Por que as rosas murcham em uma panela e em um jardim? O que fazer e como salvar a planta?

Esses representantes da flora são muito exigentes em cuidados e dificilmente suportam qualquer dificuldade - desde mudanças repentinas no clima até parasitas.

No artigo, você lerá por que as folhas das plantas de jardim ou de interior começaram a desbotar, por exemplo, após o transplante, como cuidar, para que isso não aconteça, o que fazer e como revivê-las se a casa florescer em uma panela ou no terreno aberto.

Aprenda sobre pragas domésticas e de jardim, o que fazer e como salvar e revitalizar a planta.

As nuances de plantas exteriores e de interior murchas - existem diferenças?

A murcha das plantas ocorre quando a quantidade de água evaporada é maior que a quantidade de água consumida pela planta. Nesse caso, a planta perde sua viabilidade:

  • as flores caem ou secam;
  • as folhas e o caule de uma planta de interior ou de jardim amolecem.

Na ausência de assistência imediata de uma pessoa, uma planta em decomposição diminui de tamanho, perde suas folhas e flores e, no final, morre. Nas plantas da família rosa, o murchamento dos brotos é especialmente desagradável.

As rosas são cultivadas tanto em ambientes internos quanto externos. Considere as duas opções para o cultivo dessas plantas maravilhosas e as causas de suas doenças.

Por que isso está acontecendo em casa ou na rua?

Existem duas razões principais para as rosas murcharem:

  1. Danos por fatores externos (plantas, doenças).
  2. Cuidados inadequados.

A seguir, consideramos as principais causas desse fenômeno e os métodos de tratamento.

Por que a murcha pode ocorrer muito rapidamente?

Por que as rosas murcharam muito rapidamente em um apartamento ou em um jardim? Se você determinou incorretamente a causa do murchamento da rosa, sua condição piorou. Você entenderá isso imediatamente pela aparência da flor - isso permitirá que você encontre medidas de ação adequadas e salve a planta.

Os efeitos da murcha podem variar. - da perda de botões e inibido o crescimento das flores ao longo da estação, até a morte da planta.

É necessário identificar as causas e iniciar o tratamento o mais rápido possível, uma vez que uma longa doença da planta afeta sua condição geral e maior viabilidade.

A seguir, consideramos as principais causas de murchas e instruções passo a passo para "curar" sua planta favorita - cultivada em casa e na rua.

Secagem excessiva e excesso de umidade

As rosas de interior e de exterior são muito sensíveis às condições de rega. Neste negócio, o principal é manter o equilíbrio. O volume de rega deve variar de acordo com a estação e as condições de temperatura: no verão, durante o período de floração, as plantas precisam ser regadas com muito mais frequência, reduzindo a quantidade de umidade no outono.

Atenção: em nenhum caso regue as rosas com água fria - as flores caprichosas realmente não gostam disso. É necessário regar com água à temperatura ambiente, que foi estabelecida por pelo menos um dia (durante a floração - com a adição de fertilizantes). O maior efeito é a alternância de fertilizantes minerais e orgânicos.

Ao identificar um sobredechamento da planta, é necessário determinar o grau de dano à flor e despeje com muita água - observe a absorção da umidade do solo.

  • Se o dano à planta for extenso, necessário:

    1. aparar os botões;
    2. vestir por cima;
    3. Evite a luz solar direta sempre que possível.
  • Se a planta da casa estiver seca demais - Coloque-o à sombra parcial ou em uma sala com raios de sol oblíquos.
  • Se a planta da rua estiver seca - você pode cobri-lo com uma tampa especial ou fazer um dispositivo da chamada “sombra móvel” - cortar furos de 5 a 8 cm de comprimento em um padrão quadriculado ou em uma folha de papel e cobri-los com uma planta.

A “sombra móvel” caseira pode ser usada não apenas após a secagem, mas também após o transplante ou para proteger a planta em períodos particularmente quentes.

Também rosas são muito favoráveis ​​à pulverização - água e fertilizantes comuns e repelentes e doenças de insetos.

Rosas em excesso de umidade toleram muito pior que sua falta.

Estas flores são propensas a doenças fúngicas e apodrecem - portanto se um estouro for detectado, medidas urgentes devem ser tomadas:

  1. Remova o excesso de umidade. Para rosas em ambientes fechados - despeje a água da bandeja, use pequenos sacos de pano com arroz seco para absorver a umidade.
  2. Pulverize a planta com um fungicida para evitar doenças causadas pelo excesso de umidade (por exemplo, a droga "Topázio" - pelo menos 4 vezes, dependendo da condição da flor).

Pote errado

A melhor escolha de um vaso de rosas é um vaso de barro vitrificado. Nele, a água não seca muito rapidamente, as raízes da flor "respiram". E a flor desse vaso parece muito impressionante.

Ao transplantar, não se esqueça de drenar e usar solo levemente ácido e quebradiço.

Misturas especializadas para rosas são vendidas em lojas especializadas - seu uso é completamente seguro para a flor.

Doença

Com o regime de rega errado, as rosas podem formar doenças. Na maioria das vezes, são doenças fúngicas às quais essas flores maravilhosas são muito suscetíveis. As doenças mais comuns são manchas pretas e oídio.

O nome "mancha preta" fala por si. A planta é coberta com manchas preto-cinza, as folhas afetadas ficam amarelas e morrem. Oídio é caracterizado por manchas esbranquiçadas e irregulares. Com as manchas, a derrota da planta vai de baixo para cima, enquanto o oídio - pelo contrário.

Tratamento químico: imediatamente após a descoberta dessas doenças, é necessário tratar a planta com qualquer fugnicida de acordo com as instruções. Recomenda-se processar a planta duas vezes por mês, enquanto o medicamento deve ser mudado constantemente (isso evita o vício).

Os fugicidas mais eficazes e populares:

  • velocidade;
  • portões;
  • cloróxido de cobre e assim por diante.

Métodos populares: agentes biológicos podem ser experimentados no estágio inicial da doença, mas são muito menos eficazes que os produtos químicos. Pode ser uma infusão ou uma decocção de cascas de cebola, dente de leão, aplicação na planta e no solo ao redor das cinzas da planta e assim por diante.

Pragas de flores em casa e no jardim

Rosas de rua são muito mais suscetíveis ao ataque de pragas, pois na maioria dos casos as ervas daninhas que crescem nas proximidades são portadoras. O clima também afeta a ameaça de ataques de pragas - longos períodos de aridez e pouca ventilação contribuem. No caso de pragas, é improvável que os métodos populares ajudem - eles precisam de "artilharia pesada".

A simples remoção de pragas por produtos químicos só dará uma pausa temporária. A menos que as condições adversas de vida das rosas sejam alteradas, doenças e insetos nocivos voltarão repetidamente.

Os "amantes de rosas" mais comuns:

  • Ácaro. para detectá-lo, você precisa olhar para o fundo das folhas, muitas vezes esses parasitas vivem lá.

    Tratamento: inseticidas por 6-7 dias.

  • Pulgões de rosas verdes. Esses parasitas literalmente sugam todos os sucos da planta. Eles atacam em colônias e afetam muito rapidamente todas as plantas próximas.

    Tratamento: 2-3 tratamentos com inseticida com intervalo de 3-4 dias.

  • Urso Vive no chão e danifica as raízes da planta. Deste inseto ajuda o afrouxamento frequente habitual do solo.

    Se você cultivar rosas na rua, poderá plantar malmequeres nas proximidades. Os ursos não suportam o cheiro deste vizinho útil e as rosas permanecem a salvo de seus ataques.

Congelamento do solo

No inverno, com cobertura insuficiente de neve, as rosas devem ser protegidas. A maneira mais segura é cobrir com material não tecido denso ao longo dos arcos.

No entanto, mesmo com isolamento de qualidade, ninguém fica imune ao congelamento. O jardineiro verá os resultados do congelamento apenas na primavera - com essa doença, o arbusto se desenvolve muito mal, brota e sai murcha, a planta pode não "acordar" após a hibernação.

Solo errado

As rosas preferem solo neutro ou ligeiramente ácido (cerca de 6). Nesta forma de solo, todos os fertilizantes e nutrientes são estabelecidos, dos quais esta planta caprichosa precisa muito.

Instruções passo a passo: o que fazer e como salvar e reviver?

Como reviver uma planta se esta murcha?

  1. Identifique a causa da murcha: verifique a aparência da ausência de insetos e doenças, verifique o solo.
  2. Escolha o tratamento apropriado (do acima exposto ou para o que você ama pessoalmente).
  3. Forneça à planta as condições necessárias: quantidade suficiente de luz, água, ventilação, etc.
  4. Periodicamente, realize a prevenção - concentre-se na estação e em fatores externos. Por exemplo, se choveu por muito tempo e a rosa recebeu umidade adicional desnecessária, é muito mais fácil tratar imediatamente a planta com fugnicida do que tratar um fungo.

Se a planta não responder ao tratamento - não se desespere. Analise seus erros e tente novamente. Não importa quão caprichosa a planta possa ser, a rosa é muito grata pelo cuidado, ela floresce muito rica e belamente e tem um cheiro maravilhoso. Se o seu jardim de rosas está cheio dessas flores magníficas - cada uma

Assista ao vídeo: Usei Detergente na planta resultado em 2 dias!!! (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário