Estilo barroco no interior
O palácio barroco e o estilo artístico (o estilo de reis e nobres) usados para decorar o interior servem como um indicador da riqueza, prestígio e abrangência espacial dos proprietários da casa, bem como Reflete a era dos séculos 17-18. Afinal, foi nessa época que se originou na Itália, em cidades como Roma, Veneza, Florença e Mantova, na era da procissão triunfal da civilização ocidental. Tais qualidades como grandeza, esplendor, luxo ostensivo, dinamismo de imagens são inerentes a ele. O barroco é caracterizado pelo uso de formas curvas e arquitetônicas, por exemplo, pela presença de colunas no interior. As jóias têm um formato de plástico florido e, com a ajuda de ornamentos entrelaçados, é criada uma sensação de elevação e volume. Utilizou ativamente ouro, cobre, prata, além de mármore, madeiras preciosas e marfim.
Recursos de estilo
Devo dizer que esse estilo gosta de quartos espaçosos, especialmente de formato oval, oferecendo a oportunidade de criar, por exemplo, salões ou quartos elegantes. Para a decoração de salas pequenas, o barroco não é apropriado devido ao fato de envolver grandes móveis maciços e fundamentais que podem caber livremente no espaço, sem reduzir o tamanho e a sensação de espaço, e mais importante - a sua grandeza. É verdade que, se desejado, você pode usar apenas alguns dos detalhes desse estilo e limitar-se a uma pequena especialização.
Como decoração adicional, o estilo barroco costuma usar nichos nas paredes. Geralmente eles são preenchidos com vasos, estatuetas e outras figuras. Espelhos grandes, porcelana, madrepérola, metais preciosos e vários produtos de marfim também são relevantes aqui.
Entre outras coisas, esse estilo determina o rico design de janelas e portas. A porta deve se parecer com um palácio, ou seja, a opção de porta dupla seria perfeita. Eles devem ser pintados para combinar com as paredes ou, apenas de cor branca, são permitidas inserções de vidro colorido ou têxtil. A decoração da porta pode ser diferente, por exemplo, com talha ou talha. Almofadas com bordados feitos à mão e móveis esculpidos serão apropriados, pois nesse caso há muita liberdade para a imaginação criativa.
Decoração barroca
A regra principal é que as paredes não devem ser completamente homogêneas. É necessário ter todos os tipos de pastilhas, bordas, decoração arquitetônica ou moldagem de estuque. Dos materiais podem ser utilizados: gesso, papel de parede têxtil, painéis de madeira (pintados) e painéis ainda melhores de mogno natural. E se você usar tapeçaria e brocado, a sensação de luxo aumentará bastante. Pintura e esculturas foram amplamente utilizadas no design de paredes em estilo barroco. É muito bem-vinda a presença de pinturas renascentistas nas paredes, e foi praticado o uso de colunas, pilastras e várias molduras de estuque - tudo o que enfatiza o luxo da decoração
Decoração de teto
O verdadeiro estilo barroco implica um teto, que é uma continuação da parede e não contrasta com ela. A decoração em forma de dourado e estuque também é adequada no teto, tanto em uma superfície plana quanto abobadada. Além disso, dará grandeza e solenidade às instalações. E o teto, decorado com afrescos, é a solução perfeita para transmitir as características desta época na íntegra. Em um design moderno, é usada uma impressão de teto flexível em vez de afrescos.
Acabamento do piso
Em primeiro lugar, a cor do piso deve ser combinada com a cor do restante do acabamento. Em termos de materiais utilizados - pode ser de cerâmica ou madeira. É permitido o uso de parquet em pedaços de madeira de espécies caras. A propósito, tapetes no chão, especialmente pintados, se tornarão um complemento apropriado se ocuparem uma parte menor de toda a superfície do piso. Barroco envolve o uso de tapetes de tecido sem fiapos. Eles também cortinavam as paredes da casa. Mais tarde, eles foram chamados de tapeçaria.
Móveis barrocos
As características características dos móveis barrocos são: estofados brilhantes feitos de tecido rico, presença de franjas e vários detalhes esculpidos complexos, pernas curvas, envernizamento e superfícies revestidas com ouro. Para sofás e poltronas, as costas devem estar dobradas e representar uma linha ondulada. Os sofás projetados devem parecer poltronas juntas. Nas mesas, a mesa é decorada com mosaicos, mármore colorido ou madrepérola, e na maioria dos casos tem uma forma redonda, as cadeiras são equipadas com encostos esculpidos. As principais peças de mobiliário desse estilo são cômodas, armários de duas folhas, prateleiras, armários, uma grande mesa de jantar, cadeiras com encosto alto, atamankas etc.
Se for um quarto, a cama deve ser enorme com uma cabeceira luxuosa, bem como com um dossel e várias cortinas.
A cama deve lembrar tendas orientais, com uma abundância de cortinas e cortinas.A cor dos móveis na maioria dos casos usa a mesma decoração de parede. Além da cama, os móveis do quarto podem incluir uma penteadeira, cômoda com gavetas, pufe e penteadeira.
Têxteis barrocos
Os têxteis devem dar uma sensação de riqueza e luxo. E esse efeito é conseguido usando cortinas luxuriantes, franjas douradas, pingentes e pincéis. As cortinas podem ser feitas de tecido de veludo, brocado dourado, cetim ou seda, bordadas com fio de ouro ou lurex. A presença de um magnífico lambrequim é altamente desejável, especialmente ornamentada com um maravilhoso bordado e apliques. Anteriormente, as cortinas barrocas eram feitas de materiais de revestimento de cores contrastantes. Além disso, as portas eram decoradas com o mesmo tecido drapeado usado nas janelas. Atualmente, é usado um tecido que imita materiais naturais como ônix, mármore, malaquita, casco de tartaruga etc. Em outras palavras, tecidos pesados e caros são usados.
Iluminação
O estilo barroco implica a presença de grandes janelas na sala, para que a luz do dia seja brilhante o suficiente.
Além disso, espelhos de tamanho grande são amplamente utilizados, criando o efeito de uma iluminação ainda maior, além de aumentar visualmente o espaço, que é o ponto principal desse estilo. Por causa da iluminação artificial no escuro, as velas emolduradas em belos castiçais de prata ou madeira esculpida eram anteriormente amplamente utilizadas. Atualmente, o papel das velas é perfeitamente desempenhado por lâmpadas prontas na forma de velas.
Além disso, o barroco permite o uso de lustres de cristal maciços. Além disso, são usadas luminárias de parede cintilantes (excelentes, se forem castiçais de cristal com douramento) e luminárias de chão espetaculares com pernas esculpidas.