O bizarro "velho peruano" tem tudo a ver com cultivar Espostoa

Espostoa se destaca de toda a família com seu robe macio e grosso. Com suas formas bizarras, a flor decorará qualquer casa, se tornará uma adição exótica à decoração e encantará os moradores e convidados da casa por muitos anos. Neste artigo, aprendemos sobre a história dos cactos do gênero Espoosta, sobre espécies e variedades populares, sobre as regras para cuidados com os cactos, características de plantio, características do cultivo e criação em um canteiro, reprodução, bem como sobre as nuances da floração, tipos semelhantes de suculentas e as pragas e pragas mais comuns. problemas

Descrição botânica

Espostoa (esposta) refere-se ao numeroso gênero de suculentas da família dos cactos. O nome latino para o cacto é Espostoa Cactus, que leva o apelido engraçado “fofo” ou “velho peruano” por seu revestimento acinzentado e espesso. Alguns botânicos consideram Espostoy uma espécie do gênero Cleistocactus (Cleistocactus) (leia sobre Strauss Cleistocactus neste material). As plantas podem ter uma forma de árvore, colunar ou arbusto. As hastes podem se ramificar um pouco ou esfregar. O gênero inclui até 15 variedades de espostoa.

Importante! Em casa, os cultivadores de flores crescem principalmente com lã própria. Essa variedade é mais adaptada ao nosso clima.

História da descoberta, habitat e aparência de cacto

As primeiras descrições do gênero remontam ao início do século XX. A flor tem o nome de Nicholas Esposto, botânico do Peru, diretor de um jardim botânico em Lima, capital do Peru. A terra natal do exot é considerada a África do Sul, Equador, as regiões norte e central do Peru. O habitat natural é um terreno rochoso íngreme, encostas suaves dos vales das montanhas. As hastes são maciças, colunares, podem ser bem ramificadas, têm a forma de um candelabro.

Em casa, os cactos não se ramificam.

Na natureza, um cacto cresce de 4 a 7 m de altura. O diâmetro dos rebentos de adultos é de até 15 cm e as costelas são baixas, rombas e retas. O número de costelas é de 20 a 30. Os espinhos crescem das areolas e crescem de 30 a 40 peças. Os espinhos são finos, retos, com 0,5-1 cm de comprimento e a cor dos espinhos pode ser amarelada, vermelha e cinza. Os espinhos centrais são densos, rígidos, escuros, com 1 a 3 cm de comprimento e também formam pêlos lanosos nas aréolas. As flores são em forma de sino, aparecem principalmente na natureza.

A pubescência espessa evita o superaquecimento e queimaduras solares do caule. As frutas são suculentas, na natureza são consideradas comestíveis. As sementes são foscas, pretas, têm um revestimento denso - pubescência.

Tipos e variedades populares

Espostoa lanata (lanosa, lanata)


Por sua aparência e aparência engraçada, essa flor é chamada "Velho Peruano", "cacto é um homem velho". Distingue-se pela decoratividade. O tronco na natureza pode crescer até 3-5 metros. Em casa, cresce para apenas 1 m. O caule se ramifica apenas em plantas adultas. Costelas são numerosas, até 25-30 no caule. Todo o caule é coberto por uma pubescência branca e espessa, através da qual os espinhos avançam. Os espinhos são curtos, numerosos, de cor amarelada com uma ponta vermelha. As flores são brancas, formadas em cefalus. A variedade tem muitas variedades híbridas.

Melanostele (barriga preta)


O nome sinônimo da planta é Pseudoespostoa melanostele (Pseudoespostoa melanostele). Os troncos das plantas adultas adquirem um tom escuro e preto. As hastes crescem até 2 m de altura. Os topos são trançados firmemente por um casulo branco de pelos de lã. Costelas retas, até 25 peças. Os espinhos são numerosos, de cor clara ou escura, com um tom amarelo. Os espinhos medem de 2 a 4 cm e as flores são brancas. Eles crescem na natureza em áreas rochosas do deserto (leia sobre cactos do deserto aqui).

Ritteri (Ritter)


Ritter é uma das variedades mais bonitas de cactos fofos, uma variedade criada, um híbrido de epostoy lanoso (você pode aprender mais sobre cactos fofos aqui). Inaugurado na década de 60 do século XX no Peru. O caule é denso, em forma de árvore, cresce cerca de 4 m de altura. Tem brotos laterais. As costelas são baixas, existem sulcos transversais. As areolas têm cabelos finos e brancos, com até 2 a 3 cm de comprimento. Os espinhos são finos, em forma de agulha, com 1 a 2 cm de comprimento. A cor dos espinhos pode ser amarelo claro, existem sub-classes com espinhos marrom-avermelhados (existem cactos sem espinhos?). As flores são brancas, grandes, com até 5 cm de diâmetro. Em comprimento, as flores crescem 7-8 cm.

Como cuidar em casa?

Temperatura

Entre a primavera e o outono, a temperatura ambiente é ideal. No inverno, a temperatura pode ser reduzida em vários graus. No verão, o deserto de Espoosta pode suportar temperaturas de 25 a 30 ° C.

Importante! abaixar a temperatura abaixo de 8 ° C é inaceitável.

Rega

Uma condição importante é a irrigação limitada ao longo do ano. No outono e inverno, a rega pára, você pode umedecer o solo uma vez por mês. A rega é feita quando o coma de terra está completamente seco. A planta não requer pulverização adicional.

Uma flor adora ar fresco, no verão, no calor, você deve tirar vasos em varandas abertas.

Iluminação

Espostoa absorve muita luz durante todo o ano. Potes leste e oeste adequados. É melhor sombrear as janelas do sul ao meio-dia com uma cobertura leve, pois o sol agressivo pode danificar a flor. Após um feriado de inverno, a flor é ensinada ao sol gradualmente.

Solo

O substrato deve ser leve, solto, para permitir a passagem de água e ar. A drenagem é necessária. Lascas de mármore, argila expandida, poliestireno triturado são usadas como drenagem.

Composição do solo:

  • Terra da folha - 1 h.
  • Areia - 1 hora
  • Terra Sod - 2 horas
  • Chips de tijolo - 2 horas
  • Camada de drenagem.

Poda

O procedimento é melhor realizado com um transplante. A poda é necessária apenas para uma planta adulta.

Padrão de corte:

  • Brotos saudáveis ​​são talos de talos.
  • Os topos das plantas cobertas de vegetação são cortados para enraizamento adicional das mudas.
  • Além disso, processos danificados infectados por bactérias patogênicas devem ser cortados.
  • É necessário o corte sanitário de fragmentos de raiz seca e apodrecida.
Importante! locais de cortes são secos e polvilhados com carvão moído ou carvão ativado.

Top vestir

Os fertilizantes são aplicados de maio a setembro em pequenas doses por irrigação. Regime de alimentação - 1 vez em 3 a 4 semanas. Fertilizantes complexos especiais comumente usados ​​para cactos e suculentas. Na primavera, a flor precisa de fertilizantes nitrogenados. No verão e outono, é melhor alimentar o substrato com potássio e fósforo. Fertilizantes orgânicos de baixa concentração podem ser usados.

Recomenda-se alternar fertilizantes minerais e orgânicos.

Pote

O pote não precisa ser muito grande e profundo. Ao transplantar, use um vaso maior com 2 cm de diâmetro. O vaso é selecionado levando em consideração o volume do sistema radicular. É melhor usar recipientes de cerâmica que não são de vidro. A superfície interna áspera da panela contribui para um melhor fortalecimento dos processos radiculares.

Certifique-se de ter orifícios na panela na parte inferior para drenar o excesso de água.

Transplante

As flores são transplantadas todos os anos. Plantas adultas precisam de transplante uma vez a cada 5 anosquando a panela fica pequena, as raízes não se encaixam no recipiente.

Importante: a cada 3 anos, a camada superior do substrato deve ser renovada. Ao transplantar, danos à integridade do sistema radicular são inaceitáveis, isso pode levar à morte da planta. O procedimento é realizado no início da primavera.

Esquema de transplante:

  1. Uma camada de drenagem de 3-4 cm é derramada no fundo da panela.
  2. O solo do arbusto mãe está encharcado.
  3. A planta é removida juntamente com um pedaço de terra.
  4. Raízes podres e secas higienizadas e podadas.
  5. O mato é transplantado por transbordo.
  6. Um novo substrato é derramado nos espaços vazios da panela.
  7. O solo é ligeiramente batido nas laterais, fixando as mudas.
Importante! A rega para de 3 a 4 dias. Os vasos são instalados à sombra durante todo o período de adaptação.

Invernada

No inverno, a planta está em repouso. É necessário reorganizar os vasos em uma sala mais fria.

A temperatura ideal para o inverno é de 14 a 16 ° C. No inverno, uma curta luz do dia requer iluminação artificial com lâmpadas especiais por várias horas por dia. A fertilização de uma flor durante esse período não é recomendada.

Características do pouso em campo aberto

Espostoa não é uma planta resistente ao inverno. A flor não tolera inverno e outono úmido e frio de clima temperado. No verão, você pode plantar ou cavar vasos em um canteiro de várias camadas entre pedras. No campo aberto para o inverno, as flores são transferidas para o apartamento. Orvalho, abundância de chuvas, quedas diárias de temperatura, água do solo são contra-indicadas para a planta.

Reprodução

Estacas

Maneira bastante simples. O procedimento é realizado na primavera ou no verão.

Esquema de Cherenkov:

  1. Estacas apicais ou processos laterais são cortados.
  2. Locais de cortes são processados ​​por carvão.
  3. O material de plantio é seco por 2 dias em um local sombreado.
  4. Estacas enraizadas em uma mistura de turfa.
  5. A temperatura do conteúdo é 18 - 23 ° C.
  6. Estacas enraizadas são transplantadas em vasos pequenos para crescimento.

Sementes

O processo de semeadura é meticuloso e demorado. O procedimento é realizado na primavera. As sementes são semeadas em uma mistura de areia e solo do jardim.

Padrão de semeadura:

  1. Recipientes rasos e espaçosos acomodam o solo.
  2. Distribuir uniformemente as sementes sem aprofundar.
  3. Semeadura superior ligeiramente polvilhada com areia.
  4. A semeadura é levemente umedecida.
  5. Os recipientes são cobertos com filme ou vidro.
  6. A estufa é exibida diariamente.
  7. Temperatura do ar - até 27 ° C.
  8. Assim que os primeiros rebentos romperem, o vidro é removido.
  9. A iluminação é clara.
  10. As mudas mergulham após 3 a 4 semanas em recipientes separados.

Crescimento e seleção em um canteiro de flores

Espostoa tem um pequeno aumento, cresce lentamente, os jardineiros geralmente o plantam em um tronco poderoso de cereus e outras suculentas grandes. O canteiro de flores usa uma mistura nutritiva de solo e areia comuns do jardim, na proporção de 2: 1. A drenagem é adicionada a cada furo - cascalho ou fragmentos de tijolo, lascas de mármore. Você pode alimentar a flor com uma solução de verbasco de fraca concentração.

Nuances de floração

As flores emergem dos cefalos formados ao longo do tempo no topo do caule. As flores são em forma de funil, bastante grandes, de 5 a 8 cm de comprimento. A cor das flores é rosa ou branca (leia aqui sobre cactos com flores rosa).

Importante! Uma característica da floração - as próprias flores florescem à noite.

E se os botões não aparecerem?

O ciclo anual de desenvolvimento da planta deve ser observado. Certifique-se de observar o período de descanso, transfira a flor para um local fresco. No inverno, para estimular a formação de brotos, deve-se fornecer boa iluminação e manutenção a seco.

Os floristas observam que Espoosta e seus seguidores híbridos florescem muito raramente em casa.

Doenças e Pragas

  1. A podridão da haste ocorre devido ao transbordamento. É necessário aparar as hastes infectadas, replantar uma flor e substituir a mistura do solo.
  2. O calcário na linha do cabelo é o resultado de ar velho e alta umidade. A rega deve ser interrompida por 7 a 10 dias. Os vasos são reorganizados em um local mais leve e mais quente.
  3. O processamento do substrato e a pulverização do caule com uma solução de actara ou phytoerm ajudarão a se livrar do ácaro e da cochonilha.
  4. Dos pulgões, o tratamento de arbustos com biotina ou outros fungicidas ajudará.

Flora semelhante

  • Espoosta é incrível (Espostoa mirabilis) cresce em um arbusto em forma de árvore. As hastes são claras, verdes com uma tonalidade cinza. Espinhos - agulhas finas.
  • Espoosta senile (Espostoa senilis) cresce até 2 m de altura. Espinhos são peludos, brancos. As flores são creme, florescem apenas à noite.
  • Escobaria dasyacantha var. Chaffeyi também tem uma "túnica" fofa. Agulhas espinhosas, até 2 cm.
  • Escobaria Schneda (Escobaria sneedii) cresce em grupos de hastes. As nervuras são cilíndricas. Espinhos são brancos, grossos.
  • Escobaria de espinhos grossos (Escobaria dasyacantha). O caule é alongado, com até 7 cm de diâmetro. Os espinhos são fortes, longos, com até 1,5 cm de comprimento. As flores são rosa.

Espostoa é uma flor do deserto, resistente e não caprichosa. Observando todas as regras de cuidados, em pouco tempo você pode cultivar exóticas macias e decorativas saudáveis.

Vídeo útil

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre como cuidar de cactos do gênero Espostoa:

Assista ao vídeo: O Bizarro - Melhor do Rap Feat Yong D. Vídeo Oficial (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário