Beleza espetacular: como fazer o epiphyllum florescer em casa e que variedades são adequadas para isso?

Epiphyllum é frequentemente cultivado como uma cultura de ambiente. Essa popularidade é causada por sua floração espetacular.

Pela beleza das flores, o epifilo é chamado de orquídea de cacto. Às vezes, porém, o filocacto, por algum motivo, não recebe botões por um longo tempo e nem todo mundo sabe como fazê-lo florescer.

Nosso artigo falará sobre isso e também aprenderá a cuidar adequadamente dessa planta.

Variedades de plantas com flores

Na natureza, existem 20 espécies de epifillllum. Os criadores desenvolveram muitas variedades híbridas que podem ser cultivadas em casa. Todas as espécies florescem lindamente.

Particularmente popular entre os jardineiros:

  • epifilo angular (Epiphyllum anguliger);
  • Ephyllanthus (Epiphyllum phyllanthus);
  • Epiphyllum Hooker (Epiphyllum Hookeri);
  • irregular (Epiphyllum crenatum);
  • Ackerman (Epiphyllum Ackermanii);
  • Just Pru (Epiphyllum Just Pru);
  • ácido epifílico-pétala (Epiphyllum oxypetalum);
  • Lau (Epiphyllum Laui);
  • Epiphyllum Paul de Lonpre (Epiphyllum Paul de Lonpre).

O florescimento de Epiphyllum ocorre com mais freqüência entre abril e julhocom menos frequência no outono. Cada flor dura cerca de cinco dias. Em boas condições, a planta é capaz de florescer novamente no outono. Nesse caso, ele não hiberna.

Descrição do processo

Os brotos são colocados no espessamento dos brotos localizados nas extremidades das hastes. Eles começam a se desdobrar por sua vez. Cada botão de flor forma uma flor apenas uma vez durante a vida e depois morre.

As flores são grandes, em forma de funil, com um longo tubo de corola. Eles podem atingir 40 centímetros de comprimento. Seu diâmetro, dependendo da variedade, é de 8 a 25 centímetros. A cor das corolas pode ser branca, creme, amarela, limão, laranja, rosa, vermelha. O ovário e o tubo estão cobertos de pelos ou pequenos espinhos. As flores têm um aroma delicado, aberto durante o dia ou à noite.

Foto

Na foto abaixo, você pode ver o epifilo em flor.





Como estendê-lo em casa?

A partir do final de fevereiro, coloque a planta em um local quente, aumente a rega. Na primavera, estimule o epifilo a acordar com um banho quente. Logo surgem espessamentos nos brotos, a partir dos quais as flores se desenvolvem. Em março - abril, os botões de flores são colocados e os botões são formados.

Durante esse período, você não pode virar o vaso com a planta e reorganizá-lo em outro local, caso contrário, os botões caem. É necessário aumentar a temperatura e aumentar a frequência da rega. Adicione o primeiro curativo.

Durante a floração, regue para que, entre os procedimentos, o solo na panela permaneça levemente úmido. Mantenha a uma temperatura não inferior a + 15 ° C, os indicadores ideais são de +20 a + 25 ° C. Alimentando uma vez a cada duas semanas com fertilizantes especiais para cactos. Não pulverize. Se você fornecer boas condições, o epifilo voltará a florescer no início do outono.

Cuidados de acompanhamento

No verão, após a floração, o epífito é mantido ao ar livre ou longe da janela. A planta é sombreada, protegendo da luz solar direta. A sala mantém uma temperatura de +20 a + 25 ° C e alta umidade. A planta é pulverizada com água morna e sedimentada não mais que uma vez por semana. Continue a alimentar. Se necessário, realize atividades de propagação por estacas ou dividindo o mato.

Em agosto, você pode transplantar uma planta se a panela estiver apertada. Desde setembro, reduza a rega, faça a última cobertura. Desde dezembro, o epifilo entra em estado de repouso. A planta é transferida para uma sala com temperatura de +12 a + 15 ° C e baixa umidade. Ou simplesmente limpe da luz solar direta e proteja dos efeitos dos radiadores de aquecimento. Forneça iluminação difusa. Rega com moderação e raramente. Leia mais sobre como cuidar dessa planta bonita em um material separado.

Frutos de filocactus

Epiphyllum é capaz de dar frutos, mesmo em casa. Isso requer polinização cruzada artificial. As frutas são frequentemente cobertas com espinhos, em forma e tamanho semelhantes a uma ameixa. Sua cor depende da tonalidade das flores.

Existem frutas verde-amarelas ou roxas. Você pode comê-los. A polpa tem um sabor adocicado agradável, lembrando uma mistura de abacaxi com morangos. As frutas são consumidas separadamente, como frutas ou bagas, e também adicionadas a vários pratos. Pré-limpo de espinhos. As frutas são usadas na medicina popular. Com base na polpa, são preparadas infusões, pomadas e compressas.

Esses fundos ajudam no tratamento de dores de cabeça, resfriados, doenças do sistema cardiovascular, geniturinário e nervoso, trato gastrointestinal, doenças da pele e articulações. Os frutos são especialmente amplamente utilizados no combate à psoríase.

Por que a planta não pega botões e como fazê-la florescer?

Atenção! Epiphyllum jovem não é capaz de florescer. A planta deve ter de três a quatro anos. Se, por algum motivo, o adulto não fizer isso, as regras de atendimento serão violadas.

Os principais motivos:

  • falta de luz;
  • erros de rega;
  • temperatura e umidade inadequadas;
  • cobertura superior defeituosa;
  • falta de ar fresco;
  • transplantes prematuros;
  • panela muito espaçosa;
  • remoção prematura de brotos velhos;
  • falta de período de descanso.

Para causar a floração, você precisa criar condições especiais:

  1. Muita luz. Escolha um local para o epifilo no parapeito da janela leste ou oeste. Se apenas a direção norte estiver disponível, coloque a planta perto do próprio vidro. Em tais condições, a floração pode ser alcançada, mas não será magnífica. No peitoril da janela sul, o epifilo é ligeiramente sombreado com gaze ou cortina de tule. O sol aberto é prejudicial para a planta.
  2. O regime de rega correto. No inverno, durante o período de descanso, é raro umedecer o solo com pequenas porções de água. Em uma sala fria, basta regar por mês, em uma sala quente - duas vezes. Se o epifilo florescer no outono, não pare de regar. A hibernação dura três meses. Entre fevereiro e março, aumente a frequência da rega. O solo não deve secar, caso contrário, a parte acima do cacto começará a morrer. Use água limpa à temperatura ambiente.
  3. Condições de temperatura corretas. No verão, os indicadores devem estar na faixa de +20 a + 25 ° C. No outono, você pode manter o epifillllum na varanda ou na varanda. Quando a temperatura noturna cair para + 5 ° C, transfira para a sala. Um inverno bem sucedido ocorre em indicadores de +12 a + 15 ° C.
  4. Ar fresco No verão, o epífito se sente mais confortável na varanda ou na rua do que dentro de casa.
  5. Remoção atempada de rebentos antigos. A poda é feita na primavera, antes do início da estação de crescimento. Tais eventos são realizados a cada dois a três anos. Brotos velhos não florescem, eles devem ser removidos para estimular o crescimento de caules jovens. Brotos finos às vezes crescem. As flores não são colocadas sobre eles, é melhor cortá-las para que a planta não gaste sua força. Deixe fortes caules largos.
  6. Transplante oportuno. Não é recomendável transplantar a planta com frequência. Após cada troca do vaso, inicia-se o desenvolvimento ativo do sistema radicular, o que impede o crescimento de caules e a colocação de botões de flores. Espécimes jovens são transplantados a cada dois anos, adultos - a cada três ou quatro anos. O evento é realizado no final da primavera ou início do verão, após o final do período de floração. Use o método de transbordo para não danificar as raízes.
  7. Nutrição completa. No período primavera-verão, fertilizantes para cactos são aplicados a cada duas semanas. No inverno, a cobertura não é necessária.
  8. Uma panela do tamanho apropriado. Epiphyllum floresce quando as raízes ficam apertadas no recipiente. Uma panela rasa é adequada. Ao transplantar, pegue um novo vaso de flores de dois a três centímetros mais largo que o anterior.
  9. Período de descanso. Proporcione um inverno frio com umidade do solo limitada.

Epiphyllum floresce apenas quando mantido adequadamente. Durante a dormência, são necessários frescor e umidade mínima. Quando os botões estão sendo depositados, o epifilo não deve ser perturbado.

Após a floração, os banhos de ar ao ar livre e a pulverização são úteis. Se você seguir todas as recomendações, um epífito adulto certamente encantará seu proprietário com flores magníficas.

Deixe O Seu Comentário