O cacto tropical em sua casa é ripsalidopsis. Descrição da flor, seus tipos e características de cuidados
Ripsalidopsis é uma planta exótica elegante. Faz parte da família Cactus, mas significativamente diferente dos irmãos "clássicos". Cresce em florestas tropicais, tem flores brilhantes e folhas suculentas. Nas condições usuais para cactos comuns (seca e sol escaldante), a ripsalidopsis morre rapidamente. Neste artigo, aprendemos sobre as diferenças entre ripsalidopsis e Schlumbergera, os principais tipos de plantas, cuidados, reprodução, características de floração e as pragas mais comuns.
Descrição botânica
Ripsalidopsis é um pequeno arbusto perene. Refere-se a epífitas: em condições naturais de crescimento, é anexado a outra planta e a utiliza como suporte, não é um parasita. A altura média do arbusto é de 30 cm e os caules são constituídos por segmentos (comprimento - 5 cm, largura - 3 cm), cuja cor é verde pálido. Quando expostos ao sol por um longo tempo, os segmentos ficam vermelhos. Trechos da descrição botânica.
- O caule é carnudo, uma folha na forma de um prato largo. Isso permite que você retenha umidade e nutrientes.
- Existem saliências ao longo das bordas dos segmentos, espinhos na forma de cerdas grossas nas extremidades.
- As flores florescem nas extremidades dos segmentos. De uma aréola, aparecem 1-3 flores, elas estão abertas, atingem 4 cm de diâmetro.
- Após a floração, pequenas bagas aparecem.
Não há lendas fascinantes sobre a história da ripsalidopsis. Sabe-se que esta planta foi descoberta pela primeira vez nos trópicos do Brasil (América do Sul). A taxonomia moderna excluiu o gênero Rhipsalidopsis da lista; todas as plantas desta espécie foram transferidas para o gênero Hatior. Portanto, nas lojas de flores, você pode encontrar essa variedade de cactos com um nome diferente. A geografia do habitat abrange principalmente as florestas da América do Sul, algumas das subespécies são encontradas na América do Norte, África e Sri Lanka. A planta se instala em lugares incomuns:
- bordas de árvores;
- oco;
- troncos de fenda;
- chute.
Apesar de sua aparência, a ripsalidopsis é um cacto. A planta tem vários outros nomes. Geralmente é chamado de floresta ou cacto de madeira. Outra opção é um cacto de Páscoa ou uma vela de Páscoa. A explicação para isso é simples: a cor começa na primavera, na Páscoa.
Ao contrário da Schlumberger
Ripsalidopsis tem um duplo. Este é o Schlumberger ou o Zygocactus, conhecido popularmente como o dezembrista. Você pode distinguir essas plantas por alguns recursos.
Ripsalidopsis | Schlumberger | |
Segmentos | As saliências são suaves e invisíveis | Protrusões de dentes afiados |
Flor | Simetria radial, batedor plano | Corollas são claramente chanfradas |
Período de floração | Primavera | Inverno |
Leia mais sobre as diferenças entre ripsalidopsis e Schlumbergera aqui.
Os principais tipos e suas fotos
O tipo de ripsalidopsis é dividido em subespécies. Criadores criaram muitas variedades.
Gartner
A altura do arbusto é de 20 cm, as hastes são planas, penduradas. Essa variedade é mais frequentemente cultivada em vasos pendurados, cestas.
Rosa
Comprimento - 25-30 cm Característica - floração delicada. A forma das flores é em forma de estrela, a cor é rosa, no meio há um toque amarelo brilhante.
Andrômeda
As flores de Andrômeda são marrons6 cm de diâmetro, núcleos laranja.
Cuidado
A seguir, são apresentados os principais componentes do tratamento da rispalidopsis em casa.
Fator | Explicação |
Onde colocar uma panela ou plantador? | No verão, ao ar livre, longe da corrente de ar e do sol (debaixo de uma árvore). No inverno, o lado nordeste ou noroeste da sala. |
A luz | Bastante iluminação difusa, mas brilhante. A planta tolera sombra parcial, mas não floresce. |
Temperatura | O desempenho varia de acordo com a estação e condição.
|
Umidade, rega. | Mínimo - 60%.
|
Substrato do solo | Requer solo solto e áspero. Mistura de turfa, terra de folha, perlita ou areia grossa de rio são adequadas. |
Transplante | Gaste após a floração, ou seja, no começo do verão. |
Top vestir | Contribua durante o período de crescimento ativo pelo menos 2 vezes por mês. É ideal tomar o complexo mineral especificamente para cactos. Produtos orgânicos são proibidos. |
Sobre o crescimento da ripsalidopsis em casa e em campo aberto pode ser encontrado aqui.
Como ocorre a reprodução?
O cacto pode ser propagado por 3 métodos principais. Cada uma das opções tem suas próprias especificidades.
- Estacas de caule. Os segmentos da haste são separados por movimentos rotacionais suaves. São necessários 2-3 segmentos de segmento. Em seguida, eles são secos por 2-3 dias. Em seguida, coloque verticalmente em solo úmido, não se esqueça de apoiar-se no suporte. Não enterre.
- Vacinação no caule do Peresius espinhoso (cacto de folha). Passe o verão. Na peresquia, resta um caule nu, ligeiramente dividido acima. 2-3 segmentos são cortados da ripsalidopsis, afiados e inseridos no decote. A vacina deve ser fixada com uma agulha ou espiga, envolvida com um curativo. A coalescência ocorre em média após 14 dias.
- Sementes. Para conseguir, você precisa levar 2 cactos adultos de diferentes variedades. De um exemplo, suavemente com um pincel, você precisa pegar o pólen e transferir para outro. Após a floração, a fruta permanecerá na forma de uma baga vermelha. Deve ser deixado para amadurecer. Rasgando quando ele enrugou.
Recursos de floração
Com o cuidado ideal, a ripsalidopsis florescerá no início da primavera (março). A duração da floração é de 1,5 a 2 meses. As flores têm uma cor diferente: rosa, branco e vermelho. A paleta de tons é pequena, mas as flores são brilhantes e suculentas.
Para saber mais sobre a ripsalidopsis da floração e como cuidar dela durante a floração, assista ao vídeo:
Doenças e Pragas
O cacto é suscetível a doenças e os parasitas também podem atacá-lo. Que problemas são possíveis?
- Podridão cinzenta. Pontos de choro cinza-bege aparecem no caule, com o tempo uma “pilha” de cinza e pontos pretos aparecem sobre eles.
- Podridão da raiz. A base do caule fica preta, é viscosa ao toque.
- Praga tardia. Crescimento lento, perda de elasticidade por segmentos. O caule desaparece, fica coberto por vagas manchas marrons.
- Mealybug. Os sinais de um ataque são um revestimento branco na massa verde, que se parece com pedaços de algodão. Os brotos e hastes são deformados, descoloridos e secos.
- Escudo. Um crescimento bege ou marrom-cinza aparece no caule. A princípio, é plano, com o tempo aumenta. O tecido ao redor do crescimento fica amarelo, o solo no vaso fica preto.
Plantas semelhantes
As flores tipo Ripsalidopsis estão incluídas nas subespécies de cactos da floresta. Todos eles têm caules carnudos, uma estrutura semelhante e exigem as mesmas condições de detenção. Entre epifilo semelhante. Tem um caule frondoso de cor verde escuro. As flores de diâmetro atingem 12 cm, as cores são vivas, a fragrância é perfumada. Que outras flores são semelhantes?
- Ripsalis. É um arbusto denso que tem muitas hastes finas. Nas extremidades dos brotos há pequenos brotos de tons amarelos.
- Pera espinhosa. Os segmentos grossos e planos formam um tronco. Tem uma abundância de espinhos. Também no caule principal existem processos e flores de várias tonalidades.
- Pereskia. Suculenta antiga. As folhas são decorativas, o caule desempenha todas as funções. Os frutos são comestíveis.
- Cacto escamoso. Tem hastes alongadas, brotos são formados em torno das bordas. Frutas e flores brilhantes.
Portanto, a ripsalidopsis é uma ótima opção para cultivar uma casa. Hastes longas parecerão vantajosas em uma plantadeira suspensa, e flores brilhantes agradarão aos olhos e encherão a sala com um aroma agradável.