Ajudando sua planta favorita: por que o aloe fica amarelo e o que fazer com isso?
Aloe (o segundo nome é agave) por muitos anos ocupa uma posição de liderança entre os favoritos dos jardineiros. E isso não é acidente. Afinal, essa planta é considerada universal: ela desempenha tanto uma função estética quanto uma de cura.
Além disso, o aloe não é particularmente caprichoso nos cuidados. Esta é outra razão pela qual em quase todas as casas você pode encontrar uma planta perene.
Este artigo descreve as causas do amarelecimento de partes do aloés, bem como maneiras de combater esse problema.
Por que a cor amarela aparece nas pontas das folhas?
Pode haver várias razões pelas quais as extremidades das chapas são pintadas de amarelo. Os mais comuns são:
- modo de luz incorreto;
- umidade excessiva do solo;
- podridão do sistema radicular;
- mistura inadequada do solo;
- doenças e pragas.
Como tratar em casa?
- Iluminação. Aloe adora luz, mas tudo é bom com moderação. A sala em que o vaso com a planta está localizada deve estar bem iluminada, porém essa luz não deve ser direta - verifique se os raios de luz estão dispersos. Mas não exagere na proteção da flor da luz, porque, devido à falta de luz, as extremidades das folhas também podem ficar amarelas.
- Selecione modo de rega adequado. Nesse caso, também é bom suportar a medida. O substrato não deve estar seco. Para regar adequadamente o aloe, você deve seguir as seguintes regras:
- Mais uma vez, é possível umedecer o solo somente quando o solo secar e permanecer nesse estado por pelo menos um dia;
- se você pulverizar o ar ao redor das plantas, é necessário reduzir a abundância e a frequência da rega.
- A escolha de misturas de solo. A terra no vaso deve estar quase sempre umedecida. É necessário garantir que o solo seja afrouxado. Ao escolher o solo na loja, você precisa prestar atenção à sua acidez.
- Doenças e Pragas. Geralmente, o ataque de um ácaro leva ao amarelecimento das extremidades das placas das folhas. É fácil perceber devido à trama formada na superfície da planta. No entanto, esses sinais óbvios aparecerão apenas quando a flor começar a morrer. Portanto, para impedir o desenvolvimento de parasitas no aloe, é necessário inspecioná-lo regularmente e realizar procedimentos de higiene: limpe as folhas do pó e lave toda a planta no chuveiro. É necessário lutar com um ácaro com a ajuda de drogas acaricidas.
Vídeo sobre o combate às folhas amareladas de aloe:
Manchas amarelas em toda a folha
A pigmentação nas lâminas de folhas de aloe é observada por várias razões:
- Falta de umidade no solo - é mais provável que você umedeça o solo muito raramente ou a sala esteja muito quente, devido à qual o substrato seca rapidamente.
Importante! A terra seca é considerada o habitat ideal para várias pragas.
- O desenvolvimento de infecções fúngicas. Freqüentemente, nesses casos, as seções das folhas não apenas ficam amarelas, mas também ficam macias e sem vida. Para livrar a planta do fungo, você precisa tratar o aloe com uma solução de sabão. Se essa manipulação não ajudar, você deve recorrer a medicamentos antifúngicos.
- A planta pode ficar coberta de manchas amarelas, mesmo pelo fato de raramente ser removida do pó. Você precisa fazer isso com um pano comum umedecido em água limpa e, uma vez por mês, pode limpar a superfície da flor com um cotonete umedecido com uma solução alcoólica. Esta será uma excelente prevenção do desenvolvimento de várias doenças.
Você pode aprender mais sobre as causas dos problemas com as folhas de aloe, bem como como resolvê-las, neste artigo, e aqui falamos sobre por que a planta seca e como salvá-la.
Amarelecimento na base
Existe apenas uma explicação para um processo tão negativo - o solo está cheio demais. Muitas vezes, devido ao constante alagamento do solo, os rizomas começam a apodrecer. Isso leva ao aparecimento de podridão radicular. Esta doença sobe gradualmente das raízes para a base da planta e, se você não superar a doença do aloe no tempo, ela pode morrer completamente.
Como consertar a situação?
- Você precisa remover a flor do vaso, limpar as raízes do solo e remover todas as áreas apodrecidas.
- Na haste, também é necessário cortar todas as partes danificadas antes que uma camada saudável apareça.
- Depois, todas as partes cortadas precisam ser lavadas, secas e polvilhadas com carvão moído.
- Deixe a flor infundir por várias horas e somente depois que o babosa for plantado em uma panela.
A capacidade da flor deve ser pequena. No início, a rega raramente é necessária e apenas através do palete, até que o perene se adapte.
Mais informações sobre o que fazer se o aloe medicinal na panela apodrecer, desaparecer e desaparecer, você encontrará aqui.
Como cuidar da planta para que não haja problemas?
- Escolhendo um lugar e iluminação. Você pode pegar qualquer parapeito da janela, mas certifique-se de que a luz solar direta não caia sobre o aloés. No inverno, não será permitido fornecer luz adicional à flor.
- Solo. Deve ser nutritivo, solto e ter boa permeabilidade ao ar.
- Top vestir. É melhor fertilizar o solo somente quando o aloe estiver em um período de crescimento ativo. No inverno, recomenda-se descansar dos fertilizantes minerais e não alimentar a flor.
- Umidade do solo. No verão, você precisa regar o mais rápido possível, mas não exagere. No inverno, você precisa descansar a planta e raramente regá-la.
Ajuda. Muitas vezes, é necessário borrifar o ar ao redor da flor, mas certifique-se de que a água não permaneça diretamente na superfície das placas das folhas. No inverno, a pulverização geralmente é interrompida.
- Proteção de pragas e doenças. Toda semana, você precisa inspecionar o babosa para detectar parasitas e doenças. Limpe as folhas com mais frequência, ventile a sala em que a flor está localizada, mas para que os rascunhos não se formem.
Assista a um vídeo sobre cuidados com as plantas:
Conclusão
Cuidar de uma planta perene não exige muito esforço, mas ainda sem a sua ajuda, é improvável que ela se desenvolva completamente. Portanto, você precisa alocar pelo menos 30 minutos por semana para garantir o pleno crescimento e desenvolvimento da planta. Somente sob essa condição você pode desfrutar do magnífico crescimento do aloe e usar suas propriedades medicinais.