Variedade de orquídeas denrobium: como cuidar em casa?

A orquídea é uma flor delicada e bonita, famosa por sua floração longa e brilhante. Entre toda a variedade de variedades, os cultivadores de flores distinguem esse tipo de orquídea como o dendrobium.

Esta planta perene requer maior atenção em termos de cuidados. Caso contrário, a flor pode morrer. Você aprenderá como cultivar esta linda flor e o que ela precisa para florescer em nosso artigo. Assista também a um vídeo útil sobre o assunto.

Que tipo de espécie é essa?

O Orchid Dendrobium é um epífito, de baixa estatura e distinto por flores incomuns.. Eles cobrem toda a haste cilíndrica da orquídea. Na natureza, esse tipo de flor cresce em árvores, terrenos e rochas. A maioria das espécies de orquídeas é caprichosa. Os criadores criaram variedades destinadas ao cultivo em casa.

Subsorta: descrição e foto

Como existem muitas espécies de dendrobium, é difícil determinar qual é a mais bonita. Os seguintes tipos são adequados para uso doméstico:

Parisha

Esta planta distingue-se por caules carnudos, cuja altura é de 30 a 40 cm. Cada caule é envolto em uma base esbranquiçada de folhas e apresenta espessamentos nos nós. As folhas são oblongas, têm uma forma acentuada e o topo é ligeiramente incisado. O diâmetro da flor é de 10 cm e concentra-se em pedúnculos nus. Sua cor é lilás ou rosa.

Lindley

Esta planta é semelhante a uma lâmpada com hastes curtas. Sua altura chega a 8 cm e em cada uma delas há uma folha de couro de forma oblonga. As flores de uma flor amarela dourada.

Kinga

Essa variedade é diferenciada por hastes rígidas e cilíndricas. Sua altura atinge 30 cm e cada caule é coberto por folhas. As flores são pequenas, sua cor pode variar de branco a roxo brilhante.

Bushy

Uma planta que se distingue por hastes eretas. As folhas são estreitas, lanceoladas. Existem 3-4 peças em cada haste. As flores têm um aroma incrível e sua cor é amarela..

Nobile

Esta é uma planta grande, com caules retos e carnudos. As folhas são coriáceas e sésseis, têm uma forma oblonga. As flores são creme esbranquiçado na base e rosa nas bordas.

Dendrobium Phalaenopsis

Esta é uma flor grande com hastes longas e carnudas. As folhas são longas e lanceoladas. Pedúnculo: comprimento de 60 cm, tamanho das flores de 3 a 8 cm, floração de 3 meses. A cor das pétalas pode ser vermelho escuro ou framboesa..

Regras para o cuidado e manutenção da planta

Antes de abrir os botões

Para florescimento abundante e crescimento de flores, a formação de novos pseudobulbos, ele precisa garantir um cuidado completo. Inclui:

  • rega regular;
  • cobertura superior;
  • irrigação e banho em dias especialmente quentes.

Especialmente, a hidratação é necessária durante o período de floração e crescimento.. Mas apenas uma presença constante em um ambiente úmido para as raízes é inaceitável. O solo entre as regas deve secar.

DICA: A melhor maneira de hidratar é mergulhando a flor em água filtrada. Sua temperatura deve ser vários graus mais quente que a temperatura ambiente. Combine a umidade do solo com a fertilização.

Depois

Assim que a última flor murchar perto da orquídea, o pedúnculo deve ser removido. Depois disso, pare gradualmente de regar e transfira a flor para um local mais fresco.

Se a luz do dia for curta, o crescimento do dendrobium poderá parar e a própria planta entrará em hibernação. Não morrerá, mas somente seu crescimento e floração serão piores no futuro. Portanto, no inverno, use o phytolamp para obter iluminação adicional.

Se o crescimento da planta parou, remova-o das fontes de calor e pare de regar. Mude para a rega somente depois que os novos brotos da orquídea tiverem 2 a 3 cm a mais e adquirir novas raízes.

Crescendo em casa e ao ar livre

Interior

Em termos de cuidados, a orquídea é exigente, portanto, para seu crescimento, será necessário criar condições ideais e cuidados adequados. Quando uma planta cresce massa verde e sistema radicular, é necessária rega abundante. E sempre para garantir que o pedaço de terra esteja secando. Adicione o curativo somente depois que os botões começarem a se formar. Mas termine com a introdução de fertilizantes, assim que novos rebentos forem formados. Para manter a umidade normal, é necessário pulverizar a flor e instalar um recipiente com água próximo a ela.

Fora da janela

Manter uma orquídea ao ar livre é arriscado. Devido a um forte salto de temperatura após o final dos meses quentes, a planta pode morrer. No final da primavera, leve o vaso para a rua, mas observe apenas as seguintes condições:

  1. A temperatura do ar não deve ser inferior a 10 graus.
  2. O local onde a flor será localizada deve ser protegido da luz solar e da precipitação.
  3. Coloque o vaso no suporte. Deixar em solo aberto ou peitoril da janela não vale a pena.

Cuidando da época do ano

Primavera e verão

Nos meses mais quentes, a umidade do ar é reduzida. A pulverização ajudará a evitar isso. E você pode instalar a planta em um palete com pedras molhadas. Na primavera e no verão, quando há um crescimento ativo da planta, os botões são amarrados e a fertilização é feita. Faça isso a cada terceira rega. Use um fertilizante especialmente adequado para orquídeas.. Também é necessário realizar curativos foliares. Na primavera, também é realizado um transplante de dendrobium. Só gaste não todos os anos, mas uma vez a cada 2-3 anos.

Outono e inverno

ATENÇÃO: Na estação fria, a rega deve ser limitada. A razão é que a hidratação frequente levará à falta de floração e deterioração do sistema radicular. Para irrigação, use apenas água morna e macia.

No outono, a partir de meados de outubro, a hidratação é reduzida e totalmente concluída em novembro. Indicadores de temperatura mais baixa para 15-18 graus. Este é um tipo de preparação da planta para a paz. Nos próximos 2-3 meses, não perturbe a flor, pois ela descansa e se prepara para a floração.

Top vestir

De abril a setembro, quando há um crescimento ativo de orquídeas, os fertilizantes devem ser aplicados. A cobertura é usada 2 vezes por mês. Isso requer formulações complexas especiais projetadas para orquídeas. Para fertilizar de acordo com as instruções. Compartilhe isso com muito cuidado, pois uma forte concentração da solução levará à queima do sistema radicular. No inverno, alimente o dendrobium com fertilizantes de fósforo-potássio. Para fazer a composição de nitrogênio não mais que 2 vezes por mês.

Assista ao vídeo sobre a fertilização adequada das orquídeas:

Como posso propagar?

Divisão Bush

Os arbustos grandes e adultos após a floração são transplantados para uma nova panela. Neste momento, pode ser dividido. Para fazer isso, retire da panela, limpe-a do coma de terra e divida-a em partes. Realize a divisão com extremo cuidado, primeiro desembaraçar as raízes e, em seguida, com a ajuda de uma faca limpa e afiada, corte o que não deu certo. Para o processamento de fatias, é utilizado var de jardim ou carvão moído.

Cada divisão deve conter 2-3 brotos jovens e o mesmo número de bulbos maduros. Os brotos jovens devem ser plantados em recipientes separados em miniatura, regados e colocados em um local cuidadosamente iluminado, onde será observado o regime de temperatura de 22 graus.

Estacas

A propagação da orquídea por estacas ocorre em várias etapas:

  1. Corte as estacas do pseudobulbo. O comprimento de cada haste deve ser de 10 cm.
  2. Para processar fatias, use carvão moído ou var de jardim.
  3. Primeiro, instale as mudas em musgo esfagno úmido e, após a formação das raízes, elas podem ser plantadas no solo destinado às orquídeas.
  4. Não umedeça as estacas durante as primeiras duas semanas.

Assista ao vídeo sobre a propagação do dendrobium por estacas:

Recursos de transplante

IMPORTANTE: O transplante de dendrobiums é doloroso. Então faça isso não mais que uma vez a cada 3 anos. Realize um transplante na primavera, quando a planta tiver um crescimento ativo. Para fazer isso, use o solo projetado para orquídeas epífitas.

Para obter uma composição nutricional com suas próprias mãos, você precisará tomar em quantidades iguais os seguintes componentes:

  • solo turfoso;
  • esfagno;
  • casca de pinheiro;
  • carvão vegetal.

O recipiente para dendrobiums deve ser de cerâmica ou plástico, mas não transparente. Coloque uma camada de drenagem no fundo.

Assista ao vídeo sobre o transplante correto de dendrobium:

Floração

É impossível dar uma resposta exata quando o dendrobium floresce. Nas latitudes da Rússia, isso acontece na estação fria, mas há situações em que a orquídea não floresce. Os motivos são os seguintes:

  • O período de dormência da orquídea é violado, pelo que não produz flores, mas crianças.
  • O ataque de pragas que terminam em uma flor e impedem que ela cumpra o programa estabelecido.
  • Encontrar uma flor em uma sala abafada, como resultado da qual a orquídea não recebe a quantidade necessária de ar.
  • Falta de luz ou temperatura muito alta.
  • Umidade excessiva após a formação de brotos leva à hibernação repetida.

Os métodos a seguir permitem que a planta floresça:

  1. Coloque a flor em um local claro, onde a temperatura seja de 16 a 18 graus. Parada de rega.
  2. Se a planta não acordar no início da primavera, fertilize as próximas três regas. Use compostos fosfóricos.
  3. Quando aparecer um novo crescimento, pare de regar até que a altura atinja 2-3 cm e ela se enraíza. Depois disso, você pode retomar a rega.

Doenças e problemas

Se o cuidado com as orquídeas não for seguido, ele poderá ser afetado por doenças e pragas. Dendrobiums podem infectar parasitas como pulgões, ácaros, insetos e tripes. A doença pode ser identificada pelos seguintes sinais:

  • Cor da folha cinza-marrom. Um brilho prateado se forma em sua superfície. Estes são os sintomas de tripes. Se o grau de dano for crítico, as folhas cairão. Além disso, esses insetos danificam a superfície das flores. Eles distorcem e distorcem as cores. Para o tratamento, devem ser utilizados fungicidas.
  • As folhas secam e caem. A escala pode afetar o desenvolvimento desse problema. Esses insetos parecem placas marrons. Eles estão localizados na superfície da folha e sugam o suco dela. Para combater o parasita, é necessário tratar com uma solução de sabão (40 g de sabão e 10 l de água). Depois disso, trate com solução Actellik a 0,15%.
  • Hastes dobradas. Este fenômeno é normal durante a formação de novos rebentos e o período seco.
  • Orquídea não floresce, mas há uma formação ativa de crianças. A principal causa deste problema está em decomposição devido à rega excessiva.
  • O pseudobulbo ficou marrom ou amarelo. Isso ocorre ao apodrecer devido a muita rega.
  • Brotos jovens finos. Esse processo é considerado a norma, de modo que, após o término do crescimento, os brotos serão mais densos.

Onde posso comprar sementes e quanto elas custam?

Você pode comprar sementes de dendrobium em qualquer floricultura especializada ou encomendar online. O custo médio em Moscou ou São Petersburgo é de 40 rublos.

Dendrobium é uma das variedades populares de orquídeas.
, apreciada pelos cultivadores por seu longo período de floração e coloração bonita. Mas apenas em termos de cuidados, essas flores são muito temperamentais. É o suficiente para cometer um pequeno erro que, como resultado, levará à morte da planta. Portanto, antes de comprar uma orquídea, leia cuidadosamente o que ela prefere e em que condições ela é cultivada.

Deixe O Seu Comentário