Cozinha em estilo loft - uma opção de orçamento para pessoas criativas
Observando o interior dos modernos apartamentos em estilo loft, é difícil acreditar que a área de design "sótão-sótão" não tenha encontrado seus admiradores imediatamente. Aquelas características distintivas que atribuem a esse estilo um valor especial, no início de sua criação, foram consideradas falhas significativas. O arranjo de instalações industriais abandonadas nos anos trinta e quarenta do século passado foi a única oportunidade para muitos americanos adquirirem moradias separadas. No entanto, muito em breve, a idéia de recriar as especificidades dos edifícios das fábricas em apartamentos comuns da cidade passou a gostar não apenas de estudantes que eram limitados por despesas, mas também de proprietários bastante ricos na América e na Europa.
Graças aos esforços dos designers de nossa época, o estilo loft se reflete no design de uma ampla variedade de quartos. A cor incomparável dos edifícios industriais é sentida tanto na aparência dos quartos e nos quartos quanto nos interiores modernos das cozinhas.
Que estilo é bom para organizar cozinhas?
O estilo industrial da cozinha será totalmente apreciado por quem gosta de quartos espaçosos, com muita luz e ar. Os tetos altos pintados de branco proporcionam espaço extra à sala. Vigas de madeira, canos, vigas e postes de apoio disponíveis no apartamento não precisam ser escondidos ou mascarados. Graças a esses atributos, a cozinha adquirirá uma aparência típica de "fábrica".
O estilo loft não precisa de uma decoração elegante - no interior da cozinha, tons calmos (branco, cinza, marrom, preto e azul) serão adequados. A aparência de tal cozinha é perfeitamente complementada por portas lacônicas e janelas retangulares. Não há necessidade de pegar algo especial, o principal é que eles sejam o mais espaçosos possível.
Uma cozinha de fábrica é geralmente dividida em zonas distintas. Com a ajuda de telas e partições móveis, é possível criar várias áreas funcionais em uma sala. Em alguns casos, móveis de cozinha são usados para zonear o espaço.
Ao decorar uma cozinha típica em estilo loft, são utilizados os materiais mais simples e acessíveis: tijolo, concreto, madeira crua, vidro e metal. É ótimo se a sala tiver paredes de tijolos não rebocadas e pisos de concreto irregulares. Em alguns casos, essas superfícies são criadas artificialmente - usando materiais que imitam alvenaria ou gesso bruto.
O uso de estilo industrial na decoração da cozinha permitirá que os proprietários minimizem o custo de reparo e decoração. Os materiais e tecnologias utilizados na decoração da área da cozinha estão disponíveis mesmo para os residentes do país que não conseguem realizar reparos caros. Ao mesmo tempo, a combinação de certos elementos do estilo loft dará a qualquer interior não apenas originalidade, mas também um visual boêmio. A idéia vai atrair, em primeiro lugar, jovens solitários e recém-casados, bem como proprietários de apartamentos que se consideram uma "elite criativa".
Sete dicas para criar uma cozinha estilo loft
1. Ao decorar uma cozinha, os designers recomendam destacar uma das paredes pintando em uma cor diferente. Há outra opção: você pode deixar a superfície em sua forma original ou dar a aparência de uma alvenaria pitoresca ou gesso bruto, usando os materiais decorativos disponíveis. Se for decidido criar uma imitação de parede semelhante a tijolo na cozinha, é recomendável cobri-los com uma emulsão fosca de cor branca ou creme.
2. Ninguém contesta que a área de desenho industrial é mais adequada para apartamentos enormes com tetos altos. No entanto, até edifícios típicos podem combinar perfeitamente alguns dos elementos inerentes ao estilo loft. Além disso - o design de um interior de cozinha em estilo de fábrica ampliará visualmente as dimensões da sala, tornando-a mais volumosa e "arejada".
Como uma ideia
Para os proprietários de casas de tamanho pequeno, uma excelente maneira de sair da situação é combinar a cozinha com uma varanda ou loggia. A área da cozinha, neste caso, aumentará significativamente, janelas grandes aparecerão na sala. A luz na área da cozinha se tornará mais natural.
3. O estilo loft possui requisitos especiais de iluminação. Em uma cozinha assim, deve haver várias fontes de luz artificial. É costume usar todos os tipos de lâmpadas e lustres, bem como luzes do ponto. A forma e o estilo das luminárias são selecionados de acordo com a ideia geral do projeto. Tudo é permitido aqui - de luminárias clássicas a lustres de alta tecnologia. As aberturas das janelas são feitas o mais aberto possível, sem cortinas ou cortinas. Ao projetar espaços de cozinha em estilo industrial, você pode usar persianas horizontais.
4. Para pisos, vale a pena escolher um material que combine com a aparência geral da sala. Pode ser uma base áspera de concreto deixada na sala após os principais reparos ou tipos de revestimentos mais "quentes", por exemplo, madeira natural. Se os pisos da cozinha estiverem cobertos com uma prancha de parquet antiga, basta dobrá-los e cobri-los com uma camada de verniz incolor. Ao escolher rodapés, recomenda-se levar em consideração a tonalidade das paredes - as cores dessas superfícies devem ser as mais semelhantes possíveis.
5. Ao escolher móveis para essa cozinha, lembre-se de que ela deve ser funcional e concisa ao mesmo tempo. Há uma opinião de que os acessórios de móveis para a área da cozinha, feitos no estilo loft, são muito semelhantes aos produtos de escritório. Os móveis não devem ser muito volumosos - são esses elementos decorativos que não confundem o interior. Na cozinha industrial, tampos de vidro, prateleiras de madeira e metal, as cadeiras dobráveis ficam ótimas. Esse mobiliário é geralmente usado em casas de campo e em casas de verão.
Deve-se ter em mente que o estilo loft não aceita prateleiras e armários fechados: a cozinha deve ter muitas prateleiras abertas com acessórios e utensílios de cozinha. A propósito, aqui você encontrará uma mesa móvel sobre rodas e um bar confortável.
6. Em tais instalações de cozinha, os móveis antigos com uma aparência decente parecem muito inesperados e originais. Buffets translúcidos elegantes, cadeiras de jantar aconchegantes e sofás pequenos, espelhos em molduras elegantes desempenham um papel importante na organização da cozinha. Eles não apenas desempenham a função de móveis, mas também servem como acessórios internos obrigatórios no estilo loft. Além disso, móveis de cozinha são usados para delimitar o espaço, criar áreas funcionais.
Nota
Não tenha medo da combinação do novo e do velho em tais instalações de cozinha. A direção do design industrial permite combinar móveis raros com eletrodomésticos multifuncionais modernos. Os aparadores de cozinha antigos se dão bem com as modernas superfícies cromadas e divisórias de vidro. Ao contrário dos móveis, os utensílios de cozinha, de acordo com os requisitos do estilo loft, devem ser volumosos e maciços. Dispositivos de tamanho impressionante em tais interiores estão associados àqueles que costumam ser vistos em restaurantes.
7. Todos os tipos de acessórios ajudarão a tornar o interior da cozinha não muito expressivo, brilhante e espetacular: reproduções modernas de artistas aspirantes, pôsteres de jovens e grafites, figuras e objetos de arte folclórica. Não deve haver muitos: é importante não exagerar. Um pequeno número de aparelhos cuidadosamente selecionados dará brilho e originalidade à sala, enfatizando sua individualidade.
Todo mundo tem o direito de decidir independentemente se deve criar uma cozinha em um estilo tão peculiar. Depois de pensar um pouco, chegamos à seguinte conclusão: por que não? A opção tem muitas vantagens. E aqueles que já se juntaram às fileiras dos sortudos proprietários de interiores de cozinhas no estilo loft apreciaram totalmente isso e não se arrependem de sua decisão.