O que ver em Salonica - as principais atrações
Para a maioria dos turistas da antiga União Soviética, o conhecimento da Grécia começa exatamente a partir daqui. O aeroporto internacional, porto marítimo, estação ferroviária - Thessaloniki, a segunda maior cidade grega, a capital da região da Macedônia é um importante centro de transporte. Mas, graças à sua rica história, Thessaloniki (Grécia) também tem seus pontos turísticos. Monumentos de três épocas estão concentrados na cidade: helenística, romana e bizantina.
Portanto, depois de chegar a Salônica, você não deve usar este lugar apenas como ponto de trânsito a caminho dos famosos resorts gregos e dedicar vários dias a você. Há mais do que lugares interessantes em Salônica, onde escavações antigas podem ser vistas no pátio dos modernos bairros residenciais. Seguindo o conselho dos viajantes que estiveram aqui mais de uma vez, tentaremos guiá-lo pela cidade e sugerir o que você pode ver em Thessaloniki em 3 dias.
Para muitos, esta cidade inicialmente causa uma impressão mista devido à combinação impensável de épocas e estilos arquitetônicos. Nas proximidades pode haver um belo parque, flores, cúpulas de antigos e novos templos, escavações antigas e cercas enferrujadas, grafites desleixados e mal sucedidos nas paredes de arranha-céus sem graça ... e de repente, na parede de outra casa - uma obra completamente original de arte moderna! E tudo isso se alterna em Salônica, trimestre após trimestre.
Mas gradualmente você encontra neste salto e no caleidoscópio uma harmonia especial. Alguns turistas deixam Thessaloniki, percebendo a alma desta cidade e até se apaixonando um pouco por ela.
E nossa jornada está apenas começando. O que ver em Thessaloniki é necessário e não pode ser desperdiçada?
Caminhe ao longo do passeio, a Torre Branca e uma hora de passeio pela "Rota Cultural"
Thessaloniki está localizado nas margens do Golfo de Thermaikos. Faça uma caminhada matinal ao longo do amplo e belo passeio, observe o mar, porto, pescadores com varas de pesca. Voltando-se para a cidade, você verá o contorno do edifício mais emblemático da cidade, o símbolo arquitetônico e o cartão de visita de Salonica - a Torre Branca com uma bandeira sobre ela.
E, embora, na verdade, não seja completamente branco, mas “cor de búfalo”, a história dos pontos turísticos (século XV) é muito divertida e merece uma história separada. Você pode descobrir isso olhando para o museu, localizado em círculo em 8 andares, dentro deste impressionante edifício de 33 metros (23 m de diâmetro). No topo da torre é uma plataforma de observação, a partir daqui uma bela vista do aterro, porto e cidade se abre.
Há tantas atrações em Thessaloniki que apenas uma lista simples das principais levaria uma página inteira. Mas há uma oportunidade maravilhosa de ver sua parte impressionante, mesmo em 1 hora. Claro, isso é impossível a pé, mas é só pegar o ônibus número 50 ali mesmo, na praça perto da Torre Branca. Um ônibus de turismo azul parte para a "Rota Cultural" a cada hora, das 8:00 às 21:00. E por 2 euros no modo de visão geral, você viajará pela máquina do tempo. E as paradas (são 15) são como épocas diferentes que a capital do norte da Grécia experimentou durante 25 séculos. Como em nenhum lugar, o passado é adjacente ao presente.
Um guia de áudio, vídeo e turismo acompanha o passeio em inglês e grego. Mas, para o primeiro conhecido visual, isso é suficiente e, mais tarde, você pode voltar aos lugares que mais gosta, levando um mapa de Salónica com atrações em russo, para não se perder. A rota começa e termina na torre.
O que os turistas verão ao longo do caminho? Existem vários edifícios interessantes perto da Torre Branca:
- Teatro Real / Teatro Nacional do Norte da Grécia
- Museu Arqueológico e Museu de Cultura Bizantina
- Torre de serviço telefônico
- Exposição Internacional
- Museu de Arte Moderna da Macedônia
Mais adiante, alternam-se:
- monumentos da época da Roma Antiga - escavações do palácio de Galério, Rotunda de São Jorge, ruínas do hipódromo e Arco do Triunfo, praça Aristóteles, escavações da Ágora romana
- Igrejas e monumentos cristãos bizantinos e primitivos - Agia (Santa) Sofia, Igreja de Nossa Senhora de Mednikov (século XI), Igreja de São Demétrio de Solunsky; Mosteiros de Thessaloniki - St. Theodora e Vlatadon (século XIV); as ruínas dos banhos bizantinos.
O percurso passa pela Praça Aristóteles, a cidade alta de Ano Poli, com lindas casas macedônicas coloridas.
Contaremos mais sobre um dos objetos ao longo da rota dos pontos turísticos de Thessaloniki.
Rotunda (Τάφος του Γαλερίου)
A rotunda de São Jorge, construída no final do século III, e o Arco do Triunfo (século IV) fazem parte do complexo do palácio (ou funerário) do imperador Caio Galério. No século XV, serviu como igreja cristã, que recebeu o nome de Gregório, o Vitorioso. Nos tempos otomanos, os turcos construíram um minarete nas proximidades e, por quase quatro séculos, houve uma mesquita no templo.
No início do século XX, o edifício foi devolvido à Igreja Ortodoxa e, desde então, existe um Museu de arte cristã. A rotunda está na lista de monumentos de Thessaloniki, incluídos na lista da UNESCO de Patrimônios da Humanidade.
Na última década, trabalhos de restauração foram realizados no território do complexo. Entre as descrições dos pontos turísticos de Salônica, fotos dessas obras são frequentemente encontradas nas histórias de viajantes nos fóruns. De fato, durante a restauração, às vezes era possível entrar em algumas salas (gratuitamente) com câmeras, e não era proibido tirar fotos. Após a abertura oficial, a taxa de entrada é de 2 euros.
Os serviços divinos são realizados apenas nos grandes feriados ortodoxos.
Endereço: 1 Vassou, Salonica 546 35
A Rotunda está localizada ao lado do campus da Universidade, é um dos locais de encontro e reunião para estudantes e jovens locais.
A manhã do segundo dia e sua primeira metade pode ser dedicada ao canyoning no Olimpo, e à noite para assistir a uma apresentação ou concerto no Forest Theatre.
Canyoning do Monte Olimpo
O Canyoning é um esporte radical que permite que os amantes de caminhadas tradicionais, alpinistas e nadadores combinem os três prazeres em uma única garrafa.
E fica mais ou menos assim: você pula em um rio de montanha e atravessa-o com correntes espumantes tempestuosas, sem barcos, jangadas e canoas. Sua única embarcação é um colete salva-vidas e o equipamento é uma roupa de mergulho e capacete. No início, será assustador: velocidade selvagem, caindo de pequenas cachoeiras, banheiras de hidromassagem vertiginosas; então o rio se tornará mais largo e uma deriva calma medida começará, durante a qual você definitivamente prestará atenção às belas paisagens ao redor do Monte Olimpo.
Há duas vantagens deste passatempo extremo enquanto explora as atrações próximas de Salónica.
- A descida ao longo do rio afeta favoravelmente o sistema nervoso, porque durante o canyoning após a liberação de adrenalina, logo vem um relaxamento agradável.
- Para a excursão básica de um dia, os participantes não precisam ter habilidades especiais, apenas a capacidade de permanecer pelo menos meia hora na água e em ritmo acelerado pela mesma hora, subir ou descer a trilha da montanha. E isso significa que o prazer está disponível para as massas de turistas.
O passeio dura 3-4 horas, período durante o qual os participantes descerão gradualmente para 280 a partir da altura inicial de 480 metros. Mas primeiro, você precisará fazer várias descidas nas rochas em uma corda e 6 saltos, quebrando quatro toboáguas de 5 a 12 metros de altura.
Um grupo de turistas (6 a 12 pessoas) é acompanhado por dois instrutores certificados e, logo no início, segue um briefing de segurança de meia hora e um pequeno treinamento sobre o uso do equipamento.
Custo da excursão de um dia a partir de 65 euros, isso inclui: depreciação de equipamentos e equipamentos, um disco com um álbum de fotos para lembrar a viagem e mini lanches durante um intervalo.
Para atletas mais experientes, existem rotas individuais de dois dias.
O tour de Canyoning pode ser encomendado no escritório em Thessaloniki (16 Amfitrionos); no site oficial da empresa www.baselinesports.gr online ou por telefone listado lá.
Teatro Florestal (Theatre Theatre ou Theatre Dassous)
Entre os espaços abertos da floresta, esse teatro é uma das várias divisões de NTNG - o Teatro Nacional do Norte da Grécia, que também inclui uma escola de teatro, uma excelente reserva para a trupe. Os alunos geralmente participam de produções teatrais. Olhe para a peça é realmente interessante.
A cada temporada, a programação do Teatro Dasus inclui estréias e apresentações anteriores de sua própria trupe, e apresentações de turnês de outros teatros gregos.
Além das apresentações teatrais, das principais conferências e festivais, concertos de celebridades gregas e visitantes, várias exposições são realizadas aqui durante o verão. Uma agenda e uma ocupação tão ocupadas são devidas à excelente acústica do cenário florestal na forma de um anfiteatro e de um bom equipamento técnico. O número de assentos - 3894.
Portanto, belas vistas dos arredores de Salónica. E mesmo que não haja apresentação ou outro evento no dia da sua visita, você ainda pode se divertir ao ar livre, em um café, ver os arredores, admirar a paisagem e levar para casa lindas fotos das atrações de Salónica.
Endereço do teatro: Floresta de Seich Sou * Agios Pavlos Thessaloniki 554 38
Dedique o último dia às compras ou apenas um passeio pelo mercado de Modiano, e à noite a famosa cozinha Ladadika e grega.
E não deixe de caminhar antes de sair ao longo do passeio noturno.
Mercado de Modiano
O mercado de Modiano, em Thessaloniki, é uma atração turística frequentemente encontrada em críticas e fotos de turistas. As descrições de seus "atrativos" são coloridas e deliciosas. Se você tem 3 dias em Thessaloniki, Modiano é o lugar que definitivamente vale a pena dar uma olhada.
Embora o mercado não seja o maior, o restante em sua cor e muitas características se assemelha a um bazar oriental típico. Está tudo lá: barulho, zumbido, gritos de comerciantes.
Fileiras de carne - um conjunto completo para comedores de carne gourmet. Um pouco mais, você pode tentar comprar o queijo e a manteiga mais frescos.
Uma enorme variedade de azeitonas: verde, preta, em conserva, salgada, com e sem temperos, em um recipiente conveniente e em peso.
Frutas da estação, doces e temperos - todos encontrarão tudo o que ele gostaria de encontrar.
Mas o mais interessante são as fileiras com frutos do mar. Você pode comprar frutos do mar frescos e imediatamente, na taberna mais próxima, transformá-los em um delicioso almoço. Todas as carnes e peixes, alimentos, legumes e frutas em Modiano são apenas locais.
O mercado está localizado no centro, no início da Avenida Aristóteles (das ruínas do Fórum Romano)
Ônibus: 03, 05, 05A, 06, 12, 33, 33A, 39, 39A; Platia Aristotelous & Ermou param.
Horário:
- Terça a sexta: à tarde das 9 às 13, à noite das 17 às 19
- Sábado: das 17 às 21 horas
- Domingo: das 8 às 15 horas.
- Segunda-feira é um dia de folga.
Modiano tem muitos cafés e restaurantes; experimente pratos gregos deliciosamente preparados e beba café grego. O almoço será barato, até o mais satisfatório. E enquanto toma uma refeição, é interessante observar a vida cotidiana dos habitantes da Grécia e conhecer a cidade desse lado também.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Ladadika (Τα λαδάδικα)
A área histórica de Ladadik é uma continuação do passeio e do patrimônio arquitetônico de Thessaloniki. O lugar vicioso e a concentração de instituições viciosas no passado, desde o início dos anos 2000, se transformou em um dos centros de vida noturna mais brilhantes e modernos de Thessaloniki.
Em duas partes, Ladadiku é dividido pela rua central Tsimisku. À esquerda, há um fragmento da muralha da cidade. Dê um passeio pelas pequenas ruas antigas. O destaque desta área de Thessaloniki na mistura arquitetônica de estilos de meados do século XIX e edifícios posteriores é justamente esse ecletismo que atrai turistas. E os próprios gregos sempre adoraram passar um tempo aqui na ociosidade, dando um tempo nas preocupações do dia a dia.
Desde 1985, o porto Ladadika é um monumento histórico protegido e a construção de novas casas é proibida aqui.
Os edifícios residenciais existentes foram restaurados por empreendedores, que então abriram seus negócios nos primeiros andares dos edifícios reparados. A parte inferior dos edifícios é o núcleo do centro histórico de Salonica. Seu estilo especial: portas de ferro forjado contra um fundo de tijolo vermelho. Costumava haver muitas dessas casas.
Meia dúzia de prédios do Banco da Trácia foram consertados, armazéns e hangares foram convertidos em lojas e clubes. Muitos novos restaurantes, cafés, tabernas de discotecas e clubes foram abertos.
Durante o dia, moradores e turistas bebem decentemente café aqui, e à noite e à noite as portas de todos os estabelecimentos se abrem e as ruas são inundadas pela cor amarela quente das lanternas. Terraços ao ar livre em tabernas e cafés são iluminados. Com um copo de vinho ou um copo de ouzo, você pode passar a noite em um restaurante aconchegante com cozinha grega e música folclórica animada, e existem muitos deles. E você pode atravessar a rua e abrir a porta de qualquer clube, chegar a uma discoteca barulhenta e ouvir o mesmo concerto ao vivo, mas em um bar de heavy metal.
Restaurante "Zifo"Alguns restaurantes populares de Ladadiki entre os turistas:
- Krikelas (6 Salaminos)
Restaurante familiar. A melhor carta de vinhos de Thessaloniki: vinhos de todos os gregos até a safra mais rara. A cozinha é grega tradicional e qualquer prato de frutos do mar: menu "Nail" - caça e caracóis de Creta.
- "Zifo" (Zifo, 5 Katouni) - cozinha grega e mediterrânea, design agradável, preços razoáveis.
Quase todas as instituições mais ou menos grandes do Ladadik têm seu próprio site e os lugares podem ser reservados com antecedência on-line ou por telefone.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Assim, o programa do dia foi concluído: "Atrações Thessaloniki Grécia". E embora isso seja apenas uma pequena parte do que você pode ver nesta cidade, as memórias de tudo que você vê certamente cairão na caixa de memória. E eles ficarão conosco até as próximas "férias na Grécia".
Mapa de Salónica com pontos de referência em russo.
Como passar 1 dia em Thessaloniki com 50 euros - assista ao vídeo.