Por que a orquídea teve raízes e folhas secas amareladas e como salvar a planta?

Orquídea doente não é difícil de determinar. Suas folhas ficam amarelas e caem, os botões secam, as raízes mudam de cor, o arbusto fica instável em uma panela.

Especialistas dizem que fenômenos principalmente desagradáveis ​​ocorrem devido a doenças do sistema radicular. É importante reconhecer as causas no tempo e responder.

No artigo, você aprenderá por que as raízes mudam de cor, o que fazer com elas e como distinguir uma flor saudável de um paciente, quão perigosa pode ser e que medidas preventivas podem ser tomadas.

Ciclo de vida da planta

Orquídea - uma planta nativa das florestas tropicais, onde está úmida e quente. Dependendo da área de crescimento, as flores têm uma estrutura única. Uma característica das raízes das orquídeas é a substância velame. É um tecido grosso não vivo cheio de ar.

Velamen é como uma capa que envolve as raízes. As funções desta substância: absorver e reter água, nutrientes. Devido ao clima úmido natural, existem partículas dissolvidas de líquido no ar, que o velame absorve e nutre a planta durante uma seca.

Com a falta de luz solar, a substância natural não seca completamente. Como resultado de um estado úmido prolongado, o processo de decomposição começa.

Atenção! Outro fator que afeta a condição das raízes é a falta de interação com o ar.

Por que os rizomas mudaram de cor?

Acontece que os rizomas das orquídeas mudam de cor, ficam amarelos. Um fenômeno semelhante ocorre porque as raízes não têm luz, é escuro. Talvez, ao transplantar, eles tenham se aprofundado o suficiente no chão ou colocado a panela em um local escuro. E para um homem exótico e bonito, isso é inaceitável.

O sistema radicular deve ter luz e espaço aéreo suficientes. Caso contrário, o processo de fotossíntese é interrompido, devido ao qual os pigmentos responsáveis ​​pela cor verde são produzidos. Portanto, é extremamente importante plantar orquídeas em um recipiente transparente com solo solto e respirável.

Problema sério quando as raízes amarelas são o estágio inicial da podridão. Nesse caso, será mais difícil lidar com uma doença infecciosa. Mas, como já observado, o principal é reconhecer a causa no tempo.

Como distinguir uma flor saudável de um paciente?

Para entender se há problemas com as raízes ou não, você deve prestar atenção à aparência da planta.

  1. Condição da folhagem. Quando o sistema radicular apodrece, a superfície da folha fica amarela, aparecem manchas escuras e logo desaparecem por sua vez.
  2. Tempo de floração. Os botões estão caindo, uma flor com raízes doentes não é capaz de nutri-los.
  3. Estabilidade do vaso. Se a orquídea se inclina para um lado, fica frouxa na panela, perde o equilíbrio, as raízes enfraquecem.

Se tais sinais forem encontrados, você deve remover a planta da panela e inspecionar as raízes. Brotos secos de raízes, de fato, não trazem nenhum benefício para a planta. Mas determinar se essa sessão está viva ou não é às vezes difícil, mesmo para jardineiros experientes. Eles diferem:

  • Por cor. Rizomas saudáveis ​​são de cor verde clara a escura. Raízes podres e secas - amarelo pálido, marrom, preto.
  • Por estrutura. As raízes vivas são grossas, lisas e densas. Áreas danificadas - macias, soltas, enrugadas com o dedo, enquanto o fluido sai delas.
Conselhos! Para garantir que o sistema radicular esteja vivo, vale a pena tirar a planta da panela e colocá-la na água por algumas horas. Peças saudáveis ​​terão a aparência acima. Os processos secos, lentos e pálidos removem com segurança.

Quão perigosa é a mudança de cor?

Raízes - um órgão importante das plantas, em particular as orquídeas. Eles nutrem a planta com líquidos, minerais, participam na fotossíntese e nas trocas gasosas. Esses processos são vitais para a flor e, se os órgãos estão doentes, a condição geral piora visivelmente.

Como você sabe, as orquídeas têm raízes aéreas e internas. Amarelecimento de um ou outro rizoma é um sinal de que a planta não é saudável. Você deve entender imediatamente as causas e iniciar o tratamento. No caso oposto, as raízes ficam amarelas e secas, e a própria flor aguarda a morte. E a ressuscitação de uma orquídea sem raízes é possível, mas o processo é longo e nem sempre é bem-sucedido. Portanto, é melhor não levar isso a isso, porque problemas com as raízes estão repletos de sérias conseqüências.

As principais causas do amarelecimento e o que fazer sobre isso

Como salvar uma flor se as folhas ficarem amarelas e as raízes estiverem secas? O amarelecimento do sistema radicular pode ser um sintoma de muitos fatores. Basicamente - as condições erradas. Às vezes acontece que os proprietários de orquídeas confundem as raízes vivas e não vivas. Como resultado, eles cometem um erro cortando uma raiz saudável. Por tais ações, a planta pode ser severamente danificada, infectar com doenças.

Se raízes amarelas são encontradas,:

  1. Desinfete o aparador.
  2. Tire a flor da panela.
  3. Mergulhe as raízes em água morna e clara.
  4. Inspecione cuidadosamente e toque todas as raízes.
  5. Apare as áreas danificadas, macias e secas com uma ferramenta afiada e cozida.
  6. Trate as fatias com um anti-séptico que não contenha álcool (canela em pó, carvão ativado em pó).
  7. Para matar ou prevenir infecções, trate a flor com um fungicida.
  8. Coloque a orquídea em uma panela nova, ela deve ser transparente e ligeiramente apertada.
  9. Presença obrigatória de uma camada de drenagem.
  10. Polvilhe a planta com um novo solo enriquecido com minerais.
  11. Você pode fertilizar após 2 semanas com preparações pouco concentradas.
  12. Para otimizar as condições de crescimento, porque é possível reviver uma flor apenas em um ambiente favorável.
Importante! Antes de remover a raiz seca, verifique se ela é inanimada.

Sintomas semelhantes podem ocorrer devido a transplante inadequado, alagamento, infecção por uma infecção bacteriana ou fúngica. Nesse caso, você precisa de:

  1. Extraímos a orquídea do vaso.
  2. Nós limpamos do chão.
  3. Deixe as raízes na água por algumas horas, para reabastecer o líquido.
  4. Examinamos o sistema radicular quanto à presença de áreas de estar.
  5. Remova raízes não saudáveis ​​com uma faca afiada.
  6. As folhas secas também são cortadas em um tecido saudável.
  7. Desinfetamos locais de cortes.
  8. Colocamos a flor em uma estufa com alta umidade, colocamos uma esponja levemente úmida no fundo.
  9. Nós arejamos o local de quarentena diariamente, com duração de 15 minutos.
  10. Após alguns dias, a parte inferior da planta é processada em uma preparação seca "Zircão", para estimular a formação de raízes.
  11. Monitoramos a aparência das raízes e o estado da flor.
  12. Quando as raízes atingem 2 cm - transplantadas para o substrato.

Prevenção

Para evitar tais situações desagradáveis, só é possível com o cuidado adequado da orquídea.

  • Manter uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. A diferença nas diferenças de temperatura não deve exceder 5ºС.
  • A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas.
  • Escolha um vaso que caiba na flor.
  • Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
  • Renove o substrato a cada 2-3 anos.
  • Água uma vez por semana, entre o solo deve secar completamente.
  • A temperatura da água deve ser de 35 a 40ºС.
  • Pulverize 5 vezes ao dia. Excluir o procedimento durante o período de floração.

Goste ou não, mas sem as regras fundamentais para o cuidado, você não poderá cultivar uma planta bonita e saudável. Portanto, antes de comprar, leia os requisitos para o cultivo de orquídeas. Assim, você protegerá não apenas a flor de vários problemas de saúde, mas também o sistema nervoso.

Deixe O Seu Comentário