Dificuldades na classificação de begônias por espécie e uma descrição de todas as suas variedades com nomes e fotos

A begônia é talvez a planta de casa mais comum e despretensiosa.

Pode ser encontrado em absolutamente todas as instituições do estado, começando em jardins de infância, escolas, escritórios e terminando em policlínicas e pensões, pois possui muitas propriedades úteis e é despretensioso ao sair.

Estamos acostumados a ver a begônia entre as plantas de interior, mas agora ela é frequentemente cultivada mesmo entre as hortas em campo aberto, resultando em paisagens muito bonitas.

O que é essa flor de interior?

Existem cerca de 1000 espécies naturais no gênero begônia, das quais mais de 2000 híbridos são obtidos. País de origem considerado África Ocidentalde onde a begônia se espalhou para a América do Sul (para o próprio México), sudeste da Ásia e Indochina. Consequentemente, o clima tropical e subtropical é nativo da begônia.

De acordo com a classificação científica, existem três centros de distribuição de begônias:

  1. África Central
  2. Brasileira (bacia amazônica).
  3. Sudeste Asiático (Indonésia, Malásia, Indochina).

O gênero begônia tem o nome do governador do Haiti, Michel Begon, que viveu em 1638-1710. Em 1687, Michel Begon, organizou uma expedição para coletar plantas nas Antilhas nas Índias Ocidentais (entre as Américas do Norte e do Sul). A expedição foi acompanhada por um amigo do governador - o famoso monge botânico francês Charles Plumier.

Durante a expedição, seis espécies de uma planta foram descobertas, denominadas S. Plumier pela begônia, em homenagem a seu amigo e organizador da expedição, Michel Begon. Begônia veio para a Rússia sob Peter I em 1717 da Holanda, juntamente com outras plantas tropicais. Reforçado seleção e hibridação de espécies de begônia começaram apenas na segunda metade do século XIX, após a descoberta de begônias tuberosas, de flores grandes, nos Andes, Peru e Bolívia, em 1864-1866.

O maior número de híbridos criados na Bélgica a partir de begônias tuberosas. Begônias são anuais e perenes, crescem como ervas, arbustos ou arbustos. Arbustos geralmente com caules verticais, ocasionalmente subindo. Arbustos com rizoma rastejante ou com espessura de tubérculo, vêm com um tubérculo. As begônias tuberosas, a propósito, podem ser plantadas no jardim, o restante apenas em ambientes fechados.

Lembre-se de que a begônia tubérculo tem caules muito frágeis.

Folhas de todos os tipos de begônia são assimétricas, arredondadas ou com uma borda serrilhada. A cor das folhas é muito diversa: do liso (em vários tons de verde) às 4 cores, que combinam tons de branco prateado, verde, bordô e marrom. Flores em cores quentes: branco, bege, amarelo, laranja, vermelho. As sépalas de flores são desiguais, coloridas.

Caixa de frutas. Propagado por sementes, estacas, folhas (fragmentos), brotos dos brotos acessórios, divisão do tubérculo.

Variedades

A variedade de begônias é tão grande que até agora os cultivadores de flores não chegaram a um sistema de classificação unificado para as espécies deste gênero colorido de plantas. As begônias são divididas de acordo com o tipo de caule e raízes, de acordo com as propriedades decorativas das folhas e flores, pelo método de crescimento.

Vamos primeiro descobrir quais são os tipos de classificação desta planta de casa e depois nos familiarizar com seus tipos e variedades mais populares - este é o tigre, manchado, rosa, Santa Cruz, pintado de branco, belleconia (espécie de raiz), príncipe preto, kaudeksnaya e muitos outros e admire suas lindas fotos.

Todos os tipos de classificação

Os princípios mais populares para a separação de espécies são coletados para maior clareza em uma tabela.

ClassificaçãoSeparação
De acordo com o método de aplicação em floricultura e qualidades decorativas
  • Jardim com flores decorativas;
  • Floração decorativa para ambiente interno;
  • Interior decorativo e frondoso.
De acordo com as características da raiz
  • Rizomatoso;
  • Tuberoso;
  • Com um sistema radicular superficial (tem raízes fibrosas).
Pela natureza do crescimento e pelas características dos rebentos
  • Em forma de arbusto (brotos eretos como bambu, junco);
  • Alojamento (com brotos grossos de rizoma caídos no chão);
  • Caído (brotos rastejantes finos e flexíveis)
Classificação popular do Professor V.V. Vorontsov (Doutor em Ciências Agrícolas)
  • Tuberoso;
  • Arbustos;
  • Floração (grandes flores brilhantes);
  • Folhagem decorativa (folhagem heterogênea brilhante).
Pela aparência e presença do caule
  • Tuberoso;
  • Bush;
  • Frondoso.
Sistema europeu de classificação do método de criação e características biológicas
  • Kane Begonias;
  • Scrubs;
  • Royal (Rex);
  • Rizoma (rizoma);
  • Eterno;
  • Tuberoso;
  • Tuberoses (caudex);
  • Escalada em ampolas.

As espécies de folhagem decorativa das begônias merecem atenção especial. Eles crescem principalmente na forma de um arbusto exuberante, mas também existem semelhantes a árvores.

A forma das folhas tem a forma de um coração assimétrico, semelhante às orelhas de elefante. São redondas e esculpidas, torcidas em espiral e com uma borda esculpida. A cor das folhas é de um, dois e três tons.

Atende a uma borda contrastante e manchas de spray de várias cores.

Folhagem em relevo colorida com bordas serrilhadas ou onduladas. Com veias pronunciadas e manchas de salpicos de flores: prata, rosa, roxo, verde creme, bordô (roxo).

Quais plantas estão em diferentes grupos?

Pela aparência e presença do caule

Vamos considerar com mais detalhes a classificação das espécies de begônia por tipo e presença de caule:

  1. Grupo decíduo (decorativo e decíduo). O caule da planta está ausente, as folhas crescem a partir de um rizoma rastejante. Peitoris de janela, galerias decoram.
    Tipos:

    • royal - rex (como cultivar a begônia real em casa?);
    • Pedreiro;
    • Metálico
    • tigrado (Bauer);
    • coralino;
    • hogweed;
    • colarinho (manguito);
    • cleopatra;
    • frondoso
  2. Grupo de cluster. O caule é densamente ramificado, dobrado, lembra bambu. Tipos de interior:
    • sempre florescendo;
    • vermelho;
    • coral
    • fuchsiforme.
  3. Grupo tuberoso. Possui um rizoma tuberoso espesso, do qual as hastes crescem. Plantada no jardim em países com climas amenos e quentes ou mantida em campo aberto somente no verão.
    Tipos:

    • ampelous (sobre os recursos de plantio e cuidados com a begônia ampélica, leia aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá sobre o cultivo e a propagação de uma flor usando estacas e sementes);
    • Boliviano
    • elatior (como criar e cuidar da begônia elatior?).

Pelo método de reprodução

O sistema de classificação europeu para o método de reprodução e características biológicas inclui:

  1. Kane Begônias e Scrubs. Espécies semelhantes a arbustos (juncos) com caule ereto.
  2. Royal (rex) e rizoma (rizoma). Espécies gramíneas com caule carnudo espesso, folhas assimétricas, rizoma rastejante.
  3. Eterno. Vista anual do jardim. Folhas de cera, pequenos arbustos. Leia sobre os recursos de criação e cultivo de begônias sempre verdes aqui.
  4. Tuberosa ou tuberosa. A raiz é tuberosa, da qual crescem caules translúcidos.

Reed (Kane begonias) se diferencia por hastes altas e eretas com espessamentos nodulares, que por sua vez são divididos em subespécies:

  1. Superba. Folhas dissecadas ou lóbulos profundos, com manchas prateadas ou completamente prateadas. Altura até 3-4,5 m, largura das folhas até 35 cm. Em países com clima ameno, plantados em jardins.
  2. Se cultivada em ambientes fechados, a poda regular é necessária para restringir o crescimento intensivo e estimular maior ramificação.
  3. Mallet. Arbustos de folhagem decorativa com caules de junco e folhas de forma e cor incomuns.
  4. Manchado. As folhas têm até 4 cores em um prato: verde, prata, bordô, marrom.
  5. Coral. Planta grande e espessa, com folhas ovadas alongadas com uma borda serrilhada, apontada para as pontas. Em verde com salpicos de prata branco sob a forma de salpicos de manchas.
  6. Pintado de branco. No contexto geral de vários tons de manchas verdes, manchas de branco e prata.

Variedades com nomes

Tipo de begôniaDescrição e Recursos
Begônia arbóreaA begônia do jardim é dividida em árvore e gramada. A árvore ereta tem hastes altas e duras. Gramíneo tem caules baixos e macios. Relacione-se à folha decorativa.
ReedBegônias de Reed ou Kane com haste rígida na vertical, com acentuado espessamento dos nós. As semelhanças com juncos e bambu.
LotusFolhas lisas arredondadas em caules longos lembram folhas de lótus. As folhas são marrom avermelhadas acima, avermelhadas nas costas. O caule é ampeloso, pendurado.
Esfenóide (Cleópatra)As folhas são semelhantes em forma de bordo, verde brilhante ou verde-oliva por cima e bordô ou vermelho vivo de dentro para fora. Haste baixa.
Begônia manchada (manchada)Arbusto gramado, largura de copa até 1 m, hastes eretas, 45-60 cm de altura, folhas assimétricas, macias, com uma borda ondulada, contra um fundo verde escuro, várias manchas prateadas. O verso das folhas é avermelhado.
Fimbriata rosa com franjasGrandes flores cor-de-rosa brilhantes, com um diâmetro de 10 cm. As bordas das pétalas onduladas são muito franjadas. As folhas são verde-escuras contrastantes. Tuberoso, ampeloso.
Pôr do sol de Santa CruzPertence à begônia tuberosa boliviana. Uma planta extensa com brotos de até 40 cm de comprimento e as flores são fuchsiformes vermelho-alaranjadas.
Kredner (orelha de porco)As folhas são verde claro acima, rosa brilhante abaixo. Eles brilham através da luz como uma aurícula. Vista de arbusto. Folhagem decorativa.
AlfafaFolhas em forma de coração de coco com margem de dentes grossos. Verde escuro com manchas brancas, fundo vermelho-marrom. Bush, junco.
Pintado de brancoArbusto herbáceo perene. Altura 1 m A forma das folhas é em forma de coração de coco. Pontos prateados em um fundo verde-oliva. As flores são rosadas ou brancas.
Rieger (elator, beleza feminina)As flores são aveludadas do branco ao bordô, como uma rosa e camélia. Um arbusto baixo e exuberante (15 cm de diâmetro). O mais popular em lojas de flores e aparência despretensiosa. Folhas com uma fina borda de renda serrilhada.
BoriasBegônia híbrida begônia elatior. Uma planta herbácea com 25 cm de altura. Refere-se a sempre florescer. Bom como um buquê de inverno.
BelleconiaPertence à mais recente série de raízes (não forma tubérculos). Terry ampelous com brotos longos e folhas grossas alongadas. A cor das folhas é verde escuro, as flores são rosa brilhante e laranja.
Caudex (tuberosa)A base da raiz ao nível do solo ou ligeiramente mais baixa é muito espessa, a planta em si é suculenta (galhos atados) com folhas semelhantes a bordo.
Gluard de LorrainRefere-se a espécies que florescem no inverno. Planta de baixa propagação. As folhas são arredondadas em verde claro, no meio há uma mancha vermelha. As flores são rosa com pétalas arredondadas simples.
Príncipe NegroFolhas escuras, aveludadas quase pretas, com bordas de dentes grossos esculpidas, o lado errado de uma folha marrom-avermelhada.
Veludo pretoFolhas em forma de estrela. Aveludado ao longo da borda e nos pecíolos pubescentes com uma pilha leve. Chocolate preto, quase preto.
Presa pretaAs folhas são torcidas em espiral dupla. Preto com um tom de azeitona escuro e finas veias de limão. O interior é vermelho brilhante.
Mambo pretoFolhas de oliva escuras com uma franja preta, o interior é bordô.
Mini Mary Christmass (variegada)A mais variegada da realeza, nas folhas, é uma zona marrom, framboesa e verde, com uma borda bordô e madrepérola intercalada
Escargo (Caracol Real)Folhas torcidas em espiral. Uma espiral prateada atravessa o centro da folha verde.
Mason (cruz de Malta)As folhas são verde-claro assimétricas, de ângulo arredondado, no centro de um padrão marrom que lembra uma cruz de Malta. Com a idade, o fundo geral das folhas se torna prateado.
Royal (Rex, orelha de Napoleão)Planta de folhas grandes, com até 50 cm de altura, folhas decorativas assimétricas com base em forma de coração. Folhagem em relevo colorida com bordas serrilhadas ou onduladas. A parte inferior da folha é verde-vinho.

Foto

Abaixo estão fotos de todas as variedades de variedades desta planta doméstica - decíduas, floridas e decorativas, e seus nomes.

Árvore:

Reed:

Em forma de lótus:

Em forma de cunha (Cleópatra):

Salpicado (manchado):

Rosa de Fimbriata com franjas:

Pôr do sol em Santa Cruz:

Kredner (orelha de porco):

Alfafa:

Pintado de branco:

Rieger (elator, beleza feminina):

Borias:

Belleconia:

Caudex (tuberosa):

Gluard de Lorrain:

Príncipe Negro:

Veludo preto:

Presa preta:

Mambo preto (mambo escuro):

Mini Mary Christmass (variados):

Escargo (Caracol Real):

Mason (cruz de Malta):

Royal (Rex, orelha de Napoleão):

Home Care

Begônias vêm do clima quente e úmido das florestas tropicais. Diante disso, é fácil entender as preferências e características do gênero begônia:

  1. Gostam de sombra, preferem sombra parcial clara difusa.
  2. Humidade, umidade do ar não inferior a 60%.

    Em nenhum caso você deve borrifar as folhas, apenas o ar ao redor da planta ou umedecer almofadas especiais de musgos. Umidificadores são apenas uma salvação para a begônia.

    Você também pode colocar a panela com begônia em uma plataforma no meio da bandeja, coberta com argila expandida úmida, regar a argila expandida periodicamente enquanto seca.

  3. Recomenda-se que os potes de begônia comprem largo e baixo. O conteúdo em vasos desta forma é muito favorável ao sistema radicular da planta, para não super-resfriar e inundar as raízes.
  4. Begônia não tolera diferenças de temperatura e correntes de ar.
  5. A temperatura média para o cultivo da begônia é de 21 a 23 ° C no verão e em repouso no inverno de 15 a 18 ° C. As espécies subtropicais (begônia diadema, amarelo e chinês) preferem uma temperatura de 13 a 18 ° C. As espécies tropicais (imperiais, malhadas, reais, com anéis, metais) precisam de 18-23 ° C.

    Ao crescer em galhos isolados, verifique se a temperatura do coma na terra não difere um pouco da temperatura das folhas. Se a panela estiver em um parapeito da janela frio, e as folhas forem sopradas pelo ar quente das baterias, as folhas da begônia secarão e a planta acabará morrendo.

  6. O período de descanso é de 6 a 10 semanas. As folhas caídas são removidas das espécies arbustivas, a rega é interrompida, a planta é coberta com um filme e mantida a uma temperatura de 16 ° C. Begônias tuberosas que crescem no jardim são desenterradas no início de outubro, cortam o caule a 3 cm de altura, secam por 14 dias e armazenam em uma caixa de madeira, coberta de areia, a temperatura é de 5-6 ° C.
  7. Eles preferem solos leves, soltos e levemente ácidos com o conteúdo de solo frondoso, húmus, turfa e areia, na proporção: composto de folhas de 40%, o restante de 20% cada.
  8. Ele não gosta de aglomerar, é aconselhável manter distância, concentrando-se na parte mais larga da planta.
  9. Durante a floração abundante, recomenda-se amarrá-lo ao suporte, o caule é muito frágil.
  10. Adubação com fertilizantes minerais 1 vez por mês.

Assista a um vídeo sobre como cuidar dessa planta.

Juntamente com qualidades decorativas brilhantes de folhas e flores begônia não é absolutamente exigente cuidados com o quarto. Sua ampla distribuição tornou-se um fato completamente natural. Especialmente populares são as espécies de jardim e de plantas.

Potes de cache com brotos luminosos pendentes de espécies ampélicas transformam mandris e varandas. Folhagem brilhante de espécies decorativas e caducifólias e grandes flores de belíssima floração fizeram da begônia a favorita de muitos cultivadores de flores.

Deixe O Seu Comentário