Ruellia de conto de fadas: cultivando, propagando e cuidando de uma planta em casa, além de uma foto de uma flor

Ruellia (Ruellia) - uma bela planta temperamental com flores atraentes de forma e textura incomuns. Arbustos perenes são cobertos com "gramofone" brilhante com pétalas aveludadas.

Muitas vezes, essa planta é chamada petúnia mexicana, mas em geral na natureza existem cerca de 200 variedades.

Ruelia é um arbusto perene, mas ao mesmo tempo perene, que, com os devidos cuidados, certamente encantará seu proprietário com uma floração bonita e longa.

Descrição botânica

A flor recebeu o nome do biólogo francês medieval Jean Ruelle, quem primeiro executou a descrição científica das espécies e classificou a planta. O segundo nome é dipteracantus (Dipterakantus). Menos comum devido à dissonância.

A princípio, ruellia foi considerada uma espécie separada. Posteriormente, as variedades de plantas começaram a ser atribuídas ao mesmo gênero - as diferenças eram insignificantes.

Rowellia-dipteracanthus também é conhecido como petúnia mexicana. Mais de 200 espécies deste representante da família Acanthus são conhecidas na natureza.

Descrição da planta:

  • O habitat natural do dipteracanto é considerado nos trópicos e subtrópicos americanos, no sul da Ásia e nas florestas africanas.
  • É um arbusto, arbusto ou planta herbácea. As hastes estão se ramificando ativamente. A forma pode ser rasteira, granular, alojada ou reta. O sistema radicular é fibroso.
  • As folhas de Roullia são longas, sólidas, de cor verde escuro. Eles são foscos e brilhantes. A forma das folhas é invariavelmente oblonga, a cor é encontrada tanto manchada quanto uniformemente monofônica. Algumas espécies de dipteracanto têm folhas muito bonitas de uma cor malaquita saturada com uma superfície de veludo. Uma faixa de luz corre ao longo da seta central da folha. A superfície inferior da folha é de cor púrpura. Estípulas ausentes.
  • As flores da planta se distinguem por uma ampla gama de cores - branco com listras azuis, branco violeta, framboesa, vermelho, rosa, bordô, bege. Na estrutura, são grandes flores individuais (comprimento de cerca de 5 cm), semelhantes ao sino de um gramofone antigo. Pétalas dobradas para trás. Eles são abertos na base das folhas na borda da parte aérea.

    As flores são inodoras. Cada "gramofone" floresce por apenas algumas horas - da manhã ao meio-dia. Isso realmente não estraga a aparência da planta, porque novas flores são constantemente reveladas.

  • Depois que a cor cai, um pentágono cinzento de caixa de sementes amadurece na caixa. O fruto amadurecido explode na costura, espalhando de 2 a 20 sementes pretas por uma distância significativa.
  • Arbustos jovens têm caules retos, uma planta madura desce até o chão. Hastes que tocam o chão são propensas a torcer.
Importante! Ao contrário de muitas outras plantas com flores, a ruellia não permanece no estágio vegetativo no inverno, mas floresce.

Dipteracanthus: principais tipos e fotos

Então você pode ler a descrição dos principais tipos e variedades, bem como ver fotos de flores.

Britton

Ruellia brittoniana é uma planta perene perene da família Acanthus. Cresce em colônias. Atinge 90 cm de altura, próximo ao arbusto, com hastes verticais de estrutura semi-lenhosa e folhas verdes escuras oblongas de forma elíptica. Ao sol, brilham em azul com uma tonalidade metálica. Flores tubulares azuladas-violetas se expandem no topo. O diâmetro da flor é de cerca de 5 cm.

Adequado para jardinagem em casa. Os floristas criaram muitas variedades híbridas baseadas no Rittia de Britton:

  • Katie - arbusto subdimensionado com uma braçada de folhas e flores lilás-violeta.
  • Katie Branca - ruellia com pétalas brancas brilhantes.
  • Chi Chi - com uma cor rosa carmesim.

Azul

Ruellia Southern Star Blue - arbusto perene atrofiado atinge uma altura não superior a 30 cm. Floresce com botões azuis e lilás que lembram flores de petúnia. O diâmetro da flor é de 5 cm e as folhas são de cor verde escura uniforme, sem manchas, semelhantes às folhas de salgueiro.

Variedade varietal de dipteracanto. Planta Ampel. Suporta congelamento de até -12 ° C. Ele tolera a exposição a altas temperaturas e baixa umidade. É cultivada como planta de casa ou cobertura de solo.

Devo ou Devos

Ruellia devosianus é uma espécie de dipteracanthus nativa dos trópicos úmidos do Brasil. Uma sempre-viva herbácea. Uma haste ramificada com uma superfície aveludada prateada atinge 40 cm de altura. As folhas são pequenas, pubescentes, na esmeralda rica em cima, na parte inferior marrom. Com setas brilhantes. Floresce com corolas axilares de cinco pétalas, brancas ou lavanda, com uma veia roxa ou lilás. Floração abundante no período outono-inverno.

A planta parece espetacular durante a estação de crescimento - devido à coloração incomum das folhas.

Karolinskaya

Ruellia caroliniensis é uma planta herbácea perene com até 1,5 m de altura. Lança hastes de semi-ampola rastejantes de até meio metro de comprimento. A parte verde da planta é coberta com pelos grossos de canhão. As folhas são comuns, de cor verde. Veias esverdeadas pronunciadas. Flores tubulares de cinco pétalas de cor lilás, os membros das pétalas são roxos, as corolas são pequenas - até 2,5 cm de diâmetro.

Adora rega abundante. Carrega luz solar direta. Pode crescer em solo arenoso escasso com boa drenagem. A germinação das sementes é baixa. Propagação por estacas.

Tolerante à sombra e a variedade mais despretensiosa de petúnia mexicana.

Portella

Ruellia Portellae é uma espécie tropical herbácea perene. A altura do caule é de 30 a 45 cm e os rebentos ampelares descendentes se enraízam em contato com o solo. Ovate folhas grandes de uma cor verde-acastanhada saturada, a superfície inferior é marrom avermelhada. Coberto com um padrão de luz. Grandes flores brilhantes em forma de cone rosa ou framboesa. Possui floração longa, geralmente no final do verão.

Nas condições de uma casa ou fazenda, a Roellia Portella é uma planta anual que requer renovação anual.

Plantio e reprodução em casa

Plantar Roullia é melhor planejar a primavera. Ideal para fazer isso em março.

Preparação do solo

Você precisará de um solo nutritivo leve e solto (com água e respirável) com drenagem (mistura de turfa ou areia):

  • grama (1 parte);
  • solo foliar (1 parte);
  • solo de turfa (1/2 parte);
  • cascalho fino (1/2 parte).

Uma mistura universal de solo como o TerraVita também é adequada, complementada com uma pequena quantidade de vermiculita ou perlita (por 1 vaso). É ótimo se você pode enriquecer o solo com biohumus - líquido ou solto. Acidez - neutra ou ligeiramente ácida.

Métodos

Semente

A vantagem desse método de plantio de Roullia é que o processo de propagação pelas sementes geralmente ocorre de maneira natural - as sementes amadurecidas em caixas caem no solo em uma panela e germinam. As sementes de Roullia são caracterizadas por alta germinação.

A desvantagem desse método é que o processo leva mais tempo, comparado à propagação por estacas, e nem sempre é controlado.

Preparação de sementes:

  • As sementes são coletadas manualmente - a caixa é levemente achatada, após o que a fruta é aberta.
  • Aterre imediatamente, sem preparação prévia. Estratificação adicional não é necessária.

Sequência de plantio de sementes:

  1. Uma mistura de areia e turfa é preparada.
  2. Recipientes largos são preenchidos com substrato.
  3. As sementes preparadas são semeadas no solo a uma profundidade de 1 cm.
  4. As sementes são ligeiramente cobertas com o solo, sem aprofundar.
  5. O substrato é abundantemente umedecido pela pistola de pintura.
  6. A superfície da bandeja está coberta com um filme.
  7. Os vasos são colocados em uma estufa ventilada e não iluminada (mantida a uma temperatura de 20 a 25 ° C).
  8. Os brotos emergidos são plantados em uma pilha em um vaso comum (5-7 mudas).
  9. Vasos com plantas jovens são colocados no parapeito da janela iluminado.
  10. Após o aparecimento de um par de folhas reais, os brotos mergulham em recipientes separados.
Atenção! Tal cultivo permite obter arbustos bonitos e densos.

Estacas

Vantagens do método: para que o ruélio possa ser propagado mais rapidamente do que quando semeando.

Desvantagens do método: é necessária uma preparação adicional de estacas e apenas certos processos são adequados.

Preparação de estacas:

  • A propagação vegetativa de ruellia é feita na primavera.
  • Para o plantio, as mudas apicais jovens de 5 a 8 cm de comprimento são mais adequadas, devendo haver pelo menos dois nós na superfície de cada caule.
  • Para estimular a formação radicular, as estacas são mantidas por 24 horas em uma solução radicular. Você pode substituir epin ou heteroauxin.

O solo é preparado da mesma forma que para o plantio de sementes. Alguns jardineiros cultivam mudas em pastilhas de turfa. É importante umedecer o substrato com moderação - devido à umidade excessiva, as mudas podem apodrecer.

O processo de propagação de ruellia por estacas:

  1. Estacas jovens apicais são separadas.
  2. Por um dia, as hastes são colocadas em uma solução raiz.
  3. Folhas grandes são encurtadas em 1/3.
  4. As mudas são plantadas em solo preparado.
  5. O substrato nas bandejas é umedecido (moderadamente).
  6. A superfície dos recipientes com mudas é isolada com um filme.
  7. Os topos são comprimidos (para a aparência de processos laterais).
  8. Bandejas com plantas são colocadas em estufa para enraizamento (a uma temperatura de 21 ° C).
  9. O enraizamento das estacas é esperado.
  10. Após o desenvolvimento do solo em recipientes, as plantas jovens são plantadas em pequenos grupos em vasos separados.

No verão e na primavera, as estacas não-lignificadas estão bem enraizadas na água.

Use bandejas plásticas transparentes para propagação por estacas - assim você notará rapidamente as raízes e o grau de crescimento.

Se o ruellia cresceu muito, é permitido dividir o arbusto em plantas jovens separadas e plantá-lo em vasos diferentes. O substrato nos tanques está sujeito a renovação.

Ruelia agradável é bem propagada por estacas - a renovação anual permitirá que você desfrute de jovens arbustos densamente floridos.

Camadas

Dipteracanthus pode ser propagado por camadas:

  1. A haste curva-se para a superfície da terra e é fixada de forma que os nós nos brotos estejam em contato com o solo.
  2. Após o enraizamento, as mudas são separadas e transplantadas.

Cultivo ao ar livre

Variedades despretensiosas e resistentes de petúnia selvagem são adequadas para o jardim:

  • Roullium de Drummond;
  • ruellia holoflower;
  • ruellia ao quadrado.
Como planta de cobertura do solo, o ruellium é usado para jardinagem geral do local, ao criar composições de plantas de fundo em um jardim de inverno, florário ou estufa.

Cuidados com as flores

  • Um vaso de flores é melhor colocado em uma janela oeste ou leste. A luz solar deve ser suficiente, mas os raios brilhantes não devem atingir diretamente a planta. Em condições de baixa luminosidade (no lado norte da sala), os brotos serão desnecessariamente longos, o ruélio não florescerá. No entanto, essas condições contribuem para a formação de uma bela cor de folha - saturada e contrastante.
  • No inverno e em locais escuros, o dipteracanto precisa de iluminação artificial.
  • Nas janelas do sul, a planta deve ser protegida da luz solar direta. Cubra a delicada ruélia do sol escaldante com uma cortina.
  • Evite correntes de ar - a planta pode deixar cair a camada mais baixa da folhagem.
  • No verão, a temperatura ambiente ideal é de 25 ° C. No inverno - pelo menos 18 ° C. Não coloque ruellium em peitoris de janelas de pedra fria - a planta deixará cair a camada inferior das folhas.
  • A flor precisa de rega uniforme regular no verão. O solo não deve secar. Verter também não é necessário. É desejável regá-lo com água macia e assentada.
  • O ar no apartamento deve estar úmido. Use um borrifador, coloque um umidificador perto dele ou coloque um pote de Ruellium em um recipiente fundo com argila expandida úmida ou turfa.
  • Uma planta que adora umidade não tolera vizinhança com aparelhos de aquecimento - isso é repleto de folhas secas e enrugadas. Ao pulverizar, o Ruellia lança novos brotos e folhas.
  • Pregar é realizado periodicamente por vários meses - de março a julho. Não aperte a planta desde o final do verão - isso diminuirá a formação de brotos.
  • É melhor alimentar a planta na fase de crescimento ativo - na estação quente, começando na primavera. Este é o momento da aparência ativa dos botões. Eles nutrem o solo com fertilizantes especiais para plantas com flores. Ao transplantar, fertilizantes multifuncionais são depositados em solo fresco. Rowell não é alimentado nos meses frios do inverno.

Você não pode fumar perto de ruellia. Como a planta não tolera fumaça, a cozinha também não é o melhor lugar.

A planta precisa ser regada apenas na estação seca. Ruelia é termofílica, frequentemente cultivada como planta de verão.

Como preparar uma planta para o inverno?

Como Roullia vem dos trópicos, o inverno em terreno aberto na faixa do meio nem sempre é possível. A parte do solo do mato morre se a temperatura cair abaixo de zero. Quando as condições confortáveis ​​são restauradas, Ruellia cresce novamente.

A Estrela do Sul de Roullia está posicionada como uma planta perene que não tem inverno ao ar livre. No entanto, o limiar de resistência ao gelo indicado é de menos 12 ° C.

No inverno, é aconselhável transferir vasos com ruellium para o inverno para uma sala fria (18 ° C) e água em abundância, manter longe de aquecedores e correntes de ar. Para fazer isso, os arbustos são desenterrados e transplantados em recipientes largos. Se isso não for possível, os locais com Ruellia devem ser cobertos com polietileno durante o inverno.

Condições ao ar livre

  • A luz A planta prefere áreas bem iluminadas, mas com bastante tolerância se sente em uma sombra rasa. Nessas condições, o ruélio florescerá com menos frequência, jogando corolas menores. O dipteracanto variegado não pode ser plantado em áreas com luz solar aberta. Variedades com folhas simples crescem voluntariamente no lado sul do site.

    Ajuda! Com iluminação insuficiente, a planta lança hastes longas e desleixadas. Algumas variedades não suportam a cor brilhante: manchas de queimaduras aparecem nas folhas, a cor muda. Aprenda os recursos de cada variedade.

  • O solo. O solo é bom seco ou ligeiramente úmido. É necessária drenagem ou ar leve e solo permeável. Se o solo estiver saturado demais com umidade e nutrientes, a planta crescerá rápida e imprevisivelmente.
  • Temperatura e umidade. Ruelia é sensível a mudanças de temperatura e umidade do solo. Em condições frias, o crescimento e a floração são suspensos. A temperatura ideal para uma abundante floração exuberante e frescura de vegetação é superior a 20 ° C. A cultura é higrófila.
  • Plantio. Para preservar a precisão e o downsizing de grupos de plantas, o ruellium geralmente precisa ser plantado.
  • Beliscando arbustos fornecerá esplendor de formulários.

Doenças e Pragas

Com os devidos cuidados, em condições adequadas, Ruellia não é propenso a infecções. O principal perigo são insetos (pulgões, moscas brancas, insetos de escala, carrapatos, insetos). Insetos infectam plantas enfraquecidas.

  • O ácaro aparece devido a violações das condições de atendimento. Como se livrar de um intruso:

    1. Trate a folhagem com uma solução com sabão.
    2. Depois de manter a composição, lave as folhas. O filme de sabão bloqueia o oxigênio pelo inseto.
    3. Depois de enxaguar delicadamente, cubra o telhado com uma sacola ou leve-a para a estufa.O carrapato não tolera alta umidade.
  • No verão, a mosca branca ataca Roulia. Dos inseticidas, Actellik ou Fitoverm são aceitáveis.

Para prevenção de doenças, siga as recomendações de cuidados. Apesar de a planta ser bastante caprichosa, a ruellia é uma verdadeira decoração de um apartamento ou de um terreno pessoal. Seguindo as recomendações de cuidados, não é difícil domar uma beleza tropical.

Deixe O Seu Comentário