Cactos gigantes, espirais, canadenses e outros cereus. Visão geral das espécies e regras de atendimento

Cereus (Cereus) - um representante da família dos cactos, traduzido do latim significa "vela de cera". Na natureza, existem 2500-3000 espécies de cactos Cereus. Todas as plantas têm uma semelhança morfológica - um caule carnudo e espinhos suculentos.

Algumas dessas plantas exóticas ajudam a criar um sabor único para o escritório e para a casa, em condições de cultivo em vasos que variam de um a vários metros de altura. A presença de um belo recipiente, mais a fantasia de um cultivador, multiplicada pela diversidade de espécies de suculentas, e a sala serão transformadas.

Tipos e variedades populares de cactos e suas fotos

Considere o que existem variedades populares de plantas. Na foto você pode ver como os cactos se parecem.

Gigante


Cereus gigante (Carnegia gigantea) - um verdadeiro gigante da família dos cactos, ele se tornou parte da história do cinema como o icônico "cacto ocidental" apresentado em muitos filmes ocidentais. No Arizona, cactos gigantes formam florestas inteiras e são oficialmente reconhecidos como o símbolo estadual desta região. Sua aparência é tão impressionante e única que o Parque Nacional Saguaro é dedicado a eles.

O cacto cresce até 20 m de altura, parece uma árvore. Tem forma colunar, o caule e os galhos são altos e finos, como colunas. O tronco com nervuras (tronco) é constituído por 10 a 24 costelas e pode atingir um diâmetro de 75 cm, o comprimento dos espinhos chega a 7 cm e o cacto começa a florescer, atingindo 30 a 35 anos e uma altura de cerca de 2,0 m.

Floração à noite, ocorre em maio-junho. Flores - grandes, solteiras, brancas, laranja, amarelas, verdes ou arroxeadas. Os primeiros ramos que crescem nas laterais do caule aparecem somente após atingirem uma altura de 4-5 me uma idade de 50 a 70 anos.

Ajuda! O sistema radicular é poderoso no gigante Cereus, as raízes entram no solo a uma profundidade de cerca de 1,5 M. Esta espécie é resistente a temperaturas extremamente altas e baixas. Os frutos são comestíveis.

Espiral


Espiral (Cereus brasile) é uma forma rara de cacto colunar, com caule carnoso e crescimento em espiral (torcido), como o nome indica. As fotos podem ser esféricas, em relevo ou planas. Muitos brotos curtos, com até 2 a 3 cm de comprimento, são formados nos brotos e a floração é abundante no verão. As flores são lindas e grandes rosa e branco.

Canadense


Cereus canadian (Cereus canadensis) é um cacto alto, semelhante a uma árvore, que cresce na parte ocidental dos EUA, com uma haste nervurada de cor verde-acinzentada. Espinhos de cor marrom avermelhado. Conhecida por suas grandes flores brancas geralmente perfumadas e noturnas. Um dos maiores da família dos cactos. Muitas vezes cultivada em estufas e quartos, a espécie é usada ativamente no paisagismo.

Azure


Cereus azureus (Cereus azureus) - o cacto foi nomeado devido à cor azulada ou verde-azulada do caule. O tronco é colunar poderoso e altamente ramificado. As flores são brancas, em forma de xícara ou com um formato incomum de funil alongado, atingem 25 cm, noturnas, exalam um aroma agradável. A fruta é vermelha ou amarela, geralmente comestível, e as sementes são pretas. Esta espécie exótica é especialmente popular entre os jardineiros.

Peruano


Cereus peruvian (Cereus peruvianus) - esta planta surpreende com enormes flores brancas de neve aromáticas e frutas comestíveis saborosas. Os frutos do cereus também são chamados de maçãs peruanas ou maçãs do deserto. A fruta carnuda e suculenta tem um delicado sabor e aroma pronunciado de "cacto".

Suco de cacto reduz o açúcar no sangue e o colesterolajuda com diabetes, hipertensão, asma e tosse convulsa, o que leva ao seu uso para fins medicinais. Exótica, bonita, esta espécie é ideal para o cultivo interno. Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, o Cereus peruano se tornou uma planta popular e na moda.

Forte


Cereus forte (Cereus validus) - uma espécie arbustiva ou semelhante a uma árvore com até 2 metros de altura é endêmica na Argentina, Bolívia e Paraguai. O Validus é amplamente distribuído em vários habitats: em planícies áridas, florestas, pântanos montanhosos e salgados.

Atinge uma altura de cerca de 2 metros (às vezes 7 m ou mais). Possui haste reta com ramificações cilíndricas ramificadas verde azulado ou verde claro e armado com espinhos longos. A superfície do caule é nervurada; existem cerca de 7 (8) nervuras largas pronunciadas.

O número de brotos suculentos laterais é de 5-8 peças, com uma espessura de 5 a 10 cm (até 13 cm na base) de cor verde-oliva claro ou cinza-esverdeado. As areolas são pequenas, redondas e ligeiramente pubescentes. Espinhos de brotos cinza-amarelados, retos, rígidos, com até 2 cm de comprimento.

Os espinhos centrais são geralmente de 2 a 3 peças, são mais longos, têm uma cor cinza escura. Na primavera, antes do início do verão, produz grandes flores em forma de funil, brancas ou branco-rosadas no interior e avermelhadas na borda externa, com 16,5 a 20 cm de comprimento e 8 a 12 cm de diâmetro.

Repandus


Cereus repandus (Cereus repandus) - cacto colunar grande, ereto e espinhoso com hastes cilíndricas cinza-verde e azul, com até 10 m de altura e até 20 cm de diâmetro, as flores noturnas com até 15 cm de comprimento permanecem abertas apenas por uma noite. A fruta, conhecida como maçã peruana, não possui espinhos, do vermelho-violeta ao amarelo e até 5 cm de diâmetro. Segundo a maioria das fontes, Cereus repandus é um dos nomes de Cereus peruano, devido a muitas características morfológicas semelhantes das plantas.

Yamakaru


Cereus Yamacaru (Cereus jamacaru) é encontrado no nordeste do Brasil, nas Índias Ocidentais, bem como em alguns vastos territórios insulares. Este cacto se espalhou muito além de seus habitats naturais, em todas as zonas climáticas, da costa ao deserto, crescendo tanto em solo rochoso e arenoso quanto em rochas, e se tornou uma planta invasora.

É um cacto parecido com uma árvore de até 12 metros de altura. O caule é colunar, cilíndrico, com superfície nervurada - possui 6 nervuras de cor verde acinzentada. Inúmeros ramos com espinhos formidáveis ​​são levantados, formando um topo compacto. Espinhos de um tom amarelo claro, marrom-avermelhado na base, com 1,5 a 20 cm de comprimento.

As flores são grandes e brancas, com um odor perfumado, com um diâmetro de até 20 a 25 centímetros. Eles florescem ao entardecer e murcham de manhã, florescem apenas à noite. O fruto da planta tem uma cor roxa muito saturada. Carne comestível de cor branca com pequenas sementes negras.

Uruguaio


Cereus uruguaio (Cereus uruguayanus) é a forma geográfica e morfológica do cereus generalizado, encontrado apenas no Uruguai. Este cacto perene, semelhante a uma árvore, cresce como um candelabro, com numerosos ramos colunares, de 5 a 15 m de altura e cerca de 1,5 m de diâmetro.O tronco com 4-5-6-8 costelas, geralmente com grandes manchas amarelas nas laterais, é coberto com um revestimento de cera tonalidade azulada.

Agulhas com pontas, amarelo dourado ou marrom, com até 2 cm de comprimentoformado em grupos. As aréolas no topo da planta costumam ter mais pontas, mais longas e pubescentes. A flor é grande, noturna, alongada, em forma de funil, com um comprimento de 20 a 30 cm e até 15 cm de diâmetro.

Os segmentos externos do perianto são marrom-avermelhados, os segmentos internos são brancos, largos e opacos. Os brotos crescem rapidamente, saindo dos galhos, como pequenas cobras. Dentro de duas semanas, dezenas de flores se abrem, sempre à noite e quase simultaneamente.

No meio do dia seguinte, todas as flores se fecham e desaparecem, o que, aparentemente, é uma estratégia de conservação da água dos cactos. As flores são seguidas por suculentas frutas do tamanho de ovos de ganso, contendo uma delicada polpa branca e doce com sementes pretas crocantes.

Serpentinus


Cereus serpentinus (Cereus serpentinus) - cactos colunares arbustos delgados de crescimento rápidoque geralmente crescem em grupos. O caule é serpentino, escuro, cilíndrico, com 3 a 6 metros de comprimento e 2,5 a 5 cm de diâmetro.Existem 10-17 costelas sem corte no caule, aréolas brancas e levemente pubescentes.

Os espigões são semelhantes a agulhas - das 9 às 14 esbranquiçadas e avermelhadas. Espinhos jovens, com pontas mais escuras, 10 a 30 mm de comprimento. Plantas adultas com grandes flores em forma de funil. São brancos com segmentos externos rosados, de 15 a 20 cm de comprimento (15 cm de diâmetro), muito perfumados.

Frutos 4-6 cm de comprimento, ovóides, vermelhos, comestíveis, espinhosos. Quando os frutos amadurecem, os espinhos caem. No México, é uma das espécies mais cultivadas devido à beleza das flores brancas que se abrem à noite.

Regras para cuidados com as plantas

Cuidados gerais

Cereus é despretensioso, portanto, é fácil ficar em casa. É uma cultura fotófila, precisa de muita luz, ama os raios do sol e tolera verões quentes. No inverno, é importante proporcionar à planta um período inativo completo sob luz intensa e a uma temperatura baixa não superior a 15 ° C. A rega é realizada com pouca frequência, aumentando a intensidade no verão. Nos meses de verão, às vezes você pode pulverizar para acumular fluido suficiente nos tecidos sem umidade excessiva no solo.

  • Temperatura. A planta tolera bem altas (+ 25 ° C e mais) e baixas (+8 ° C). Periodicamente, você precisa ventilar a sala, não é necessário retirar a planta. No inverno, é recomendável manter-se fresco a uma temperatura de +15 a + 18 ° C.
  • Rega. De abril a setembro, é necessário regar abundantemente a planta regularmente. No inverno, a planta não deve ser regada, pois isso pode causar deterioração do sistema radicular. A rega no inverno é permitida no máximo 1 vez em 1,5 meses com uma pequena quantidade de água morna.
  • Umidade. No período seco do verão, o cereus pode ser pulverizado com água estagnada à temperatura ambiente ou atingido um nível de 40-50 ° C. É melhor pulverizar de manhã, quando a luz do sol ainda não é intensa o suficiente.
  • Solo. Todos os cactos adoram solo permeável misturado com calcário, cascalho, carvão vegetal. O substrato do solo deve consistir em 2 partes de grama, 2 partes de solo frondoso, 1 parte de argila e 1 parte de areia grossa. No fundo da panela, crie uma camada de drenagem de cacos e pedrinhas.
  • Fertilizantes. Para o crescimento e desenvolvimento normais do cereus, é necessária alimentação mensal regular, realizada de abril a julho. Os fertilizantes líquidos para cactos são adequados para isso (use as dosagens indicadas na embalagem). Se o solo é nutritivo, basta fertilizar o solo uma vez por ano.
  • Período de descanso. É muito importante fornecer à planta um período inativo no inverno, interrompendo completamente os cuidados: regar e adubar. Coloque o cereus em um local fresco e bem iluminado, com segurança "esqueça" até a primavera.
  • Transplante. A necessidade de transplante ocorre se a planta perde sua bela aparência, elasticidade e cor, via de regra, após vários anos de crescimento no mesmo substrato.Ajuda! É melhor transplantar plantas durante o crescimento ativo em maio-junho ou agosto-setembro.

Cereus é despretensioso. Para que os cactos cresçam, se desenvolvam e floresçam normalmente, eles precisam criar condições semelhantes às condições naturais de vida: no inverno, baixas temperaturas e na primavera e verão - altas. Facilite isso. Graças ao cuidado simples, boa imunidade a pragas e uma aparência exótica, a flor se tornará uma decoração digna do ambiente doméstico ou do escritório.

Vídeo útil

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre o Cereus cacti:

Deixe O Seu Comentário