Interior chinês: filosofia profunda com aparente simplicidade

O interior de cada casa tem uma função importante, que não é apenas para decorar e obter indicadores ideais do ponto de vista estético, mas para alcançar conforto, harmonia, aconchego e praticidade. Portanto, quando confrontados com a questão de escolher soluções interiores, passamos por todas as opções possíveis: alta tecnologia, rococó, fusão, minimalismo, vanguarda, pop art, etc., tentando encontrar um meio termo que o ajude a viver em sua casa e experimentar prazer, apaziguamento. Hoje, este meio termo para muitos é o estilo chinês no interior, baseado nos princípios da simplicidade, energia e natureza.

Histórico de desenvolvimento

No final do século XVIII, as tradições da Europa começaram a se cruzar com a arte chinesa - cada vez mais se prestava atenção aos produtos da arte aplicada dos mestres chineses, que ganhavam atenção com seu exotismo e luxo. Pessoas dos estratos superiores da sociedade criaram coleções inteiras de porcelana chinesa cara e misteriosa, e somente em 1707 D. Bettger iniciou a produção de porcelana na Europa.

Mas a arte de móveis da Inglaterra (meados do século XVIII) foi mais influenciada pelo estilo chinês, ele encontrou seu admirador, ele acabou sendo o famoso fabricante de móveis inglês Thomas Chippendale.

Foi em seus trabalhos que se pôde observar uma combinação de técnicas tradicionais com treliças decorativas chinesas, tábuas. A China se tornou o fundador da tecnologia de laca, enquanto os móveis europeus eram fabricados de acordo com os modelos chineses. Não é de surpreender que a Rússia, que está próxima em localização geográfica, adotou tradições chinesas ainda mais rapidamente.

Mas, tendo se tornado tão famoso na era rococó, o estilo chinês logo sucumbiu ao esquecimento. E já hoje em todo o mundo surgiu um interesse excessivo pela cultura e tradição artística chinesas, porque foi a China, enquanto permanecia um estado conservador, que durante milhares de anos desenvolveu costumes sustentáveis, cânones, que até hoje permanecem inalterados, integrais. Foi a visão de mundo dos chineses, que encontrou seu reflexo em fundição de bronze, cerâmica, porcelana e produtos de carpete, pintura, sedas finas, que atraiu o homem europeu o tempo todo.

Estilo chinês: características distintivas

Tendo estudado cuidadosamente as características do interior das habitações chinesas, você entende que é significativamente diferente das tradições de outros povos orientais. A razão de tudo é a busca de um começo filosófico em tudo ao redor e um modo de vida pacífico dos chineses.

O interior em estilo chinês é a falta de cantos afiados, móveis excessivamente volumosos, mas sua grande variedade.

O principal material para a fabricação de itens de interior é o elástico, mas o bambu durável. Ao criar móveis, os artesãos usam uma complexa técnica de envernizamento em várias camadas como elemento de decoração, e a escultura em laca preta continua sendo a melhor maneira de decorar até hoje.

Para os chineses, o uso máximo do espaço interno das salas é característico - para esse fim são criados arcos, nichos para guardar acessórios, livros e elementos decorativos.

Móveis cerimoniais no interior chinês combinavam harmoniosamente com objetos do cotidiano - armários, complementados por mesas lacadas requintadamente decoradas, que serviam de suporte para vasos e decorações luxuosos.

O uso de técnicas de intarsia, também conhecido pelos europeus, é outra característica do mobiliário chinês. De fato, a técnica é uma decoração embutida feita de compensado fino de várias cores para as superfícies de armários e mesas. Mas difere do europeu (realizado no mesmo nível do avião) que o chinês - está acima do nível da superfície. Os principais itens do interior - mesas, cadeiras, espreguiçadeiras eram feitos de materiais naturais (principalmente bambu) e tinham formato retangular.

Os principais itens do interior dos móveis eram espreguiçadeiras, cadeiras e mesas. Todos os itens foram feitos em bambu e tinham formas principalmente retangulares. Outra característica distintiva do interior chinês, hoje preservada, é a ausência de cortinas e cortinas nas janelas.

É extremamente raro que lustres sejam usados ​​no processo de criação de um interior - é dada preferência à iluminação das lâmpadas.

O interior no estilo chinês é sempre harmonia, exotismo, concisão, tudo isso ajuda a criar uma atmosfera relaxante e aconchegante.

Cores

O estilo chinês é uma combinação de detalhes característicos, portanto, esse interior não apenas revela as características, gostos e preferências individuais de seu proprietário, mas também cria uma atmosfera adequada, torna-se um ambiente de influência e influência para cada hóspede. Nem o último papel nisso é desempenhado por cores simbólicas e significativas para os chineses.

O vermelho era e continua sendo a cor favorita dos chineses, simboliza força e energia. Assim, combinando vermelho, branco e preto, você pode alcançar harmonia e paz.

O amarelo é considerado a cor do imperador, a cor nacional, o verde é calmo e o azul é um sinal de nobreza que as pessoas eminentes aplicam com cuidado e discretamente no interior. Obviamente, a escolha de uma cor depende das preferências dos proprietários, de seus gostos e opiniões.

Pavimentos

O dispositivo dos pisos é reduzido no interior chinês ao uso de grandes ladrilhos de pedra ou uma imensa placa de cor clara ou escura, saturada, possivelmente com uma tonalidade vermelha discreta. Uma opção ideal é o revestimento de bambu, como alternativa, eles usam carpete ou laminado tipo esteira.

O desenho de uma árvore natural pode ser monofônico ou executado na forma de padrões contrastantes.

No caso de grés ou ladrilhos de porcelana, o esquema de cores é selecionado de acordo com o mesmo princípio usado para madeira - tons claros / escuros discretos, ausência de padrões "chamativos".

As paredes

O interior no estilo chinês, via de regra, envolve pintar ou rebocar as paredes, mas também há espaço para papel de parede de papel - eles foram inventados na China. É aceitável usar pinturas de parede: árvores anãs, plantas com flores, pássaros, montanhas, etc. Cada desenho carrega uma carga semântica, portanto, você precisa escolhê-las com cuidado.

É relevante usar na decoração de paredes (em regra, esta é uma parede) uma árvore de espécies escuras, com menos frequência - luz. Uma solução bem-sucedida é usar padrões escuros de madeira, que criam uma sensação de contraste devido à parede clara. Você pode escolher padrões para combinar com a decoração do piso ou teto.

Um ponto importante na criação do interior chinês é o uso de materiais de acabamento exclusivamente naturais.

Os tetos

Os tetos, em regra, são feitos em cores vivas e possuem um design de vários níveis, o que permite criar a ilusão de volume e simular a luz do sol ou do céu usando a luz de fundo.

Além disso, são frequentemente utilizados vários elementos decorativos de madeira, selecionados em contraste com o tom principal. O teto geralmente se destaca em forma retangular, decorado com luzes.

Móveis

O mobiliário é um componente importante do interior chinês, é conveniente e prático, feito de madeira usando todos os tipos de técnicas. Juntamente com os móveis do dia-a-dia, os móveis decorativos com elementos de talha incrustados e envernizados, principalmente pretos e vermelhos, também são usados ​​ativamente. Móveis volumosos com cantos afiados pronunciados não são uma opção para o interior da China; aqui, eles tentam evitar cantos afiados e formas retangulares o máximo possível. Para isso, use toalhas de mesa e travesseiros que escondem os cantos.

Sofás leves, cadeiras de bambu, bancos lacados e mesas redondas para beber chá - essas são as principais opções de móveis para o interior, no estilo chinês.

Os armários são decorados com técnicas sofisticadas de envernizamento em várias camadas, esculturas em laca preta e intarsia. Para fins de zoneamento, telas e telas fixas e móveis são frequentemente usadas.

Os armários são decorados com sofisticada técnica de envernizamento em várias camadas. Para a decoração, são utilizados entalhes em laca preta, intarsia (decoração de encaixe) e incrustações com madrepérola, casco de tartaruga ou madeiras preciosas. Para o zoneamento, você pode usar telas e telas pintadas.

A decoração de interiores em estilo chinês ocorre estritamente de acordo com o Feng Shui, de modo que a colocação de itens de interiores semelhantes ocorre em pares, em uma determinada composição, por exemplo, uma mesa onde bancos envernizados idênticos estão localizados em ambos os lados.

Os chineses são uma das exceções entre os povos do leste - afinal, eles tradicionalmente comem enquanto estão sentados em uma cadeira e dormem na cama.

Alcançar o resultado perfeito na criação de um interior chinês é possível não apenas com a ajuda de móveis de fabricação chinesa, as fábricas européias produzem bons análogos que podem ser complementados com acessórios e detalhes e atingir esse objetivo.

Acessórios

Produtos de porcelana, madeira e bronze, crisântemos, orquídeas e peônias, lanternas, bastões para fumar, magnífica pintura chinesa, almofadas de cetim com bordados, porta-copos sofisticados, ventiladores, vasos com hieróglifos, árvores anãs, bambu, velas, guarda-chuvas chineses - todos esses acessórios se tornará os companheiros constantes do estilo chinês.

Com a ajuda deles, você pode definir um clima e atmosfera especiais no interior, mostrar bom gosto e revelar o mundo interior.

Uma adição digna ao interior serão os espelhos, localizados exclusivamente de acordo com as leis do Feng Shui.

Algumas nuances

A casa nas tradições interiores chinesas está incorporada no protótipo do Céu - está em união com a área do jardim, organizando assim a unidade do mundo interno e externo.

Especial atenção no interior da China é dada à decoração de janelas e portas, sua localização. Muitas vezes, eles vêm em formas bastante bizarras.

Quem se adequará ao estilo chinês?

O estilo chinês no interior é, em primeiro lugar, a escolha de pessoas pacíficas, tradicionais e extraordinárias. É ideal para os amantes de soluções incomuns, concisão, cores vibrantes, amantes da filosofia em todas as suas manifestações, incluindo a organização do espaço doméstico.

Se você é uma pessoa com um gosto refinado, um conhecedor de acessórios raros e itens de luxo - você deve dar preferência ao estilo chinês!

Deixe O Seu Comentário