosa: se não é lembrada com frequência, não é transferida de um lugar para outro, raramente é regada e replantada, o deliciará com uma floração longa e abundante. É por isso que muitas vezes a hera de cera pode ser encontrada em salas de escritório, às vezes essa cipó trança a parede inteira com seus rebentos.
Rega
Uma planta jovem é regada cerca de uma vez em 2-3 dias. O solo do vaso deve estar molhado, mas não molhado. Mas um adulto é hidratado com menos frequência. Hoya tolera a seca mais facilmente, porque, com a menor falta de umidade, o sistema radicular começa a se deteriorar rapidamente. Na estação fria, a quantidade de umidade é necessariamente reduzida. Uma vez a cada 2 semanas - essa rega será suficiente.
Use água macia e regular para procedimentos sem impurezas e sais. De preferência quente ou à temperatura ambiente.
Fertilizantes e fertilizantes
A fertilização do solo para exóticos é necessária no período ativo, a partir de março. Uma flor responde bem a fertilizantes orgânicos nutritivos, basta aplicá-los uma vez a cada 30 dias. Preparações minerais contribuem cerca de 2 vezes por mês.
Normalmente, são usados fertilizantes para plantas com flores ou complexos de nutrientes. No período frio, é melhor recusar a cobertura.Solo
Hoya também não tem queixas sobre o ambiente de crescimento. Uma flor pode e crescerá em qualquer terra. Mas o substrato mais adequado para um hóspede tropical deve ter friabilidade, leveza e fertilidade. Não menos importantes são essas qualidades: respirabilidade e resistência à umidade. O solo é adequado para palmeiras ou orquídeas internas.
Se você deseja preparar o solo, é adequada a seguinte composição da mistura do solo:
- relva - 1 parte;
- terra decídua - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- areia grossa - 1/2 parte.
Para evitar processos de estagnação e deterioração de líquidos, uma camada de drenagem certamente deve estar no fundo da panela. Como drenagem utilizada:
- argila expandida;
- tijolo quebrado;
- seixos;
- pedra britada fina.
Poda
Para ramificação, aperte uma flor após 4 folhas. Novos brotos crescem da raiz. Brotos secos por muito tempo, sem vida, são removidos. A aparagem do compacto Hoya estimula o surgimento de novos brotos saudáveise também dá uma forma elegante à coroa.
Assista a um vídeo sobre como cuidar de uma hoya em casa:
Características de cuidados ao ar livre
Eles plantam um belo hoya não apenas em vasos, mas também em campo aberto. No entanto, para isso, é preferível escolher um local sem luz solar intensa, com sombra parcial clara. A rega abundante do solo e do sistema de alimentação também é importante - em tais condições, é possível o pleno desenvolvimento das videiras. No inverno, a planta é desenterrada, transplantada para uma panela e levada para uma sala fresca.
Ainda vale a pena cuidar da maré, então a flor os ovará fantasiosamente. Se esse evento for ignorado, no espaço aberto os brotos se espalharão pelo chão. No projeto paisagístico, o hoyu é usado para decorar estruturas verticais, arcos, mandris e terraços.
Doença
Hoya compact é uma flor exótica que suporta doenças. Pode-se dizer que praticamente não é afetado por infecções. No entanto, problemas de saúde podem ocorrer devido a cuidados inadequados:
- a aparência da folhagem seca - o sistema de irrigação está quebrado, a baixa temperatura do conteúdo;
- as folhas enrolam fortemente, ficam pálidas - frio ou excesso de luz;
- brotos que caem indicam falta de iluminação, movendo a panela durante a floração;
- se as folhas caem, significa que há ar quente e seco na sala, falta de nutrientes;
- suspensão no crescimento - falta de nitrogênio mineral no solo;
- se as folhas ficarem amarelas - isso é evidência de uma baixa temperatura na sala, falta de fluido, solo selecionado incorretamente, irrigação com água dura.
O pleno desenvolvimento da hoya é impedido por insetos nocivos. Entre eles estão:
- cochonilha;
- mosca branca;
- escudo de escala;
- ácaro.
Este último provoca a escuridão da chapa. E essas pragas se alimentam da seiva da planta. Como resultado, a flor está exausta, desbota, seca, o que é um sinal de exotismo.
Se tais vizinhos forem encontrados, cada chicote deve ser cuidadosamente tratado com uma solução inseticida.Reprodução
Em casa, um compacto de hoya é produzido de três maneiras principais: por sementes, estacas e estratificação.
- Caminho da semente mais teórico, na prática, não é usado em casa. Em virtude de sua não eficiência, não produtividade. Raramente sementes são plantadas em uma planta, e comprá-las é um problema. Eles são caros e não são fáceis de encontrar. Além disso, a semente tem um prazo de validade muito curto.
- Estacas considerado o método mais simples e eficaz de reprodução. Mas ele também tem seus prós e contras. Nem sempre as condições permitem que a parte aérea se enraíze ou a planta esteja doente, esgotada. Então, também, não pode dar filhos. Por outro lado, o método Cherenkov é simples de implementar e até mesmo os cultivadores iniciantes podem fazer. É possível obter uma nova cópia semelhante à mãe. Não são necessários investimentos em dinheiro.
- Propagação por estratificação do caule. Esta opção nem sempre funciona. A dificuldade está na duração do processo de enraizamento, na formação de um novo sistema radicular. No entanto, em geral, produz bons resultados e não causa muitos problemas.
Se levarmos em conta que o hoya é uma flor tão universal que cresce em praticamente qualquer microclima e não requer cuidados especiais, fica claro por que a flor é tão procurada. Sem mencionar a aparência espetacular, que criará uma atmosfera incomum e aconchegante em qualquer ambiente.