Como escolher uma universidade estadual ou comercial

No verão, as universidades têm um tempo quente - admissão de candidatos. Para alunos do ensino médio - a primeira decisão adulta, o primeiro passo em uma nova vida adulta. A maioria dos estudantes até o último momento não pode escolher uma universidade. Isso causa ansiedade, leva a outro estresse (o primeiro - passar no exame).

A escolha é feita com mais frequência por orientação dos pais, porque eles conhecem melhor as habilidades e preferências da criança. Às vezes, os pais pressionam uma criança ao escolher uma universidade. Persuasão e pressão excessivas não levarão a nada de bom, os jovens podem cometer um erro na sua escolha e abandonar a escola. A escolha independente traz grande responsabilidade pelo aprendizado.

Como um aluno pode escolher a universidade certa? Muitos graduados determinam sua direção com simplicidade - eles escolhem o que mais gostam. Se a escola gostava de ciência da computação, eles escolhem programação, a matemática é fácil, eles escolhem a faculdade de economia.

Portanto, as conclusões: para escolher uma universidade, decida uma profissão futura. Você pode se tornar médico, policial, contador, banqueiro, economista, advogado, linguista. Ou determine a área de atividade em que você deseja trabalhar. Dependendo da profissão escolhida, escolha opções para instituições de ensino. Escolha várias universidades, isso ajudará a se proteger da não admissão.

Níveis de educação e formas de treinamento

Antes de falar sobre universidades, vamos prestar atenção ao nível do ensino superior.

  1. Graduação. Treinando 4 anos. Um graduado recebe um diploma de bacharel - a base do ensino superior. O programa de graduação prepara especialistas qualificados para ocupar cargos executivos. Também garante o desenvolvimento do profissionalismo no volume necessário para a implementação de várias especialidades ou áreas gerais.
  2. Especialidade. A educação dura 1 ano após a graduação. É emitido um diploma de ensino superior de um especialista com uma especialização estreita e com uma qualificação superior.
  3. Mestre Após estudos de graduação por mais 2 anos. Um graduado recebe um mestrado. Essa etapa envolve uma especialização mais profunda e os graduados são capazes de resolver problemas mais complexos de um determinado campo de atividade, se envolver em pesquisas e trabalhos analíticos. Mestre, na maior parte, prepara equipe científica e pedagógica.
Dicas de vídeo

A forma do treinamento depende das capacidades do aluno. As universidades oferecem formulários:

  • Educação em tempo integral.
  • Noite - meio expediente.
  • Correspondência.
  • Remoto.
  • Estudos externos.

Ao escolher uma forma de treinamento, desenvolva a capacidade de aprender independentemente - isso distingue esses tipos um do outro. Em período integral ou em período integral, o aluno é obrigado a participar de palestras diariamente e ouvir o professor. Um estudo externo permite que você chegue à universidade na hora marcada e relate como foi o treinamento independente, depois de conversar com os professores.

Com as etapas da educação e formas de aprendizagem é compreensível. Em seguida, decida qual estágio combina com você e resta escolher a universidade certa. As instituições educacionais são divididas em:

  • estado (fundador do estado),
  • comercial (fundadores particulares, fundações, organizações públicas).

Qual universidade é melhor para você decidir. Depende muito das capacidades financeiras da família, aqui o conselho é inadequado. Considere mais um fator: os diplomas das instituições educacionais estaduais são mais valorizados que os comerciais. No entanto, se falarmos sobre o treinamento de especialistas, várias universidades não estatais estão liderando o estado.

Como escolher uma universidade?

Antes de começar a escolher uma universidade, avalie suas opções e considere como passou nos exames finais. Para que serve isso? Para calcular se é possível agir com base no orçamento ou se você terá que pagar pela mensalidade. Em qualquer universidade que tenha passado no credenciamento estadual, existe um certo número de vagas no orçamento (gratuitas). Existem mais locais públicos do que comerciais.

O próximo passo, definimos vários critérios principais na escolha. Primeiro de tudo:

  • O custo do treinamento.
  • Custo de vida.

Um papel importante é desempenhado por fatores:

  1. Comentários de alunos familiares.
  2. A localização geográfica da instituição.
  3. Infraestrutura (biblioteca bem equipada, academia, albergue)
  4. Corpo docente altamente qualificado.
  5. Equipamento técnico da universidade.
  6. Departamento militar.
  7. Perspectivas após a graduação.

12 maneiras de escolher uma universidade e profissão

Informações detalhadas sobre universidades estão disponíveis em seus sites pessoais. Não se esqueça de estudar cuidadosamente a lista de documentos necessários para a admissão. Alguns caras escolhem assuntos no exame. Além do idioma e da matemática russos obrigatórios, o aluno pode fazer vários exames de sua escolha, por exemplo: física, história, estudos sociais, geografia, biologia, etc. Você pode escolher uma universidade que se matriculará em uma especialidade específica para obter bons resultados nos exames eletivos.

Nos sites das universidades, há informações sobre o valor aproximado para creditar o número de pontos. As informações finais sobre a nota de aprovação são formadas com base em todas as inscrições enviadas e na nota média daqueles que passaram no exame. Esse método de escolha é o mais simples; portanto, é melhor escolher a especialidade onde é interessante estudar e você pode provar a si mesmo.

Universidades Comerciais

Existem muitos parâmetros pelos quais uma universidade comercial pode ser recomendada. Primeiro de tudo, descubra:

  1. Existe acreditação estatal, qual é a condição material e técnica, existem formas e métodos modernos do processo educacional e quão bem os professores são conhecidos?
  2. Acordos de parceria com universidades de renome no país ou no exterior. Isso indica um alto nível de instituição educacional.
Dicas de vídeo

A inscrição em universidades comerciais ocorre de diferentes maneiras. Alguns candidatos são inscritos de acordo com os resultados do Exame do Estado Unificado, os resultados de concursos ou Olimpíadas, outros são inscritos após uma entrevista, teste ou após uma avaliação abrangente.

Não há competição, como tal. Todos os que passaram na seleção ou que enviaram a inscrição antes do prazo são aceitos. Às vezes, com um aumento no número de candidatos talentosos, a instituição educacional forma grupos adicionais, e a aceitação das solicitações ocorre em várias etapas.

A mensalidade é paga somente após a inscrição. Não há cobrança pela participação nos exames de admissão. Muitas universidades permitem que você pague uma taxa pelo ano fracionariamente, o pagamento mensal é praticado, o que é bastante benéfico para os pais do futuro aluno. Esse sistema é praticado principalmente para meninas, os meninos têm que pagar por semestre ou anualmente. Então você pode garantir uma suspensão do exército.

Propinas

O custo do treinamento depende da região de residência. Em Moscou e São Petersburgo é mais caro do que em outras cidades da Rússia. Em alguns casos, apenas filhos de milionários podem ingressar em uma universidade de Moscou. Outro fator que afeta a saturação de custos do mercado com determinadas especialidades, como "contabilidade e auditoria". As estatísticas confirmam que, nos últimos 5 anos, houve uma diminuição nos salários por essa especialidade.

Número de vagas no orçamento

Quantos lugares de orçamento uma universidade aloca? A cota para vagas orçamentárias é determinada pelas autoridades executivas do assunto da federação, juntamente com a instituição de ensino de forma competitiva. Quanto maior a pontuação ao passar no exame, maior a probabilidade de inserir vagas no orçamento.

As universidades estaduais realizam admissão direcionada para estudantes, onde há uma competição separada por vagas. As cotas são definidas no nível federal após acordo com o Ministério da Educação e Ciência. A universidade prepara especialistas em uma base paga, concluindo um contrato com uma entidade privada ou jurídica para pagar a taxa de matrícula.

As regras para admissão são diferentes, portanto, estude com muito cuidado as regras de cada universidade em que você entrará.

Universidades Estaduais

As instituições educacionais estaduais devem cumprir o padrão educacional obrigatório que existe em nosso país; portanto, elas são credenciadas pelo estado a cada 5 anos.

A universidade estadual possui muito mais vagas gratuitas alocadas no orçamento municipal para alunos especialmente talentosos, levando em consideração os resultados dos exames de admissão. Eles existem há muito tempo, porque antes todas as instituições de ensino eram de propriedade do Estado e o treinamento era gratuito. No entanto, era mais difícil de fazer devido à alta concorrência. Com o advento de instituições educacionais não-governamentais, a concorrência diminuiu. Atualmente, as universidades estaduais possuem filiais comerciais, o que reduz a concorrência entre os candidatos.

As instituições educacionais estatais preservaram a história e as tradições do ensino, fornecem uma educação qualitativamente clássica, mas a inovação não lhes é estranha. Em alguns, existe a prática de estágios de estudantes no exterior, um programa de intercâmbio de estudantes e existe um acordo com algumas empresas para fornecer empregos após a graduação.

Assista ao vídeo: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário