Descrição e variedades de teidea. Como cuidar desta flor?
Thidea é uma planta de casa. Representante de plantas herbáceas e perenes. A pátria da qual é a América tropical. É um arbusto, folhas pequenas têm uma forma alongada, ligeiramente áspera ao toque, a flor parece um sino, a paleta de cores é diversa.
Ideal para iniciantes, porque é despretensioso nos cuidados. Em nosso artigo, mostraremos quais condições essa delicada flor precisa e como cuidar adequadamente dela. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre esse tópico.
Diferenças de Gloxinia
ATENÇÃO: Mais recentemente, os cientistas atribuíram a teidea à família das gloxínias, pois são visualmente muito semelhantes. Até hoje, porém, os botânicos atribuíram isso à cor. A principal diferença entre essas lindas flores é o seu modo de propagação.Tideya é completamente exigente em sair. Propagado pelo pedúnculo. Talo de flores de corte enraíza em uma tigela de água.
- A inflorescência, depois que o sino seca, é cortada com uma faca e mergulhada em pó de raiz ou em carvão ativado, previamente moída no estado de pó e depois seca.
- Em seguida, o pedúnculo é colocado em um recipiente de água.
- Depois de algum tempo, crescimentos semelhantes a nódulos se formam no final do pedúnculo. A partir deste momento você pode plantar em uma panela.
Mas a gloxinia requer muito mais atenção e cuidado. O processo de reprodução ocorre por folha. A folha quebrada é colocada em um recipiente com água, mas a opção ideal é em um pote de terra. Como alternativa, você pode obter vários tubérculos de uma folha. Para fazer isso, você precisa fazer vários cortes na haste da folha.
Descrição botânica de uma flor da casa
Tidea - planta de casa perene herbácea, atinge uma altura de 40-50 cm. Os jovens representantes têm hastes eretas, mas com a idade podem começar a dobrar. Folhas em forma de ovo estão localizadas uma sobre a outra, ásperas ao toque, as bordas são irregulares com um padrão vigoroso.
As flores se assemelham a um sino em forma. Os mais comuns são roxos, mas também existem rosa, branco, creme e laranja. O período de floração é de maio a setembro, sujeito a um ambiente favorável. O sistema raiz cresce muito rapidamente, o que permite multiplicá-lo sem muito esforço.
Os mais populares são os teidea rosa e roxo. Mas os criadores começaram recentemente a prestar mais atenção e trouxeram novas cores de branco, laranja, monofônicas e intercaladas com outras tonalidades. Você pode encontrar todos os tons de rosa e roxo, do pálido ao escuro profundo.
História de ocorrência
Gesneriaceae (lat. Gesneriaceae) - uma família muito bonita de plantas dicotiledôneas. É composto por representantes que vivem em países quentes. Essa família também inclui representantes como gloxinia (Gloxinia) e thidea (Tydaea), pequenas plantas de rizoma que tendem a florescer.
Thidea (Tydaea) é uma planta que pertence ao gênero Koleria (Kohleria), uma família de Gesneriaceae. Representante de plantas herbáceas e perenes. A pátria é considerada a América tropical. A forma é mais frequentemente na forma de um arbusto, as folhas são pequenas, ligeiramente alongadas, aveludadas ao toque, a flor tem a forma de um sino, a paleta de cores é diversa. Você pode encontrar muitas outras formas híbridas.
Subsorta e suas fotos
Os floristas que cultivam e plantam flores distinguem uma ampla variedade de variedades e tipos de plantas. Cientistas-botânicos e criadores têm trabalhado para que todos possam escolher por si mesmos a opção que ele gosta, despretensiosa em cuidar e possuir uma beleza encantadora.
Americano
Flor incrivelmente linda. O pedúnculo é simplesmente enorme, atingindo 10 a 12 cm, o sino branco em forma de "teidea" e um amplo contorno vermelho-rosa, pescoço creme. A peculiaridade das espécies no tamanho da flor (geralmente flores em forma de T não excedem 4-5 cm) e cores fora do padrão.
Cacatua
Isto é apenas uma bomba! Uma flor de cor branco-rosa em ervilhas vermelhas brilhantes e até terry ao toque. As bordas têm uma forma ondulada, a flor é volumosa. Uma característica distintiva é a floração abundante!
Annie
Uma planta de aparência muito sofisticada e aristocrática! A flor tem a forma de um gramofone grande, com cerca de 10 cm, de cor branca, em pequenas manchas vermelhas e grossas. As bordas são onduladas.
Lavinia
Lavinia - uma flor única da qual é impossível tirar os olhos! Linda flor branca com um delicado revestimento rosa! As bordas são cortadas com uma espécie de franja. A pulverização tem uma tonalidade saturada na junção das pétalas.
O processo de vegetação se manifesta em floração violenta. Os botões se abrem um por um. Em um arbusto, pode haver até 50 flores de diferentes cores e tons! Sua beleza e extraordinário não são tão intrusivos que se encaixam facilmente em qualquer interior e design de suas instalações.
Cuidados cultivados em casa
Seleção de iluminação e vasos
Um habitat ideal para uma teidea suave é um local com muita luz., mas em caso algum da luz solar direta. Uma excelente opção é o peitoril da janela, que parece oeste ou leste. Se esse local for impossível, deve ser protegido da luz solar direta, pois afetará negativamente a folhagem e a própria flor.
IMPORTANTE: Mas tenha cuidado, não exagere no escurecimento, isso também não trará um resultado positivo. Tideya absolutamente não gosta da sombra, gradualmente começa a se esticar e o mato perde sua atratividade.Temperatura do conteúdo
Como a teidea é originária de países quentes, ela prefere a temperatura de acordo. Ela não gosta de mudanças de temperatura, mas prefere um regime térmico estável. Assim, da primavera ao verão, as condições térmicas ideais de sua estadia são de cerca de 23 graus, e no inverno não deve cair abaixo de 15 graus. Se as leituras de temperatura são instáveis, a planta pode até morrer.Os rascunhos também têm um efeito negativo.
Rega
Molhe e borrife a teidea com muito cuidado. Deve-se garantir que as gotas de água não permaneçam nas folhas e nas flores.
Ao florescer, o solo é umedecido não mais que uma vez a cada quatro dias. Isso é feito para que a camada superior do solo precise ter tempo para secar.
No outono, a rega deve ser reduzida e, no inverno, deve ser reduzida para uma vez por semana. Deve ser regada com água limpa. A água da chuva é ideal para regar teidea, mas deve ficar parada e ter temperatura ambiente.
Fertilizantes
A alimentação da parte superior deve ser feita durante a estação de crescimento - de abril ao início do outono. Os fertilizantes são usados principalmente na forma líquida e são usados como um componente para irrigação. A alimentação é frequentemente usada, destinada a orquídeas, fertilizantes minerais complexos.
Transplante
Geralmente, um transplante é realizado a cada 2-3 anos, na primavera. O volume do vaso deve ser considerado com base no volume do sistema radicular. O fundo do recipiente deve estar com orifícios de drenagem através dos quais todo o líquido desnecessário é descartado. Ideal para uma teidea é um substrato com indicadores levemente ácidos.
Assista ao vídeo sobre o transplante correto de uma teidea:
Poda
A peculiaridade dos cuidados com a teidea é que é necessário remover as folhas e flores secas a tempo. No inverno, a planta está em repouso e toda a sua parte superior pode secar completamente. O tronco com hastes é cortado até a raiz, deixando apenas 1 cm e, na primavera, o tubérculo é transplantado para um novo solo e, com os devidos cuidados, começa a crescer demais com a massa verde e eventualmente florescer.
Reprodução
Existem várias maneiras de criar uma teidea chique. Semeando, cortando estacas ou dividindo o sistema radicular, em alguns casos, uma folha é colocada na água e, eventualmente, cria raízes.
Na maioria das vezes, a raiz germinada é dividida em várias partes, cada uma das quais deve necessariamente ter brotos e plantada em um recipiente separado. Este processo é realizado principalmente durante o transplante. Então o período de aclimatação da planta para novas condições começa.
A divisão do rizoma deve ser realizada com um objeto pontiagudo pré-processado, cortando-o em pedaços. Em seguida, essas divisões são plantadas em um substrato de turfa e areia, imergindo-as 2 cm de profundidade. Recomenda-se que a rega seja moderada e, para que o resultado não o deixe esperando, recomenda-se que os cultivadores de flores criem um efeito estufa cobrindo a panela com um filme.
Sementes semeadas de janeiro a fevereiro no solo de areia decídua. Em seguida, esmague levemente com uma pequena quantidade de solo. e cubra o filme para criar condensação. É imperativo que, neste caso, a aeração seja realizada para que as sementes não apodreçam. Assim que as sementes aparecerem e forem soltas em um par de folhas, elas serão plantadas em uma tigela separada.
A parte superior da parte aérea é cortada - trata-se de um talo e coloca-o na água para que brote. Assim que novas raízes aparecem, elas plantam, geralmente em pares.
Doenças e Pragas
Thidea, como outras plantas de interior, tem pragas e algumas doenças. Os mais famosos são os ácaros, pulgões, vermes carnudos. E se isso já aconteceu, a teidea é tratada com medicamentos especiais. Para evitar várias doenças e pragas, você deve tratar periodicamente a planta com as substâncias necessárias e seguir as regras para cuidar dela.
Conclusão
Tideya é uma ótima opção para destacar e enfatizar sua personalidade! Ela vai se encaixar perfeitamente no seu interior. Vendo-a pelo menos uma vez, você não pode mais imaginar a vida sem ela!