Móveis de cozinha DIY, as sutilezas do processo
Para criar uma qualidade própria, de modo que o seu próprio mobiliário de cozinha se torne um orgulho especial imortalizado pelas fotografias, você deve pelo menos ter uma idéia de por onde começar. Sugerimos que você se familiarize com as etapas do trabalho e o que é necessário para isso.
Seleção de material
Os materiais para a fabricação de móveis de cozinha com suas próprias mãos devem corresponder ao máximo possível às condições para a operação adicional do fone de ouvido. O que você planeja usar para móveis:
- versão em madeira maciça - um clássico do gênero;
- do cartão - orçamento;
- de móveis antigos, com a habilidade adequada, pode ser praticamente gratuito, sem contar os custos de novos fixadores e acessórios.
Quaisquer que sejam os materiais que você concorda em usar como base para a fabricação de móveis, antes de começar, leia as instruções sobre como fabricar os itens dos fones de ouvido com esse material. Em todo o lado existe uma especificidade para cada tipo de mobiliário.
Tipo de material | Funcionalidades | Vantagens | Desvantagens |
Madeira maciça | Material natural e ecológico, com uma textura e cor únicas. | Durável - dependendo do tipo de rocha, a vida útil é de 15 anos a várias dezenas. | O material é sensível a mudanças de umidade e temperatura. Requer tratamento com impregnação, anti-sépticos de todos os detalhes. |
Aglomerado | A densidade das amostras europeias é superior às amostras domésticas. Ele contém mais cola e parafina. | Material de opção de orçamento, fácil de processar. É fácil esculpir detalhes dele. | Com baixa qualidade, pode ter baixa resistência e exalar um odor desagradável. |
Aglomerado | A superfície é coberta com uma película protetora durante o processo de fabricação (laminado). | Mais barato que o MDF, resistente a condições operacionais adversas. | Se a camada resistente à umidade foi aplicada por armazenamento em cache, o filme pode ficar atrasado. |
MDF | A densidade pode exceder a madeira natural. | Ultrapassa o aglomerado em termos de força e flexibilidade. Conveniente para moldagem. Adequado para elementos decorativos. | Requer pintura, aglomerado mais caro. |
Drywall | É uma folha de camadas de papel de construção com uma camada de massa de gesso com vários aditivos. | Prático, resistente a cargas, longa vida útil das estruturas. É possível fabricar uma variedade de modelos. | Frágil, pode rachar durante a operação. Não se destina a pesos muito pesados. |
Tendo decidido o material a partir do qual você fará os móveis para a cozinha com suas próprias mãos, aproxime-se cuidadosamente da escolha diretamente no local.
A madeira maciça deve ter um padrão uniforme e denso de anéis anuais. Certifique-se de verificar rachaduras e lascas, delaminação da fibra. Evite madeira com nós. No futuro, esse defeito de material afetará a qualidade das peças.
Os aglomerados de madeira devem ser planos, livres de defeitos. Não pegue folhas muito finas, pois a estrutura da caixa de móveis levará uma carga suficiente. Se houver uma película protetora, é melhor usar a laminação, e não a versão em cache. A opção ideal é MDF.
Os móveis de cozinha faça-você-mesmo de drywall podem ser uma excelente opção, pois são feitos com folhas resistentes à umidade há muito tempo. Móveis feitos com esse material podem se tornar uma verdadeira decoração da sua casa. No entanto, este material requer a presença de uma estrutura de madeira ou outra na qual o perfil e as peças metálicas serão montados.
DrywallAglomeradoAglomeradoMatrizEtapas de fabricação de móveis de cozinha
A idéia de móveis caseiros é muito relevante em casas onde a cozinha é pequena ou tem um layout não padrão. Se você fabricar móveis para dimensões específicas sob encomenda, poderá ser mais caro do que suas contrapartes padrão. Além disso, quando se trata de móveis para a cozinha campestre, é tentador usar os detalhes de móveis antigos para gastar menos na compra de materiais.
A fabricação de móveis, seja de madeira, aglomerado, drywall, após o corte das peças que você mesmo pode fazer ou encomendar a especialistas, será realizada, contém 3 etapas obrigatórias:
- trabalho na preparação de peças de móveis - processamento de bordas, impregnação com anti-sépticos e outros compostos de proteção;
- montagem direta de módulos de móveis;
- instalação de acabamento do conjunto de móveis como um todo.
Para fazer móveis caseiros para transformar verdadeiramente a cozinha, e você orgulhosamente mostraria uma foto de um fone de ouvido feito em casa, assista a um vídeo detalhado do processo refletido passo a passo para entender as especificidades de cada etapa.
Manuseio de materiaisInstalação do fone de ouvidoMódulos de montagemMedições e criação de projetos
Os móveis de cozinha são feitos com base no projeto. Para aqueles que começaram a cortar peças sem cumprir esse ponto, o resultado provavelmente será inutilizável. Responda honestamente, se você pode fazer os desenhos e esquemas com as próprias mãos com precisão e competência, levando em consideração todas as nuances necessárias.
Se alguém que você conheceu recentemente comprou um fone de ouvido que se encaixa nas dimensões do seu apartamento, não hesite em pedir uma visita e examinar minuciosamente todos os detalhes e fazer medições no local. Você pode ir à loja com fones de ouvido prontos. Obviamente, você terá que suportar a atenção cada vez maior dos consultores, mas poderá estudar a variedade de móveis de cozinha feitos de drywall com suas próprias mãos e obterá um layout original e de alta qualidade.
O desenho deve ser claro, mostrar com precisão a localização dos ninhos e perfurações da frente. Importante: 1 mm é a unidade de medida - este é um ponto fundamental!
Além disso, considere as permissões para corte de arestas e entre peças cortadas:
- borda - 2 mm;
- partes individuais - 5 mm.
Meça em uma área livre de móveis. Lembre-se de que o erro ocorrerá em qualquer casa - seja soviética ou mais moderna. Use um lápis simples para marcar em uma folha de aglomerado ou outro material. O marcador pode até aparecer através de um revestimento decorativo. Certifique-se de numerar antes de montar a peça. Considere a localização de grandes eletrodomésticos - uma geladeira, fogão, pia. Não se esqueça dos canos. Deixe um espaço de pelo menos 650 mm entre as gavetas e a bancada.
Decida qual tipo você usará - reto ou angular. Você pode fazer móveis para a cozinha com base em um desenho pronto. Você pode escolher uma opção na Internet ou solicitar um projeto, por exemplo, estudantes de cursos recentes. Ele sairá mais barato que o trabalho profissional do designer, mas eles usarão programas de alta qualidade para calcular o projeto.
Após elaborar o desenho, não se esqueça do mapa de aninhamento. Este documento ajudará a ver a localização das peças nas folhas de material, para calcular a quantidade necessária. Deixe certas ações:
- das bordas da folha - 10 mm;
- corte - 4 mm;
- no local do corte - se necessário.
É importante posicionar as peças de maneira a garantir um bom corte. É melhor usar programas especiais para cortar, mas você também pode manualmente, embora isso seja mais longo.
Cálculo do mobiliário necessário
Depois de preparar todos os desenhos, prossiga para o cálculo dos detalhes. Você pode fabricar corretamente móveis de cozinha criando um esboço do módulo em folhas A4 separadas - você precisa escrever tudo o que fez, número e parâmetros. Lembre-se de considerar a espessura do material usado. Além disso, se uma placa ou folha puder ser produzida em diferentes espessuras, calcule o material para várias opções:
- para calcular os parâmetros da prateleira interna, subtraia a espessura da folha dupla da largura do módulo;
- remova a parede traseira do cartão com suas próprias mãos, a 3 mm da largura e altura do futuro módulo;
- para fachadas - a largura total é dividida ao meio, menos 3 mm.
Depois de calcular tudo o que você precisa, faça uma lista para solicitar os materiais e elementos necessários. A trituração de dobradiça é melhor encomendada. Isso reduzirá o tempo e a compra de um cortador chegará até você pelo mesmo custo.
Materiais e ferramentas
Material para móveis de cozinha com suas próprias mãos, verifique se há defeitos "não padronizados". Decida com antecedência quais serão as fachadas - compre ou faça você mesmo. Para as paredes traseiras, são utilizadas folhas com a menor espessura. Médio - para prateleiras, peças verticais. Na bancada, escolha a opção mais durável.Se você estiver planejando drywall, faça uma moldura com suas próprias mãos em madeira, obtenha perfis metálicos.
Acessórios necessários: borda, mesa, pernas, guias para gavetas, secadoras, dobradiças, puxadores, suportes de prateleiras, ganchos. Fixadores - finalize pregos, buchas, parafusos, parafusos. Cuide das ferramentas:
- serra circular (serra) - usada para serrar peças;
- lápis, fita métrica;
- confirmações;
- chave de fenda, lixa, hexágono, primer;
- fresa manual para madeira - usada para perfilar bordas, dragar ninhos para acessórios;
- broca, broca Forsner - para perfurar ninhos sob dobradiças de móveis;
- nível, telêmetro a laser;
- ferro (cole as bordas);
- chave de fenda e / ou furadeira elétrica;
- quebra-cabeças;
- plaina / plaina elétrica.
Comece a trabalhar, certificando-se de ter tudo o que precisa.
Preparação de material
Os móveis para uma cozinha de madeira, painéis de partículas ou drywall começam com a preparação de materiais e o processamento de peças. Depois de marcar a folha, não esqueça de delinear os toldos, canetas e outros elementos de fixação. Para marcar, é melhor usar modelos de papelão. Os furos são perfurados imediatamente.
Corte as peças com uma serra circular. Faça isso de dentro para que a borda fique limpa por fora. Para madeira e lajes, a borda é primeiro processada. O revestimento pode ser feito com melamina ou plástico. A borda protege o material da umidade e do inchaço. Use um ferro de passar. Depois de colado e o material esfriar, corte as abas sob 45sobree depois lixe a curva.
Para drywall, a preparação consiste em marcar e fixar guias de metal. Se for entendido que a peça suportará uma carga significativa, use adicionalmente um reforço feito de madeira.
MarcaçãoRecorte os detalhesInstalação FerroviáriaMontagem e instalação
Para a montagem de uma cozinha de madeira com suas próprias mãos, papelão, drywall, o básico dos eventos é baseado em princípios comuns:
- é necessário separar todos os elementos, organizá-los em uma lista e delimitá-los para que fique claro onde está o módulo;
- se ainda não o fez, realize um tratamento anti-séptico, verniz (mínimo de 3 camadas);
- primeiro, as fachadas são montadas nos elementos envernizados do módulo, depois são instaladas no local;
- os armários superiores podem ser pendurados como estão, mas para instalar os inferiores é necessário um nível sem falhas;
- a bancada é colocada sem fixação, a marcação é feita para a pia, fogão, torneiras. Retire a bancada, faça furos;
- Antes de instalar a tela de mesa nos pedestais, não se esqueça de processá-la e envernizá-la se a superfície exigir.
A área de lavagem é tratada com selantes, pois ficará exposta à umidade regular. A sequência é exatamente isso - armários, depois a bancada.
Tratamento anti-sépticoFixamos fachadasMontamos os armários superioresMonte a bancadaInstalação de fachadas
As fachadas podem ser feitas de uma variedade de materiais - madeira, aglomerado, plástico, vidro. Dependendo do material usado na escolha das dobradiças, considere o peso da fachada. A madeira será mais pesada e você precisará corrigi-la com base na qualidade. Aglomerado e plástico são mais leves.
Os painéis surdos ou de painel das fachadas devem corresponder exatamente às dimensões da caixa; caso contrário, após a instalação, você receberá saliências imprecisas, que serão extremamente difíceis de consertar.
Se você fez ou comprou fachadas, antes da instalação, verifique se todas as arestas são usinadas em torno do perímetro. Isso é importante, pois durante a operação é a fachada que será sujeita ao máximo impacto - é limpa, a umidade e a poluição básica entram nela.
A instalação de fachadas na caixa é realizada marcando as dobradiças. Portanto, era muito importante calcular toda a marcação na fase do projeto. Não funcionará para instalar no olho - afinal, o loop pode chegar ao nível da prateleira e, como resultado, não funciona como deveria.
Os furos são perfurados usando uma broca Faustner, projetada especialmente para o tamanho dos furos nas dobradiças. Para fixar as dobradiças nas portas, são utilizados parafusos autoatarraxantes. Após a conclusão da instalação, as dobradiças são ajustáveis.
Se estamos falando sobre a instalação de fachadas de gesso cartonado, depois de pendurar todos os lugares, certamente haverá massa de vidraceiro. A fachada de gesso cartonado pode ser decorada com azulejos, para esse uso cola especializada.
Dicas úteis de instalação
Fazendo móveis de cozinha, se você é iniciante e nunca teve um relacionamento com a produção, é melhor dominá-lo em móveis antigos. Simplificando, antes de montar um cenário real, tente fazer móveis para bonecas com suas próprias mãos. Pratique a habilidade em um modelo menor para que a tecnologia de fabricação seja elaborada do zero. Certamente nas caixas você ou seus amigos têm cabeceiras polidas, bancadas, armários que podem ser desmontados e colocados em uso. Se o resultado for bem-sucedido, certamente haverá uma criança feliz em brincar com o fone de ouvido e as bonecas "reais".
Agora, voltamos às dicas sobre a instalação de móveis de cozinha de alta qualidade:
- a instalação começa a ser realizada dependendo da configuração do fone de ouvido: linear - a partir do gabinete, que fica contra a parede; conjunto de canto - a partir da seção de canto;
- para não sobrecarregar o espaço, colete cada módulo por vez e não todos de uma vez;
- um espaço de 0,5 cm deve ser deixado entre a parede e a bancada;
- Não coloque imediatamente fachadas nos armários superiores. Primeiro desligue o módulo e depois monte os detalhes da fachada;
- conecte as guias da gaveta à superfície interna das paredes laterais antes de montar as peças do gabinete.
Seria sensato solicitar um serviço de fresagem para dobradiças de móveis. É mais confiável confiar o trabalho a profissionais que tenham todas as ferramentas necessárias para isso.