Qual o caminho a escolher e como plantar um cacto sem raízes?
Os principais métodos de plantio de um cacto sem raízes incluem sua propagação por processos, estacas, sementes, enxertos. Todas as vantagens e desvantagens desses métodos serão discutidas neste artigo. Você aprenderá a que hora um cacto é melhor propagado por brotos e estacas e como fazê-lo corretamente.
E também contaremos em detalhes sobre como escolher o solo e a capacidade de plantar esta planta suculenta, sobre as regras para cuidar da planta plantada e sobre os problemas que podem surgir quando ela estiver enraizada.
Vantagens e desvantagens dos métodos
O método mais simples e mais amado por muitos cultivadores de flores de propagar um cacto sem raízes é a separação e o plantio de processos, estacas. Esses métodos são simples e adequados, mesmo para os amantes inexperientes de plantas espinhosas. Os métodos também têm desvantagens: a cada geração subsequente de processos destacáveis, a planta mãe degenera, ou seja, fica mais fraca.
A reprodução por sementes requer muito tempo, nem todas as sementes germinam e produzem "prole". A propagação da vacinação é adequada para conservar espécies caprichosas e de crescimento lento., requer certas habilidades do produtor. No entanto, o resultado é sempre imprevisível.
Quando é melhor cortar e propagar processos?
A melhor época para estacas e propagação por processos é de abril a julho. O cacto prefere a primavera e o verão - períodos de vegetação ativa das plantas. No inverno, todos os processos metabólicos em qualquer planta, incluindo as suculentas, ocorrem lentamente. É indesejável fazer qualquer manipulação com a flor no inverno.
Como escolher e preparar a terra para o plantio?
Definitivamente em terras comuns, uma planta jovem não pode se desenvolver completamente. Portanto, para o plantio, você precisa comprar um substrato em uma loja especializada. Na embalagem deve ser marcado "Para cactos e suculentas".
Você pode fazer a mistura necessária com as próprias mãos: misture 2 partes de areia do rio, 2 partes de solo do jardim, 1 parte de turfa. Você pode adicionar um pouco de bolas de espuma, moídas em um moedor de café, casca de ovo.
Um pré-requisito para encher o tanque é a presença de drenagem.. Deve ocupar um volume no pote igual à sua parte 1/2 - 1/5.
A drenagem pode consistir em argila expandida, seixos, seixos pequenos, tijolos quebrados, espuma de poliestireno quebrada e rolhas de vinho cortadas anteriormente.Qual deve ser o pote?
Você pode plantar um cacto em recipientes de plástico e argila. O plástico não absorve a água e não altera a temperatura do solo, a argila fornece acesso aéreo às raízes. Obviamente, a capacidade não deve ser de ferro: a corrosão afetará negativamente o solo e o estado do sistema radicular. A principal condição é que a panela tenha furos de drenagem.
Quanto ao tamanho do vaso, é necessário levar em consideração a estrutura do sistema radicular de cada tipo de cacto. Os suportes do sistema central devem ser cultivados em vasos profundos e estreitos, e superficiais e ramificados - rasos e largos.
Como plantar uma flor em casa?
Scions
- Separe cuidadosamente as “crianças” da planta mãe com uma faca afiada e desinfetada. Polvilhe o local do corte com carvão.
- Seque os brotos em um local escuro e fresco por 3 dias - 1 semana (a duração da secagem depende do tipo de cacto).
- Encha a panela com drenagem, depois o solo. A camada superior do substrato deve ser umedecida.
- A filmagem é colocada no centro da panela com uma fatia para baixo, sem cair. Se o processo for com raízes, depois de colocado no recesso, é necessário endireitá-lo suavemente e preencher os vazios com o solo, levando-o levemente na base do processo para fixação.
Leia mais sobre a criação de cactos em crianças em um artigo separado.
Estacas
- Com uma faca afiada limpa, corte o caule de 8 a 20 cm de comprimento, dando-lhe uma forma cônica (as fatias são feitas ao longo da borda em um ângulo de 30 a 40 graus).
- Coloque o corte deve ser polvilhado com carvão.
- Em seguida, você precisa secar o pedúnculo por 2 dias - 3 semanas, deixando-o na posição vertical. A haste deve ter uma superfície dura no corte, caso contrário, pode simplesmente apodrecer no substrato.
- Cubra o fundo da panela com drenagem e, em seguida, com um substrato umedecido.
- O caule é enterrado estritamente verticalmente no solo em 1,5 cm, o solo é ligeiramente esmagado ao redor para melhor fixação.
- Para os cactos da floresta, você pode organizar uma mini-estufa: cubra o recipiente com vidro ou um saco, sem esquecer de ventilar sistematicamente.
Mas em nenhum caso isso pode ser feito para as suculentas do deserto - a planta morrerá imediatamente.
- Após 2 a 3 semanas, a estufa pode ser removida.
Sementes
- Mergulhe as sementes compradas na loja em água por um dia.
- Após 10 minutos, coloque as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Cubra o fundo do recipiente com areia grossa (1 cm) e depois com terra.
- As sementes de cacto são distribuídas uniformemente sobre a superfície do solo (3 a 5 peças por 1 cm quadrado). Eles não precisam ser pressionados no chão.
- O topo pode ser triturado com uma leve camada de areia peneirada.
- Mergulhe o recipiente em água para que umedeça o solo através dos orifícios de drenagem.
- Para manter a umidade necessária do solo e do ar, os vasos de sementes devem ser cobertos com vidro, deixando um pequeno espaço para a circulação de ar.
Escrevemos aqui sobre as características do cultivo de cactos a partir de sementes, bem como o que fazer se as sementes não se enraizarem.
Vacinado
- Primeiro você precisa regar o estoque.
- Use uma faca afiada e higienizada para cortar o caldo.
- Aplique um descendente ao material para que seus centros coincidam.
- Fixe o caldo e o descendente por todo o pote (faixa elástica, fita, bandagem). Esta fixação pode ser removida após 1,5 a 2 semanas.
- Cubra com uma jarra de vidro, que deve ser aberta diariamente para a ventilação da planta.
Você descobrirá sobre o que é o procedimento de vacinação, por que é necessário, suas vantagens e desvantagens aqui.
Cuidados de acompanhamento
- Scions e estacas.
- Um recipiente com uma muda jovem é colocado em um local em que a temperatura média seja de + 18 ° C a + 20 ° C.
- Nos primeiros dias em que a planta não é regada: para impedir que ela seque, você pode simplesmente pulverizar a camada superior do solo da pistola.
- Depois que o cacto jovem for aceito, ele deve ser regado 1-2 vezes por semana: o solo superficial deve ser sempre ligeiramente seco.
- Sementes.
- A temperatura na sala, que contém recipientes com mudas de cactos, deve ser bastante alta - + 25C - + 30C.
- A rega é realizada 1 vez em 3 - 4 dias.
- Quando as mudas atingem o tamanho de uma ervilha, devem ser plantadas em vasos individuais.
- Vacinação.
- A planta deve primeiro ser protegida da luz solar direta, mas seu habitat deve ser brilhante.
- A princípio, até que o corte seja seco, a planta não precisa ser regada e, em seguida - condições moderadas de rega e temperatura + 18C - + 20C.
Por que não pode torcer?
O cacto é uma planta que não requer atenção e cuidados especiais. Quase todas as tentativas de propagação são coroadas de sucesso. Mas certas dificuldades ainda podem surgir.
- As sementes não brotam.
Muito provavelmente, as sementes foram polvilhadas com uma espessa camada de solo. A situação não pode ser resolvida; esse fato deve ser levado em consideração na próxima tentativa. Ou a temperatura ambiente não é alta o suficiente, talvez o produtor tenha esquecido de cobrir o recipiente com vidro ou filme. A saída é aumentar a temperatura na sala, criar uma mini-estufa.
- O broto sem raízes murcha.
A razão para esse fenômeno está no tamanho pequeno do "bebê": ele simplesmente não tinha reservas suficientes de nutrientes para o enraizamento.
- Um tiro sem raízes não enraíza.
Talvez ao molhar o "bebê" se mexa. É necessário garantir que a filmagem seja imóvel.
Existem muitas maneiras de propagar cactos. E somente o produtor escolhe o método que o ajudará a reabastecer sua própria coleção de favoritos espinhosos.