1 de maio - a história do que dar
Primeiro de maio, primeiro de maio! O que é este feriado? “Vermelho de giz, desenho com ousadia: paz, trabalho e maio ...” Uma vez por ano, em um dia quente de maio, essas linhas soavam de todos os chifres de nossa imensa pátria, e milhões de pessoas iam à manifestação do dia de maio, felizes, inspiradas, acreditando em suas próprias forças, liberdade e invencibilidade.
Obviamente, os tempos da União Soviética e os ideais comunistas permaneceram no passado distante. Porém, em nosso tempo, 1º de maio - o dia da primavera e do trabalho, o dia da solidariedade dos trabalhadores - é um dos feriados mais amados dos russos.
O dia de maio é o início do último mês da primavera, o tão esperado calor, a floração dos lilases, a antecipação de um verão quente e suave. 1º de maio é o primeiro dia de uma série de feriados amados por milhões de pessoas, uma oportunidade para relaxar, passar tempo com sua família, participar de manifestações, desfiles e outros eventos interessantes.
Mas se a geração mais velha ainda se lembra das origens dessa data na União Soviética, para a juventude do primeiro de maio, não é um tributo às tradições e ideais do passado, mas apenas um dia de folga adicional na grade de trabalho. De onde veio esse feriado? E é apenas na Rússia que eles comemoram?
História de férias
Se você acha que o primeiro de maio se origina na União Soviética, está enganado. De fato, historicamente, este é um feriado americano. Em 1º de maio de 1886, ocorreu uma greve de trabalhadores na cidade americana de Chicago: as pessoas exauridas por um dia útil de 15 horas exigiam um relaxamento das condições de trabalho, dias de folga legais e garantias sociais.
A greve não trouxe os resultados desejados: as autoridades americanas dispersaram brutalmente a manifestação, houve muitos feridos e até mortos. No entanto, a partir daquele dia, a data de 1º de maio estava firmemente enraizada no calendário americano: todos os anos, trabalhadores de todo o país começaram a sair às ruas, exigindo uma atitude justa em relação ao trabalho. Em 1889, o Congresso de Paris reconheceu esse dia como um feriado e deu a ele seu primeiro nome oficial: Dia da Solidariedade dos Trabalhadores.
Em 1890, inspirada no exemplo dos trabalhadores de Chicago, a manifestação do primeiro de maio ocorreu em Varsóvia. No mesmo ano, as primeiras pequenas ações ocorreram na Rússia czarista. A natureza em larga escala do desempenho assumiu em 1897: então, milhares de pessoas em todo o país saíram às ruas. Bandeiras vermelhas tremulavam, slogans revolucionários soavam. Em 1917, na véspera da famosa Revolução de Outubro, milhões de pessoas participaram de manifestações por toda a Rússia. Foi neste ano que a celebração de 1º de maio assumiu um caráter tão grandioso, como sabemos em fotografias e vídeos da crônica soviética.
Após a queda do regime czarista e a chegada dos comunistas, o feriado mudou um pouco de direção. Agora, os trabalhadores que viviam em um país grande, livre e bonito do futuro não precisavam defender seus direitos: lutavam pela igualdade de outros povos oprimidos, pela paz mundial, proclamavam a liberdade e defendiam a construção do comunismo mundial.
A última manifestação comunista do primeiro de maio ocorreu em 1991. Após o colapso da União Soviética, o feriado foi renomeado Primavera e Dia do Trabalho. Hoje é comemorado um pouco menos em larga escala, mas, no entanto, é o mais livre e livre de pensar na grade festiva do povo russo. Uma variedade de partidos e organizações se reúne com suas demandas, demonstrações coloridas, concertos e eventos são realizados em todo o país e termina com fogos de artifício.
Gráfico de vídeoConforme observado em 1º de maio em outros países
Não apenas nos Estados Unidos, Rússia e Polônia comemoram o famoso dia de maio. Quase 150 países ao redor do mundo também saem às ruas em 1º de maio para proclamar suas vistas gratuitas, gritar slogans altos e apenas descansar e se divertir. É chamado de maneira diferente em diferentes países: no Cazaquistão é o Dia da Unidade dos Povos, na Espanha é o Dia das Flores e na Itália é o dia mais feliz do ano, é um nome maravilhoso, não é? - mas sua essência é aproximadamente a mesma: é um feriado dedicado à primavera, liberdade e igualdade.
Em diferentes países, o primeiro de maio é comemorado de maneira diferente. Na Alemanha, são realizadas inúmeras feiras coloridas e há também uma tradição comovente: um homem apaixonado pode plantar uma muda sob as janelas de sua amada garota. Na Suécia, na noite de 1º de maio, o lixo acumulado durante o inverno é queimado. Na Grécia, este dia simboliza uma mudança de estação (de acordo com o próprio mito de Deméter e Perséfone), e as meninas tecem coroas de flores silvestres. Neste dia, são organizadas feiras de flores inteiras na França e na Itália, e todas as pessoas dão flores umas às outras, e na Holanda, em 1º de maio, um festival de tulipas, e milhares de turistas anualmente vêm de todo o mundo para este país para ter uma visão agradável.
Gráfico de vídeoComo felicitar amigos e colegas, o que dar
O dia 1º de maio é um feriado historicamente associado aos direitos e liberdades dos cidadãos. Portanto, a melhor coisa a fazer neste dia é descansar. Parabenize sua família e amigos convidando você para um piquenique na natureza ou para fazer um churrasco no país. Se não houver como sair da cidade, faça uma demonstração juntos, compre bandeiras e balões coloridos, além de algo saboroso em inúmeras tendas justas.
Algo útil foi aceito em 1º de maio. O gerente ou diretor pode receber um diário, organizador ou um calendário original. Se a compreensão mútua e as relações calorosas prevalecerem, você pode fazer uma pequena piada: dê uma medalha de brinquedo ao "Melhor Líder" ou uma placa na porta do escritório "Por favor, não perturbe - os chefes estão sensatos". Existem muitas lembranças cômicas semelhantes nas lojas de presentes.
Os colegas receberão apresentações sobre tópicos profissionais: para um professor - um conjunto de canetas vermelhas, para um médico - um belo estojo para um kit de primeiros socorros portátil, para um advogado ou empresário - uma caneta representativa cara. Preste atenção aos hobbies dos colegas: um jardineiro ávido ficará encantado com ferramentas de jardim, sementes e mudas, e uma costureira com fios novos ou um conjunto de bordadeiras. O principal é ser generoso e original!
O dia de maio é o mesmo dia em que marido e mulher podem, sem uma pontada de consciência, dar um ao outro utensílios de cozinha, eletrodomésticos e ferramentas de trabalho. Você pode fazer um presente simbólico: por exemplo, dê uma vassoura com brotos verdes trançados nela.
Você pode dar a seus amigos um cenário para as férias de verão: por exemplo, um churrasco com espetos, uma cesta de piquenique, um cobertor repelente à água ou uma espreguiçadeira com um guarda-chuva. Coisas divertidas e divertidas também são adequadas: uma pipa, um monte de bolas brancas, azuis e vermelhas (a bandeira da Rússia), jogos de tabuleiro.
Fatos interessantes relacionados ao feriado
Ao longo de muitos anos de história internacional, o primeiro de maio encontrou um grande número de fatos fascinantes. Vou listar alguns deles.
- A celebração do início da primavera remonta aos tempos pagãos: por exemplo, o símbolo do antigo festival celta Beltein era uma árvore de maio, ao redor dançava com fitas, e isso marcou o despertar da natureza;
- O próprio mês de maio também recebeu o nome da deusa pagã Maya, responsável pela fertilidade; para acalmá-la, as pessoas traziam presentes generosos e comemoravam em voz alta o início do último mês da primavera;
- Durante a União Soviética, muitos nomes incomuns apareceram com decifradores "comunistas": Vladlen - Vladimir Lenin, Staliv - Stalin Joseph Vissarionovich, também havia o nome Dazdraperm - "Viva o primeiro de maio".
Se não há planos grandiosos e você não vai a uma manifestação ou a um piquenique, pode prestar homenagem às tradições e ideais da era soviética e assistir à crônica em vídeo das primeiras manifestações, ouvir músicas que soaram uma vez neste maravilhoso dia de primavera ou se familiarizar com filmes da era soviética.