Características de cuidados com orquídeas oncidium e subcategorias populares desta espécie

Quando você se familiariza com essa visão incrivelmente gentil e bonita das orquídeas, é claro que há um desejo de resolver esse tesouro em casa. Oncidium é capaz de dar a sensação de um conto de fadas por sua mera presença na casa.

Como as flores podem "subir" como borboletas e por tanto tempo, porque essa orquídea é capaz de florescer por quatro meses. Vamos falar sobre as características desta espécie, suas variedades, condições de cultivo e cuidados em nosso artigo. Assista também a um vídeo útil sobre este tópico.

Breve definição das espécies

Oncidium é uma planta herbácea perene da família das orquídeas, a parte principal de sua espécie pertence a epífitas, no entanto, são encontradas plantas terrestres e litófitas. Estes são os habitantes dos trópicos, você pode encontrá-los em condições naturais nos países da América Central e do Sul, sul da Flórida e Antilhas.

Descrição detalhada

Esta orquídea é muito diversa, condicionalmente os Oncidiums são divididos por base territorial (por origem):

  • resistente ao frio - vivem em regiões montanhosas, onde as mudanças de temperatura costumam ocorrer, além disso, podem suportar facilmente o resfriamento a 7 graus;
  • termofílico - nativo do clima quente e úmido das florestas tropicais na América do Sul e Central;
  • tolerante à seca - vivem bem em áreas áridas, preferem se assentar em pedras, não precisam de umidade constante.
ATENÇÃO: Oncidium pertence a orquídeas simpáticas, possui pseudobulbos oblongos com pele fina e brilhante, das quais crescem folhas do tipo lanceolado, podem ser muito finas (nas que adoram sombra) ou, inversamente, muito duras, como couro (nas que amam o calor).

As flores desta orquídea são colhidas em um pincel, e são obtidas inflorescências muito bonitas, elas podem ser arqueadas, retas, caídas.

O tamanho das flores (denominadas "bonecas dançantes") varia de 1 a 12 cm, e o comprimento da inflorescência é de 10 a 5 metros. A cor predominante das flores é marrom-avermelhada, limão e amarelo. Oncidium blooms pode ser visto em qualquer época do ano.além disso, na mesma flecha, as flores podem abrir 2-3 vezes.

História de ocorrência

Certamente, deve-se tratar Oncidium com o devido respeito, porque veio de plantas que cresceram na Terra há vários milhões de anos. A planta chegou à Europa no século XVIII, a primeira a descrevê-la foi o botânico sueco Peter Olof Swartz.

A principal diferença entre Oncidium e outras espécies é que sua flor tem uma forma especial do lábio inferior - parece uma saia que começa a "dançar", mesmo com o menor calado. Portanto, confundir essa visão com outra é simplesmente impossível.

Subsorta e suas fotos

No total, existem mais de 600 espécies de Oncidium na natureza., um grande número de variedades e híbridos diferentes. De toda essa massa, você pode selecionar os mais populares para cultivo em casa:

Warty

Esta é uma planta epifítica com finas folhas verdes claras, flores amarelas brilhantes formam uma inflorescência elegante, seu número pode chegar a cem peças.

Amarelo

Sua inflorescência magnífica consiste em um grande número de pequenas flores amarelas.

Brilha (Brilha)

Orquídea muito pequena, com flores brancas, rosa ou amarelo claro, tamanho 1,5 cm. Prefere temperaturas moderadas.

Traça

Possui pseudobulbos redondos e folhas verde-oliva incomuns com veios de mármore vermelho. As flores são marrom avermelhadas com manchas amarelas oblongas.

Twisty

Epífita com um pedúnculo longo, a inflorescência é macia, bastante solta, as flores são pequenas amarelas brilhantes com manchas vermelhas.

Açúcar Doce

Seus pseudobulbos são minúsculos, muito próximos um do outro. Flores amarelas com um diâmetro de 3 cm.

Linda

Possui pseudobulbos planos, folhas longas e macias, que com a idade do verde acinzentado com traços roxos levemente perceptíveis tornam-se verdes com um tom roxo escuro.

Floração

  • Quando e como - floresce 1 vez por ano por 1 a 4 meses, um pedúnculo de muitas flores pequenas se forma no pedúnculo.
  • Cuidados antes e depois da floração - antes da floração, regamos, não se esqueça de alimentar e pulverizar e, após a floração, fornecemos condições para a planta restaurar a força - uma fase adormecida.
  • O que fazer se não florescer - não deixe de resistir ao período de dormência e observe o regime de rega.

Home Care

  1. Seleção de assento - o melhor lugar para esta orquídea será as janelas orientais ou ocidentais, será necessário sombrear um pouco ao sol, e no outono e inverno, quando a luz do dia é curta, é necessário um phytolamp de 3-4 horas por dia - isso é muito importante, pois neste momento novos pseudobulbos são formados e um novo pedúnculo é colocado.
  2. Preparação do solo e vaso - É melhor preparar o solo para Oncidium a partir das mesmas partes de casca de pinheiro, carvão e turfa; além disso, os grânulos devem ser pequenos em tamanho (1 - 2 cm). Naturalmente, o solo preparado especial para orquídeas, vendido nas lojas, é adequado. O pote necessário para esta planta é raso e largo o suficiente, porque é necessário deixar espaço livre para novos pseudobulbos. Material da panela: plástico ou cerâmica (sem vidro), deve ser opaco.
  3. Temperatura - é necessária uma abordagem especial aqui, porque diferentes tipos de Oncidium têm necessidades ligeiramente diferentes, podemos distinguir condicionalmente três categorias:
    • amante do frio - para eles é necessário garantir o regime: de 7 a 10 graus no inverno e não superior a 22 graus no verão, isso inclui, por exemplo, o Warty Oncidium;
    • amante do calor - para esta categoria, a temperatura do verão requer 25 a 30 graus e a temperatura do inverno não é preferencialmente inferior a 18, a diferença por dia não deve ser superior a 3 a 5 graus, representante - Oncidium Motylkovy;
    • conteúdo moderado - para eles, uma temperatura confortável no verão é de 20 a 25 e no inverno, de 12 a 15 graus, aqui está um exemplo vívido - Oncidium the Beautiful.
    IMPORTANTE: Todos os Oncidiums não suportam rascunhos. Também vale ressaltar que as lojas oferecem principalmente os híbridos com excelente adaptabilidade, que se desenvolvem bem a temperaturas de 14 a 26 graus.
  4. Umidade - os requisitos de umidade são muito modestos e 40% serão suficientes. Não é necessário borrifar em tempo frio, mas no verão, no calor e no inverno, é necessário fazer isso; caso contrário, as pontas das folhas começarão a secar e os pseudobulbos enrugarão.
  5. Iluminação - a planta é fotófila, mas não tolera luz solar direta, é necessária proteção (sombra). Pela cor das folhas, é muito simples entender se ele tem luz suficiente ou não - se a folha é verde escura, então há pouca luz e, se for limão pálido, há muita luz.
  6. Rega - é melhor “banhar” uma orquídea em água morna e assentada, você pode determinar a necessidade de regar secando o solo. A partir do momento em que um novo pseudobulbo começa a se formar, a rega deve ser interrompida e renovada com a formação do pedúnculo, aumentando gradualmente a dose. Com excesso de água, a planta pode morrer.
  7. Top vestir - você pode começar a fertilizar a partir do momento em que a planta cresce, durante a formação do pedúnculo e durante a floração, e durante a formação do pseudobulbo é impossível fertilizar. A opção mais ideal é a alternância de curativos com raízes foliares.
  8. Transplante - sem a necessidade, é melhor não perturbar a orquídea, você pode transplantá-la não mais do que 1 vez em 3 anos. Da panela velha, remova cuidadosamente o caroço da trama do substrato com as raízes (previamente umedecidas) e transfira-o para uma nova panela preparada - 3 cm cheia de drenagem, não afunde os pseudobulbos, os jovens devem estar localizados no centro e os antigos devem ser direcionados para a borda do pote e adormecem suavemente raízes do substrato.

    Você não deve colocá-lo imediatamente na janela e regá-lo, por algum tempo a orquídea deve se adaptar e, após cerca de uma semana, o transferimos para um local permanente.

Assista ao vídeo sobre os recursos de atendimento ao oncidium:

Como propagar?

Oncidium se multiplica dividindo o mato (isso pode ser feito com um transplante), melhor na primavera. Quando a planta for retirada da panela, quebre-a cuidadosamente com as mãos (ou corte-a com uma faca afiada) em duas partes, para que haja pelo menos três pseudobulbos em cada uma.

DICA: Todas as fatias devem ser tratadas com carvão e plantamos cada parte da panela. Uma semana, você precisa se abster de regar e continuar cuidando, seguindo as regras.

Assista ao vídeo sobre a propagação do oncidium dividindo o mato:

Doenças e Pragas

Como qualquer planta, Ontsidium não é imune ao ataque de várias pragas, na maioria das vezes pode aparecer:

  • mealybug - externamente, você pode ver pequenos pedaços de algodão nas folhas, primeiro remova-os do lençol com uma almofada de algodão alcoolizada e depois trate-os com Actara;
  • ácaro - pequenas teias de aranha finas e pontos brancos são perceptíveis, é necessário enxaguar a planta sob um banho quente e tratá-la com Actellik;
  • pulgões - suga o suco, como resultado, as folhas começam a secar e a cair, você precisa processar o Actellik ou o Karbofos.

Um excesso de umidade não deve ser permitido - a planta pode apodrecer, o Fundazole pode ajudar.

Prevenção de vários problemas

A melhor prevenção é o cuidado adequado regular da planta.. É necessário suportar claramente o período de descanso, para evitar correntes de ar, superaquecimento e alimentação oportuna.

Conclusão

Que conclusão pode ser feita? Definitivamente, vale a pena levar para casa um milagre da natureza como o Oncidium. Sim, pode ser necessário cuidar dele com mais cuidado do que outras plantas, mas, nesse caso, você pode tentar. Mesmo que você tenha apenas uma planta na janela - uma orquídea quando floresce - é garantido um senso de celebração.

Deixe O Seu Comentário