Quais são as raízes aéreas das orquídeas? Dicas de cuidados

A saúde de uma planta de casa depende do seu sistema radicular. E a maioria das orquídeas tem raízes aéreas. Surge a pergunta: para que servem?

Eles não causam danos à planta, mas servem para armazenar água neles e seu uso posterior.

Neste artigo, mostraremos como cuidar das raízes aéreas das orquídeas e quais problemas você pode encontrar.

O que é isso

ATENÇÃO: As raízes aéreas de uma orquídea são as raízes grossas do sistema radicular comum da planta, localizadas acima do vaso da planta. Eles têm uma forma cilíndrica ou plana.

Na estrutura das raízes há uma concha, ou velame, na estrutura semelhante a uma esponja. Evita danos mecânicos à raiz e evita que seque durante períodos ensolarados, atuando como reservatório de água. Você pode aprender mais sobre a estrutura de toda a orquídea aqui e em mais detalhes sobre a estrutura das folhas neste material.

Pela cor das raízes, pode-se determinar o estágio de desenvolvimento do crescimento: uma planta jovem com uma tonalidade verde brilhante, enquanto uma cor pálida e suave é um sinal do antigo sistema radicular.

Observe a condição das raízes da flor. Se dentro de alguns meses não houver novas raízes verdes claras, é necessário reconsiderar os cuidados com a planta e estabelecer um tempo e intensidade de rega diferentes.

A raiz também possui uma ponta de crescimento, seu tamanho não excede 1 cm, é translúcida e coberta por uma fina camada branca, que é facilmente lesada e leva à inibição do crescimento das plantas.

Como eles são diferentes dos comuns?

As orquídeas são epífitas que não crescem na terra e não têm um sistema radicular centrale use as raízes para permanecer em outras plantas ou nas rochas, onde há mais luz e vento. As raízes aéreas crescem em intervalos ao longo do caule principal (por que as raízes crescem?). Muitos crescem acima das folhas inferiores.

Por que eles estão crescendo?

O sistema radicular está sempre em uma fase de crescimento e renovação. Não se preocupe e imediatamente se livre das raízes que rastejam para fora da panela. Para algumas orquídeas, este é um estado natural.

Por que você é necessário?

As raízes desempenham uma função de suporte da orquídea, sustentando a parte do solo da planta. Eles são necessários para obter do ar a quantidade necessária de umidade e luz solar, participando ativamente do processo de fotossíntese.

O que fazer com eles: instruções passo a passo

Se houver muitos deles

  1. Se a orquídea tiver mais de três raízes aéreas, é necessário seguir o regime de rega. Com umidade excessiva, o equilíbrio da água é perturbado e a planta começa a crescer em diferentes direções.
  2. Reduza o número e a frequência da rega, caso contrário, as raízes começarão a apodrecer e levarão à morte da planta.
  3. Você pode remover raízes crescidas no caso de:
    • se as raízes começaram a apodrecer devido à rega excessiva;
    • se as raízes começarem a secar devido à falta de umidade ou ar muito seco.

Se não

  1. A ausência de raízes aéreas alerta que as orquídeas não recebem luz ou umidade suficiente.
  2. Um papel importante na ausência de raízes é desempenhado pelo preenchimento indevidamente selecionado. Se uma planta não é transplantada há muito tempo, logo é necessário mudar o solo e reorganizá-la para um local mais adequado, enriquecendo o solo com nutrientes para um desenvolvimento rápido e saudável.

Se houvesse apenas raízes subordinadas

Raízes subsidiárias enfraquecem orquídeas. Portanto, é necessário realizar as seguintes atividades:

  1. Examine o sistema radicular danificado e remova cuidadosamente todos os processos mortos e podres; caso contrário, esse processo terá um destino saudável e será repetido novamente depois de um tempo.
  2. Desinfecte os locais de corte com pó verde brilhante ou carvão ativado.
  3. Coloque a orquídea em uma tigela de cerâmica ou vidro cheia de água em temperatura ambiente. Troque a água todos os dias e seque regularmente a planta.
  4. Manter a iluminação e a temperatura ambiente necessárias, não deve exceder 27 graus.

Os problemas

Secar

  1. As raízes secas devem ser cortadas imediatamente, tratando o corte com iodo ou carvão ativado.
  2. Se o número de raízes secas exceder o número de saudáveis, a planta não recebe umidade suficiente e é necessário regar a flor com mais frequência. Observe o regime de rega e a umidade relativa do ambiente, especialmente em dias quentes.

Decadência

  1. Quando as raízes apodrecem, uma planta deve ser transplantada em breve. Retire a planta da panela velha.
  2. Lave as raízes do substrato em água morna.
  3. Remova todas as áreas deterioradas cortando-as cuidadosamente na base e depois desinfetando-as.
  4. Coloque uma casca de pinheiro no fundo da panela, depois de preparada (ferva com uma quantidade desnecessária de resina). Para substituir a casca, você pode fazer uma drenagem simples. A camada não deve exceder 1-2 cm.
  5. Coloque cuidadosamente a planta e cubra-a com o restante do solo, tomando cuidado para não se condensar, para deixar as raízes com um espaço de ar.
  6. Após o transplante, observe a quantidade de umidade recebida, bem como o regime de temperatura da sala onde está a orquídea. Não se esqueça de regar alternadamente com períodos de secagem das raízes.

Cuidados com as plantas

  1. Se possível, suspenda a planta - Esta será uma condição favorável para a orquídea. Então as raízes crescerão em comprimento e será mais fácil observá-las, em caso de qualquer desvio da norma. Em qualquer outro caso, transplante em um vaso transparente ou translúcido para orquídeas.
  2. Fique de olho na luz que chega. Não mantenha a orquídea sob luz solar direta. Se a luz do sol não for suficiente, você poderá usar uma lâmpada fluorescente.
  3. Mantenha a temperatura ideal: +18 a +30 graus durante o dia e +16 à noite.
  4. Não se esqueça de regar e secar plantas alternadamente. Em dias quentes, regue diariamente, em dias frios, em dias alternados ou dois na primeira metade do dia.IMPORTANTE: Não borrife e regue a orquídea à noite ou à noite.

    Existem várias maneiras de regar uma orquídea:

    • Um banho quente é a melhor maneira. A flor é colocada em um recipiente grande (banho) e regada do chuveiro com a água mais quente, até que as raízes externas se tornem um tom esverdeado. Depois disso, deixe em paz por até 30 minutos até que a água esteja completamente drenada. Você também deve limpar as folhas com um guardanapo feito de tecido natural.
    • Imersão - um vaso de flores é imerso em água à temperatura ambiente por meio minuto e depois é removido para permitir que a água escorra. Usado apenas para orquídeas saudáveis.
    • Regador - uma planta é derramada com água de um regador, levando-a ao longo da borda da panela até que a água comece a derramar sobre as bordas. Repita novamente assim que a água escorrer.
    • Pulverização - adequado para plantas com raízes nuas, porque muitas vezes secam.
  5. Todo mês é necessário fertilizar a planta com minerais. Com uma pequena quantidade de fertilizante, a planta começa a morrer. Todos os componentes devem ser tomados em quantidades iguais - cerca de 13 gramas. fertilizantes para 10 litros de água. Com excesso de fertilizante, a orquídea ficará letárgica e macia.
  6. Replantar a planta de tempos em tempos. O transplante deve ser realizado após o desaparecimento da orquídea ou na primavera. Antes do transplante, inspecione cuidadosamente e trate raízes podres.

Uma flor de aparência saudável sempre agrada aos olhos. Isso requer monitoramento cuidadoso da planta e cuidados adequados para ela. Não recorra a várias tutelas, mas não se esqueça da flor por muito tempo - tudo isso coloca a planta sob estresse desnecessário. Suas flores estão em suas mãos!

Deixe O Seu Comentário