Características de reprodução e cuidado de alba, tipos e variedades de plantas
Albuca é uma planta ornamental, que se distingue por sua aparência original e, portanto, atrai a atenção dos cultivadores de flores. A peculiaridade da planta em folhas torcidas.
As inflorescências brancas como a neve têm listras ou franjas de cor verde. Além disso, albuca possui cerca de 150 espécies.
Essa planta é interessante não apenas para os jardineiros, mas também para as crianças. Esta planta atraente com folhas aparafusadas agrada perfeitamente aos olhos no canto verde de qualquer anfitriã.
Descrição e Origem
Albuca é uma planta suculenta perene, que é um representante da lâmpada. Sua terra natal é a região sul da África, então a planta é termofílica. Bulbo de tonalidade branca, arredondado e ligeiramente achatado. Seu diâmetro é de 5 cm e as folhas são recolhidas perto da base do bulbo em um soquete.
Em uma planta, existem 15 a 20 delas. O comprimento das folhas não excede 30 a 35 cm No inverno, Albuca está em repouso, deixando cair a folhagem. Apenas lâmpadas permanecem no chão. Assim que o inverno chega, elas crescem raízes, há uma roseta basal, que consiste em folhas torcidas. No primeiro estágio, suas formas lineares se destacam em espiral.
Com o início do verão, as folhas se embrulham e parecem uma serpentina. Devido a isso, a chapa retém a umidade e reduz a possibilidade de evaporação.
Cultivo e reprodução
Quando plantar e se é possível crescer não em casa?
Como Albuca é uma cultura apaixonada pelo calor, é melhor cultivá-la em ambientes fechados.
Mas se o clima permitir, o cultivo é permitido em campo aberto. Nas regiões sul, o calor e a luz solar podem ser suficientes para o crescimento confortável dessa espécie.
Para esses fins, escolha um local bem iluminado, caso contrário a planta não crescerá e se desenvolverá.
Os eventos de plantio devem ser realizados no mês de março, se as lâmpadas forem plantadas. A semeadura é realizada no final de fevereiro.
Como preparar o terreno?
Para cultivar Albuki, você precisa de um substrato solto, nutritivo e leve. Uma mistura projetada para suculentas é ótima. Mas você pode preparar a composição do solo se misturar areia e lençol em proporções iguais.
Antes de usar o substrato, leve ao forno a uma temperatura de 220 graus.Métodos de criação
Sementes
O método de propagação de sementes para esta planta é o mais eficaz., pois permite obter colheitas excelentes e amigáveis. Mas é aí que os benefícios terminam. O fato é que apenas as sementes que foram coletadas recentemente (no máximo 6 meses) são adequadas para o plantio. Além disso, a albuca florescerá apenas no terceiro ano após o plantio.
Como escolher e preparar sementes?
Assim que a planta desaparece, e no lugar da flor uma caixa com sementes é formada, elas precisam ser coletadas e colocadas em um local escuro por 3-4 semanas. Somente depois disso, o material de plantio estará pronto para uso posterior.
Aterragem
Procedimento
- Coloque o substrato preparado em um recipiente com orifícios de drenagem. Você pode usar uma caixa ou um pote de plástico, madeira.
- Espalhar as sementes sobre o solo sem aprofundar no solo.
- Pulverize-os com água em spray.
- Cubra as mudas com um filme e mantenha-as a uma temperatura de 28 graus.
- Assim que 2 folhas forem formadas, mergulhe e plante as plantas em recipientes separados.
Lâmpadas
Este método tem várias vantagens:
- facilidade de ação;
- confiabilidade, uma vez que a nova planta reterá todos os sinais de sua controladora;
- brotos jovens são mais fortes e mais resistentes a doenças.
Dos pontos negativos, apenas que as lâmpadas são difíceis de manter saudáveis, a menos que certas condições sejam atendidas.
Lâmpadas desprotegidas são expostas a influências externas negativas. Eles podem ser afetados por pragas, fungos.
Desenterre o material de plantio no outono e coloque-o em um local escuro e fresco. Antes de plantar os bulbos, forme folhas jovens e retas.
Procedimento
Para plantar, você precisa usar solo leve. O procedimento é o seguinte:
- Coloque uma camada de drenagem usando argila expandida e encha o recipiente com terra.
- Aprofundar os bulbos da planta no solo, observando um intervalo de 5 cm.
- A profundidade do pouso não deve ser superior a 8 cm.
- É impossível enterrá-los muito profundamente, pois esta é uma parte vegetativa e deve reter a umidade.
Cuidados de acompanhamento
Os primeiros brotos são formados após 2 semanas. Agora você precisa organizar a rega. Isso deve ser feito com cuidado para não permitir o alagamento. Inicialmente, as folhas serão retas, mas começarão a torcer apenas sob luz intensa. Você terá que cuidar da instalação de lâmpadas adicionais.
Se você cresce o álbum a partir de sementes, no primeiro ano, os bulbos são formados. Mas ele florescerá apenas no terceiro ano. Se a planta não se enraizar, pode haver várias razões. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao material de plantio de baixa qualidade, substrato selecionado incorretamente e não conformidade com as condições de detenção.
Regras básicas
Rega
Durante o crescimento ativo, o florescimento e o desenvolvimento da albuca requerem hidratação abundante. Mas a rega da planta é fornecida apenas desde que o caroço de terra esteja completamente seco.A flor possui um período de descanso claramente definido, no qual suas folhas estão murchas. A essa altura, a planta deve ser preparada gradualmente, reduzindo a rega. E, com o seu início, a umidade do solo deve ser observada até a primavera. Durante a irrigação, é melhor usar água macia assentada.
Temperatura
Albuca prefere crescer em alta temperatura. No verão, sente-se bem em temperaturas de 25 a 28 graus e no inverno - pelo menos 13 a 25 graus.
A formação de pedúnculos ocorre devido a diferenças de temperatura noturna e diurna.
No final de novembro e início de dezembro, é melhor reduzir os indicadores de temperatura para 10-15 graus durante o dia e para 6-10 graus durante a noite.
Solo
Você precisa cultivar o álbum em um solo nutritivo, solto e úmido.. Deve conter nutrientes (nitrogênio, potássio, fósforo), mas não em grandes quantidades.
A luz
Albuque é uma cultura fotófila. Para seu crescimento ativo e florescimento abundante, é necessário escolher janelas onde haverá luz solar. É melhor cultivar a planta nas janelas das direções oeste, sul e leste. O horário de verão é de 12 horas.
Top vestir
Albuca precisa de fertilizantes regulares durante toda a estação de crescimento. É melhor usar compostos minerais para plantas suculentas. Dilua-os com água, de acordo com as instruções. Na primavera antes da formação dos brotos, adicione formulações com alta concentração de nitrogênio. Isso permitirá que o arbusto forme folhas ativamente. Mas durante a floração, esses curativos terão que ser reduzidos. Você pode usar medicamentos que contenham fósforo e potássio.
Conteúdo de acordo com a estação
Só é necessário cultivar a albuca em um local bem iluminado, para que nem a luz direta do sol tenha medo dela. No verão, a rega deve ser regular e intensa, mas no inverno, as lâmpadas não precisam ser umedecidas.
Durante o crescimento ativo da cultura, é necessário criar o regime de temperatura ideal - 24 a 28 graus. No inverno, a planta requer ar fresco, então a temperatura será de 10 a 14 graus.
Albuca é capaz de suportar baixas temperaturas abaixo de zero. É fácil cuidar da planta no inverno, pois esse é um período adormecido. Não é necessário alimentar e regar. Tudo o que é necessário é fornecer a umidade e temperatura necessárias.
Os principais tipos e variedades, suas fotos
Espiral (Albuca Spiralis)
Esta é uma planta original com folhas verde-azuladas em turbilhão. Sob condições naturais, eles permitem que você sobreviva a um período seco. As folhas em espiral têm 35 cm de comprimento.
Nos primeiros dias do verão, um pedúnculo carnudo começa a aparecer no bulbo, nas quais há 20 flores amarelas ensolaradas e caídas. Eles são muito delicados e perfumados. A peculiaridade das espécies é que o período de descanso é verão.
Ao cultivar, é necessário um solo nutritivo e solto com uma camada de drenagem. As plantas podem crescer isoladamente ou em pequenos grupos. Spiralis se propaga por sementes e bulbos.
Nelson's
Essa variedade é a mais popular entre os jardineiros.. Adequado para cultivo interno. A altura da cultura é de 75 cm. Durante a floração, galhos brancos aparecem no mato e depois que murcham uma faixa longitudinal de cereja escura aparece. O Albuca de Nelson é propagado por sementes e bulbos, e também é cultivado como planta de contêiner.
Canadense
Trata-se de uma cultura bulbosa perene, cuja altura é de 30 cm e difere na estrutura incomum da flor: 3 pétalas externas estão bem abertas e 3 pétalas internas são giradas para o centro da corola, cobrindo os estames.
A floração ocorre no final da primavera. As inflorescências são branco-amareladas. A placa foliar é verde saturada, com 15 cm de comprimento, e precisa de rega abundante (2-3 vezes por semana). A umidade não é exigente, precisa ser adicionada com nutrientes adicionais.
Bract
As lâmpadas têm um tom ligeiramente verde. Eles são cobertos com uma fina película de cera. As folhas são suculentas e listradas, seu comprimento é de 1 metro e diferem nas propriedades curativas, como o aloe. Além da África do Sul, a variedade é cultivada no Mediterrâneo e na Ásia. A floração dura o tempo todo.
Nas pétalas brancas, uma faixa longitudinal verde é perceptível. O pincel é grande, às vezes pode consistir em 100 flores, que se abrem alternadamente. Em termos de cultivo, essa variedade não é diferente do resto. Também se propaga por sementes e bulbos, raramente fica doente e floresce profusamente.
Doenças e Pragas
Albuca é uma planta resistente à imunidade, mas, na ausência de condições adequadas para crescimento e cuidados defeituosos, vários problemas podem surgir.
Lâmpadas podres
Esse problema é o mais comum. O principal motivo é o alagamento. Salvar uma planta assim não funcionará, então você precisa se livrar dela. Mas a prevenção envolve ajustar a rega, umedecer o solo regularmente, mas evitar a presença de água estagnada.
As folhas ficam marrons
Na maioria das vezes, a razão da presença de manchas marrom-avermelhadas permanece enferrujada - uma doença fúngica. Esses pontos são levemente convexos. Com o tempo, eles começam a crescer e aumentar de tamanho. A chapa afetada começa a secar, cair, e as hastes nas áreas afetadas estão rachadas.
Se a ferrugem afetou a planta, ela pode ser curada se todas as folhas doentes forem removidas e os fungicidas também forem tratados. A prevenção envolve normalizar a rega e a iluminação.
As folhas não torcem
Se a planta não torce as folhas, o motivo é a estagnação da água. Para que o álbum se deleite com a beleza das folhas em espiral, ele precisa fornecer uma iluminação brilhante, cuja duração é de pelo menos 18 horas por dia. Para esses fins, é necessário usar lâmpadas fluorescentes ou fluorescentes.
Cair
Se a flor começar a cair das folhas, os seguintes fatores podem afetar isso:
- rearranjo da planta na sombra;
- forte diferença de temperatura;
- uma corrente de ar com um vento gelado;
- secagem completa do solo e abundante inundação de água.
O tratamento para esse problema depende do que levou ao seu desenvolvimento. Assim que um fator desfavorável for eliminado, a planta começará imediatamente a agradar com um visual decorativo, e não com as folhas que caem.
Ácaro aranha
Se houver uma derrota por um ácaro, então no mato as folhas primeiro se enrolam e depois caem. Na ausência de medidas oportunas, a planta pode morrer. Para combater o parasita, o cultivador precisa inspecionar regularmente a flor. Assim que a praga for detectada, trate o arbusto com preparações fungicidas.
Carrapato raiz
Esses parasitas são capazes de viver em qualquer solo. Alimentam-se de detritos orgânicos e bactérias. A praga prefere se concentrar em lâmpadas enfraquecidas e danificadas. O carrapato da raiz não é um inseto; portanto, inseticidas não ajudarão aqui. Para o tratamento, é melhor usar agentes inseticaricidas.
Os compostos organofosforados são eficazes. Use os seguintes produtos químicos:
- Apollo
- Di-68.
- Chemidis.
- Rogor S.
- Bi-58.
Para que o tratamento seja eficaz, mas não há dependência, é necessário alterar os medicamentos utilizados. Como medida preventiva, trate o material de plantio com uma solução de enxofre coloidal.
Albuque é uma cultura decorativa valorizada não pelas flores, mas pelas folhas elegantes e originais. Apesar do fato de que a planta provém dos trópicos, ela não é totalmente exigente em termos de cultivo.
O álbum mais usado é para cultivo interno. Se você seguir todas as recomendações exatamente, a cultura florescerá profusamente e encantará você com sua aparência decorativa.