Como limpar burbot, pollock e cavala
Para fazer um prato de peixe não apenas saboroso, mas também agradável aos olhos, vale a pena conhecer algumas das sutilezas do processamento antes de cozinhar. Para limpar burbot, escamudo e cavala em casa, será fácil e simples se você seguir as recomendações de chefs experientes.
Preparação
Para cortar peixe, você precisará de: sal grosso, faca, tesoura de cozinha, tábua, pinça, alicate, papel. Ferramentas especiais para descascar são opcionais; você pode usar uma faca afiada.
Para cortar a carcaça, pegue uma placa de vidro. É melhor lavar partículas de carne e cheiro. Alicates ajudará a segurar a pele durante a remoção. Você pode lavar o muco com sal grosso, esfregando-o com uma carcaça.
Vantagens e desvantagens dos cortadores de peixe
Toda dona de casa deve encontrar uma ferramenta conveniente para o processamento de peixes. Vejamos os prós e contras de diferentes dispositivos.
- A faca é ideal para cortar. Você precisa escolher uma arma de qualidade que caiba confortavelmente na sua mão.
- Menos - escalas com muco grudam na ponta de uma faca, das quais é difícil se livrar.
- Alicate - é conveniente pegar uma pele. Menos - para se adaptar a eles, leva tempo.
- Ganchos e braçadeiras - projetados para limpar peixes, mas para iniciantes, pode ser inconveniente usá-los.
- Pinças - podem remover a pele com sucesso, mas geralmente escorregam das mãos.
- Tesoura - ajude a cortar a cauda e as barbatanas.
Limpeza rápida de burbot de muco e escamas
Existem duas maneiras de limpar o biombo - a carcaça pode ser limpa antes de remover as entranhas ou depois.
- Primeiro, o muco é lavado. O peixe é esfregado com sal grosso e lavado em água corrente quente.
- As barbatanas estão entalhadas. Então eles são puxados com força ou cortados com uma tesoura.
- No topo da cabeça, acima das brânquias, a pele é perfurada pelos dedos dos dois lados. Uma faca é inserida no buraco e a pele é cortada ao redor da cabeça.
- Para incisões, você precisa pegar o alicate ou pinça e remover a pele em um movimento.
- Sob a barbatana inferior, é feita uma incisão na cabeça, através da qual o interior sai. Puxe os órgãos internos com cuidado, sem danificar a vesícula biliar. A película interna é removida e a haste é lavada com água fria.
Preparação de filetes sem limpeza preliminar
- Sem remover as peles, é feita uma incisão do ânus na cabeça.
- As entranhas saem ordenadamente, o peixe é cortado em duas partes. A cabeça permanece no lugar.
- O lota é colocado de lado, é feita uma incisão ao longo da coluna, que gradualmente se aprofunda nas costelas. Não corte os ossos.
- A carne é cortada pela frente, depois vai para a cauda. O peixe corta ao longo da cordilheira e vira do outro lado para remover o segundo lombo.
Se você remover o filé após descascar, poderá danificar o peritônio. Com burbot grande, a pele é facilmente removida. Peixes pequenos são mais salgados, defumados ou murchados.
Corte de lota congelada
Cozinheiros experientes resfriam a carcaça sem remover a pele. Os peixes descongelados são lavados em água fria. As escamas são removidas durante a lavagem. O lombo congelado é eviscerado na mesma sequência que o fresco.
Se o peixe foi submetido a congelamento repetido, perdeu suas qualidades úteis e de sabor. A estrutura da carne também mudou, então cozinhe peixe fresco ou refrigerado.
Para retirar com facilidade e uniformidade, corte a carcaça profundamente em locais onde a pele será removida. Cuidadosamente, faça incisões na cavidade abdominal, caso contrário, a vesícula biliar pode ser danificada, o que levará à saída de bile e à deterioração do produto.
Recomendações de vídeoComo limpar pollock
Pollock é limpo simplesmente. Para iniciantes, há dicas que você deve prestar atenção antes de cortar esse tipo de peixe.
- Na loja, você pode encontrar o pollock apenas na forma congelada. Antes de cortar, a carcaça deve ser colocada na geladeira para que o degelo seja gradual. Você pode descongelar rapidamente no microondas ou em água fria.
- Pollock tem pequenas escalas que nem sempre são visíveis. Eles não afetam o sabor do prato, mas você precisa se livrar deles. A partir da superfície, as escamas são limpas com uma faca.
- A cabeça é removida a uma distância de 1 cm das brânquias. A cavidade abdominal é cortada e o interior sai dela. No interior, é necessário limpar o filme preto, isso dará amargor ao prato.
- As barbatanas e a cauda são cortadas com uma tesoura, mas é melhor fazer cortes ao longo das barbatanas e cortar o excesso de ossos com uma faca.
Limpeza de cavala recém-congelada ou defumada
Cavala é apreciada por seu sabor e composição rica em vitaminas. A carne contém ácidos omega-3 saudáveis, vitamina A, enxofre, fósforo e óleo de peixe valioso. Quase não possui ossos pequenos, o que é muito conveniente ao cortar.
Massacre de peixes em um estado congelado. Cavala defumada pode ser limpa com o mesmo princípio.
- O peixe corta horizontalmente a partir do lado da cavidade abdominal.
- O interior é removido, o filme preto é removido manualmente. A cavala não deve ser lavada, caso contrário, o filé amolece e perde o sabor.
- É fácil limpar a pele: é feita uma incisão longitudinal nas costas, da ponta da cauda à cabeça. A pele é enganchada com a ponta da faca e gentilmente separada da polpa. Faça isso lentamente para que a pele não rasgue.
- É feita uma incisão em um ângulo de 35 graus entre a cabeça e a barbatana de ambos os lados. A cabeça está separada, as barbatanas são cortadas.
- Faça a primeira incisão ao longo de toda a coluna e a segunda - do abdômen à cauda.
- Separe o filé nos dois lados da crista. A partir das bordas da carne, retire os restos de ossos e barbatanas ou remova-os com uma pinça.
Da cavala são obtidos pratos saborosos e perfumados. O principal é remover o número máximo de ossos.
Guia de vídeoSegredos e Dicas
- Alguns chefs limpam a balança com um ralador. Um ralador de quatro lados é realizado contra o crescimento de escamas. Este método é conveniente e ajuda a manter a limpeza.
- Despeje a carcaça com sal grosso e leve à geladeira por 8 horas. Escalas facilmente ficam para trás com a pele.
- Para que as escamas não voem pela cozinha, o peixe é colocado em um saco plástico e limpo diretamente nele.
- Por conveniência, ao limpar o peixe, pode ser anexado à prancha com uma unha ou furador.
Para que os pratos de burbot, escamudo e cavala sejam uma decoração digna da mesa, você precisa aprender a processar adequadamente o peixe. Usando as dicas listadas para limpeza e corte, você pode lidar rapidamente com isso em casa, sem gastar muito tempo e esforço.