Cortinas para a sala de estar - ideias atuais 2018

Sala de estar - a principal sala de apresentação de qualquer casa. Esta sala está sempre à vista e seu design deve ser abordado com cuidado especial. Se falarmos sobre a escolha de cortinas para a sala de estar, esse é um dos toques finais mais agradáveis ​​no processo de formação do interior dessa sala multifuncional para o resto de todas as famílias e para receber convidados. Além disso, é com a ajuda de novos têxteis para janelas que você pode alterar a imagem de toda a sala rapidamente e com o menor custo. Sugerimos que você se familiarize com soluções interessantes para janelas de cortinas em salas de vários tamanhos e orientações estilísticas usando nossa seleção em larga escala de projetos de design moderno.

Uma variedade de modelos para uma sala de estar moderna

Ao criar projetos modernos de decoração de salas de estar, muitos designers recomendam abandonar completamente o uso de têxteis para decoração de janelas. Explicando suas ações pelo fato de que, sem obstáculos, a luz do sol se espalhará melhor por toda a sala e a imagem da sala corresponderá ao conceito de minimalismo. Mas é tão confortável descansar e relaxar após um dia duro em uma sala sem cortinas? E aqueles que vivem no térreo, aqueles cujo quarto fica do lado sul do edifício e fica literalmente inundado de sol durante a maior parte do dia? Para a maioria dos nossos compatriotas, o conforto em casa não é possível sem a decoração têxtil das instalações. E a sala de estar, como a principal sala comum de um apartamento ou casa particular, simplesmente deve ser conveniente, confortável, bonita, aconchegante e elegante.

Modelo tradicional

Clássicos nunca saem de moda. É por isso que as cortinas tradicionais, que são longas e retas, são sempre relevantes. Novos tipos de tecidos aparecem, cores e estampas originais, formas de prender cortinas às hastes de cortinas, mas o modelo clássico em si permanece no auge da popularidade. Em nosso país, o tradicional conjunto de cortinas densas e tule fino e translúcido é a opção mais popular para decorar aberturas de janelas na sala de estar. Cortinas transparentes são costuradas a partir de um fino véu de ar, que suaviza a luz do sol, torna mais confortável para os olhos e cria uma atmosfera agradável na sala. Por sua vez, as cortinas são projetadas para escurecer completamente a sala, se necessário. No total, todo o conjunto cria não apenas funcional, mas também uma bela cortina de janelas em um dos quartos mais importantes de qualquer casa.

As cortinas tradicionais podem ser conectadas à cornija de várias maneiras:

  • braçadeiras;
  • anéis
  • loops;
  • laços;
  • ilhós.

Nos projetos modernos de design de salas de estar, as cortinas tradicionais costumam ser equipadas com telas de outros modelos - romanos, enrolados, com persianas. O uso de persianas de bambu e telas retas clássicas se tornou popular. E o assunto não está apenas no mainstream de tudo que é natural, natural, mas na brevidade e praticidade de tal decisão. As cortinas de bambu protegem o ambiente de maneira confiável da luz solar, trazendo notas de calor natural para o interior. E as cortinas tradicionais funcionam como um elemento decorativo na maioria das vezes e criam blecaute completo na sala, se necessário.

Cortinas com ilhós

Ao criar um design de sala de estar em estilo moderno, uso cortinas nos ilhós com muita frequência. Ilhós - anéis de plástico ou metal que se ligam a orifícios redondos feitos em tecido para enfiar uma cornija na forma de um tubo oco. Como resultado, dobras uniformes são formadas nas cortinas, as quais, com seu rigor e geometria, podem decorar qualquer janela. Além disso, dobras verticais longas podem aumentar visualmente a altura da sala se a cornija for colocada sob o próprio teto e o tecido for encostado ao chão.

Cortinas com ilhós podem ser presas à cornija de duas maneiras:

  • amarre diretamente a tela na borda através dos ilhós;
  • use anéis ou gravatas como intermediários entre cortinas e hastes de cortina.

O tamanho dos próprios ilhós pode ser diferente e depende do diâmetro da cornija. Os acessórios podem ser quase imperceptíveis, transportam uma carga exclusivamente funcional. E os ilhós podem se destacar no fundo de telas monofônicas com um brilho dourado ou prateado, com uma cor contrastante de plástico.

Cortinas com sanefa

Além de suas funções básicas, o tule e as cortinas costumam servir como um "feixe" de cor ou textura de alguns elementos interiores. Para tornar a transição das cores mais harmoniosa, você pode usar soluções simples para janelas de cortinas e conjuntos complementados com acessórios para cortinas - pick-ups e pincéis, lambrequins e outros tipos de elementos decorativos.

Lambrequin é uma tela decorativa horizontal, localizada na parte superior da cortina da janela, geralmente ocupando toda a largura da cornija. Na maioria das vezes, o conjunto de cortinas e cortinas complementa o lambrequin, mas o estilo moderno não impõe restrições ao uso desse elemento decorativo com outras variações de modelos de cortinas.

Os lambrequins não apenas ajudam a completar efetivamente a composição da cortina, dando à cortina da janela uma aparência festiva e até solene, mas também são capazes de esconder as falhas na decoração ou instalação da unidade da janela.

O magnífico lambrequim clássico dará uma aparência festiva às telas mais comuns. O status da sala aumenta instantaneamente se, além das cortinas tradicionais, um elemento decorativo como o lambrequin é usado para decorar as aberturas das janelas.

O lambrequin "bando" é usado com muita frequência, é um pedaço reto e uniforme de tecido, fixado em uma base sólida (na maioria das vezes não tecido). Essa borda inferior pode ser reta (nesse caso, o lambrequin se parece com um retângulo de tecido comum) ou pode ser cortado em qualquer forma.

Cortinas romanas

As cortinas romanas, devido à sua versatilidade, design lacônico e incrível praticidade, são usadas ativamente no design de casas modernas. Salas de estar não são excepção. Com apenas uma alteração - as cortinas romanas raramente se tornam o único elemento da decoração das aberturas das janelas, falando na empresa com pinturas tradicionais. Além disso, na maioria das vezes diferentes modelos de cortinas são feitos de materiais diferentes - alguns são fornecidos com um padrão, outros - aparecem em uma versão de cor única.

As cortinas romanas são telas verticais com uma largura de janela montadas manualmente por dobras horizontais uniformes ou usando uma unidade elétrica. Laconicismo e simplicidade de execução, consumo econômico de material e muitas opções de execução (em cores, padrões e texturas) ajudaram os modelos romanos a se tornarem incrivelmente populares.

Painéis de tecido japonês

As cortinas japonesas são panos de tecido deslizantes, esticados rigidamente em uma forma retangular. Esse modelo de cortina de janela também é chamado de tela de tecido. Para os ambientes minimalistas do estilo moderno, é muito útil uma versão lacônica do design de aberturas de janelas ou como um elemento de zoneamento. As cortinas japonesas podem ser executadas em uma variação monofônica ou representar telas com um padrão opaco (geralmente floral ou abstrato).

Soluções de cores para um interior harmonioso

Antes de assistir a infinitos layouts de cores na Internet ou procurar o tecido certo nas lojas, você precisa decidir se suas cortinas devem se tornar um elemento de destaque da sala de estar, se destacar no contexto geral, atrair toda a atenção ou ficar em harmonia com o esquema de cores escolhido e deixar a oportunidade de estar. no centro de todos os olhares para outra decoração de casa. Não apenas a escolha da cor para a execução das cortinas dependerá disso, mas também a seleção dos acessórios apropriados - cornija, captadores, peças de fixação.

Cores neutras - uma decoração ideal para janelas com tecidos no caso de:

  • Você não está confiante em sua capacidade de combinar cores;
  • sua sala tem uma área modesta;
  • as janelas da sala estão voltadas para o lado norte ou a luz do sol cobre galhos de árvores, edifícios e estruturas;
  • Você deseja criar uma imagem clara e arejada da sala, sem pontos escuros e contrastantes.

Todos os tons de branco, do branco-neve fervente aos tons bege claro e leitoso, da cor de rosas empoeiradas e do "café com leite" - todas essas cores podem se encaixar organicamente em praticamente qualquer interior. Qualquer esquema de cores e direção estilística no design da sala de estar pode, sem perda de harmonia e equilíbrio, transferir a integração de tais cortinas para janelas.

Quase todos os tons de cinza são considerados neutros e organicamente adequados para qualquer design de interiores. Você pode usar com segurança a cor cinza como uma solução para janelas de cortinas na sala de estar, mesmo que pretenda mudar a atmosfera da sala em breve - substitua o estofamento de móveis ou carpetes estofados e até a decoração da parede. Devido à sua versatilidade, a cor cinza não sai de moda há várias temporadas seguidas.

Não apenas os tecidos naturais estão na moda, mas também as tonalidades que podem ser facilmente encontradas na natureza:

  • areia;
  • mostarda;
  • azeitona;
  • pistache;
  • cor azul-marinho;
  • uma sombra de céu nublado;
  • tom de ameixa madura;
  • chocolate ao leite.

Cortinas escuras grossas não são apenas uma proteção confiável da sala contra a luz do sol e olhares indiscretos, mas também um sotaque contrastante no interior. Em particular, se esse ponto escuro for o único no design da sala de estar. Cor azul escuro, tom de cinza, que é comumente chamado de "asfalto úmido", tom de ameixa profundo, cor de chocolate escuro e até preto - todas essas opções terão aparência orgânica em uma sala de estar moderna de tamanhos médios e grandes, dando mistério à sala e algum drama.

Cortinas originais, feitas no estilo "colorblock". Eles combinam o tecido de duas ou três cores, costuradas horizontalmente. Uma técnica de design incomum permite que até o tecido mais simples faça uma cortina original para janelas. Dependendo do esquema de cores da sala, é possível usar contraste ou proximidade entre si nos tons do espectro de cores.

Outra maneira de combinar tecidos ao costurar cortinas é conectar dois ou mais tipos de material verticalmente. Na maioria das vezes, o material brilhante ou impresso atua como uma franja, enquadrando com uma estreita faixa de cor neutra a tela de cortinas clássicas. Esse método de cores que destaca a tela permite não apenas enfatizar a cortina das janelas, mas também "esticar" visualmente a sala em altura.

Se a função do elemento de destaque for atribuída às cortinas, você poderá escolher uma cor realmente brilhante e colorida do tecido. Mas, neste caso, é necessário um pré-requisito - deve haver um desses elementos brilhantes no design de interiores. Caso contrário, pode haver um desequilíbrio de cores na imagem da sala, que não apenas trará confusão à percepção da imagem interior, mas também destruirá a atmosfera de aconchego e conforto psicológico.

Se falamos de uma impressão para cortinas, um desenho grande está na moda. Pode ser uma impressão geométrica, floral ou abstrata usando tons de cores semelhantes. Mas é importante lembrar que cortinas com ornamentos grandes serão apropriadas apenas em salas de tamanhos médios e grandes. Para salas de estar pequenas, uma impressão colorida de tecido nas janelas pode criar um efeito negativo. De qualquer forma, com uma abundância de tecidos brilhantes, é melhor não exagerar.

E finalmente

Algumas dicas para escolher cortinas para as janelas da sala:

  • ninguém cancelou a “regra de ouro” de escolher cortinas dependendo da cor - se a decoração da parede da sala for lisa, o tecido para cortinas da janela pode ser selecionado com uma impressão e vice-versa - se o papel de parede da sala for de padrão, o material da cortina deve ser liso;
  • tecidos nas prateleiras das lojas e janelas parecem diferentes. Antes de comprar material - certifique-se de inspecioná-lo à luz;
  • Indo para a loja, leve com você um pedaço de papel de parede que colou nas paredes da sala. Se as paredes forem pintadas, fotografe a cor do acabamento. Isso o ajudará no local a determinar a tonalidade do tecido.

Ao experimentar a escolha do material, método de execução, cortinas e acessórios para cortinas, você sempre pode criar um conjunto completamente exclusivo para decorar janelas na sala de estar, trazendo não apenas originalidade ao interior criado, mas também sua própria visão de estilo, beleza e estética. Você pode encontrar uma maneira de transformar o design da sala já criado para qualquer design estilístico da sala comum para toda a família - a sala de estar.

Assista ao vídeo: CORTINAS PARA SALA - QUAL ESCOLHER E COMO DECORAR (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário