A magnífica petúnia grandiflora. Variedades e características do cultivo
Petúnia é uma planta amplamente conhecida por todos os cultivadores de flores. E isso não é por acaso, porque cresce rapidamente e agrada por muito tempo com suas grandes flores brilhantes.
Um dos representantes mais brilhantes desta flor é a petúnia grandiflora. No artigo, consideraremos o que é essa planta e que tipo de cuidados ela precisa.
Você aprenderá a história da origem e descoberta desta bela planta, aprenderá a escolher sementes e plantas saudáveis para reprodução, como regar e se as petúnias precisam de luz brilhante.
Descrição botânica
Petúnias Grandiflora são plantas anuais. Representantes da família do nightshade. Grandiflora não pode se orgulhar de um grande número de flores no mato, mas seu tamanho impressionará qualquer um. Esta é uma planta atrofiada, cuja altura atinge 25-50 cm.O diâmetro das flores é 9-12 cm. As flores podem ser duplas e comuns, mas as malhas duplas raramente.
Ajuda! Grandiflora é muito sensível ao excesso ou falta de umidade e mudanças de temperatura. Portanto, com atenção e cuidados especiais, deve-se abordar os cuidados com essas plantas. Petúnia irá deliciar-se com uma floração luxuosa apenas 85 a 95 dias após a semeadura.História de ocorrência
O primeiro gênero de petúnias foi encontrado e descrito no Uruguai em 1793 e atribuído ao gênero Tabakov. Posteriormente, petúnias começaram a aparecer nas partes tropicais da América, e mais de 30 espécies foram encontradas e descritas na Argentina, Bolívia, Paraguai, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande. Todos eles cresceram apenas nas pequenas regiões costeiras dos rios da América do Sul. E apenas uma espécie, Petunia parviflora, tinha um habitat amplo. Ainda é encontrado em Cuba, Índia Ocidental, México e Estados Unidos.
Além disso, várias outras espécies de petúnias foram encontradas e descritas. Os criadores também trabalharam incansavelmente para criar novas formas e variedades de plantas. Em 1834, a primeira planta híbrida floresceu e, desde então, as petúnias foram amplamente inundadas com parques, jardins e canteiros de flores em todo o mundo.
Variedades e suas características
A variedade desta planta é muito ampla. Existem três classes principais de cores:
- Multi-florido - o mais despretensioso e plástico. Eles crescem bem em lugares ensolarados, qualquer tipo de terra de jardim é adequada para eles. Os cuidados requerem apenas rega regular e cobertura. As flores têm apenas 5 cm de diâmetro, mas são numerosas. Floresça bastante cedo e floresça em plena floração por um período muito longo. Bonito e não extravagante, como espaço livre em uma panela e molho regular com vitaminas.
- Flor grande ou grandiflora - é termofílico e possui características ao sair. De um excesso de umidade pode perder sua aparência atraente. O diâmetro das flores é de 10 cm e elas não são tão abundantes quanto as das multi-floridas. Requer as condições adequadas de cultivo e cuidados especiais em casa. Requer iluminação suficiente, uma composição mineral e vitamínica altamente rica do solo, temperatura ideal para crescimento e floração e poda regular.
- Floribunda - um cruzamento entre as duas primeiras plantas. Tem um número suficiente de grandes inflorescências. À prova de intempéries. Parece muito bom em varandas, emolduradas por canteiros, e cresce lindamente em cumes de jardins inteiros.
Em cada uma das classes, existem várias subespécies que diferem na forma e no tamanho das flores e na altura da planta.
Além disso, todas as plantas são divididas em:
- Em cascata - expandir muito. Eles são cultivados em grandes recipientes. É caracterizada pela presença de longos rebentos laterais. Capaz de lançar chicotes de até 1,5 m de comprimento. A altura não é superior a 50 cm.
- Ampélico - Esta é uma verdadeira decoração viva. O comprimento das alças é de até 1,5 m. Crescido em caixas ou cestas. Olhe espetacular em vasos de flores. Muitas vezes usado para criar um tapete de flores.
- Meio amplificador - crescer arbustos exuberantes. Não exceda 40 cm Use como planta de casa.
Você pode ler sobre todos os tipos de petúnias em um artigo separado.
Variedade Bravo
A mais antiga planta com flores. Tem uma variedade incrível de cores. Tempo de floração muito uniforme. Insensível à falta de iluminação. Lindamente ramificado, mas espaçoso o suficiente. Quase não superam no jardim. Parece ótimo tanto em campo aberto quanto em uma panela. Altura até 25-30 cm Tamanho da flor 8-9 cm.
Tecnologia crescente
Sementeira
Use solo com turfa leve. Polvilhe as sementes levemente com uma fina camada de solo. O solo deve estar úmido o suficiente para não lavar as sementes durante a rega. O nível de umidade durante a germinação é de 100% (isso suaviza o revestimento das sementes, permite que a raiz apareça e ajude no desenvolvimento de cotilédones). Você pode cobrir as sementes com vermiculita para fornecer umidade ao seu redor. Temperatura 24-25sobreC.
Após o aparecimento dos primeiros rebentos, é necessário reduzir a umidade para 50-70%. Porque a umidade pode impedir que o oxigênio atinja as raízes, o que pode levar a doenças do sistema radicular. Não secar. Reduza a temperatura para 20-24sobreC. Comece a se vestir com potássio e nitrato de potássio.
Importante! Periodicamente, você precisa verificar o crescimento do sistema radicular (se as raízes não crescerem bem, use fungicidas).Nesta fase, a temperatura é 18-21sobreC. Alimentamos a planta com fertilizante com boro e ferro. Após a germinação, mova as caixas para uma sala iluminada. Durante a primeira semana, a iluminação deve durar 18 horas.
Transplante em uma panela
Use solo com turfa leve. Uma semana após o transplante, reduza a temperatura para 16-17sobreC. A temperatura do solo deve ser 24sobreC. Dando muita luz. Sombra ao meio-dia.
Cultive petúnia a uma temperatura de 15sobreCom e alto nível de iluminação. Quando as raízes encherem a panela inteira, abaixe a temperatura para 13-16sobreC.
Fertilizantes e reguladores de crescimento
Alimente com cada fertilizante balanceado de irrigação com a adição de ferro. Não dê água sem fertilizante. Com um alto nível de iluminação, alimente amônio. Com pouca luz - com cálcio. Sob condições de alta iluminação e dias longos, fertilizantes com amônia também devem ser usados. Em condições de baixas temperaturas e falta de iluminação - fertilizantes de cálcio.
Para uma planta compacta e com bom crescimento, é melhor manter condições de boa iluminação e baixas temperaturas. Use pequenas doses de retardantes para evitar o alongamento da planta. Você pode usar reguladores de crescimento a cada 7-14 dias. No entanto, os melhores reguladores de crescimento são iluminação, rega e cobertura.
Como cuidar?
Antes de tudo, é importante obter mudas e, para isso, você precisa saber como cuidar dela:
- Depois de semear as sementes, coloque-as em um local quente e cubra com vidro ou filme.
- Reorganize os primeiros tiros mais perto da luz, não remova o filme. Água enquanto seca.
- Não exagere.
- Depois que as primeiras folhas aparecerem, pegue (mova cada folha em um recipiente separado).
- Adubar a partir do primeiro mês de crescimento das mudas.
- Quando o tempo estiver quente, transplante as mudas em campo aberto ou em uma panela.
Doenças e Pragas Comuns
Fungo
- Perna preta - a parte basal do caule fica aquosa, escurece e apodrece. Luta: não engrossar as culturas, não usar substrato pesado ou ácido, regar moderadamente, não permitir excesso de fertilizantes nitrogenados. Remova as mudas doentes com parte do substrato ao seu redor.
- Podridão cinzenta - manchas marrons claras, uma erupção cutânea aparece nas hastes e folhas, que são cobertas com um revestimento macio e cinza. Medidas de controle: evitar culturas pesadas, rega excessiva, temperaturas muito baixas, remover regularmente áreas danificadas.
- Podridão branca - a aparência de manchas marrons chorosas, cobertas com revestimento branco. As partes afetadas amolecem e embranquecem. Escavação profunda e calagem do solo, a remoção oportuna de peças danificadas ajudará.
- Podridão úmida - se desenvolve como podridão negra. No momento de emergência borrifar com preparações químicas e retirar danos.
- Mancha marrom - o aparecimento de manchas marrons enferrujadas nas folhas. Pulverize com preparações de cobre.
- Praga tardia - a base do caule é mais violenta e apodrece. Ao cultivar mudas, ventile a estufa e não engrosse as plantações.
Bacteriana e viral
- Galhas de folhas - a formação de brotos curtos e grossos na base do caule.
- Vírus do mosaico de pepino - flores pequenas com manchas brancas ou amarelas sujas. O vírus do mosaico do tabaco é uma violação do desenvolvimento normal da planta.
- Vírus Aspermia de Tomate - desenvolvimento inadequado de flores.
- Vírus de necrose do tabaco - a formação de manchas necróticas verdes claras nas folhas. As folhas morrem.
Pragas
- Pulgões - pulverizando com drogas.
- Mosca branca - aprisionar com a ajuda de armadilhas de cola amarelas.
- Tripes - pulverização com produtos químicos.
- Ácaro aranha - o uso de drogas específicas.
- Slug - peneirar na superfície do superfosfato do solo, tratamento químico.
Recursos de propagação
O método principal é semente. Estacas raramente usadas. Para isso, na primavera são cortadas mudas jovens de 10 a 15 cm, as folhas são removidas e colocadas no solo com uma profundidade de 5 cm, o solo é constantemente úmido, temperatura 20-25sobreC.
Possíveis problemas com o crescimento e a reprodução de uma flor:
- Sementes de baixa qualidade.
- Falha no cumprimento das condições de atendimento.
- Doenças e pragas.
Não tenha medo das dificuldades em cuidar de uma bela petúnia. Basta estar atento e atencioso com ela nos cuidados e, em seguida, essa beleza se tornará a rainha em seu jardim ou em casa.