Fatos interessantes sobre a cruz: que tipo de planta, espécie, nuances de cuidados

O afilhado não é uma única planta, mas uma família inteira de arbustos anuais e perenes de várias formas de vida. Estas são ervas, trepadeiras e suculentas.

A lista contém até árvores perenes. As vistas são surpreendentes não apenas com diferenças externas, mas também com valor: algumas são usadas como matérias-primas médicas, outras são ervas daninhas que crescem livremente pelas estradas e a terceira são folhas de contas que você admira em sua própria casa.

No artigo, mostraremos uma foto do afilhado ou, como essa planta também é chamada, o venezio, e tentaremos contar tudo de mais interessante.

Detalhes da planta

O que é isso

Esse centenário despretensioso, também conhecido como Senecio (que é uma transliteração do nome latino senecio), vive em quase todas as partes do globo.

A África é sua terra natal e, na Ásia, Europa, Rússia e até na Austrália, existem várias dezenas de espécies de plantas. Entre a família há muitas suculentas. É esse tipo que é mais fácil de cultivar em casa.

Descrição botânica

O afilhado, dependendo da espécie, pode ter brotos peludos ou nus, peculiar no tipo de arranjo nas hastes das folhas e na forma de dissecção. Inflorescências do tipo "cesto", "panícula" ou "escudo".

Polinizadas por insetos, a fruta amadurece na forma de um aquênio. As flores são mais frequentemente coletadas em inflorescências nos topos, tons de azul, vermelho e amarelo. A forma das folhas é variável: em algumas elas parecem contas suculentas, em outras são arredondadas e lembram bananas. O sistema radicular está localizado próximo à superfície do solo, fraco.

Todas as variedades do afilhado contêm substâncias venenosas que podem se acumular gradualmente no fígado. O suco leitoso é perigoso para os olhos e mucosa oral. Não permita que crianças pequenas e animais adiram à planta. A opção mais segura é cultivar uma flor em uma panela pendurada.

Espécies comuns de interior e selvagens

Em casa, você pode crescer com apenas uma dúzia de plantas. Os tipos mais comuns de cruzamentos são:

  1. Afilhado rastejante - arbusto perene e atrofiado (15-20 cm), semelhante a um travesseiro azulado de folhas e flores brancas.
  2. Padrinho Rowley - ideal para cultivo de ampolas. Folhas em forma de bola, caules longos e flores brancas o tornam o mais popular nos cantos "verdes" da casa.
  3. Cruz do dragão - possui um pedúnculo longo em forma de flecha e suas flores amarelas parecem uma margarida.
  4. Cruz gorda - atinge uma altura de 30-40 cm, as folhas são oblongas e grossas, com pontas pontiagudas, têm uma borda lilás-roxa brilhante ao longo da borda

O canteiro de flores do seu jardim pode ser decorado com muito mais plantas.

  1. Afilhado sangrento - Esta planta é frequentemente confundida com uma margarida. O tom púrpura das folhas e a variedade de botões variados o tornam um dos mais populares entre os jardineiros.
  2. Lingua grande - Suas hastes semelhantes a lianas atingem 3 metros. Não tolera clima frio.
  3. Vermelho - floresce com framboesa e flores vermelhas brilhantes.
  4. Afilhado de folhas brancas - borda branca diferente nas folhas e flores amarelas brilhantes.

Foto

Na foto abaixo, você pode ver como é o afilhado.
Espécies de plantas domésticas:



E este é um afilhado que cresce na natureza:

Home Care

Apesar da diversidade, todos os tipos de afilhado requerem igual cuidado.

Local

Senezio, como um verdadeiro nativo de países quentes, é fotófilo. O lugar mais confortável para ele será a janela: leste, oeste ou sul. No peitoril da janela norte, a planta murcha lentamente.

Durante o verão, a flor deve ser ligeiramente sombreada para evitar queimaduras nas folhas ou levada para o fundo da sala, longe da luz solar direta. Os meses de inverno sem sol são mais bem aproveitados no peitoril da janela sul na companhia de contraluz. Periodicamente, o solo da panela deve ser cuidadosamente afrouxado.

Temperatura

O padrinho tolera pequenas flutuações de temperatura. Uma temperatura confortável durante a estação de crescimento é de + 20-26 graus, de + 12 a + 16ºС é suficiente para o inverno. Para um melhor crescimento, aconselho o afilhado a cozinhar no inverno, diminuindo gradualmente a temperatura na sala.

Mas se esse inverno não der certo, nada de terrível acontecerá - grandes perdas, exceto a perda de parte de uma aparência espetacular, não trarão. E aqui uma mudança brusca de frio e calor para o afilhado é destrutiva, assim como as correntes de ar.

A circulação de ar fresco para esta planta é muito importante e é necessário ventilar com mais frequência, mas a planta em si é protegida de correntes de frio e rajadas de vento.

Humidade do ar

As folhas do afilhado mantêm a umidade bem em todas as condições: em apartamentos com aquecimento central e em terraços envidraçados. Não há necessidade de pulverização.

A quantidade de rega depende da estação: no inverno, a temperaturas baixas, é moderada (1 vez em 25-30 dias), com secagem da superfície do solo, no verão abundante - 1 vez em 3-4 dias.

No outono, a planta é necessariamente adaptada ao período de inverno. A água deve ser depositada ou filtrada, sem cloro e temperatura ambiente. Cobertura - na primavera e no verão, uma vez por mês com fertilizantes contendo um mínimo de nitrogênio.

Transplante de poda

Você precisa transplantar uma planta jovem todos os anos e um arbusto com um sistema radicular suficientemente desenvolvido - a cada 2-3 anos. Isso é feito na primavera, em uma panela plana maior que a antiga, com um sistema de drenagem preparado e um substrato nutritivo frouxo (para suculentas). A cruz não é necessária para o corte obrigatório. Mas, para a formação de uma coroa organizada, as folhas superiores da parte aérea podem ser "comprimidas".

Reprodução

O afilhado é propagado nos meses de primavera por sementes e estacas:

  1. As sementes são pré-embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio por 2-3 horas, depois são plantadas em um recipiente coberto com um filme ou coberto com vidro e colocadas em um local quente, umedecendo periodicamente um frasco de spray. O condensado das paredes é lavado todos os dias durante a ventilação.

    Quando as mudas aparecem (após cerca de 8 a 11 dias), o recipiente sem filme é exposto e, após um mês, os brotos são plantados em vasos separados.

  2. Um caule de 5-6 cm de comprimento, cortado da planta mãe, tem raízes no solo úmido e úmido ou numa mistura de turfa e areia. Cubra por cima com uma garrafa de plástico cortada. Após meio a dois meses, eles são transplantados para vasos com substrato.
O substrato para o plantio é pré-tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso desinfecta o solo e reduz o risco de cárie radicular.

Doenças, pragas e formas de combatê-los

Os problemas mais comuns:

  1. perda de cor - causada pelo tamanho inadequado do vaso ou iluminação insuficiente;
  2. trituração de folhas - indica escurecimento excessivo da sala;
  3. manchas marrons no caule - são uma conseqüência do abismo do sistema radicular, e se as manchas estiverem secas e as folhas começarem a se enrolar em um tubo - a planta recebeu uma queimadura severa;
  4. com falta de água, a planta seca e perde as folhas;
  5. a podridão, que se espalha das raízes até o caule, é chamada de praga tardia e, infelizmente, essa planta não será capaz de curar.

Uma flor pode se tornar vítima de pulgões, cochonilhas e ácaros. Para se livrar das pragas, a planta é tratada com um inseticida (por exemplo, Actellicum) e depois enxaguada em recipientes com água limpa.

Conclusão

Nas mãos do mestre carinhoso, esta delicada flor é capaz de viver duas décadas. Com sua variedade de formas, o afilhado adicionará um gosto maravilhoso a qualquer interior; em jardins e jardins ornamentais, é simplesmente insubstituível. Experimente com prazer, e seu canto verde de harmonia será excepcionalmente bonito!

Deixe O Seu Comentário