Notocactus exótico - hóspede despretensioso do sopé da América do Sul

As plantas exóticas sempre foram um convidado interessante e bem-vindo para um produtor doméstico. No entanto, muitas vezes cuidar deles é demorado. O que fazer se você quiser ficar exótico em casa e não houver possibilidade ou desejo de cuidar disso com cuidado? Em tal situação, um hóspede despretensioso do sul pode ajudar - notacactus. Notocactus é uma espécie popular e é encontrada em todas as coleções de cactos. As plantas diferem na forma, cor e aparência dos espinhos (folhas). Eles não são exigentes em cuidados, e a floração é tão incrível que nenhum colecionador pode resistir a esse tipo de cacto.

Informações gerais

Notocactus, também conhecido como Notocactus, Brasilicactus, Eriocactus Parodia, é um grupo de plantas com até 25 espécies da família dos cactos (Cactaceae). Distingue-se da maioria dos parentes da classe pela presença de uma flor grande e bonita no topo do caule.

A flor é em forma de funil, crescendo em um pedículo carnudo curto. A cor da flor varia de amarelo a vermelho. O caule do cacto é único, baixo (de 10, mas não mais de 100 centímetros de altura), difere em uma forma esférica ou cilíndrica de uma cor verde escura. Nas bordas do cacto existem pequenos tubérculos nos quais se encontram as areolas com uma ligeira pubescência. Os espinhos crescem das areolas, de 1 a 3 grandes a 35 menores.

Na natureza, essa beleza cresce na América do Sul, Bolívia, Brasil, Uruguai e Paraguai, além da Argentina. Por seu local de residência, ele escolhe principalmente morros cobertos de grama alta e arbustos, adora sombreamento. Às vezes, pode ser encontrado em rochas e falésias.

Ajuda: "notus" em latim significa "sul", que fornece uma descrição muito vívida de notocactus - "sul", não tolera frio. A planta foi descoberta pela primeira vez pelo botânico alemão Karl Schumann no século XVIII.

Os principais tipos e suas fotos

Notocactus Uebelmanius


O cacto é esférico-achatado, a altura é de 12 a 16 centímetros, a espessura do caule tem cerca de 16 cm de diâmetro. praticamente não forma brotos laterais, até cinco flores vermelhas podem se formar no topo do caule durante a floração

Haselbergius (Hazelberg)


Planta com caule levemente alongado, altura de 12 a 15 centímetros e diâmetro pequeno - de 5 a 10 centímetros. Durante a floração, produz várias flores. até 2 centímetros de tamanho.

Notocactus Ottonis (Notocactus Otto)


O caule geralmente tem a forma de uma bola, com até 15 centímetros de diâmetro. Lança alguns brotos de raiz. Também possui um pequeno número (1-2) de flores amarelas.

Magnificus (magnífico)


Possui uma haste esférica de até 16 centímetros de altura, atinge um diâmetro de até 15 centímetros, produz muitos rebentos basais. Cor da haste - verde com uma tonalidade azul. No verão, floresce com várias flores amarelo-acinzentadas.

Apricus (girassol)


É um pedúnculo levemente achatado com muitas areolas. Durante a floração, geralmente dá duas flores grandes (até 10 centímetros de tamanho!) De tonalidade vermelho-amarela.

Tabularis (plano)


Tem um ápice achatado e costelas largas. Suas flores são bastante grandes (até 8 centímetros de diâmetro).

Cada espécie também possui várias subespécies., que pode diferir da cor principal das flores e agulhas.

Leia mais sobre os tipos de notocactus descritos aqui.

Manutenção de instalações domésticas

Esse representante da flora é completamente despretensioso, o que facilita muito o cuidado dele em casa. Você deve considerar algumas das nuances mais importantes associadas ao conteúdo deste cacto em casa.

Iluminação

O Notocactus, como qualquer outro cacto, adora muito a luz solar e precisa dela. Para a localização desta planta, vale a pena escolher um local onde nada impeça a luz solar direta.

Importante! Os raios abrasadores do sol podem prejudicar o cacto! Até as queimaduras!

É necessário obscurecer a localização nesses casos. Um pedaço de gaze ou papel vegetal é adequado para sombreamento. Para o amadurecimento mais completo das flores, no inverno, a planta deve ser iluminada com os chamados "phytolamps" por pelo menos 10 horas por dia.

Rega

Na primavera e no verão, é necessário regar o cacto para que o substrato em que cresce não seque completamente. Ao mesmo tempo, você não deve molhar demais o animal, pois ele pode começar a apodrecer nas raízes. Na estação mais fria, no outono e inverno, o tamanho da irrigação pode ser reduzido a moderado. É importante evitar a secagem da terra em uma panela!

Para regar o notocacto, é altamente recomendável usar água assente à temperatura ambiente. Você também pode usar chuva limpa ou água derretida.

Temperatura

Notocactus é um animal de estimação termofílico, prefere uma temperatura que varia de 22 a 26 graus Celsius.

No entanto, ele não sofrerá com temperaturas mais altas. Também é aconselhável que o ar na sala seja ventilado regularmente.

Na estação quente, será útil levar a planta para a varanda. No inverno, a temperatura na sala onde o cacto está localizado não deve cair abaixo de 10 graus Celsius; caso contrário, pode simplesmente congelar e morrer.

Seleção do solo

Recomenda-se optar por consistência frouxa, solo argiloso, com areia de rio grande contida em sua composição. A turfa no substrato também é desejável. Em lojas especializadas, você também pode comprar uma versão pré-fabricada do solo para cactos - mas é aconselhável "diluí-lo" com areia do rio para que essa areia fique visível.

Panelas adequadas

Desde o cacto não tolera grandes quantidades de fluido na terra em que cresceportanto, vale a pena pegar uma panela que ajude a proteger as raízes da planta do excesso de água e, como resultado, apodrecer.

Para tais fins, você precisa de um tanque com propriedade de drenagem, além da função de armazenamento de calor o maior tempo possível. Tais qualidades têm vasos de barro, com orifícios para deixar o excesso de água no fundo. Você pode usar recipientes de plástico, mas observe o regime de temperatura, pois o plástico retém o calor muito menos que a cerâmica.

Devido ao crescimento gradual das raízes e dos processos radiculares do notocacto, é necessário selecionar um vaso de diâmetro e tamanho suficientemente grandes.

Poda

Apesar do notocactus crescer lentamente, eles precisam ser aparados periodicamente. Quando atingirem mais de 17 centímetros de altura, o topo deve ser aparado com tesouras afiadas. Em seguida, o local do corte deve ser "afiado", feito como um lápis, para impedir a entrada de cactos. Depois disso, o notocacto deve secar por uma semana - para isso, reduza a rega regular.

Não faça o corte muito pequeno, pois pode secar a planta!

Transplante

Prestando atenção ao crescimento lento desse representante da flora, muitas vezes não é necessário transplantá-lo. Só é necessário garantir que as raízes do cacto não comecem a sair do vaso - isso indica que chegou a hora do transplante. O melhor momento para transplantar para um novo local é o período de inverno, porque nessa época do ano o crescimento da planta diminui ainda mais.

Ações de transplante:

  1. É necessário parar de regar a planta três dias antes de passar para uma nova panela.
  2. No dia do transplante, remova cuidadosamente a camada superior da terra na panela e, com cuidado, embrulhe o notocacto com jornal ou pano, remova-o do local antigo.
  3. Em seguida, você precisa limpar as raízes do solo aderente, cortar as raízes podres.
  4. Em seguida, abaixe o cacto em uma panela nova e maior e encha-o gradualmente com substrato fresco, batendo periodicamente suavemente no recipiente em uma superfície dura para que o solo seja distribuído uniformemente.
  5. Top vestir

    A fertilização de um organismo em crescimento é recomendada durante a estação quentequando o cacto está na fase ativa de crescimento. É suficiente uma ou duas vezes por semana.

    Atenção! É melhor fertilizar o notocacto com um fertilizante especial contendo potássio para cactos comprados na loja.

    Os fertilizantes biológicos, pelo contrário, são indesejáveis, uma vez que esta planta requer potássio.

    Cuidado de inverno

    No inverno, existem algumas nuances no cuidado de notactactus, a saber:

    • Você deve parar de fertilizar a planta.
    • Reduza a quantidade de água (uma vez a cada três semanas, em pequenas porções, para evitar secar).

    Para evitar a secagem, também é necessário proteger o local do efeito térmico dos dispositivos de aquecimento.

    Ações após a compra

    Ao comprar uma flor, você deve prestar atenção à sua aparência. Todos os tipos de aglomerados de pontos vermelhos, manchas de aparência não natural no próprio cacto, bolas de aranha no chão indicam a presença de parasitas! Essa planta não deve ser adquirida. Se a condição da flor na compra for satisfeita, trazendo-a para casa, você deve limitar a quantidade de outras plantas por uma semana. Então você precisa transplantar o notocactus em uma nova panela.

    Reprodução

    Esse representante da família dos cactos se propaga de duas maneiras - por processos a partir do caule ou raiz, ou por sementes de flores.

    • Em caso de reprodução por sementes.
      1. dia de espera em uma solução desinfetante de permanganato de potássio;
      2. então as sementes são plantadas no solo e mantidas a uma temperatura de pelo menos 25 graus Celsius.
    • Reprodução por processos. Como a propagação por sementes é bastante difícil e requer cuidados e atenção especiais, geralmente o notocactus é propagado por processos.
      1. é necessário separar o processo aparecido da haste principal;
      2. plantar em um recipiente previamente preparado com o solo.

    Com luz e calor suficientes, a nova planta criará raízes facilmente e continuará a crescer.

    Floração

    As flores desses cactos são diurnas, ou seja, florescem à luz do dia. Geralmente, o período de crescimento das flores ocorre na estação quente (março-julho). A floração dura até três meses. No outono e inverno, o notactactus retarda seus processos internos e não floresce.

    Vídeo como a flor do notocacto floresce:

    Doenças e Pragas

    Os parasitas mais comuns no corpo deste cacto são os ácaros, minhocas e insetos (semelhantes aos pulgões). É difícil detectar a presença de pragas devido ao pequeno tamanho da planta em si.

    O ácaro da aranha, de acordo com o nome, deixa teias de aranha nas agulhas e no caule, pequenas manchas amarelas ou acastanhadas aparecem no escutelo, mas o verme pode ser indexado pelos produtos de sua atividade vital que permanece no solo - crescimentos esféricos de "algodão" branco.

    Se forem detectados sinais da doença, trate imediatamente a flor “doente” com uma preparação especial. (pode ser encontrado em lojas especializadas).

    Flora semelhante

    Algumas das flores mais semelhantes devem ser destacadas.

    • Rebucia.

      Cacto esférico crescendo na Bolívia. Um menor, comparado com a planta que estamos considerando - atinge, em média, um tamanho de 9 centímetros. Leia mais sobre rebates aqui.

    • Cephalocereus

      Também cresce lentamente, produz flores que se parecem com um monte de cabelos grisalhos, e é por isso que o nome é traduzido do latim "cabeça do velho".

    • Echinopsis.

      Também possui um talo na forma de uma bola achatada ou alongada. Difere nas inflorescências que crescem não do topo do caule, mas dos lados.

    • Ariocarpus.

      Cacto extremamente interessante que não possui espinhos (leia aqui sobre cactos sem espinhos). O caule é achatado, seus processos são triangulares. Também brota uma flor grande no ápice.

    • Gymnocalycium.

      Haste principal esférica que cresce de 3 a 30 centímetros! Floresce com várias inflorescências do topo.

    Assim, cultivar notactactus em casa não é um procedimento complicado. Uma planta extremamente despretensiosa deliciará o proprietário com lindas flores brilhantes na estação quente.

Deixe O Seu Comentário