Que tipo de flor é a peperomia de Lillian? Regras para cuidados e reprodução em casa
Nas janelas de escritórios e apartamentos, às vezes há uma planta com folhas e flores enrugadas, semelhantes a bandeiras brancas em postes vermelhos.
Esta flor é chamada Peperomia da Lillian Caperata. No artigo, veremos como essa planta se parece.
Aprendemos como cuidar adequadamente de uma flor em casa, como lidar com pragas e várias doenças e também estudamos os tipos de reprodução.
Descrição botânica
Peperomia caperata (Peperomia caperata), uma das muitas espécies do gênero Peperomia da família da pimenta. O nome do gênero - "pimenta" - se deve ao fato de as folhas de peperomia, quando esfregadas, exalarem o cheiro de pimenta. Nos países de língua inglesa, a peperomia é chamada de "planta de radiador" - "radiador de flores" e "Baby rubber plant" - "Baby Ficus".
Caperata peperomia (ou peperomia enrugada) foi nomeada por causa das folhas enrugadas. Quanto às espécies de Lilian, o nome foi dado a ele por causa da distante semelhança de inflorescências com flores de lírio. Como a maioria das variedades de peperomia, Lillian surgiu naturalmente, sem os esforços dos criadores.A flor foi descrita oficialmente apenas em 1958, embora já fosse conhecida na floricultura de interior, na Europa e na América. O botânico americano T.J. Yanker, especialista da família Pepper, não conseguiu rastrear a origem da espécie e usou um espécime de herbário.
Peperomia Lilian é uma planta herbácea baixa, raramente superior a 30 cm de altura. As folhas são de cor verde esmeralda, parecendo um coração. No lado errado, a sombra é mais clara.
A semelhança das flores de Lillian peperomia com um lírio é apenas externa. De fato, em cada pedúnculo longo vermelho-acastanhado, não uma floresce, mas muitas pequenas flores, coletadas no ouvido. A orelha é embrulhada em uma folha de cobertura branca como a neve com um sino no final. O sino geralmente está localizado em ângulo com a parte principal da inflorescência. É esta folha de cobertura que se assemelha a uma flor de lírio. O local de nascimento da planta são as florestas tropicais do Brasil.
Foto
Mais adiante na foto, você pode ver como a flor fica.
Home Care
Os floristas observam que a peperomia é uma planta despretensiosa. No entanto, existem várias regras de atendimento domiciliar que devem ser seguidas para a peperomia de Lillian caperata.
- Temperatura A planta é termofílica e não tolera frio. No verão, a temperatura deve ser mantida em 22 ° C, no inverno - cerca de 20 ° C, mas não inferior a 17 ° C.
- Rega. É necessário regar abundantemente durante o período de crescimento - no período primavera-verão, mas o excesso de umidade é prejudicial para o sistema radicular. No período de outono-inverno, a peperomia deve ser regada com moderação. Peperomia não morrerá se você não a regar por vários dias.
- A luz A flor é fotofílica, mas não pode suportar a luz solar direta por um longo tempo. Janelas preferidas de frente para leste ou oeste. No inverno, você pode usar lâmpadas fluorescentes para estender o horário de verão para 8 a 9 horas (considerando o período de luz natural).
- Solo. Peperomia ama solo neutro. Você pode comprar o solo pronto ou prepará-lo misturando solo do relvado, solo de folha, areia e turfa na proporção de 1: 2: 1: 2. O solo deve estar solto, caso contrário, o sistema radicular não poderá se desenvolver.
- Poda. Plantas jovens (até 2-3 anos) são cortadas para fins decorativos - para formar um arbusto. Os arbustos adultos não toleram este procedimento. Primeiro, a planta é cuidadosamente inspecionada, escolhendo os brotos a serem removidos. Em seguida, esses brotos são aparados com tesouras de jardim (é aconselhável higienizá-los primeiro). Também elimine folhas murchas. Além disso, às vezes as inflorescências são removidas para que o jovem arbusto possa ganhar força.
- Top vestir. Para alimentar a peperomia de Lillian, fertilizantes minerais complexos são usados. Desde o início da primavera até o final do outono, é alimentado 2 vezes por mês, no inverno - 1 vez por mês.
- A panela. Peperomia Lilian pode ser cultivada em vasos de barro e plástico. Não deve ser muito grande em tamanho.
- Transplante Uma planta jovem (com cerca de 3 anos) é transplantada todos os anos, depois uma vez a cada dois anos ou menos, conforme necessário. Ao transplantar, é utilizada uma panela com um diâmetro de 2 cm maior que a anterior, e um pouco mais profunda. Para eliminar a estagnação da umidade, uma camada de drenagem de cerca de 6 cm (argila expandida, tijolo quebrado, casca de ovo etc.) deve ser colocada no fundo. Antes de transplantar a planta, é aconselhável calcinar ou vaporizar o solo para matar infecções por fungos e pragas.
O arbusto de peperomia é cuidadosamente removido da panela (segurando a panela de ambos os lados) junto com um pedaço de terra. Depois, o solo é sacudido das raízes e lavado, tomando cuidado para não danificá-lo. Solo em uma panela nova umedecer. O arbusto é colocado em uma panela nova, espalha as raízes, polvilha-as com terra, mas não as ram. O solo é umedecido novamente e, quando assenta, eles adicionam um novo. A água do poço deve ser drenada.
- Invernada. No inverno, reduza a quantidade de água e de cobertura e forneça iluminação adicional, conforme descrito acima. Em nenhum caso é permitido baixar a temperatura abaixo de 15 ° C. Os rascunhos devem ser eliminados - uma corrente de ar gelado pode matar uma planta.
Reprodução
Peperomia Lilian é propagada das seguintes maneiras.
Estacas
O método mais comum de reprodução.
- A haste é retirada da haste ou do topo. O principal é que o identificador tenha pelo menos dois nós.
Ajuda Um nó na botânica é um segmento do caule no qual se formam folhas, galhos, raízes aéreas, brotos e outros órgãos laterais.
- A poda de estacas é realizada no final da primavera ou início do verão.
- A faca deve ser desinfetada.
- As mudas podem ser colocadas na água e aguardar o aparecimento das raízes. Eles também podem ser plantados diretamente no solo preparado.
- Antes disso, os pecíolos são colocados por duas horas em uma solução de permanganato de potássio ou em uma ferramenta especial que estimula a formação de raízes (o corte deve ser direcionado para baixo).
- Após duas horas, as estacas são removidas da solução, aspergidas com giz ou carvão ativado triturado e secas ao longo de um dia.
- Então eles são plantados no solo preparado. Também para fazer o enraizamento, você pode usar musgo, areia, lascas de turfa ou vermiculita.
- Cerca de um mês - antes da formação das raízes - as estacas são mantidas em casa de vegetação. Para fazer isso, use frascos de vidro ou garrafas de plástico, cortados no tamanho necessário. O solo não deve secar durante esse período.
- Quando as mudas criam raízes (isso ocorre em 80% dos casos), elas precisam ser plantadas em vasos separados.
Estacas de folhas também são usadas. Todos os mesmos procedimentos que para estacas são realizados para folhas individuais. Uma planta adulta é selecionada (pelo menos três anos). O pecíolo deve ser reduzido o máximo possível.
Dividindo o mato
Um transplante normal é realizado, como descrito acima, mas as raízes precisam ser separadas umas das outras e as várias plantas resultantes serão plantadas em vasos separados.
Sementes
Um método bastante demorado, adequado para jardineiros experientes. As sementes podem muito bem amadurecer em casa, Você também pode comprá-los em uma loja especial.
- Recipientes rasos e rasos são levados para a semeadura, sendo preenchido o solo constituído por solo especial para plantas decíduas decorativas com a adição de areia do rio.
- O solo é umedecido, as sementes são colocadas em sua superfície, após o que outros 1,5-2 mm são derramados.
- Usando uma pistola, umedeça o solo novamente e cubra os recipientes com vidro ou filme plástico.
- As panelas devem ser mantidas sob luz forte e a uma temperatura de 24 a 27 ° C (você pode aquecê-las por baixo).
- Todos os dias você precisa ventilar as lavouras por 5-7 minutos para evitar a podridão.
- Pulverize o solo, não permitindo que ele seque.
- Quando 1-2 folhas reais (não cotiledonares) aparecem, as plantas são plantadas em vasos de turfa com solo para peperomia.
- Seis meses depois, quando 6-7 folhas são formadas nos brotos, elas são transplantadas para vasos com um diâmetro de 7-8 cm.
Floração
Essa variedade de peperomia é uma das poucas variedades de plantas cujo valor decorativo é não apenas folhas, mas também flores. Portanto, os brotos não são podados, como em outras espécies, mas os deixam florescer. Floresce no verão. Desde Quando a floração exige muita energia da planta, durante esse período, é necessária nutrição adicional. Se a reprodução de sementes não for planejada, é melhor podar pedúnculos desbotados.
Doenças e Pragas
O cuidado adequado é a chave para a saúde da peperomia de Lillian.
Com a falta de umidade, pode perder folhas, um excesso de umidade leva ao apodrecimento das raízes. Plantas enfraquecidas podem ser afetadas:
- ácaro;
- cochonilha;
- tripes;
- nemátodos.
Nesse caso, você deve tratar a planta com inseticidas especiais ou usar meios improvisados. Então uma solução de álcool ajuda a partir de uma cochonilha - um pedaço de algodão é umedecido e a planta é limpa. Em caso de dano com um ácaro, um arbusto é ensaboado com uma esponja e depois lavado sob um banho quente.
Flores semelhantes
Peperomia Lilian tem muitos parentes decorativos próximos e distantes dessa espécie.
- Ondulação esmeralda (ondulação esmeralda) - outra espécie espécie. É valorizada por belas folhas enrugadas de cor verde escuro, mas, diferentemente de Lilian, suas flores não são tão decorativas. Em fontes inglesas, o nome Emerald ripple peperomia às vezes é usado como sinônimo do nome de toda a espécie (Peperomia caperata).
- Ondulação da Borgonha ("Ondulações da Borgonha") semelhante à peperomia Onda esmeralda, mas cor diferente da folha de Borgonha, remanescente do vinho da Borgonha.
- Ondulação de prata ("Ondulações de prata") difere nas folhas verde-claras com sulcos escuros contrastantes.
- Limão ("Limão") tem um tom de folhas ainda mais claro.
- Senhora Branca ("Senhora Branca") - variedade com manchas brancas nas folhas.
Peperomia do capparate Lilian é uma planta bonita, fácil de cultivar em casa. Se você seguir as regras simples de atendimento, será agradável aos olhos por muitos anos.