Foto e descrição das variedades e tipos mais populares de Pereskia. Características dos cuidados com os cactos foliares

Pereskia é a origem das plantas de cactos, comuns na América Central e do Sul. No passado, os cactos consistiam em folhas e, quando o clima nos desertos estava muito seco, eles começaram a se transformar em espinhos. E a parte central da planta é capaz de cumprir todas as funções das folhas. Os cactos são plantas de interior populares. Existem poucas pessoas que não gostam deles. Os cactos foliares não são tão comuns quanto os "clássicos" com espinhos, mas não são inferiores em nada ao seu efeito decorativo. Tais cactos incluem o gênero Pereskia.

Descrição do produto

Pereskia (Pereskia) - um dos gêneros mais antigos da família Cactus, refere-se aos chamados "cactos foliares". Os primeiros cactos, os ancestrais dos modernos, tinham folhas, que acabaram se transformando em espinhos, para que a planta pudesse se adaptar a um clima seco.

Pela primeira vez, Peresia foi descrita em 1703 por Charles Plumier. O nome da família foi dado em homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude de Peiresca. Carl Linnaeus atribuiu essas plantas ao gênero Cactus, e em 1754 Philip Miller as colocou no gênero Peresius.

Peresia é uma planta perene perene que se parece com uma árvore grande ou baixa com caules espinhosos e folhas ovais com uma cor verde ou roxa. Nas seções axilares das folhas existem areles de espinhos. Eles podem ser solteiros ou crescer em cachos. Ao longo dos anos, a folhagem da planta fica pálida e seca, e durante o período de dormência, ela voa completamente. Em condições naturais, a pereskia, à medida que cresce, se apega a várias árvores com a ajuda de espinhos. Esta suculenta pode crescer até 10 m. A planta possui um sistema radicular bem desenvolvido e cresce rapidamente.

A terra natal de Pereskia é a América do Sul e Central.

Espécies e variedades populares, bem como suas fotos

Brasileiro (Bahiensis)

É um arbusto com casca de castanha, coberto com rachaduras. As folhas desta espécie são longas e coriáceas, pecíolos estão ausentes. Flores de um dia, em inflorescências, existem de 2 a 12 pedaços de rosa ou roxo.

Espinhoso (Aculeata)

Arbusto encaracolado com uma haste carnuda. Galhos abundantemente, o diâmetro da planta pode atingir até 1,5 cm, e as folhas ovais têm uma cor verde escura. Flores perfumadas florescem no final do verão, início do outono tem uma forma de xícara e branco-amarelo com um tom rosado. Os frutos amarelos que aparecem após a floração são comestíveis. Escrevemos mais sobre esse tipo de planta neste artigo.

Godseffiana (Godseffiana)

Uma espécie de pereskia espinhosa, que às vezes é isolada de forma separada. É a espécie mais comum de peres. Possui brotos mais finos do que pereskas espinhosas, cobertas por cachos de espinhos pretos. As folhas ovais são pintadas na cor verde claro, a parte central é mais escura. O verso da placa da folha é geralmente rosado ou roxo. As flores são pequenas, brancas ou creme. Você pode encontrar todos os detalhes sobre a transcrição de Godseff aqui.

Laranja (Bleo)

Tem folhas grandes com um padrão de veias que se destaca nelas. As flores abrem à noite, têm uma cor laranja brilhante e atingem um diâmetro de 5 a 6 cm. As frutas são bagas amarelas em forma de cone com um cheiro característico de abacaxi. Não é comestível.

Grandiflora (Grandiflora) ou Bolshetsvetkovaya

É um arbusto alto com folhagem verde brilhante. As folhas brilhantes e coriáceas caem se a temperatura atingir + 10 ° C ou cair abaixo. O caule é coberto de espinhos. As flores são grandes, rosa.

Weber (Weberiana)

Forma arbustos compactos adequados para a criação de bonsai. Em abril-agosto, ocorre uma floração abundante, durante a qual brotos jovens são cobertos com um grande número de flores brancas como a neve.

Cuidado de cacto de folhas em casa

  • Temperatura Para peresia, a temperatura ideal é 22-23 ° C.
  • Rega. Na primavera e no verão, a seção transversal é regada à medida que o solo seca.

    Atenção! A rega excessiva é perigosa para a planta.

  • A luz Estas suculentas toleram luz solar direta e crescem bem nas janelas do sul. Nos peitoris das janelas oeste e norte, eles também podem crescer, mas é improvável que floresçam. Após um longo tempo nublado ou após a aquisição, a planta deve estar acostumada a direcionar a luz solar gradualmente.
  • Solo. Para a peresia, é utilizado solo de aparência fértil e solta; o húmus também pode ser adicionado ao substrato. Às vezes, vários tipos de solo são combinados: folha, relva de argila, húmus e areia (2: 2: 2: 1). No fundo da panela você precisa colocar a drenagem.
  • Poda. A planta precisa de poda, é realizada na primavera. As estacas resultantes podem ser usadas para propagação.
  • Top vestir. Peresia é alimentado na primavera e no verão, uma vez a cada duas semanas. Os fertilizantes são usados ​​para cactos, mas custa apenas metade da dose indicada na embalagem. Suculentas são perigosos altos níveis de nitrogênio.
  • A panela. A planta tem raízes poderosas, por isso precisa de um vaso grande. A cada transferência, você precisa selecionar uma capacidade maior que a anterior.
  • Transplante As suculentas jovens são transplantadas várias vezes ao ano, à medida que crescem. Transfira cuidadosamente o transversal de um contêiner para outro, para não danificar as raízes. Plantas adultas raramente são transplantadas, apenas se for absolutamente necessário.
  • Invernada. No outono, a temperatura na sala onde a cruz está localizada é reduzida para 15 ° C e a rega é reduzida para preparar a suculenta para o período de descanso. No inverno, um período adormecido começa, então a planta deve ser mantida a uma temperatura de cerca de 12 a 16 ° C. No inverno, é necessário regar ocasionalmente a pereskia para que as folhas não voem ao seu redor. A temperatura não deve cair abaixo de 10 ° C.

Características de cuidados ao ar livre

Pereskia não tem medo de rascunhos, então no verão é ótimo ao ar livre. No entanto, a planta deve ser protegida da precipitação.

Propagação em casa

  1. Estacas. As estacas do tipo caule são cortadas na primavera ou no verão. As raízes aparecem e se desenvolvem na água, leva cerca de 3 semanas. Após as estacas serem imersas em uma composição de perlita ou turfa umedecida, coberta com um filme. Para um enraizamento rápido, deve-se observar uma temperatura de 25-28 ° C. Quando as mudas estiverem fortes o suficiente, transplante em vasos separados.
  2. As sementes As sementes de Peresia são semeadas na primavera em recipientes cheios de uma mistura de areia e turfa. As sementes são enterradas a uma profundidade de 0,5-1 cm, regadas e cobertas com um filme. É necessário manter uma temperatura de 20-22 ° C, depois de 2 a 3 semanas os primeiros rebentos aparecerão e o filme será removido. Quando as mudas aparecem 4 folhas, elas são plantadas em vasos separados.

A reprodução e o cultivo de pereskia em campo aberto não difere da propagação e cultivo em casa.

Floração

Peresia floresce no verão ou no outono (dependendo da espécie). Neste momento, nas extremidades dos brotos jovens, um grande número de flores axilares é formado. Peresia flor não tem tubo, ao contrário das flores de outros cactos. A flor de Peresia consiste em 8 pétalas lanceoladas abertas; no centro da raiz está um grande núcleo de muitos estames amarelos. As flores têm um cheiro cítrico rico. Após a floração, aparecem bagas comestíveis redondas ou em forma de cone.

Se a peresia não florescer, certifique-se de que todas as regras para cuidar dela sejam seguidas. Talvez ela não tenha iluminação ou umidade.

Doenças e Pragas

  • Com rega excessiva, especialmente durante a dormência, pode ocorrer cárie radicular.
  • Se houver alta umidade no ar e a circulação não ocorrer, a podridão cinzenta pode aparecer em algumas partes do caule da planta. Se essa doença afeta a planta, você deve tratá-la com uma composição especial e alterar as condições de detenção.
  • Entre as pragas que são atraídas para Peresia: cochonilha, ácaros, tripes.

Plantas semelhantes

  1. Epiphyllum - um gênero de plantas da família Cactus, em que existem cerca de 20 espécies. Como Peresia, é um cacto de folha.
  2. Lepismium - um gênero de cactos foliares, que inclui cerca de 10 espécies.
  3. Hatiora (Hatiora) - gênero de cactos foliares das florestas tropicais do Brasil.
  4. Schlumbergera (Schlumbergera) - gênero de cactos foliares comuns em florestas tropicais do sudeste do Brasil. Também conhecido como zygocactus e decembrist.
  5. Ripsalidopsis (Rhipsalidopsis) - um gênero de arbustos sempre verdes que pertencem aos cactos foliares.

Pereskia não é uma planta muito caprichosa e resistente, com altas qualidades decorativas e beleza especial. Com os devidos cuidados, pode se tornar um bom complemento para a sala.

Deixe O Seu Comentário