O que é uma orquídea de baunilha e como cuidar dela? Foto de flor

O aroma de baunilha para muitos é algo de uma infância distante: rolos de baunilha, sorvete de baunilha delicioso e perfume da mãe. Mas poucas pessoas suspeitam que o tempero seja obtido das sementes ... orquídeas! A planta cresce na América Central, é cultivada em muitos países como uma especiaria cara. Além disso - uma orquídea de baunilha pode ser cultivada na sua janela!

Interessante: o fato de o cheiro da baunilha realmente afetar nosso sistema nervoso, relaxante e calmante, foi comprovado pelos cientistas.

Descrição de Vanilla Flower

O gênero de orquídeas Vanilla possui mais de 100 variedades, mas a mesma baunilha é obtida de apenas três. A mais famosa baunilha planifolia (baunilha escamosa). É uma espécie comum que cresce em trópicos úmidos, como as Antilhas, o México e o Panamá. O nome genérico latino é derivado da palavra espanhola vainilla - "pod". Frutas de baunilha realmente têm essa forma.

A orquídea baunilha é uma videira suculenta, crescendo parcialmente no solo e parcialmente como epífita. Ela começa sua vida brotando e torcendo em folhas podres. No futuro, ela "arrasta" as árvores, usando suas raízes aéreas para isso. Uma planta adulta pode atingir um comprimento de até 30 m em seu ambiente natural. Nas estufas, raramente excede 15 m, em casa - menos ainda.

Trepadeira orquídea trepadeira, distingue-se por uma estrutura de tecido especial que armazena e preserva ativamente a água. O caule de uma orquídea de baunilha é muito fino e longo; as folhas estão localizadas ao longo de todo o seu comprimento. São grossas, coriáceas, com até 18 cm de comprimento, formato elíptico, sempre-verde. A partir de cada nó foliar, crescem raízes aéreas que sustentam a videira - de cor verde-acinzentada.

As flores planas de baunilha não são muito eficazes em comparação com outras variedades de orquídeas: são discretas, verde-amarelas e não são muito grandes (até 10 cm de diâmetro). Pétalas de flores como se cobertas com cera. As inflorescências são coletadas em pincéis de 5 a 7 peças cada, elas aparecem nas axilas das folhas, na maioria das vezes na parte superior da planta, nas extremidades dos brotos - muito raramente. Flores, como frutas da orquídea, têm um sabor de baunilha persistente, agradável e facilmente reconhecível.

O período de floração da orquídea baunilha é muito curto: o botão vive apenas 8 horas. Durante esse período, ele deve florescer e polinizar completamente. O último não é fácil: apenas as abelhas do gênero Melipona, que vivem no México, polinizam flores de baunilha. Ocasionalmente, os beija-flores também desempenham essa função. Não é de surpreender que a baunilha, colhida de frutas, não flores de plantas, seja tão apreciada.

Ajuda! Ao cultivar orquídeas de baunilha, você pode fazer negócios: 4 gramas das vagens desta planta na Europa são vendidos por um custo de 4 a 8 euros, ou seja, um quilograma de baunilha pode custar até 2 mil euros!

No entanto, a orquídea de baunilha floresce por até um mês. Isso ocorre porque os botões não são abertos de uma só vez, mas por sua vez. Se a polinização foi bem-sucedida, as vagens são amarradas na planta - também em grupos de 6 a 10 peças. Vagens, como flores, são verde-amarelo, com um cheiro persistente. Eles são longos (até 25 cm). Até que a fruta amadureça completamente, leva até 7 meses.

História de criação

Hoje orquídea baunilha é cultivada para venda em Zanzibar, Oceania, Indonésia, Seychelles, Madagascar. Tal cultivo só foi possível depois que o segredo da polinização das plantas foi revelado. Os europeus fizeram isso no século 19, eles também espalharam especiarias perfumadas pelos países.

A baunilha continua sendo uma cultura agrícola (a única!) Hoje polinizada à mão. O trabalho infantil é frequentemente usado para isso - é possível polinizá-los com até mil brotos por dia ... A propósito, o método de polinização manual da baunilha também foi descoberto por uma criança - Edmond Albius, de 12 anos.

Mas os descobridores da planta ainda não eram os europeus, mas os astecas. Sem saber o segredo da polinização, eles coletaram baunilha selvagem e a usaram como remédio e tempero. Ela deitou sua bebida tradicional para calçar - o ancestral do chocolate quente moderno com especiarias. Naquela época, esse tempero realmente valia seu peso em ouro: os astecas chegaram a cobrar impostos com vagens de baunilha!

Baunilha planifolia e outras espécies

A baunilha planifolia é considerada uma planta única. Ao contrário das outras duas espécies também cultivadas para venda (Vanilla pompona e Vanilla tahitensis), produz as melhores variedades de baunilha e as vagens mais longas. A orquídea baunilha difere de outros representantes da família das orquídeas, pois cresce na forma de uma videira e pode crescer incrivelmente longa. Ela também tem uma semelhança: como as outras variedades de orquídeas, uma orquídea de folhas planas tem muitas raízes aéreas e folhas verde-escuras e densas características.

Entre outras variedades conhecidas, destaca-se a baunilha do Taiticrescendo no Taiti, ilhas da Polinésia Francesa e Niyue. A baunilha das Índias Ocidentais cresce no Caribe e na América do Sul. Essas plantas são usadas ativamente em perfumes.

Foto

Veja como a orquídea de baunilha fica na foto.





Flor de orquídea

Orquídeas com flores de baunilha - esse é o problema em que jardineiros experientes não podem se reunir. Sob condições naturais, a planta floresce no terceiro ano. Em casa, uma orquídea teoricamente também pode florescer, mas na prática é difícil esperar.

Há sortudos cuja flor ainda floresce. São necessárias duas condições para isso:

  • A altura não é inferior a 10 metros.
  • Calor constante (não inferior a +25 ºС no verão e +20 ºС no inverno).

Há um paradoxo associado à segunda condição: há mais chances de florescer na janela sul, mas suas folhas queimam e assumem uma aparência desorganizada. E na janela leste ou norte, as folhas permanecerão em ordem, mas a floração não pode esperar.

Esta espécie de orquídea não tem um período adormecido pronunciado, portanto não funcionará para estimular a floração dessa maneira.

Importante! É impossível obter os frutos de uma orquídea de baunilha em casa.

Se a orquídea de baunilha florescer no parapeito da janela, ela recompensará o proprietário por todos os esforços. Muitas flores - amarelas, verdes ou até brancas - são formadas muito, a floração dura até três semanas. Neste momento, um aroma agradável e delicado vem da planta, permitindo que você se sinta não em casa, mas em ilhas tropicais distantes ...

Uma orquídea que floresce não requer nenhum cuidado especial. Após a floração, você precisa cortar os pedúnculos.

Olhamos para o vídeo como é a orquídea Vanilla em flor:

Instruções de cuidados

Se você quiser instalar um pedaço dos trópicos em sua casa, precisará tentar. São necessárias condições especiais para o crescimento suave de uma orquídea de baunilhao mais próximo possível do habitat natural. Ou seja, uma floresta tropical, onde é quente, úmido e não há falta de iluminação.

Seleção de assento

Tal como acontece com outras orquídeas, você precisa escolher um lugar quente e aconchegante com luz difusa. Rascunhos são contra-indicados, luz solar direta - também. Melhor sudoeste ou leste. Para garantir que a orquídea não doa, você precisa fornecer excelente circulação de ar.

Solo e vaso

No ambiente natural, baunilha é uma videiraque cresce agarrando-se aos troncos das árvores. Ela deve ser colocada em casa em uma panela pendurada e fornecer um lugar para ela passear. Você pode preferir um vaso de flores comum, mas nesse caso você precisa de apoio para que a orquídea lance suas raízes aéreas. Uma malha é melhor.

O solo requer respirável, rico em matéria orgânica. É um pouco diferente do habitual para epífitas. Você pode usar o solo comum do jardim, adicionar casca de pinheiro, raízes de samambaia e um pouco de esfagno (mistura 2: 1). O carvão é descartado. Experimente a mistura resultante: deve ser leve e solta.

Temperatura

Temperatura ideal - de +25 a + 30 ° C o tempo todo (tanto no inverno quanto no verão). Se não houver tais condições, tente não baixar a temperatura abaixo de +18 ° C. A orquídea baunilha será capaz de se adaptar às temperaturas diurnas 4 ° C abaixo da permissível, mas deve-se tomar cuidado para garantir que não haja quedas acentuadas de temperatura no claro e no escuro.

Umidade

Como todas as plantas tropicais, a baunilha adora umidade. 80-90% de umidade - essas são condições ideais. Para atingir essa marca, você precisa constantemente regar e pulverizar (água morna e morna). Você também pode fazer chuveiros para sua orquídea sob água corrente quente que imita as chuvas tropicais. O principal é não danificar as folhas delicadas. Mas desista do procedimento se a água brota da torneira.

Iluminação

Você precisa obter luz brilhante e ao mesmo tempo dispersa ao longo do dia. Da luz solar direta, as folhas começarão a desbotar. É possível mover a orquídea para o lado ensolarado para que ela floresça mais rapidamente, mas isso só pode ser feito no terceiro ano de vida e somente se a planta for forte.

Rega

Siga a regra: quanto maior a temperatura na sala, mais frequentemente a rega. A secagem do substrato não é permitida! Como outros tipos de orquídeas, a baunilha pode ser regada imergindo a panela na água.

Atenção! No verão, a rega deve ser mais abundante, no inverno reduzido.

Regue a orquídea com água mineral sem cal. Se você mora em uma região ecologicamente limpa, pode substituí-lo por água da chuva quente.

Top vestir

Você pode fertilizar o ano todo, uma vez a cada 3 semanas. Apenas fertilizante especial para orquídeas é usado - o habitual para plantas de interior será muito concentrado. Concentração - ½ da indicada na embalagem. Uma overdose afetará negativamente as raízes, elas podem escurecer, lesionar e cair.

Transplante

A planta é transplantada a cada 2-3 anoscaso contrário, o sistema radicular crescerá e diminuirá o crescimento. Isso é feito na primavera. Tente evitar danos à raiz. Se isso acontecer, as raízes precisam ser tratadas com carvão para evitar infecções.

Uma orquídea de baunilha deve ser podada regularmente - para rejuvenescer, tornar-se mais magnífica e liberar brotos laterais. O corte é possível a qualquer distância, as partes superiores removidas são usadas para o pouso.

Reprodução

Orquídea propagada por estacas (pelo menos 30 cm de altura). Mais rápido são aqueles que já têm raízes aéreas. Para garantir o sucesso, você pode tratá-los com um amplificador para o desenvolvimento do sistema radicular (heteroauxina). A haste é plantada em uma panela com solo preparado, fixada em um suporte. O solo é umedecido, após o que a panela com a alça é fechada com um saco plástico e deixada em um local quente e com sombra. Você pode remover o pacote em um mês. Se novos brotos aparecerem, o enraizamento foi bem-sucedido.

Você pode cultivar uma orquídea de baunilha a partir de sementes. Mas apenas daqueles que você comprou em uma loja especializada. As sementes de baunilha vendidas para cozinhar foram tratadas termicamente e não são viáveis.

Assista a um vídeo sobre como enraizar corretamente as estacas de orquídeas:

Doenças e pragas, prevenção de problemas

A baunilha é notável pelo fato de não haver pragas.. Ela pode estar doente devido a cuidados inadequados. Quando o golfo desenvolve podridão nas raízes ou no caule, destrói a planta. A rega neste caso é reduzida e a planta é replantada imediatamente. Folhas secas indicam falta de água, umidade ou solo selecionado incorretamente. Tente regar e pulverizar com mais frequência, se isso não ajudar, transplante.

Para que a planta cresça bem e não cause problemas, você deve inicialmente escolher uma amostra saudável. Olhe para as folhas: elas devem estar uniformemente verdes, sem manchas e respingos. Se você comprar uma orquídea em flor - leve a que ainda tem flores em botão.

Com qualidade e atendimento competente, uma orquídea de baunilha crescerá meio metro em seis meses. Esta planta perene irá decorar a casa com sua vegetação exuberante. Bem, se você conseguir alcançar a floração, poderá se orgulhar e apreciar o delicado e delicado aroma da baunilha.

Vídeo útil

Em seguida, um vídeo visual sobre a orquídea baunilha:

Deixe O Seu Comentário