Dicas para iniciantes: plantar e cuidar de uma gerbera de jardim
Gerbera é uma magnífica planta de jardim, muito procurada pelos amantes de flores. Mas a beleza de uma flor não é sua única vantagem.
Entre outras vantagens estão o cuidado simples, a capacidade de crescer rapidamente, um longo período de floração e o fato de a gerbera parecer bem quando cortada por um longo período de tempo. Neste artigo, você aprenderá sobre todos os recursos do cultivo de gerbera de jardim e como cuidar dele. Também será útil assistir a um vídeo sobre o assunto.
Margaridas da África do Sul
As inúmeras cores dessa camomila gigante, descoberta há mais de 100 anos na quente África do Sul pelo holandês Reman, irão decorar seu site com traços coloridos. Há muito que foi adaptado para reprodução tanto no jardim, em áreas abertas e em casa. Gerbera tem mais de 100 espécies diferentes.
Os mais famosos são de cor vermelha:
- Rudy Amsterdam.
- Robin
- Saskia.
Outros tons populares incluem rosa, roxo, amarelo, creme e, é claro, branco. Essa paleta será ainda mais encantadora para muitos. Gerbera de jardim é uma planta perenecaracterizado por folhas crescendo imediatamente a partir da raiz e enormes flores de camomila.
Atinge uma altura média de cerca de 30 centímetros, algumas de suas amostras podem crescer até 60 cm, e as flores, simples, duplas e semi-duplas, têm um diâmetro de 12 a 16 cm.
Foto no canteiro
Abaixo está uma foto de uma gerbera no jardim.
Culturas de flores semelhantes a esta planta
- Primeiro de tudo camomila. Camomilas e a maioria dos representantes da flora semelhantes a eles pertencem à família astro. O primeiro sinal pelo qual podemos distingui-los facilmente é de pétalas brancas.
- Mistura de Anêmona tem uma variedade de tons de flores.
- Calêndula - semelhante a uma gerbera de 0,5-0,6 metros de altura. Possuindo pétalas amarelas alaranjadas ou saturadas.
- Margarida - tem uma cor de flores brancas, rosa e lilás, e o meio é amarelo pálido. Um arbusto limpo não atinge mais de 20 cm.
- Arctotis - em uma haste nua, possui inflorescências em forma de margarida de 5 a 10 cm e as pétalas são brancas e amarelo pálido.
- Gatzania - pode crescer até 30 cm e ter uma inflorescência na região de 5-9 centímetros. O esquema de cores é diverso, porém as variedades rosa e escarlate de gacinia são populares.
- Osteospermum - perenes, mas as variedades cultivadas são cultivadas anualmente. Assume a forma de um arbusto médio com cerca de um metro de altura e o tamanho da inflorescência é de cerca de 4-10 centímetros. É caracterizada por pétalas brancas, vermelhas e roxas.
- Girassóis os decorativos são miniatura, com terry e inflorescências densas, multicoloridas, dependendo da variedade.
- Crisântemo - muito parecido com o gerbera, diferente no tamanho das flores, são muito menores. As pétalas de crisântemo podem ter uma grande variedade de tons: do branco ao roxo.
Outras flores de jardim semelhantes a gerbera incluem:
- Ursinia
- Echinacea.
- Erigeron.
Todas as suas espécies podem ser cultivadas no país?
Apenas espécies altas crescem em campo aberto. Para o cultivo no jardim, essas variedades são adequadas como:
- Jameson.
- Wright.
- Abissínio.
- Alcor.
- Aldebaran.
- Marte
- Delios.
- Peter.
- Romeu.
- Margarida
- Rico
Características de crescimento ao ar livre
O mais confortável para as gerberas será o crescimento onde prevalece um clima quente e sempre há um verão ensolarado. Escolha um local para plantar bem iluminado pelos raios do sol (leia sobre as regras para plantar e cuidar dos gerbera no jardim e em casa aqui). Isso impedirá que os caules das flores atinjam a altura e permita que a flor tenha a aparência prevista para essa variedade.
Cuidando dela no jardim
Os cuidados com gerbera incluem inverno e verão. Cada um deles tem suas próprias ações para a manutenção da flor. Remova partes desbotadas da planta em tempo hábil, isso ajudará a estimular o crescimento de novos pedúnculos.
ATENÇÃO: Para um buquê, os pedúnculos não devem ser cortados, mas cortados do ninho - a menor parte do pedúnculo restante no mato pode levar à completa deterioração da flor.Aqui estão as regras para cuidar de flores cortadas de gerbera e como mantê-las em um vaso por mais tempo.
Cultivo de mudas
Semear na mistura leve do solo de janeiro a março, a uma profundidade de 2-3 mm. Para a germinação mais eficaz, a temperatura não deve cair abaixo de +18 graus. Se você conseguiu atender a todas as condições necessárias, os primeiros brotos aparecerão em uma ou duas semanas.
Após a formação de 4-5 folhas, plante mudas de gerbera em vasos. Espere até que o período de geada noturna passe e as mudas de Gerbera possam ser transplantadas para o campo aberto.
Para que as flores se sintam confortáveis, é necessário plantar seu local ensolarado e proporcionar uma rega boa e regular. Os frutos que aparecem após a polinização artificial são uma caixa de sementes.
Se você coletá-las, no próximo ano poderá cultivar novas margaridas. Agora, com certeza, não haverá decepção nos descendentes que cresceram mais tarde.
As plantas cultivadas por mudas não terão propriedades varietais maternas.
Sobre como cultivar uma gerbera em casa, leia nosso material.
Umidade e rega
Durante o período de crescimento - rega abundante, durante a dormência - moderadamente cauteloso. A água deve ter uma temperatura acima de + 18 ° C. Tente não regar as chapas e a saída das folhas, pois isso pode levar à deterioração da planta.
Temperatura e iluminação
O local de pouso é escolhido ensolarado, mas sem raios diretos. Em temperaturas do ar acima de 30 ° C, o desenvolvimento diminui e a probabilidade de ácaros aumenta. A temperatura ideal do ar é de 22 a 25 ° C, com boa luz e tempo nublado - 18 a 20 ° C.
IMPORTANTE: Gerbera é um hóspede tropical e, portanto, não tolera baixas temperaturas.Solo e fertilizantes
Solo rico em orgânicos não adequado para o cultivo de gerberaporque é propenso a doenças fúngicas que se desenvolvem em fertilizantes orgânicos. A cada 14 dias, alimentamos a planta com fertilizantes minerais. Isso proporcionará um bom crescimento.
Doenças e Pragas
Uma pequena desvantagem da gerbera é sua alta suscetibilidade a várias doenças. Portanto, o plantio do solo deve ser tratado com preparações especiais.
As doenças gerberas mais comuns:
- Decaimento do pescoço da raiz.
- Podridão cinzenta. Razões: excesso de umidade no solo. Este problema é eliminado por preparações especiais.
- Oídio. Razões: temperatura muito alta. Use preparações contendo enxofre ou fungicidas adequados. Pulgões, ácaros e tripes serão pragas para a flor. Eles podem causar a morte da planta. Os sinais de sua aparência serão amarelados das folhas de gerbera e seu murchar. O uso de preparações especiais inseticidas ajudará aqui.
Razões: fungo causado pela contaminação do solo ou estagnação da água nele. Para corrigir o problema, observe o regime de rega e também melhore a drenagem do solo.
Leia mais sobre as doenças e pragas mais comuns da gerbera da sala, bem como sobre como tratar uma planta, leia aqui e, neste artigo, você aprenderá sobre por que as folhas ficam amarelas na gerbera da sala e o que fazer para a prevenção.
Características dos cuidados no verão e inverno
No verão, os cuidados incluem: plantar e dividir arbustos, organizar uma flor em uma parcela em um local ensolarado e fornecer irrigação sem estagnação da água no solo. Se você quiser deixar a gerbera para o inverno em campo aberto, precisará cobri-la com algo como palha ou folhas secas.
Em áreas com clima frio, costuma ser cultivada como planta anual ou terá que ser desenterrada no final do outono e transplantada para uma panela grande até a primavera (sobre quando e como transplantar uma gerbera, leia aqui).
Composição do solo: turfa e terra de folha (2 partes cada) e areia (1 parte). Para uma panela de gerbera, escolha uma sala bem iluminada, bem ventilada e arejada (7-8 graus Celsius). Proporcione boa drenagem, como argila expandida. O pescoço da raiz deve subir um cm e meio acima da superfície da terra.
Na primavera, ao plantar de volta ao campo aberto, deixe-o mais solto e mais leve - adicione casca de pinheiro, areia, turfa e fibra de coco ao poço de plantio. A acidez ideal do solo é de 5,5 a 6,2. Ao plantar uma gerbera, certifique-se de que a roseta de folhas suba 0,5-1 cm acima do nível do solo para evitar a deterioração e o desenvolvimento de doenças. É nessas condições que ela pode sobreviver facilmente ao tempo frio.
Reprodução
Gerbera precisa de separação periódica do rizoma para plantar. Este método pode ser propagado. Vamos considerar quais regras existem ao transplantar e propagar nossa beleza.
Você pode descobrir mais sobre como o processo de criação de gerberas ocorre aqui.
Tecnologia de plantio de sementes
A primeira opção de plantio são as sementes. Obtenha a variedade que você gosta em exposições de flores ou em lojas. Preste atenção na data de lançamento ao comprar sementes, lembre-se de que elas podem armazenar propriedades de germinação por 7-8 meses.
DICA: Ao plantar sementes, você precisa primeiro cultivar mudas, uma vez que a planta não gosta de geada, e é necessário cultivá-la de abril a maio, para uma floração completa no verão.E como cultivar gerbera interna a partir de sementes, você aprenderá em um artigo separado.
Separação de Bush
Em abril-maio, os arbustos que já têm 2-3 anos devem ser divididos em várias partes, deixando 2-3 folhas jovens em cada uma. As raízes são cortadas em 10 cm Ao plantar, verifique se a roseta gerbera está a um cm e meio acima do solo. No final de como você planta uma gerbera, os sintomas maternos não serão perdidos.
Período de floração e hibernação
Floresce - 3-4 meses, ou seja, durante todo o verão. Depois que a gerbera murcha, ela fica inativa (acumulando força em um novo estágio da floração). Quando e quantas gerberas florescem e por que não florescem, você pode descobrir aqui.
A criação de gerberas é um assunto trabalhoso e problemático. Sujeita a todas as regras de manutenção e fornecimento de cuidados adequados, uma flor tão chique, semelhante a uma enorme margarida de várias pétalas, agradará com sua excelente floração por um longo período de tempo, enchendo seu jardim com cores vivas.