Dicas e truques sobre como cultivar romãs e como cuidar delas

Desde os tempos antigos, a romã é um símbolo de fertilidade, o que é bastante simbólico, porque dentro da baga há muitos grãos com sementes.

Não é surpreendente, mas a romã é uma baga grande, menor, é claro, que uma melancia. A planta pertence à família Derbennikov e é conhecida pela humanidade há mais de 5 mil anos.

No artigo, você pode aprender sobre todas as maneiras de cultivar uma romã e como cuidar dela.

Em que clima uma romã cresce?

A pátria da romã é considerada a terra do sudeste da Europa, na Ásia. Ainda frutas de romã foram cultivadas no Egito Antigo, Irã, Índia, Babilônia. Na Idade Média, o fruto, totalmente cultivado na Espanha, foi levado pelos missionários para a Califórnia e o México.

A romã se desenvolve bem em climas subtropicais, tropicais e temperados.. Atualmente adaptado às condições climáticas do Azerbaijão, Tajiquistão, Uzbequistão. Esta fruta exótica cresce em grande abundância na Crimeia, território de Krasnodar, nas regiões quentes e quentes do norte do Cáucaso. Na natureza, as romãs crescem no Cáucaso.

Hoje, existem variedades de romã resistentes ao gelo que podem suportar geadas de curto prazo até -17 ° C. Assim, teoricamente, eles podem ser cultivados na Rússia central, mas essa não é uma tarefa fácil.

Qual é o melhor momento para propagar?

A romã se propaga de duas maneiras principais.: semente ou vegetativo.

O processo de cultivo de material de plantio em si pode ser realizado em qualquer época do ano.

No entanto, é permitido plantar no solo exclusivamente na estação quente.

Preliminar medir a temperatura do solo, se aquecido a uma profundidade de 10 cm e a uma temperatura de pelo menos + 12 ° Centão o trabalho de pouso é realizado.

Normalmente, esses parâmetros do solo são obtidos no final de maio-junho.

Como preparar o terreno?

As romãs não são exigentes quanto à seleção do solo. Eles crescem silenciosamente em solos pesados, barro e barro arenoso. Mas em solos arenosos, a produtividade diminui e em solos argilosos as qualidades de sabor são perdidas e o tamanho das frutas é notavelmente reduzido. Ótimas para crescimento e frutificação são consideradas terras úmidas e férteis com acidez na faixa de pH 5,5-7.

Composição do solo:

  1. terra de relva;
  2. turfa;
  3. areia;
  4. húmus ou composto.

Esses componentes devem ser tomados em proporções iguais. Anteriormente, antes de plantar uma árvore, a terra deveria ser cuidadosamente escavada, fertilizada com húmus e provida de rega. Um pré-requisito é a drenagem. A água deve ser bem drenada. Tijolo lascado, cascalho, pedra britada são usados ​​como material drenado..

Como escolher o lugar certo para pousar?

Ao escolher um local para o plantio de romã, deve-se proceder de condições ideais para as culturas subtropicais. Portanto, o local deve estar ensolarado, o mais isolado possível, protegido de ventos e correntes de ar. Especialmente para isso, pode ser cercado. É importante considerar a profundidade das águas subterrâneas, que não devem exceder 3 metros.

A escolha correta do local para uma árvore frutífera é uma garantia de desenvolvimento ideal no futuro:

  • Se as parcelas estiverem localizadas em locais onde o ar frio é coletado, nas cavas dos rios, nas vigas das planícies do norte, é altamente provável que granadas não cresçam ali.
  • Também áreas salinas e pantanosas não são adequadas para isso.
  • É aconselhável plantar a colheita nas planícies do lado sul ou sudeste, que são minimamente expostas a geadas sazonais.

Métodos para crescer em campo aberto

É possível cultivar uma árvore no jardim ou no campo e como fazê-lo? Existem maneiras suficientes de criar romã. É produzido a partir de sementes, estacas, brotos, utilizando camadas e vacinas. Mas cada um deles tem suas próprias características.

Do osso

A fruta grande e absolutamente madura é escolhida para extração óssea, com bom gosto. Só então você pode ter certeza de que a planta filha não será pior, mas desde que sejam prestados cuidados de qualidade por 2-3 anos.

  1. Descasque as sementes de romã e coloque imediatamente em um recipiente com uma solução estimulante por 10 a 12 horas.
  2. Prepare uma panela para plantar e moer.
  3. Espalhe as sementes uniformemente sobre a superfície do solo a uma profundidade de 1 cm e depois polvilhe com terra uma camada de 1,5 cm.
  4. É necessário criar condições de estufa.
  5. Fornecer mudas com rega regular com água morna e acesso a ar fresco.
  6. À medida que cresce, retire a estufa.
  7. Quando os brotos se esticarem 3-5 cm, eles precisarão de uma palheta.
  8. Após 3 meses, repetido.
  9. Deixe apenas brotos fortes e saudáveis ​​para a romã.

Estacas

Este é o método mais popular entre os jardineiros. Dá quase 100% de garantia da colheita.

  1. Nos primeiros dias da primavera, preparamos o caule: tomamos o meio do ramo bienal cerca de 15 a 20 cm.
  2. Certamente a presença de 2-3 rins.
  3. Deixe de molho por 2-3 horas em uma solução de bioestimulante.
  4. Plante o caule preparado em um recipiente com solo bem aquecido a uma profundidade de 10 cm e um internódio deve permanecer acima.
  5. Condições de estufa devem ser criadas para obter o resultado desejado.
  6. Não se esqueça de arejar e molhar o pedúnculo.
  7. Após 3-4 meses, o broto deve ser transplantado para um recipiente grande para posterior germinação.
  8. Um ano depois, no final da primavera, você pode plantar no chão.

Camadas

O método de propagação por parte das raízes é usado nos casos em que é necessário rejuvenescer uma árvore de romã. Depois, separe cuidadosamente as raízes das raízes fortes e plante-as em terreno aberto para fortalecer ainda mais.

É importante. O procedimento deve ser realizado na primavera. Então, no inverno, os brotos se tornarão fortes e flexíveis, suportando o abrigo durante o inverno.

Vacinado

Existem vários tipos de vacinações de romã.:

  • dividir as estacas;
  • sob a casca;
  • brotamento, o que implica vacinação com um olho adormecido.

Os dois primeiros métodos são realizados no início da primavera, aproximadamente no mês de março.. Mas o último - no início do outono. As mudas devem ser selecionadas de uma planta jovem, de 15 a 20 cm de tamanho, e é melhor inseri-la na árvore pelo lado norte, para que os raios do sol não penetrem no local da emenda. A primeira floração da romã ocorrerá em 3-5 anos.

Brotar

De acordo com o princípio, o método é bastante semelhante ao da semente. O broto final é cuidadosamente plantado em um recipiente com solo preparado e nutritivo. Criamos as condições certas para um crescimento adicional - essa é a temperatura e a umidade na sala, molhando, pulverizando. Depois de alguns meses, dependendo do tamanho da planta e da época do ano, plante no chão.

Características de crescer em casa

  • A cultura do sul em casa precisa criar condições favoráveis, a primeira coisa é a iluminação. A planta deve ser colocada de modo a criar as mais longas horas de luz do dia.
  • No verão, é necessária uma hidratação moderada, cerca de 1 vez em 7 a 10 dias. É necessário monitorar a secagem da camada superior do solo. Assim que o solo estiver seco - regue-o imediatamente. No outono e inverno, os procedimentos de água devem ser minimizados; 1-2 vezes por mês é suficiente.
  • Durante a estação de crescimento, não se esqueça da cobertura. A romã deve ser alimentada não mais que 2 vezes por mês com fertilizantes minerais complexos.
  • Até 4-5 anos, a árvore requer um transplante anual. E no futuro, o procedimento é realizado a cada 3 anos. De preferência no início da primavera.
  • Para uma coroa bonita e arrumada, você deve executar regularmente o procedimento de corte. Formar uma romã de 4-6 ramos. No entanto, você não precisa se envolver. A perda da maior parte da coroa enfraquecerá significativamente a planta. No verão, brotos exclusivamente jovens são removidos, o que estimulará a floração no futuro.
  • Durante o inverno, não é aconselhável perturbar a planta com cobertura, transplante e outros procedimentos. Neste momento, é importante garantir a temperatura na sala entre + 16 e 18 ° C.

Partindo da primeira vez após o pouso

Depois que as mudas jovens apareceram e foram transplantadas para um recipiente, o próximo momento importante é o cuidado com as plantas jovens. É necessário:

  1. Forneça um local claro e quente.
  2. Monitore a condição do solo, evite uma forte secagem do solo.
  3. De preferência, os rebentos são pulverizados com água a partir de um frasco de spray.
  4. Para o desenvolvimento bem-sucedido e o rápido crescimento do sistema radicular da concessão, é necessário espaço, portanto, escolha uma capacidade de aterrissagem de tamanho bastante grande.
  5. Drenagem obrigatória.
  6. No inverno, não será supérfluo realizar iluminação adicional. Caso contrário, com a falta de iluminação, as plantas esticarão ou desacelerarão completamente o crescimento.

O que fazer se não enraizar?

Principalmente romã sobrevive sem problemas após o plantio. No entanto, no caso de um local selecionado incorretamente, composição inadequada do solo, presença de ar frio ou correntes de ar, a planta pode começar a murchar. Nesse caso, você precisa levar em consideração todas as regras e sutilezas ao cultivar um feto. Se necessário, troque de local ou transfira para outro solo.

Portanto, cultivar uma árvore e esperar romãs não é difícil, tanto em casa quanto em campo aberto. Só é importante seguir corretamente as recomendações de cuidados e, em seguida, a planta ficará alastrada, forte, com lindas flores, devido à qual ela se encaixará em qualquer projeto.

Deixe O Seu Comentário