Recomendações sobre como acordar os botões de dormir de uma orquídea

As orquídeas são uma combinação de cores vivas, minimalismo asiático e formas únicas. Mais cedo ou mais tarde, os proprietários pensam na criação independente de suas espécies favoritas.

Parece que uma planta tão exigente nunca produzirá filhos em casa. Mas, como se vê, não há nada complicado na propagação de orquídeas. No entanto, o processo não é rápido, você deve ser paciente.

Assim, a partir do artigo, você aprenderá como despertar o botão de dormir de uma orquídea.

O que é e como é?

Na botânica, o broto é o embrião de uma parte da planta. Geralmente é formado no seio da folha ou nos órgãos formados: o caule, as raízes. Os brotos são vegetativos, dos quais brotamentos vegetativos, respectivamente, e gerativos aparecem. Estes últimos dão à luz flores ou inflorescências e estão localizados nas axilas das folhas (descrevemos em detalhes sobre a estrutura da orquídea neste material).

Ajuda! Um rim pode aparecer e congelar no processo de desenvolvimento. Tais formações são chamadas de adormecidas.

Funções

Algumas orquídeas de interior pertencem ao tipo monopodial de plantas. Isso significa que o processo de vegetação é realizado através de um ponto de crescimento (mais sobre o que é um ponto de crescimento, por que é necessário e também quais são as razões de sua ausência, dissemos aqui). O principal papel dessa educação é a concepção da futura folha ou flor. Eles também são essenciais para o processo de criação. Os botões do sono são capazes de dar um novo pedúnculo, bebê.

Nas orquídeas do tipo monopodial, a principal porcentagem de todos os brotos disponíveis está adormecida, coberta de escamas. No entanto, eles podem acordar se a parte materna da flor estiver dividida. E a flecha que cresce a partir de um broto com um galho lateral é chamada de bebê raiz (para obter detalhes sobre como cuidar da flecha de uma orquídea, leia aqui).

Como acordar?

Na natureza, as orquídeas se propagam pelo método de sementes ou processos laterais. Nas condições de cultivo doméstico, o processo de reprodução consiste na obtenção de um bebê a partir de um rim adormecido. De fato, para algumas variedades, como phalaenopsis, vanda, a reprodução com a ajuda de crianças é a única maneira de gerar filhos.

No habitat natural, os botões despertam com o início da estação das chuvas. É nesse momento que a flor acumula umidade, absorve nutrientes e reúne forças para criar a prole. Para despertar os brotos das orquídeas domésticas, você deve recriar um microclima semelhante ao natural. Como acordar um rim adormecido:

  1. Reduza a luz do dia positiva em comparação com o período de floração. Mova a panela para sombra parcial.
  2. Organize diferenças peculiares: a temperatura diurna será de + 25 a 30 ° C e a temperatura noturna, respectivamente, de 15 a 17 ° C.
  3. O limite de umidade na sala para manter na faixa de 50-60%.
  4. Realização de um número suficiente de pulverizações, pelo menos cinco por dia.
  5. A rega é mínima.
  6. Use suplementos de alto nitrogênio para aumentar a massa verde.Importante! Cada segundo rega deve conter minerais.

O que e como manchar?

Com todas as tentativas, nada acontece. Mesmo o cumprimento das regras não produziu resultados; nesse caso, a estimulação artificial dos rins não pode ser dispensada. Esta tecnologia é baseada no uso de drogas modernas.por exemplo pasta de citocinina. É produzido com base em fito-hormônios, que por sua vez provocam divisão celular ativa.

  1. Antes de iniciar o procedimento, desinfecte as ferramentas.
  2. Depois que cortamos o pedúnculo que não floresce, é a parte na qual os botões foram presos.
  3. Corte 2 cm acima do rim adormecido.
  4. A fatia em si é desinfetada com canela em pó.
  5. Passamos diretamente para o próprio rim adormecido.
  6. Erguemos delicadamente a ponta da faca e removemos o floco superior.
  7. Usando um palito de dente ou uma agulha, processe uniformemente o rim verde inferior com pasta de citocinina.
  8. Depois de alguns meses, ficará claro se o bebê crescerá.

Em seguida, você pode assistir a um vídeo sobre como tratar um rim adormecido com pasta de citocinina:

Possíveis problemas e dificuldades

Os estimulantes são, sem dúvida, uma boa ferramenta, um efeito positivo ocorre na vantagem dos casos. Mas a droga nem sempre é aplicável, sempre há exceções para cada regra. A massa não é recomendada para uso nos seguintes casos:

  • a orquídea sobreviveu recentemente a um transplante;
  • o período de floração dura;
  • a flor está infectada com parasitas nocivos;
  • a planta está infectada com doenças infecciosas;
  • indivíduo jovem, com menos de 2 anos.

O desenvolvimento de filhos para cada instância é diferente.. Em alguns casos, as raízes crescem mais rapidamente, em outros - a massa verde. Não existe regra geral universal. Novamente, tudo depende da predisposição genética, condições de crescimento, variedades de plantas.

Também importa a frequência com que os rins foram tratados com fitohormônios e em que concentração. Os floristas dizem que após o uso da pasta de citocinina, o desenvolvimento do sistema radicular diminui visivelmente (sobre quais raízes uma orquídea saudável deve ter e que problemas surgem com essa parte específica da flor, leia aqui). Se o processo de estimulação for realizado no outono-inverno, com falta de iluminação, os rins precisarão ser lubrificados mais algumas vezes para alcançar o crescimento.

Conselhos! Despertar os rins é um processo complexo. Eu queria que eles eclodissem por conta própria ao alterar os parâmetros de conteúdo, e não sob a influência de estimulantes. Certifique-se de entender completamente as instruções antes de usar a pasta de citocinina.

Então, vimos como despertar um broto de uma orquídea. Preste atenção não apenas aos aspectos positivos, mas também às contra-indicações. Para não provocar o desenvolvimento de doenças ou deterioração significativa da beleza exótica. Como resultado, você não pode adquirir uma nova planta, perderá a já amada orquídea. Seja vigilante, não cometa erros.

Deixe O Seu Comentário