Estilo chalé - simplicidade em todos os detalhes
A grandeza e simplicidade simultâneas do estilo Chalet podem surpreender qualquer apreciador do belo, embora seja considerado rural por causa de sua beleza rude, a sofisticação e nobreza desse design às vezes são surpreendentes e colocadas em transe estético. É por isso que mais e mais pessoas preferem o interior de sua casa nessa direção.
1. Um pouco da história do estilo Chalet
O estilo de chalé se originou na província sudeste da França - Savoy, que faz fronteira com a Suíça e a Itália. Foi lá que durante séculos absorveu a rica história das montanhas alpinas e tradições locais únicas. Inicialmente, na Suíça, a palavra "chalé" era chamada de casa rural, feita exclusivamente com materiais naturais. Os chalés alpinos sempre foram considerados um edifício confiável, feito de pedra e madeira, capaz de proteger toda a família das intempéries. A pedra, em regra, era usada para a fundação e o primeiro andar, e um loft era construído em madeira, que ao longo dos anos, devido aos efeitos do ambiente externo, adquiriu seu próprio charme especial. Tais construções para o clima local eram justificadas o máximo possível. Os alicerces de pedra da casa não apenas estavam firmes em terrenos irregulares, mas também protegeram a casa com sucesso de ventos fortes, chuva e neve.
Nas últimas décadas, a popularidade de tais estruturas aumentou tanto que podem ser encontradas nas cidades, nas aldeias vizinhas e nas costas. E alguns especialistas até tentam equipar o interior dos apartamentos no estilo Chalet, observando todas as suas regras e características.
Foi a origem desse estilo que garantiu sua associação com uma aconchegante e acolhedora casa de vila alpina, onde tudo está saturado de simplicidade, e todos os detalhes do interior são tão pensados que, estando em uma sala, parece que estava em algum tipo de conto de fadas. A principal característica desse estilo é que materiais exclusivamente naturais são usados para decorar a casa. E na situação não há nada supérfluo, tudo é o mais simples e funcional possível.
2. Interior em estilo de chalé
Para obter o efeito desejado, a madeira para decoração de interiores é tratada de maneira especial, dando a cor necessária para um certo desgaste e idade. Como regra, um piso e um teto são feitos de madeira, que necessariamente deve estar com vigas internas projetando-se aproximadamente na sala. As paredes são rebocadas e pintadas de branco. Em alguns casos, todas as superfícies são suturadas com madeira, o que torna o espaço mais confortável.
3. Interior do chalé em detalhes
Um atributo indispensável de uma sala no estilo Chalé é a lareira, também é necessário abordar sua decoração com toda a responsabilidade para que ela não saia da imagem geral. Uma opção ideal para ele é uma pedra artificial, escolhida para combinar com a cor da madeira usada na decoração da parede. Perto da lareira, os acessórios especiais de gravura feitos de metal escuro e se escondem perfeitamente.
Nas paredes, deve haver várias pinturas enormes representando a natureza ou os animais, e uma variedade de bichos de pelúcia e armas penduradas também trará uma atmosfera especial.
Atenção especial deve ser dada à seleção de móveis e tecidos. Os materiais ideais são couro, pele, lã grossa e linho. Um enorme sofá de couro com almofadas de pele e um cobertor de lã, cortinas de linho com ganchos de couro, um tapete com uma pilha comprida - todos esses detalhes se encaixam harmoniosamente na atmosfera geral. Mesas e cadeiras de madeira e móveis de vime também combinam com o estilo Chalet.
A iluminação no estilo de chalé deve ser a mais simples possível e, às vezes, até íntima. Em nenhum caso você deve escolher lustres e lâmpadas novas, caso contrário, eles simplesmente sairão do clima principal da sala. Lustres antigos que imitam a iluminação de velas serão uma ótima solução, holofotes e luminárias com abajures feitos com tecido natural também serão adequados.
4. Esquema de cores para o estilo Chalet
As características desse estilo são marrom e gramada, além de tons de vinho e vermelho e bordô. Os tons naturais naturais devem ser usados como os principais, apenas ocasionalmente detalhes coloridos podem ser adicionados ao interior, mas isso deve ser feito com extrema cautela para não perturbar a atmosfera geral do estilo.
5. O que fazer com os eletrodomésticos?
A sofisticação do estilo reside no fato de que ele traz o espírito da antiguidade para a sala, no entanto, dado que em nosso progresso tecnológico, abandonar seus filhos não é impossível, simplesmente irrealista. Portanto, com cuidado, você precisa usar eletrodomésticos para não estragar a vista, por exemplo, com uma máquina de lavar branca na cozinha. Para que não seja um ponto positivo, é melhor instalá-lo no armário da cozinha com uma porta. O mesmo vale para a geladeira, idealmente se não for branca, mas de cor de aço. Tais soluções de compromisso podem ser encontradas com relação a cada dispositivo necessário na vida cotidiana de uma pessoa moderna.
O estilo de chalé é adequado para pessoas que apreciam simplicidade, originalidade e naturalidade nas coisas ao seu redor. É este interior da casa que será apreciado pelos românticos e pelas personalidades criativas.