Um guia detalhado sobre como cultivar um adenio bonito e saudável a partir de sementes em casa

Assim que esta flor incrivelmente bela não for chamada! "Rosa do Deserto", "Lírio Imperial", "Estrela da Sabínia" - os nomes são mais parecidos com linhas de versos do que com descrições botânicas secas.

E não em vão - essa curiosidade, exportada pela primeira vez da Península Arábica, surpreende com o esplendor de sua floração, a originalidade do tronco e a capacidade de se adaptar às condições domésticas em quase qualquer lugar do mundo.

Vamos dizer passo a passo como plantar um adenium por conta própria, para que uma bela flor seja cultivada a partir do material da semente.

Vantagens e desvantagens deste método

A vantagem de propagar o adênio por meio da germinação a partir de sementes é o rápido crescimento do caudex - um tronco de planta espessado formado a partir do sistema radicular e, dependendo da imaginação do hospedeiro, pode assumir várias formas. Adenium cultivado a partir de sementes imediatamente começa a ramificar extensivamente e cresce rapidamente..

Além disso, tendo demonstrado imaginação, desde os primeiros meses de vida, você pode simular a incrível forma de um animal de estimação.

Infelizmente, obter sementes frescas é muito difícil! Mas é o prazo de validade do material de plantio que afeta a germinação de uma planta.

Portanto, comprar em uma loja on-line não é seguro: você não apenas pode obter uma variedade e cor diferente da desejada, mas também não pode obter nenhum resultado do trabalho subsequente.

Embalagens em que a vida útil das sementes é de vários anos, é melhor não levar. Coletado não antes de um ano - esta é a única opção adequada.

Também sugerimos aprender como propagar estacas de adenium deste artigo.

Quando começar a crescer?

Ajuda! Os melhores meses para o plantio de sementes são de março a abril.

As mudas jovens precisam ter tempo para se firmar antes do inverno e obter sua parcela de calor, ar fresco e luz.

Leia mais sobre o cultivo de adenium aqui.

A composição do solo para semeadura

O plantio do solo deve ser respirável e nutritivo. Acidez - fraca ou neutra. A turfa, por ser muito densa e impedir a germinação do sistema radicular, não é adequada. O ajuste ideal inclui:

  • Fibra de coco - 50%.
  • Terra de húmus decíduo - 25%.
  • Fermento em pó inerte (perlita ou vermiculita) - 5-10%.
  • Argila expandida da menor fração (ou tijolo quebrado) - 20% (até 3 mm).
  • Um punhado de chips de espuma de poliestireno triturados.

Como nem sempre é possível encontrar o primeiro componente, ele pode ser substituído pelo solo das suculentas. Os especialistas recomendam as misturas Kekkila, Morris Green e Greenworld Kakteenerde com acidez equilibrada e excelente aeração das raízes.

Eles acrescentam carvão moído e areia grossa do rio calcinada pelo fogo.

Como escolher e preparar o material das sementes?

Para evitar a deterioração das mudas, é necessário o tratamento de sementes antes da semeadura, que ajudará a neutralizar os esporos patogênicos de fungos que se fixaram na superfície e apoiarão o crescimento futuro.

As sementes podem ser embebidas em água morna destilada por algumas horas, mas é melhor usar uma solução fraca de permanganato de potássio (por 30 a 40 minutos) ou uma suspensão usando carvão moído. Isto é seguido pelo tratamento com um fungicida biológico ou sistêmico (por exemplo, fitosporina). Será útil reter as sementes em uma solução de estimulador de crescimento (Energin, Epin) ou zircão por 2-3 horas.

Foto

Abaixo na foto, você pode ver como são as sementes da planta adenium.



Como semear e germinar?

Importante! As sementes eclodem rápida e amigavelmente apenas se um certo regime térmico for mantido na sala: de 30 a 35 ° C. O resfriamento do ar em alguns graus, insignificante à primeira vista, afeta negativamente a germinação e pode causar a podridão do sistema radicular em brotos tenros.

Ao escolher entre semeadura única e em grupo, é importante lembrar as seguintes:

  • A semeadura em um recipiente é mais rápida e permite que as plantas cultivem raízes mais vivas, mas requer muito espaço no peitoril da janela e sob lâmpadas de iluminação artificial.
  • Na segunda modalidade, não existem muitos copos e recipientes, o que economiza espaço. No entanto, essa aglomeração leva ao enfraquecimento dos brotos: os fortes começam a se esticar em antecipação aos fracos, e você pode perder o momento do transplante em vasos individuais (2-3 meses após a semeadura).

Instruções de pouso passo a passo

O plantio de sementes de adênio é realizado em várias etapas:

  1. Uma camada de drenagem é colocada no fundo do recipiente selecionado, em cima dele é metade da extensão do substrato umedecido.
  2. As sementes são colocadas achatadas, a uma distância de 3 centímetros uma da outra, levemente aprofundadas e polvilhadas com o restante da mistura com 5-10 mm de espessura.
  3. O recipiente é coberto com uma tampa (você pode usar metade de uma garrafa de plástico, bolsa ou película aderente) e colocar em um local bem aquecido. Por exemplo, para uma bateria ou aquecedor de aquecimento central. Algumas colheres de chá de água são despejadas na panela.
  4. De manhã e à noite, a tampa é removida por meia hora de ventilação. Todos os dias o solo é pulverizado a partir de um frasco de spray. Rascunhos não devem ser permitidos, nem luz solar direta.
  5. As fotos aparecem durante a primeira semana, geralmente após 2-3 dias. Depois de bicar as sementes, elas devem ser iluminadas com uma lâmpada fluorescente todas as 24 horas por dia e despejar regularmente água na panela.

    Gradualmente, a luz de fundo é reduzida para 18, depois para 16, 14 e 12 horas por dia. O aquecimento inferior é preservado (você pode usar uma almofada de aquecimento, secar sapatos, qualquer outro meio improvisado).

  6. Freqüentemente, o broto vem à superfície com uma concha que impede a abertura das folhas do cotilédone. Essa concha deve ser removida, caso contrário, o germe morrerá.
  7. Com o advento do segundo par de folhas, adênios mais fortes são transplantados para vasos com diâmetros de 5 a 6 cm, uma vez que a raiz das plantas jovens se desenvolve poderosa e grande, o vaso deve ser profundo e clássico.

De que outra maneira plantar sementes de adenium é descrito neste vídeo:

Posso plantar em campo aberto?

Infelizmente, é impossível plantar adênios em campo aberto - eles não criam raízes no clima russo. Mas é possível e necessário nos meses de verão levar a planta para a varanda aberta ou para o jardim.

Cuidados de acompanhamento

  1. Iluminação.

    Uma janela sul ou sudeste é adequada para a planta. Quanto mais luz ela receber, mais abundante e brilhante será a floração. Os raios solares mais ardentes não têm medo de folhas adultas, mas os jovens precisam ser sombreados ao meio-dia.

    Atenção! Em dias nublados, a planta precisa de luz de fundo com um fluorescente ou fitolamp. No inverno, durante o período de descanso, é melhor remover o adenium profundamente na sala.
  2. Rega.

    A rega no verão é abundante e frequente, com a secagem da camada superior do solo, cerca de 2-3 vezes por semana. No inverno, é raro apenas quando a mistura inteira na panela seca. A água utilizada é filtrada, quente.

  3. Temperatura.

    Quanto mais alta a temperatura ambiente, maior a umidade e vice-versa. Modo ideal: 25 a 30 graus no verão, no inverno entre 16 e 20, a planta descarta as folhas e entra em hibernação.

  4. Top vestir.

    O fertilizante é aplicado apenas durante o período de desenvolvimento ativo. São utilizados fertilizantes orgânicos à base de estrume de pombo ou de galinha, além de fertilizantes minerais complexos (Monofosfato, Kemira).

    Plantas jovens (até 3 anos de idade) são alimentadas com fertilizantes com uma grande quantidade de nitrogênio, idade - com uma pequena.

    Se a planta é saudável e as condições são ideais, fertilizantes minerais são usados ​​uma vez por semana (1/4 da concentração recomendada), fertilizantes orgânicos são usados ​​a cada 3-4 semanas (também 1/4).

    Em outros casos, cobertura - uma vez por mês nos mesmos volumes. Uma hora antes da aplicação da fertilização, a planta é regada e pulverizada. O fertilizante não deve entrar no solo da planta. A cobertura foliar é raramente usada, com uma clara deficiência de oligoelementos.

  5. Poda.

    Necessário para:

    • Formação de uma linda coroa.
    • Melhorar o crescimento das plantas. Este procedimento é especialmente necessário para plantas com mais de 5 anos.

    Para plantas jovens, a partir de 3 meses a 3 anos, é melhor beliscar, ou seja, remoção de 2-3 centímetros da parte superior ou ramos do lado. Antes de aparar, o adênio é lavado em água limpa e morna, o corte é feito a uma distância de 1-1,5 cm do caudex.

    As partes doentes da planta são removidas para tecidos saudáveis ​​e a ferramenta de corte é desinfetada em álcool. A secreção abundante de suco pára após 1-2 dias. A altura mínima de corte é 10 centímetros acima do solo. Brotos muito finos que saem após a poda são arrancados.

    Hastes curvas e macias, esfregando uma contra a outra também são removidas. Para estimular o crescimento, você pode remover muito grossa. O cânhamo não deve permanecer após o corte. O local de corte é seco por vários minutos no ar e lubrificado com var de jardim, bálsamo ou pasta especial. A falta de massa não é crítica, mas pode afetar a cicatrização de fatias.

    Importante! Adenium é uma planta venenosa. Pequenas feridas e arranhões devem ser colados com gesso. É melhor usar luvas e lavar bem as mãos e as ferramentas com água e sabão.

    Para impedir que o suco entre nos olhos ou na boca de animais e bebês, não permita que a planta entre em contato com ela.

    A poda e o beliscão durante o período de dormência (inverno e outono) não são realizadas. Os meses adequados são de março a abril, simultaneamente com um transplante de planta.

Quando floresce?

Naturalmente, os jardineiros estão interessados ​​quando o jovem adenium cultivado a partir de sementes floresce. Na maioria das vezes, a planta dá flores por 2-3 anos, às vezes depois - por 4 anos.

E se eu me recusar a dar brotos?

A ausência de floração no quinto ano de vida da planta sugere que as recomendações de cuidados foram violadas. Por que a planta não floresce? Possíveis razões:

  • Falta de luz. A restrição se aplica apenas a indivíduos enfraquecidos e mudas colhidas.
  • Baixa temperatura
  • Vaso de plantio selecionado incorretamente (um vaso grande causa crescimento ativo das raízes e não há força suficiente para o florescimento).
  • Poda de formação não realizada.
  • A planta está superalimentando, como resultado, acumula folhagem excessiva e esgota o sistema radicular.
  • Rega incorreta ou água excessivamente fria.
  • Outra planta foi plantada no vaso. Adenium não gosta de vizinhos próximos.
  • Hereditariedade - por mais surpreendente que pareça, mas em algumas plantas também tem efeito. Se a polinização ocorreu entre os "pais" em floração precoce, o filho deles, brotado das sementes resultantes, florescerá muito cedo.

Conclusão

Uma partícula de exóticos tropicais entrará em casa com um hóspede do quente deserto do sul - adenium. O processo de crescimento de uma semente indefinida em uma árvore real é um processo interessante e um pouco empolgante, e os experimentos subsequentes para moldar a aparência são emocionantes e incontáveis.

Deixe O Seu Comentário