Como e por que usar Fitosporin para orquídeas?
Alguns jardineiros cultivam propositalmente membros da família Orchidaceae. Eles acreditam que a sala e o quarto com a ajuda deles se transformarão em um jardim florescendo a qualquer época do ano. Levantando-se de manhã e lançando um olhar casual para a janela, eles terão a sensação de que estão descansando em um país exótico.
Mas não devemos esquecer que apenas uma planta saudável se deleitará com a floração; portanto, deve-se prestar a devida atenção aos cuidados adequados. Este artigo discutirá como impedir o surgimento e o desenvolvimento de pragas na orquídea.
O que é isso
A fitosporina é uma nova droga microbiológica. Foi desenvolvido para combater doenças fúngicas e bacterianas que afetam:
- plantas domésticas;
- Arbustos
- frutas;
- culturas vegetais.
É útil ao enraizar estacas antes do transplante. Ele é É famosa por sua velocidade de exposição: imediatamente após o processamento, começa a agir.
Para que é utilizado?
Preparação sistêmica. Ele se espalha rapidamente pelo sistema vascular da planta. Sua base é uma cultura de esporos que interromperá as doenças bacterianas e fúngicas pelos produtos de sua atividade vital. É eficaz no combate a:
- oídio;
- diferentes tipos de podridão;
- Infecção por Fusarium
- bacteriose.
Fitosporin é assistente de jardineiros amadores de orquídeas, mas o resultado depende de muitos indicadores. Nem sempre a primeira vez que eles destroem a praga (a eficácia varia entre 65-95%). Desde é pouco tóxico, o uso em um apartamento não levará a envenenamento grave.
Quando não pode ser usado?
Não há casos em que o uso de Fitosporin é proibido. Não causa danos, pois contém bactérias vivas, mas com uso frequente não se beneficia.
Liberar formulário
- Suspensão líquida ou aquosa com um título de pelo menos um bilhão de células vivas e esporos em um mililitro.
- Pó. É embalado em sacos com um peso de 10 e 30 gramas. Uma colher de chá contém 3-3,5 gramas de pó.
- Pasta. Seu peso é de 200 gramas. Em um grama, pelo menos 100 milhões de células vivas.
Composição:
Sendo um fungicida biológico natural, não há nada supérfluo em sua composição - apenas células vivas e esporos da bactéria do solo Bacillus subtilis cepa 26D. Estas bactérias não têm medo:
- geada
- calor
- seca.
Se as condições lhes forem desfavoráveis, elas se transformarão em disputas. Além da droga, apenas com bactérias vivas eles vendem o produto com Gumi, ou seja, com nutrientes adicionais e, mais especificamente, com:
- potássio;
- nitrogênio;
- fósforo;
- em giz.
Que efeito a planta tem?
Usando um medicamento à base de plantas, eles enfrentam os seguintes problemas:
- A luta contra a murcha.
- Sinais de crosta.
- A aparência da podridão radicular.
- Lutando contra a perna preta.
- Sinais de praga tardia.
Os floristas usam a droga no processamento do material de plantio. É indispensável durante a estação de floração e crescimento. Se a orquídea sofre de pragas e não há lugares para morar nela, isso não ajudará. Nesse caso, use meios mais poderosos.
Precauções de segurança
A fitosporina é uma droga que recebeu a quarta classe de risco para humanos e a terceira para abelhas. Uso impreciso, causa irritação da mucosa. A fitotoxicidade não é inerente a ela.
Ao processar esta preparação, vista roupas especiais e luvas de borracha. Trabalhando com ele, eles não fumam, comem ou bebem. Se durante o uso o medicamento entrar em contato com as mucosas ou a pele, a área será lavada com água corrente. Em caso de ingestão acidental no trato digestivo, eles bebem 3-4 copos de água, induzem vômito e bebem carvão ativado.
Onde e quanto posso comprar?
Em São Petersburgo, um pacote de 10 gramas com pó custa 16 rublos e em Moscou - 25. Para uma garrafa de 10 litros com suspensão, 227 rublos são pagos em Moscou e em São Petersburgo - 200.
Instruções de processamento passo a passo
O medicamento é tratado:
- sementes;
- estacas;
- prepare o terreno antes de plantar e semear.
Tendo feito a solução, pulverização de plantas frutíferas e orquídeas vegetativas. Devido à sua baixa toxicidade, seu uso em casa não é proibido. Como diluir um pó ou pasta e processar a solução resultante com uma orquídea?
Dosagem
Do que isso depende? De que método de processamento o cultivador escolhe. Também afeta o tipo de planta a ser tratada e o objetivo da aplicação. Difere do que a Fitosporin comprou ao produtor:
- líquido;
- sob a forma de uma pasta;
- pó.
- Se o objetivo é pulverizar orquídeas, 10 gotas da droga são dissolvidas em um litro de substrato da pasta e da água.
- Para regar, as proporções são diferentes: 15 gotas / 1 litro.
- Para prevenção, a dosagem é de 3 colheres de chá, dissolvida em dez litros de água.
- Como embeber as estacas e quanto tempo leva para mantê-las em solução? Durante duas horas, as estacas de orquídeas são mantidas em uma solução preparada a partir de pasta - 4 gotas por 200 ml de água.
- Às vezes eles compram Fitosporin engarrafado. Para prevenção, quatro gotas são diluídas em 200 ml de água e a orquídea é pulverizada e, para o tratamento, 10 gotas são dissolvidas na mesma quantidade de líquido.
Como criar pó?
Dependendo da finalidade do produtor, o esquema para diluir o pó varia. A solução é usada 1-2 horas após a diluição.
- Semeando sementes. A dosagem ideal é de 1,5 gramas de pó por 100 ml de água. As sementes são embebidas na solução por duas horas.
- Tratamento das raízes contra a podridão durante o transplante. Dosagem: 10 gramas são dissolvidos em cinco litros de água. Na solução resultante, deixe de molho por duas horas.
- Prevenção 1,5 gramas da droga são dissolvidos em dois litros de água. Despeje a solução resultante em um frasco de spray e pulverize a orquídea.
- Tratamento. 1,5 gramas da droga são diluídos com um litro de água e depois regam a flor.
Processamento
Se o jardineiro notou uma praga na orquídea ou mofo nas raízes, ele deveria comprar Fitosporin e processá-la com ela, mas como?
- Prepare uma solução de banho para o processamento de orquídeas. Para controlar pragas, dilua 1,5 g do produto em um litro de água. A solução resultante é derramada em um recipiente no qual caberá uma panela com uma planta doente.
- Leve o vaso de flores ao banheiro e coloque-o na solução por meia hora.
- Depois de meia hora, eles a retiram da solução, permitem que o excesso de água escorra e depois transportam a orquídea de volta ao parapeito da janela.
Durante o processamento, a panela perde a transparência, mas depois de limpar ou enxaguar sob o chuveiro, ela a devolve. Após 1-2 semanas, o procedimento é repetido, após a espera do substrato secar completamente. O processamento é interrompido, observando que os sinais de uma doença ou atividade de microorganismos nocivos desapareceram.
A duração do procedimento (retenção direta em solução) é de 30 minutos.
Sinais de doença e atividade de pragas desaparecem. O efeito é obtido por diluição, uso e armazenamento adequados.
A frequência da pulverização para fins preventivos - 1 vez em 7-14 dias, frequência de rega - uma vez por mês.
A orquídea é tratada com pragas com mais frequência - à medida que o substrato seca. Pare de processar após a vitória final sobre eles.Uma flor pode ser prejudicada?
Você não pode prejudicar a orquídea com a droga Fitosporin. É não-tóxico e, mesmo com um excesso significativo de concentração, conseqüências graves não são observadas. A fitosporina com aditivos Gumi não é usada no tratamento de uma planta não saudável: é adequada uma preparação líquida com uma anotação no rótulo “Para plantas de interior”.
Cuidado
Antes e depois do processamento, a orquídea não precisa de cuidados especiais. A única coisa que é evitada após o tratamento contra pragas: voltar a regar sem esperar a secagem do substrato.
Como guardar?
O frasco ou a embalagem do medicamento é limpo no porão ou na despensa, mas somente se estiver seco, eles não armazenam alimentos, remédios e as crianças não têm acesso a ele. A vida útil é de 4 anos.
Alternativa
Outro meio pelo qual eles criam proteção biológica para uma planta é a Trichodermin.. É usado para:
- luta contra doenças fúngicas;
- estimular o crescimento;
- e aumentar a imunidade das plantas.
Ele também luta efetivamente contra pragas e doenças de orquídeas, como:
- podridão;
- praga tardia;
- Fusarium
- oídio.
Somente em sua composição não há bactérias vivas, mas há uma variedade de saprófitas, pertencentes ao gênero Trichoderma. Portanto, eles não o consideram um análogo completo da Fitosporina.
Conclusão
Se a sua orquídea favorita estiver doente e o cultivador notar vestígios de podridão ou mofo nas raízes em um estágio inicial, o fitoterápico Fitosporin ajudará. Com processamento e diluição regulares de acordo com as instruções, o resultado não precisa esperar muito tempo.