Como plantar e cuidar adequadamente da gloxinia?

Gloxinia é uma flor favorita de muitos jardineiros. A peculiaridade desta escolha em um grande número de variedades, floração exuberante e longa, fácil propagação.

O plantio da gloxinia requer o cumprimento de certas regras, devido às quais a flor deleitará os outros com sua beleza. Leia como plantar esta bela planta e como cuidar dela em detalhes em nosso artigo. Você também pode assistir a um vídeo útil sobre o assunto.

Que tipo de flor é essa?

A altura da planta ornamental pode ser diferente - até 5 cm ou até 70 cm. Algumas subespécies de gloxinia na terra natal cultivam arbustos. Basicamente, é uma planta herbácea, período de vegetação em que começa na primavera e termina no outono.

ATENÇÃO: No inverno, a flor está em repouso. Suas partes acima do solo morrem e o rizoma "dorme". Com o advento da primavera, os botões despertam e as folhas com o arranjo oposto começam a crescer. Eles podem ser com vilosidades, macios, brilhantes.

O pedicelo pode carregar um de vários botões e, às vezes, um pincel inteiro. O aparecimento de flores se assemelha a sinos. Sua cor pode ser diferente:

  • brilhante;
  • azul
  • branco
  • rosa
  • vermelho
  • castanho
  • roxo.

A planta floresce de maio a setembro. As sementes amadurecem em uma caixa pequena. Eles são pequenos, escuros e têm uma forma alongada.

Condições e tempo para crescer

Não demora com o plantio. Para fazer isso imediatamente após um período de "sono", na fase do despertar. Se você perder esse momento, os brotos começarão a se esticar e empalidecer devido à falta de clorofila.

O tempo de formação dos rins depende das condições da planta no inverno. Gloxinia acorda em fevereiro-março. Se os tubérculos não acordarem, coloque-os em um local quente e bem iluminado.

Preparação do solo e vaso

Antes de plantar, você precisa preparar um substrato, drenagem, preparar um recipiente. Gloxinia não impõe requisitos especiais à composição da mistura do solo. Mas, para o desembarque, é melhor escolher um solo leve e bem permeável ao ar e à umidade. Deve ter uma quantidade suficiente de nutrientes. Os substratos prontos para turfa são ótimos para isso.

Se o solo for muito denso, a umidade será retida nele e o oxigênio não será capaz de alcançar as raízes. Isso levará à deterioração e morte da planta. O tamanho do recipiente de gloxinia deve ter 4-6 cm de diâmetro maior que o material de plantio. Isso permitirá que a flor:

  1. desenvolver um bom sistema radicular;
  2. colocar um grande número de botões;
  3. para formar uma folhagem bonita sem sacrificar a cultura.

Uma panela muito grande não vale a pena comprar para gloxinia. Nele, a cultura dará apenas folhas e não formará brotos. Além disso, com uma grande capacidade, é fácil cometer um erro com a quantidade de água para irrigação, e isso é repleto de apodrecimento do tubérculo.

Como plantar em casa?

Na maioria das vezes, a gloxinia é propagada por tubérculos e sementes. Cada um desses métodos tem suas próprias características. Considere como plantar gloxinia com tubérculos e sementes.

Tubérculo

As atividades de plantio de Gloxinia devem ser realizadas de acordo com um plano específico.:

  1. Dispor o dreno usando argila expandida ou poliestireno. A altura da camada é de 1 a 2 cm e despeje o solo por cima, que deve estar solto, mas solto.
  2. No centro da panela, faça um aprofundamento e coloque o tubérculo lá com o lado convexo no chão. Polvilhe levemente com a terra. Certifique-se de que 1/3 do tubérculo permaneça acima do solo. Umedeça o solo.
  3. Crie um efeito estufa colocando um saco plástico na panela. Instale o recipiente em um local quente e bem iluminado. Isso manterá o solo úmido por um longo tempo.
  4. Todos os dias, retire a bolsa por 20 minutos para arejar o solo.
  5. Assim que as 2 primeiras folhas forem formadas, deixe a bolsa apenas durante a noite e, após 2-3 dias, remova-a completamente.
  6. Inicialmente, regue a flor com muito cuidado, usando uma pequena quantidade de água. Certifique-se de que nenhum líquido entre na planta. Já este ano, a gloxinia irá deliciar todos com sua floração luxuosa e exuberante.

Assista ao vídeo sobre o plantio do tubérculo de gloxia:

Sementes

As medidas de desembarque são executadas da seguinte forma:

  1. Adicione um pouco de argila expandida no fundo do recipiente. Em cima dela estava a composição do solo. Pré-aqueça no microondas. Use um substrato úmido para plantar, mas não deve haver excesso de umidade. É melhor pulverizar o chão com uma pistola de pintura.
  2. Encha o solo com um recipiente para que não atinja as bordas em 4-5 cm. Não é necessário compactá-lo. Use gloxinia nutritivo, solo solto e leve. Durma em cima dele com turfa peneirada.
  3. Para o plantio de sementes, você não precisa realizar ranhuras. Brotar o material de plantio na luz, para que não seja necessário borrifá-lo com terra. Basta deitar em cima do solo, pulverizar levemente com água morna e assentada. Se as sementes eram leveduras, a secagem do filme nutritivo não deve ser permitida.
  4. Por conveniência, coloque as sementes em uma folha de papel A4, dobrada 2 vezes. Usando uma agulha, mova cuidadosamente as sementes para o chão. Pulverize de uma pistola de pulverização a uma distância de 40 cm.IMPORTANTE: Se isso não for feito, o material de plantio profundo entrará no solo e sua similaridade se deteriorará.
  5. Quando os grãos estiverem distribuídos uniformemente sobre o substrato, cubra o recipiente com um filme com pequenos orifícios para ventilação.
  6. Ventile o recipiente com sementes 2 vezes ao dia por 10-15 minutos. Isso impedirá a formação de condensação no filme.
  7. Por 2-3 dias após o surgimento de mudas, o filme é gradualmente removido do recipiente.
  8. A primeira escolha é realizada 1 mês após a germinação. Uma roseta de folhas completas aparecerá na planta. A primeira escolha é necessária quando as mudas de gloxinia são espessadas. Deixe uma distância de 2 cm entre as mudas.
  9. A segunda vez para mergulhar 2 meses após a germinação. As plantas jovens devem ter 2 pares de folhas. Transplante-os no chão com a mesma composição de antes. Mantenha uma distância de 4-5 cm entre as mudas e a colheita final é realizada quando a planta possui 3 pares de folhas.
  10. Plante mudas a uma distância de 10 cm e em recipientes separados.

Assista ao vídeo sobre o plantio de sementes de gloxinia:

Cuidados com as plantas domésticas

Iluminação

Mantenha um recipiente com gloxinia em um local claro, onde não haja luz solar direta. A luz deve ser difusa.

Quando a gloxinia se propagar no período de outono-inverno, mantenha a panela sob uma lâmpada de luz do dia a uma distância de 40 cm, que é determinada levando em consideração a potência da lâmpada. Quanto mais poderoso, mais longe o recipiente está localizado. A duração do horário de verão é de 12 a 14 horas. Se essa condição não for observada, as sementes não germinarão.

Modo de temperatura

Conter um recipiente com material de plantio a uma temperatura de 22 a 26 graus. Isso tem um efeito positivo na taxa de germinação das sementes. Assim que os primeiros rebentos forem formados, reduza a temperatura para 18-20 graus.

Rega

A secagem do solo não deve ser permitida. A rega é realizada conforme necessário. Para fazer isso, use um frasco de spray ou bandeja coletora. A planta principal não deve ser transfundida, pois isso será prejudicial para ela. Para irrigação, use líquidos secos e quentes.

Top vestir

A planta responde positivamente ao fertilizante, então aplique-o a cada 10 dias. Use composições universais para florescer para isso. Durante o descanso, o fertilizante não é necessário.

O plantio da gloxinia é um processo responsável e importante, cuja correção depende do desenvolvimento posterior da flor. Após o plantio, é importante dar um cuidado especial à planta, pois a flor é muito vulnerável a doenças e pragas.

Assista ao vídeo: COMO CULTIVAR GLOXÍNIA (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário