Cuidados com as orquídeas e o que fazer em seguida, depois que florescer?

Os cultivadores iniciantes cometem muitos erros ao cuidar de uma orquídea, sem levar em consideração as fases do seu ciclo de vida. O que leva a doenças e morte de plantas. Orquídea requer cuidados diferentes em diferentes períodos de sua vida.

Como cuidar de orquídeas antes e depois da floração? Regras de rega, cobertura, condições de detenção.

Leia mais sobre tudo isso em detalhes em nosso artigo. Assista também a um vídeo útil sobre este tópico.

Características do ciclo de vida da planta

Após a floração, a orquídea tem um período inativo. Ela está descansando, ganhando força para a próxima fase de crescimento. Nesse caso:

  • a taxa de crescimento diminui;
  • metabolismo diminui.
ATENÇÃO: Portanto, os cuidados em diferentes períodos serão diferentes. Na orquídea phalaenopsis (o tipo mais comum entre jardineiros amadores) após a floração, também ocorre um período de dormência, mas será relativo. Essa variedade não para de crescer o ano todo.

Como cuidar?

Durante a estação de crescimento

A estação de crescimento geralmente começa no final de março - início de abril. Neste momento, há um crescimento ativo, processos vitais são ativados.

Esta é a fase em que a planta cresce:

  • Massa da folha.
  • As raízes.
  • Lança um pedúnculo.
  • Coloca um botão de flor.
  • Preparando-se para a floração.

O que eu preciso fazer?

Se a planta estiver doente, não tiver raízes muito desenvolvidas e folhas pouco saudáveis, é melhor não permitir a floração. Como neste caso, a floração enfraquecerá ainda mais a planta. Nesse caso, é necessário:

  • Top vestir.
  • Rega adequada.
  • Boa iluminação.
  • A temperatura do ar deve ser de 20 a 23 graus - durante o dia e 15 a 18 - à noite.
  • Alta umidade.
  • Pulverização.
  • Inspeção regular de doenças ou pragas.

Se a planta tem raízes e folhas saudáveis, a floração pode ser estimulada.. Para florescer a orquídea:

  1. A rega deve ser reduzida. Na natureza, a orquídea começa a florescer no final da estação das chuvas. Ela percebe a secagem do substrato como um impulso para a floração.
  2. Forneça boa iluminação se precisar brilhar com uma lâmpada.
  3. Fertilize regularmente (a cada duas semanas).
  4. Pulverize a orquídea do frasco de spray com água morna e sedimentada.
  5. Mantenha a umidade dentro de casa.
  6. A temperatura do ar deve ser de pelo menos 23 a 25 graus - durante o dia e 18 a 20 à noite.
IMPORTANTE: Não use preparações hormonais, pastas, etc. para estimular a floração, pois isso causa enormes danos à saúde da planta e reduz significativamente a vida!

Top vestir

Substâncias essenciais:

  • Potássio - Promove a formação de rins, metabolismo de carboidratos, melhora a imunidade.
  • Nitrogênio - promove o crescimento ativo da massa verde e fortalece o caule. Nesse caso, o nitrogênio pode inibir a floração.
  • Fósforo - melhora o crescimento, estimula a floração, é responsável pela saúde do sistema radicular.
  • Boro e Magnésio - responsável pela velocidade da vegetação e pela formação de gemas.
  • Ferro - Transforma clorose (amarelecimento e morte de folhas).

Como fertilizar:

  1. Os fertilizantes antes da floração devem ser aplicados desde o momento do crescimento ativo até o primeiro broto florescer.
  2. Antes da floração, a fertilização deve ser aplicada, principalmente contendo nitrogênio.
  3. A melhor opção seria a cobertura líquida, já que é exatamente isso que é absorvido uniformemente.
  4. Ao escolher um fertilizante, você deve prestar atenção ao nível de pH. Deve ser igual a 5,5-6,5. Alguns fertilizantes aumentam a acidez do substrato, enquanto outros, pelo contrário, aumentam o teor de álcalis. Nenhum deles é útil.

A água da torneira não é adequada para regar uma orquídea. É melhor usar chuva ou derreter água.

Durante o descanso

Após a floração, começa um período inativo, o que significa que a planta precisa descansar. O que fazer a seguir, quando as flores florescerem na planta:

  1. Reduza o curativo por cerca de 2 vezes. Isto é especialmente verdade para o período de inverno. Para que a orquídea descanse e não comece a crescer ativamente novamente.
  2. Retire o caule de flores secas. Após o pedúnculo secar completamente, ele deve ser cortado até a base.
  3. Mude o substrato ou transplante para um novo vaso.
  4. Ao transplantar, verifique as raízes. Se forem encontradas raízes doentes, enegrecidas e podres, elas devem ser removidas.

No inverno

No inverno, as condições de detenção diferem daquelas no período quente. O que é necessário no inverno:

  • Reduza a rega para uma vez a cada duas semanas.
  • Cancele a alimentação por três meses de inverno.
  • Quarto fresco 15-20 graus.
  • Iluminação adicional.
  • Falta de rascunhos. Mas, ao mesmo tempo, as instalações devem ser ventiladas regularmente.
  • Evite hipotermia. Se a flor estiver no peitoril da janela, deve ser isolada, coloque espuma ou madeira compensada embaixo da panela.
  • Umidificação. Com o início da estação de aquecimento, o ar na sala fica seco. Isso significa que é necessária hidratação adicional.

Poda de pedúnculo

Uma orquídea desbotada precisa de poda e é feita durante o cuidado da planta. Mas antes disso, deve ser cuidadosamente examinado quanto a danos e doenças. Se não houver, é necessário cortar apenas o pedúnculo - é uma fuga na qual havia flores.

Para fazer isso, espere até que seque completamente. Se houver vazamento danificado (escurecido, amarelado, manchado), eles também devem ser removidos. O momento ideal para aparar é de setembro a outubro.

Assista ao vídeo sobre a poda correta do caule de orquídea:

Orquídea desbotada transplantada

Além disso, após a floração, é aconselhável transplantar uma orquídea. Em primeiro lugar, porque ela precisa de um substrato fresco.

Em segundo lugar, porque ao transplantar é possível inspecionar as raízes e se você precisa se livrar dos doentes ou podres, além de enxaguar bem.

Assista ao vídeo sobre transplante de orquídea após a floração:

O que fazer em seguida quando desaparecer?

  1. A rega deve permanecer inalterada.. Reduzir não vale a pena. Isso só pode ser feito com o início do tempo frio e com a diminuição da temperatura do ar. Regar uma orquídea com flores desbotadas deve ser resolvida ou derreter a água à temperatura ambiente. Ao mesmo tempo, evite colocar água nos seios da face.
  2. A alimentação deve ser reduzida para evitar a re-vegetação e ajudar a planta a entrar na fase adormecida. As flores devem ser alimentadas não mais que uma vez por mês.
  3. Substrato e panela. Ao transplantar, é necessário trocar o substrato, enxaguar a planta e inspecionar as raízes. Se você precisar remover raízes doentes. Se a orquídea cresceu de uma panela, ela deve ser trocada. Se as raízes estiverem apertadas na panela e elas rastejarem - isso é um sinal de que você precisa de uma panela maior.
  4. A iluminação após a floração pode permanecer inalterada. Nesse caso, a flor deve ser protegida da luz solar direta. Se o horário de verão for reduzido, é necessária iluminação adicional. Para isso, um phytolamp é adequado. Coloque-o a uma distância de 30 cm da planta.
  5. Umidade e temperatura. Após a floração, a planta precisa de uma temperatura padrão de 20 a 23 graus. A umidade também deve ser mantida como de costume.
  6. Transferência do local de cultivo. Se a flor tiver luz suficiente e parecer boa, não será necessário reorganizar a panela.

Erros e suas conseqüências

O cuidado inadequado de uma orquídea desbotada pode levar a conseqüências desagradáveis.

Como não cuidar da orquídea em casa depois que ela desapareceu:

  • Estimulação hormonal da floração. O resultado pode ser uma doença e morte da planta.
  • Rega abundante durante todo o ano. Pode causar cárie radicular, doenças fúngicas e inibir a floração.
  • Incumprimento das regras de irrigação. O principal erro é molhar um regador. Nesse caso, todo o excesso de umidade é coletado na panela e estagnado ali. O que leva à podridão das raízes. A melhor opção para regar é mergulhar a panela em água morna e parada por 15 a 20 minutos.
  • Falta de luz. É o mesmo que falta de nutrição. A planta fica lenta, a floração fraca está ausente. Se esse problema não for resolvido a tempo, a flor poderá adoecer ou morrer.
  • Doenças não detectadas em tempo hábil. Isso geralmente leva à morte. Se a doença for detectada a tempo e forem tomadas medidas: as áreas afetadas são removidas, a planta é tratada com meios especiais, a situação pode ser salva. Se a doença for prolongada, em 95% dos casos, a flor morre.

Ao cuidar de uma orquídea em casa, é imperativo levar em consideração as fases do ciclo de vida. Afinal, ela tem suas próprias necessidades. Eles são ditados pelo habitat natural. Não negligencie isso. Se você prestar a máxima atenção a ela e seguir as regras de cuidados, a orquídea não apenas floresce regularmente, mas também pode dar à prole e aumentar sua expectativa de vida.

Deixe O Seu Comentário