Cozinha Gourmet: pratos assados em panelas
Toda dona de casa sabe que o sucesso de um prato cozido depende não apenas da qualidade dos ingredientes incluídos em sua composição e tecnologia de cozimento, mas também principalmente da maneira como é servido. Os sanduíches ficam melhores em pequenos espetos, coquetéis - em copos de cristal e produtos assados - em potes de cerâmica. A cerâmica não apenas melhora o sabor de pratos prontos, mas também preserva nutrientes e oligoelementos.
Preparação para cozinhar
Para preparar um prato saudável de carne ou legumes assados, determine seu sabor agradável com o tipo e a capacidade dos pratos em que será cozido. Os produtos cerâmicos, especialmente os feitos à mão, podem ser cobertos com pequenas rachaduras e lascas, mudar de cor ou até quebrar se mantidos em condições inadequadas.
Mergulhe as panelas em água fria por 5 a 10 minutos ou lave bem os lados de barro com água corrente fria - é isso que você precisa fazer antes de colocar os ingredientes dentro. Em seguida, a umidade evapora lentamente, impedindo a secagem da cerâmica e criando um efeito de dupla caldeira dentro da panela. As vitaminas com esse método de cozimento são armazenadas duas vezes mais do que com o cozimento tradicional. E os pratos mantêm sua aparência e integridade originais por mais tempo.
Preparando carne assada em vasos - 3 receitas
Você pode cozinhar em panelas qualquer coisa. Mesmo doces doces não ficarão sem sofisticação, mas acabará sendo uma mordida muito saudável de café ou chá. Tradicionalmente cozido em barro:
- Porco assado ou carne com qualquer teor de gordura.
- Vitela jovem com e sem legumes, com molho agridoce ou agridoce, com especiarias.
- Frango com batatas, cogumelos ou queijo, com molho e em qualquer combinação.
A peculiaridade de cozinhar qualquer assado em casa é pré-fritar alguns dos ingredientes. Mas durante o cozimento, o óleo não pode ser usado. Isso não afetará a suculência de forma alguma. Sucos vegetais naturais, gorduras de peixe e carne são misturados durante o processo de cozimento, e o acesso limitado ao ar tornará os pratos mais ricos.
Se você cozinhar em panelas sem tampa, uma crosta crocante se formará na superfície dos produtos e nas laterais, como durante a assadeira no fogo.
Carne de porco
Muitas vezes, as donas de casa escolhem carne de porco pelo seu sabor agradável. Além disso, é igualmente bem combinado com batatas, cogumelos, abobrinha, pimentão, cenoura, cebola e ervas.
Para assar em uma panela, corte a carne de porco em cubos, levemente sal e refogue em uma panela em fogo médio por não mais de sete minutos, para que a carne apenas segure. Também venha com cogumelos e abobrinha, se você quiser adicioná-los.
Batatas, pimentas e cebolas podem ser adicionadas sem fervura prévia. Enxágüe bem o suficiente e corte como a alma pede: em círculos, listras, quadrados ou triângulos. No forno, tudo ainda está assado. Pelo mesmo motivo, é impraticável colocar os ingredientes em fileiras estritamente uniformes, como em uma assadeira. A sequência, é claro, continuará, mas os cheiros e sucos se misturam.
De carne bovina
A carne antes de assar em uma panela deve ser cortada em tiras ou cubos, sal e refogue em fogo moderado com cebola e cenoura.
Dois assados são permitidos no assado - ambos cortados em um ralador e fatiados em círculos, dependendo das preferências da anfitriã. Ao mesmo tempo, é melhor fritar as cenouras raladas com cebola até que um tom de laranja suculento apareça. É melhor colocar canecas cruas diretamente na panela. Eles precisam de muito pouco tempo para se preparar totalmente.
Se falamos de vegetais com os quais a carne é melhor combinada, a batata sai em primeiro lugar. Os tubérculos jovens, combinados com alho-poró, cenoura doce e carne fresca, são bons para cozinhar assados franceses de maneira rústica, que poucos podem recusar.
Ao combinar carne com outros vegetais, é preciso ter cuidado. A carne bovina pode ficar um pouco seca devido ao fato de ser cozida sem óleo, porque há menos gordura do que na carne de porco. Mas isso é fácil de corrigir, adicionando molho agridoce durante o cozimento ou diretamente ao servir.
De frango
A carne de frango é um produto universal. No assado, você pode adicionar qualquer vegetal, em qualquer quantidade, com ou sem torrefação preliminar. Para evitar que o frango seque, você pode adicionar algumas colheres de sopa de creme de leite ou kefir à panela antes de ir ao forno. Portanto, a carne ficará um pouco mais macia e suculenta, mas não deixará de ser dietética.
Aqueles que comem exclusivamente alimentos saudáveis podem receber uma receita de frango assado com abóbora em uma panela. Não é necessário pré-ferver o vegetal. Basta fritar levemente o filé de frango e a cebola e colocá-los em panelas em cima dos pedaços picados de abóbora crua. Mesmo se você não adicionar temperos e ervas, devido à doçura e maciez do melão, o prato sairá muito saudável e saboroso.
Pot Soup Recipes
Acontece que é uma sopa muito rica em panelas, com sabor que lembra o primeiro cozido no fogo.
Orelha
Ingredientes para 4 porções:- 600-700 g de peixe fresco;
- 1 litro de água ou caldo;
- 4 folhas de louro;
- dente de alho;
- 500 g de batatas novas;
- 100 g de vodka;
- sal e especiarias a gosto;
- monte de cebolinha.
Primeiro, limpe e corte o peixe em pedaços pequenos. Nós removemos pequenos ossos. Deitamos em vasos. Pique as batatas, esprema o alho e adicione porções. Despeje tudo no topo com água ou caldo. Adicione sal e outras especiarias, distribua a "lavrushka" e despeje a vodka. Em vasos, evapora mais do que em uma panela e torna o ouvido mais rico. Colocamos em uma assadeira e leve ao forno por meia hora. Defina a temperatura média. A preparação da sopa de peixe é mais facilmente determinada pelo cheiro. Antes de obtê-lo, pique finamente a cebola verde e jogue em uma tigela. Se você adicioná-lo logo no início, os verdes adquirirão um sabor característico cozido. Especialistas em pratos podem ser servidos com uma colher de pau para sopa de peixe.
Receita de vídeoSopa de ervilha
Ingredientes para 3 porções:- 300 g de ervilhas embebidas durante a noite;
- 2-3 cebolas pequenas;
- 300 g de batatas;
- enchidos ou presunto 200 g;
- 2 cenouras médias;
- óleo de fritura;
- especiarias a gosto;
- bolachas sem açúcar.
Primeiro, frite as cebolas e as cenouras em uma frigideira aquecida até dourar. Em seguida, corte as linguiças ou o presunto em cubos e frite no mesmo lugar. Ao mesmo tempo, você pode enxaguar e descascar as batatas, cortadas em pequenos círculos. Em uma panela pré-encharcada, primeiro colocamos o assado, depois as batatas picadas por cima e as ervilhas inchadas durante a noite. Despeje a água por cima, deixando 5 a 10 cm para a tampa. Coloque em uma assadeira no forno e deixe ferver a 180-190 graus. Reduza o fogo para 150 ° C e cozinhe por mais 45 minutos. Damos a sopa pronta para fermentar por 20 a 25 minutos e depois servimos com verduras e farinha de rosca.
Peixe em vaso
Pollock para um casal
Incomum para a maioria, mas para um prato muito simples e saudável.
Ingredientes- 1 kg de escamudo recém-congelado;
- meio limão grande;
- pimenta e sal a gosto;
- pimenta vermelha 1 pc .;
- cenoura média 1 pc .;
- cebola doce 1 pc .;
- óleo vegetal para fritar 2 colheres de sopa. colheres;
- 150 g de creme de leite.
Cortamos o peixe em porções de tamanho médio. Pimenta e sal a gosto. Fazemos pequenos cortes de 2 a 3 cm de largura e temperamos com limão para suculência. Arbitrariamente pique as cebolas, cenouras e refogue por 1-2 minutos. Mudamos para panelas, colocamos em cima do peixe. Minha pimenta, cortada em meias argolas, adicione à panela. Não interfira. Cubra com uma pequena quantidade de creme de leite, cubra com uma tampa e leve ao forno por 25-30 minutos até cozinhar. Sirva com guarnição de arroz ou batata.
Carpa prateada com aspargos
Ingredientes- 400 g de carpa prateada;
- 150 g de aspargos;
- 200 g de couve-flor;
- 2 cenouras pequenas;
- 150 g de creme azedo caseiro;
- 3 colheres de sopa de ervilhas verdes;
- 50 g de manteiga;
- especiarias a gosto;
- verdes opcionais.
No fundo da panela, colocamos inflorescências de couve-flor e aspargos. Pique as cenouras em um ralador e bata tudo em uma tigela. Depois, se necessário, limpamos a carpa prateada, cortada em pedaços grandes, pimenta e sal a gosto. Espalhe por cima das cenouras e cubra tudo com ervilhas. Derreta a manteiga em uma frigideira, adicione o creme de leite e mantenha por mais de dois a três minutos. Despeje o molho resultante na panela de cima. Enviado no forno a 200 graus por 45 minutos. Remova e polvilhe com salsa picada ou endro. Sirva quente.
Mingau em vasos
Trigo mourisco assado com frango e cebola
O prato não é apenas rico em vitaminas, mas também muito gratificante.
Ingredientes- copo medidor de trigo seco;
- 250-300 g de frango;
- cebola pequena;
- óleo de fritura;
- água para cozinhar.
Filé de frango fresco congelado ou descongelado em uma frigideira por 5-7 minutos com cebola. Ao mesmo tempo, trigo mourisco, limpo de detritos e casca, frite em uma panela separada por 1-2 minutos. Isso é necessário para revelar melhor o aroma dos cereais. Coloque o filé frito com cebola no fundo da panela. Coloque o trigo mourisco crocante por cima e despeje água fria na proporção de 2: 1. Nós o enviamos ao forno por meia hora, espere até que o trigo esteja completamente cozido. Antes de servir, você pode adicionar 50 g de manteiga e misture bem na panela para uma melhor divulgação do sabor.
Mingau doce com abóbora
Se você quer algo doce e assado, mas saudável, mingau de milho com abóbora é a melhor opção. A única coisa que você precisa para acertar o prato é escolher uma boa abóbora. A abóbora doce é geralmente oblonga, pálida por fora, com conteúdo laranja brilhante. Um vegetal redondo com um tom esverdeado ou avermelhado geralmente tem um sabor azedo e é mais adequado para celebrar o Halloween do que para fazer cereais doces.
Ingredientes- grumos de milho - 1 copo medidor;
- água morna ou leite - 4 copos medidores;
- mel - a gosto;
- manteiga - 60-70 g.
Lavamos o milho primeiro em água morna e depois em água fria para remover o excesso de lixo e o sabor residual azedo. Adicione ao leite fervente e cozinhe em fogo baixo, mexendo por 7-10 minutos. Corte a abóbora em pedaços médios ou pequenos, adicione à panela e cozinhe por mais 3-4 minutos. Aquecemos o fundo da panela com óleo quente e despeje o conteúdo lá. Enviamos para o forno sem tampa por 35-40 minutos a uma temperatura de 180 graus. Verifique a prontidão da abóbora com um espeto ou um palito de dente. No prato acabado, você pode adicionar tília ou mel de ervas.
Como cozinhar legumes em vasos
Repolho cozido com batatas
Ingredientes- 300 g de chucrute fresco ou;
- sal a gosto;
- cranberries ou outras bagas azedas;
- 150 g de batatas;
- óleo a gosto.
Se você quiser repolho cozido, não há necessidade de negar a si mesmo. Não há receita ou tecnologia especial. Apenas pique ou pique finamente, cuidadosamente salgado e coloque em uma panela. Lave e descasque as batatas, pique-as aleatoriamente e adicione ao repolho.
A baga é necessária para a acidez, mas você pode ficar sem ela. Despeje um pouco de girassol ou azeite e leve ao forno por 30-35 minutos. Pode ser usado como um prato separado ou acompanhamento.
Cogumelos com rabanete sob creme de leite
As donas de casa associam rabanetes exclusivamente a saladas frescas da primavera, embora possam ser adicionadas a sopas, assados e vegetais.
Ingredientes- cogumelos ostra - 400 g;
- azeite de oliva - 2 colheres de sopa. colheres;
- rabanetes pequenos - 4-5 pedaços;
- mariposa e especiarias a gosto;
- cebola moída.
Enxágüe bem os cogumelos, removendo sujeira e detritos deles. Corte arbitrariamente em fatias pequenas ou médias - ao fritar, elas ainda diminuirão devido à perda de água. Descasque e corte a cebola e o rabanete em pequenos círculos. Separadamente, frite os cogumelos com cebola e rabanete por 4-5 minutos. Em seguida, coloque tudo em panelas e misture. Despeje 1 cm mais alto com água morna, tampe e leve ao forno por 10-15 minutos a uma temperatura de 150 graus. Decore com cebolinha picada antes de servir.
Video cookingDicas úteis
Variedade de assadeiras. Se você decidir cozinhar peixe, não coloque os ingredientes em uma panela em que a carne de vitela ou porco foi cozida há uma semana. A cerâmica absorve odores não piores que o micélio e os retém por um longo tempo. E se a mistura de cheiros de arroz e salmão ou carne de porco e trigo sarraceno ainda puder ser experimentada, a combinação de salmão e pilaf definitivamente não será do gosto dos convidados.
É necessário lavar a cerâmica em água corrente quente, sem o uso de produtos abrasivos, em pó e em gel. Argila absorve produtos químicos e odores muito bem. Existe o risco, juntamente com os alimentos, de enviar uma parte do detergente para dentro e obter indigestão.