Belezas multiflorais - rosas de polyanthus. Fotos, instruções para o cultivo a partir de sementes, dicas de cuidados

A variedade de classes e variedades de rosas é fascinante e impressionante. Tecelagem, miniatura, chá híbrido, floribunda ...

Dezenas, centenas de grandes variedades e variedades! Há um lugar para os amantes da beleza desta flor deslumbrante. As rosas de Polyanthus parecem brilhantes e dignas entre esta abundância luxuosa. Despretensiosas e muito bonitas, essas plantas magníficas decoram qualquer jardim ou jardim de flores.

O que é isso

As rosas de Polyanthus - que significa "multi-floridas" - são plantas com inflorescências exuberantes de dezenas de flores.

As flores são pequenas em diâmetro (cerca de 4-6 cm, algumas variedades são de flores grandes, até 10 cm). As inflorescências são generosamente espalhadas por arbustos, e parece realmente fascinante. A planta em si é um arbusto, cuja altura depende da variedade. Existem opções compactas, literalmente, com 30 cm de altura, e grandes - atingem um metro e até um metro e meio de altura. As folhas verdes escuras e lustrosas geralmente cobrem os caules em abundância.

História de ocorrência

As rosas de Polyanthus foram trazidas no final do século antes pelo último, pelo cultivador-criador de flores da França Jean-Baptiste Guillot.

As cruzes eram rosas de chá chinesas e variedades de flores múltiplas em miniatura do Japão. Graças a esta hibridação, plantas muito interessantes foram obtidas.

Rosas da China deram híbridos brilhantes flores bonitas. Das rosas japonesas, os híbridos usavam abundante folhagem brilhante e grandes inflorescências de dezenas de flores.

Características distintivas desta espécie

Curiosamente, as variedades de rosas de polyanthus quase não têm espinhos. O esquema de cores é vermelho, rosa, laranja e branco. Às vezes, existem variedades com flores, pintadas imediatamente em dois tons. Ao contrário de muitos outros tipos caprichosos de rosas, os polyanthus são despretensiosos, o inverno está bem, mesmo nas duras condições dos Urais e da Sibéria, e se reproduzem facilmente, transmitindo caracteres varietais. As flores das rosas de polyanthus (quase todas as variedades) não têm aroma.

Descrição das variedades

Variedades de rosas de polyanthus são geralmente divididas em subgrupos: subdimensionados e grossos.

O primeiro - arbustos de até 60 cm de altura. Exemplos de variedades:

  • Rei da fronteira (flores com um meio branco e uma borda vermelha).
  • A fada (flores cor de rosa).
  • Snow Ballet (flores brancas com aroma).

A segunda - plantas com até 150 cm de altura, flores grandes. Exemplos de variedades:

  • Iceberg - flores brancas.
  • Holstein - pétalas de rubi.
  • Kate Bayer - combina tons de laranja e coral.

Foto

Na foto abaixo, você pode ver como as rosas de polyanthus se parecem.




Floração

As rosas de Polyanthus florescem muito voluntariamente e abundantemente. A floração dura continuamente durante todo o verão e quase até o final do outono. Inflorescências exuberantes se sucedem por muitos meses.

Outra diferença das rosas polyanthus de outros grupos é que as flores murchas não caem sozinhas. Para preservar a aparência elegante e decorativa da bucha, é necessário remover periodicamente as inflorescências desbotadas.

Cuidados antes e depois da floração

A fim de preparar as rosas para uma boa floração, é necessário começar a vestir na primavera. A poda dos brotos após o aparecimento das folhas na primavera também é recomendada: ela tem um bom efeito na futura floração. O cuidado específico após a floração é remover as flores murchas.

O que fazer se não der botões?

Uma das possíveis razões pelas quais a rosa não floresce: concentração muito alta de fertilizantes durante a alimentação. Não se esqueça de plantar fertilizantes abundantemente com águacaso contrário, o sistema raiz poderá ser afetado.

Se o solo estiver sobrecarregado demais com fertilizantes nitrogenados, a rosa poderá ficar verde exuberante, mas não florescer ao mesmo tempo. E vice-versa: quando o solo é pobre em nutrientes, a planta fica enfraquecida, cresce mal, não tem forças para florescer. Você pode adicionar superfosfato: contém fósforo, que tem um bom efeito no florescimento das rosas.

Talvez a rosa tenha sido originalmente plantada incorretamente. Ela não tem luz ou não se encaixa no chão. Nesse caso, a planta, é claro, se esticará, ficará doente, não se sentirá da melhor maneira. Você pode tentar transplantar o arbusto para um local mais adequado para a rosa.

Após a floração, não podamos: a planta dificilmente tolera tal intervenção e pode não produzir flores para o próximo ano.

Uso em paisagismo

Arbustos de rosas de polyanthus se encaixam perfeitamente na atmosfera de um jardim privado e na composição perto dos edifícios da cidade. As coberturas são plantadas a partir deles ao longo de caminhos, estradas, calçadas. Eles ficam ótimos em rabatki (canteiros de flores longas), jardins ornamentais, nos gramados. Eles são bons por conta própria e em combinação com outras cores. Na arte do paisagismo, há muito ocupam um lugar digno!

Guia de desembarque e assistência

  • Escolhendo um local de desembarque. Escolha uma área bem iluminada para plantar essas rosas: elas amam a luz e somente com boa luz mostrará toda a sua beleza. Atenção: eles precisam ser colocados onde não há fortes ventos. Em áreas com solo muito úmido, a estagnação da água para as rosas de polyanthus não funcionará.
  • Qual deve ser o solo? A rosa de Polyanthus adora solos argilosos leves e com abundância de húmus: soltos, permeáveis ​​ao ar e à umidade. Solos cretáceos ou arenosos para rosas não funcionam. Eles congelam muito rapidamente no inverno, no verão - aquecem a altas temperaturas. Os nutrientes neles não persistem por muito tempo.
  • Plantio de sementes. Como outras rosas, esse grupo pode ser propagado com sucesso por estacas. No entanto, são as rosas de polyanthus que se propagam perfeitamente pelas sementes, mantendo as características varietais. Cultivar lindas flores a partir de sementes não é um processo rápido, mas não é o mais difícil; a principal coisa aqui é o cuidado adequado.
  • Temperatura. As rosas de Polyanthus são plantas resistentes ao gelo. Eles podem ser cultivados mesmo onde rosas comuns com baixas temperaturas não conseguem lidar. Essas plantas ficam bem abrigadas, mesmo nas geadas da Sibéria até -30 ° C. No verão, as rosas podem suportar altas temperaturas (30 ° C ou mais). As pétalas podem desbotar levemente ao sol, no entanto, algumas variedades são resistentes a esse desbotamento.
  • Rega. As rosas de Polyanthus são regadas uma vez por semana. Tome cuidado para não molhar o solo. Se o tempo estiver úmido e o solo não secar, aguarde um pouco com a rega.
  • Top vestir. Fertilizamos rosas pela primeira vez em maio. Para rosas de polyanthus, é bom usar excrementos de frango ou fertilizantes minerais.

    1. É necessário diluir o fertilizante com água na proporção de 1 parte do fertilizante em 20 partes de água.
    2. Deixe a solução por uma semana e depois dilua com água mais três vezes.
    3. Depois regue as roseiras.
    4. Na próxima vez que as plantas forem fertilizadas, quando os botões começarem a se formar (a primeira e a segunda ondas de floração).

    Para rosas, fertilizar com fosfatos e fertilizantes com potássio também é bom.

  • Poda.

    1. A rosa é cortada cuidadosamente na primavera, antes da floração.
    2. Brotos mortos, velhos e mortos são removidos.
    3. Brotos saudáveis ​​podam cerca de um terço. Uma pequena poda deve ser feita durante o verão.

    Também removemos os brotos que crescem dentro do arbusto (para evitar a infecção da rosa por doenças e parasitas).

  • Transplante. Se, por um motivo ou outro, for necessário transplantar um arbusto, isso não será um problema: as rosas de polyanthus normalmente toleram um transplante. É importante não danificar o sistema radicular da planta (tente cavar com um pedaço de terra suficiente nas raízes). Se algo der errado e as raízes ainda estiverem danificadas, os brotos do mato devem ser cortados.
  • Preparações de inverno. Apesar de sua resistência ao gelo e natureza pouco exigente, uma rosa de polianthus não pode invernar sem abrigo. Claro, se você estiver na Crimeia ou no Território de Krasnodar, onde o inverno é ameno, você pode ficar sem ele. No entanto, em outras regiões do país, você precisa cuidar antecipadamente de suas plantas favoritas. O algoritmo é o seguinte:

    1. Excluímos fertilizantes nitrogenados da segunda metade do verão.
    2. Trazemos fertilizantes de fósforo-potássio (eles ajudarão a planta a se preparar para o inverno).
    3. Garantimos que a planta não seja afetada por parasitas e doenças.
    4. Em áreas com invernos amenos, você pode fazer um abrigo leve despejando cerca de 30 a 40 cm de altura no centro do mato.
    5. Se estamos falando de áreas com invernos rigorosos, os arbustos precisam ser cobertos com ramos de abeto, turfa, folhagem seca e areia. Você pode fixar grandes folhas de material de cobertura em cima dos galhos de abeto e em cima de uma camada de polietileno.

    O abrigo é feito somente quando a temperatura cai para -5-7C. Antes disso, a planta "endurece" no frio. Nós cobrimos as plantas somente depois que as folhas caíram completamente. Antes disso, um tratamento antifúngico pode ser realizado. Para abrigo, você deve escolher um dia com clima seco e gelado. Você não pode cobrir as plantas com feno, palha, musgo e outros materiais que absorvam a água. As rosas sob esse material ficarão úmidas e apodrecerão.

Como crescer a partir de sementes em casa - instruções passo a passo

As rosas de Polyanthus podem ser propagadas por estacas convencionais e enxertia nos quadris de rosas (apenas o grupo polyanthus não perde suas qualidades com essa inoculação). No entanto, a propagação de sementes é muito popular. Como isso é feito?

  1. Mergulhe as sementes por duas semanas e plante-as em dezembro em casa, em solo úmido e solto. Faça uma fina camada de cobertura perlita por cima. Cobrimos o recipiente com um copo ou polietileno.
  2. O próximo passo é colocar o recipiente com sementes no frio (é possível em uma geladeira comum, em um porão ou porão). Periodicamente, regamos um pouco para que o solo permaneça úmido (não "encha demais"!). Em tais condições, deixe as sementes por um mês (as temperamos dessa maneira). Em um mês, brotos aparecerão. Colocamos a capacidade em locais frescos (15 a 18 graus) e leves (mas sem luz solar direta).
  3. Na primavera, a planta crescerá e ficará mais forte. Quando os dias quentes chegam (final de abril - início de maio), plante arbustos em poços com areia grossa derramada como drenagem, bem como com composto e cinzas. A profundidade dos poços é de até dez centímetros. Se você planeja plantar arbustos em uma linha, uma distância de 30 a 40 cm deve permanecer entre eles.
Rosas cultivadas a partir de sementes irão florescer no segundo ano.

Doenças e Pragas

As rosas de Polyanthus são resistentes não apenas às condições climáticas, mas também a danos causados ​​por pragas. Certamente, vale a pena processar rosas no inverno a partir de um fungo (e, se necessário, na estação quente). No entanto, insetos parasitas não costumam se interessar por essas rosas. A praga mais específica são os pulgões. Se você perceber que as colônias de pulgões apareceram nas rosas, pegue um medicamento contra esse parasita e trate-o duas a três vezes por temporada em um dia seco e sem vento.

Rosas de Polyanthus - um verdadeiro presente para o jardineiro. Eles não são caprichosos, não pedem cuidados complexos, se contentam com pouco. Eles estão prontos para agradar seu mestre com a floração por muitos meses, sujeito às condições mínimas de cultivo. As rosas de Polyanthus suportam perfeitamente a concorrência com um grupo mais moderno de variedades - floribunda, sem perder terreno e decorar o mundo com sua abundante floração.

Deixe O Seu Comentário